A87_navj

• Flightdiary
Bons dias companheiros,

após várias pesquisas no fórum e pelo mundo da internet, não consegui encontrar muita informação sobre as melhores combinações de máquina + lente que os spotters usam para fotografar as aeronaves.
Não obstante, o "kit de unhas" é, se calhar, mais importante que a máquina e a lente, mas penso que com o tempo e prática chegarei lá....

Estou a começar a "escrever a carta ao Pai Natal", espero que no sapatinho apareça uma DSLR e umas lentes...  8)  ::) com um orçamento de até 800€.

Mas antes disso gostaria de saber quais as combinações que usam para fotografar aviões.

Que equipamentos usam?
O que aconselham para iniciar a prática de spotting?

Cumprimentos aeronáuticos e boas fotos.
« Última modificação: 06 de Novembro 2015, 12:12:11 por A87_navj »

D-Zign

Tudo depende do budget... Há combinações dos 500€ aos 50000€...

A87_navj

• Flightdiary
Para um orçamento até 800€...

AJP

• Gosto sobretudo de Fotografia. Fotografar aviões veio por acréscimo.
Bom Dia,

Vou tentar ajudar-te.
Há coisas que são pertinentes, mas tu é que tens que saber o que queres.
Uma coisa é certa, se não queres ficar atado e perder fotos, precisas de uma DSLR, porque compactas e híbridas demoram a arrancar e às vezes a focar e num segundo perdes a foto. Um avião, mesmo a aterrar anda a uma grande velocidade e não espera por ti.

O que é que queres fotografar: jatos privados, aviação comercial desde A319 até B773? O zoom que é preciso para cada um é diferente.

Aqui podes encontrar um leque de distâncias focais necessárias para cada tamanho de avião e local de spot:
http://www.spotterguide.net/index.php/planespotting/europe/portugal/lisbon-portela-lis-lppt/

O que é que vais fazer com as fotos? Guardar só para ti e mostrar a amigos no FB? Publicar? Presumo que é para ti, face ao orçamento e sendo iniciado. Assim, a qualidade não tem que ser estonteante. Qualquer DSLR de entrada de gama tem boa qualidade de imagem. Há sempre uma ou duas maquinas de cada marca na entrada de gama que podem corresponder ao teu orçamento. A bem dizer há muitas máquinas para escolher. Basta ir à Fnac e a decisão fica difícil. Convém saber de antemão o que se quer. Atualmente é quase uma preferência de marca.

Se gostas de fotografia e pensas vir a evoluir depois, recomendo-te que comeces já a interiorizar que as lentes são muitas vezes mais valiosas que o corpo. Investir em boas lentes, significa fazer upgrade do corpo mais tarde e já ter lentes à altura!

Assim, deves colocar o teu dinheiro numa marca que tenha muita variedade. Eu só uso Canon e recomendo. O interface da camera é muito agradável e fácil de aprender. O leque de objetivas é muito vasto e de preço razoável (face a outras marcas). O mercado em 2ª mão é também muito apetecível, porque há muita gente a vender o que já não quer e há bons negócios.

Vais precisar de: corpo + 1 objetiva standard + 1 teleobjetiva + 1 cartão + bolsa/mochila + 1 filtro UV para cada objetiva (se a máquina te cair ou bater de frente… mais vale partir um filtro do que o elemento da frente da objetiva!).

Para cartão recomendo-te um mínimo de 16GB. A fotografar aviões algumas horas enche-se!
Atenção à velocidade do cartão!!!! Recomendo mínimo Class10. Orienta-te aqui:
https://www.sdcard.org/developers/overview/speed_class/

Alguns kits que podes ver por aí com preços dentro do teu orçamento:
Canon EOS 1200D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 DC III + EF 75-300mm f/4-5.6 III (objetivas sem IS)
Canon EOS 100D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM + EF 75-300mm f/4-5.6 III (objetiva base com IS)

O IS image stabilizer ajuda muito para fazer videos.
Para fotografar nos spots do aeroporto de Lisboa, recomendo que tenhas no mínimo um zoom até 200mm, melhor se for 300.
Mas para fotografar o B773 da Emirates e da TAAG não precisas de tanto porque eles são bem grandes.
Para aviões mais pequenos, se quiseres fotos mais à justa logo na máquina, então precisas de mais zoom (300), mas depende do spot.

Se puderes ir mais além, uma EOS 700D e objetivas com IS já fazem uma boa festa:
CANON 700d+18-55is +55-250is Vuk
https://www.worten.pt/inicio/fotografia/maquinas-fotograficas-1/reflex/maquina-digital-canon-700d-18-55is-55-250is-vuk.html

Não obstante, a opinião de outros membros do fórum pode ser diferente e darem-te outras boas sugestões.
Da minha parte, espero ter ajudado.

Boas fotos!

António Paulo
« Última modificação: 07 de Novembro 2015, 10:48:27 por AJP »

finhinho

O AJP, sendo um entendido em fotografia, já disse quase tudo o que há para dizer.

Deixa-me, no entanto, acrescentar o seguinte: depois de teres restringido a escolha a duas ou três máquinas, vai à FNAC, à Worten ou a qualquer outra loja e pede que te deixem "mexer" nas máquinas, para veres com qual delas te sentes mais confortável.

Li esta dica algures à uns anos atrás, quando quis dar o salto da FUJI S5000 para uma reflexa e funcionou perfeitamente, tendo optado pela Nikon. Aproveitei uma promoção e comprei uma D5100+18/55+55/200 (com estabilizador) por um valor inferior ao teu orçamento.

LEVI

Boa noite,

Eu que não percebo nada de fotografia, nem tão pouco estou a pensar adquirir uma máquina, deu-me prazer ler este post do AJP.

Afinal não é para isto que deveria servir o Fórum?.. Passarmos o nosso conhecimento aos outros, educadamente e sem palavras meias, directamente e sem presunção porque um já voou 10 vezes e o outro 10 mil? Ou porque um trabalha na RYR, outro na TP e outro na EK? Saibamos tomar este post como exemplo e façamos todos o melhor que conseguimos para o melhor do Fórum.

Parabéns e obrigado.
« Última modificação: 07 de Novembro 2015, 21:41:54 por LEVI »

Biguds

Subscrevo totalmente as palavras do caro forista LEVI,e o excelente post do caro AJP deixou-me a pensar numa possível aquisiçao para o Natal! E queria apenas deixar uma sugestão: a Worten está a fazer 20% de desconto nas DSLR este fim de semana  ;)
« Última modificação: 07 de Novembro 2015, 21:56:26 por Biguds »

Cumprimentos

ruialves

• Moderador
Com orçamento budget aconselho vivamente compra através da Internet para poupares uns trocos. Para sites em PT vai a Kuantokusta.pt. Fora, digiwowo julgo ser o que tem preços mais baixos.

Como já aqui foi dito, o mais importante são as lentes porque vão passar de corpo em corpo.

Mas, como em qualquer área, o conhecimento é uma pirâmide que se começa com os blocos mais básicos e elementares para depois ir ganhando experiência e "kit de unhas" ;)

Start small, grow fast ;)

Boas fotos!

BTW:
1) Fotografa em RAW
2) Adiciona ao orçamento dinheiro para um disco externo
--
Cmps,
Rui Alves

AJP

Caros, fiquei muito satisfeito ao ler os vossos comentários. Obrigado!

LEVI o que faz a diferença são as pessoas, sempre! Todos nós temos esse poder.

Vejam se conhecem esta máxima: o conhecimento e o dinheiro, não valem nada. O que vale é o que fazemos com eles :-)

Entretanto, as dicas adicionais que deram também são importantes e muitas outras se ouvem se nos pusermos à conversa com um vendedor de cameras fotográficas a pedir conselhos. Aprendemos sempre qualquer coisa, porque ele é um profissional habituado a explicar e tem paciência e tempo para o fazer… sem pagarmos um cêntimo!

É importante comprar uma camera que nos ligue a ela e que nos dê prazer usar, porque a camera deve servir-nos. Por isso, o conselho do Finhinho tem todo o crédito. Meter a camera na mão e senti-la pode ser decisivo. Nem tudo são pixeis e botões.

Depois há que aprender aberturas, velocidades, ISO's, modos de disparo, modos de focagem, etc… mas o manual ajuda! Ver videos no Youtube também! Uso muito o Youtube para aprender coisas que não sei e não me apetece ir ler.

Há tanto de técnica na fotografia como na aviação. Depois do processo de decolagem, será altura para olhar para o apuramento da técnica. É preciso adquirir experiência sobre disparos continuos e panning, como usar os pontos AF e o AI Servo a nosso favor, que são fundamentais neste tipo de fotografia de movimento, ter atenção às velocidades abaixo de 1/500 ou controlar o rácio de velocidade de obturador vs máximo de distância focal do zoom…, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia!

Boas Fotos!

António Paulo
« Última modificação: 07 de Novembro 2015, 22:55:29 por AJP »

A87_navj

• Flightdiary
Bom Dia,

Vou tentar ajudar-te.
Há coisas que são pertinentes, mas tu é que tens que saber o que queres.
Uma coisa é certa, se não queres ficar atado e perder fotos, precisas de uma DSLR, porque compactas e híbridas demoram a arrancar e às vezes a focar e num segundo perdes a foto. Um avião, mesmo a aterrar anda a uma grande velocidade e não espera por ti.

O que é que queres fotografar: jatos privados, aviação comercial desde A319 até B773? O zoom que é preciso para cada um é diferente.

Aqui podes encontrar um leque de distâncias focais necessárias para cada tamanho de avião e local de spot:
http://www.spotterguide.net/index.php/planespotting/europe/portugal/lisbon-portela-lis-lppt/

O que é que vais fazer com as fotos? Guardar só para ti e mostrar a amigos no FB? Publicar? Presumo que é para ti, face ao orçamento e sendo iniciado. Assim, a qualidade não tem que ser estonteante. Qualquer DSLR de entrada de gama tem boa qualidade de imagem. Há sempre uma ou duas maquinas de cada marca na entrada de gama que podem corresponder ao teu orçamento. A bem dizer há muitas máquinas para escolher. Basta ir à Fnac e a decisão fica difícil. Convém saber de antemão o que se quer. Atualmente é quase uma preferência de marca.

Se gostas de fotografia e pensas vir a evoluir depois, recomendo-te que comeces já a interiorizar que as lentes são muitas vezes mais valiosas que o corpo. Investir em boas lentes, significa fazer upgrade do corpo mais tarde e já ter lentes à altura!

Assim, deves colocar o teu dinheiro numa marca que tenha muita variedade. Eu só uso Canon e recomendo. O interface da camera é muito agradável e fácil de aprender. O leque de objetivas é muito vasto e de preço razoável (face a outras marcas). O mercado em 2ª mão é também muito apetecível, porque há muita gente a vender o que já não quer e há bons negócios.

Vais precisar de: corpo + 1 objetiva standard + 1 teleobjetiva + 1 cartão + bolsa/mochila + 1 filtro UV para cada objetiva (se a máquina te cair ou bater de frente… mais vale partir um filtro do que o elemento da frente da objetiva!).

Para cartão recomendo-te um mínimo de 16GB. A fotografar aviões algumas horas enche-se!
Atenção à velocidade do cartão!!!! Recomendo mínimo Class10. Orienta-te aqui:
https://www.sdcard.org/developers/overview/speed_class/

Alguns kits que podes ver por aí com preços dentro do teu orçamento:
Canon EOS 1200D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 DC III + EF 75-300mm f/4-5.6 III (objetivas sem IS)
Canon EOS 100D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM + EF 75-300mm f/4-5.6 III (objetiva base com IS)

O IS image stabilizer ajuda muito para fazer videos.
Para fotografar nos spots do aeroporto de Lisboa, recomendo que tenhas no mínimo um zoom até 200mm, melhor se for 300.
Mas para fotografar o B773 da Emirates e da TAAG não precisas de tanto porque eles são bem grandes.
Para aviões mais pequenos, se quiseres fotos mais à justa logo na máquina, então precisas de mais zoom (300), mas depende do spot.

Se puderes ir mais além, uma EOS 700D e objetivas com IS já fazem uma boa festa:
https://www.worten.pt/inicio/fotografia/maquinas-fotograficas-1/reflex/maquina-digital-canon-700d-18-55is-55-250is-vuk.html

Não obstante, a opinião de outros membros do fórum pode ser diferente e darem-te outras boas sugestões.

Boas fotos!

António Paulo

Bom dia António Paulo,

ajudaste e bastante! Muito obrigado!
Quero fotografar um pouco de tudo, mas mais aviação comercial... Mas se aparecer um jato privado também gostava de ficar com o registo! ;)

Em relação à escolha... ja escolhi: CANON! Fui à fnac e worten e segui o Vosso concelho.. peguei em todas! e optei pela 700D... dentro do meu orçamento foi a que melhor encaixou-me na mão (a 70D ainda melhor encaixava mas fugia do orçamento).
E como o @Biguds disse e bem a worten está com 20% desconto, então comprei o kit 700D+18-55 IS STM VUK por 503€  e vou ver se encontro uma lente 55-250 usada que valha a pena - por 200€.

Já agora, usas só lentes da Canon? Ou recomendas alguma marca - tipo Tamron?

Entretanto já fui para o aeroporto de Lisboa apanhar uns aviões e já cheguei à conclusão que preciso da 55-250...
os A330 da TAP e o 777 da Emirates a 50mm apanhou bem, mas os mais pequenos ficam longe.

http://www.spotterguide.net/index.php/planespotting/europe/portugal/lisbon-portela-lis-lppt/ este link tá mto bom @AJP!

(...)
Depois há que aprender aberturas, velocidades, ISO's, modos de disparo, modos de focagem, etc… mas o manual ajuda! Ver videos no Youtube também! Uso muito o Youtube para aprender coisas que não sei e não me apetece ir ler.

Há tanto de técnica na fotografia como na aviação. Depois do processo de decolagem, será altura para olhar para o apuramento da técnica. É preciso adquirir experiência sobre disparos continuos e panning, como usar os pontos AF e o AI Servo a nosso favor, que são fundamentais neste tipo de fotografia de movimento, ter atenção às velocidades abaixo de 1/500 ou controlar o rácio de velocidade de obturador vs máximo de distância focal do zoom…, mas Roma e Pavia não se fizeram num dia!

É isso que tenho de aprender agora... e já estou a trabalhar nisso! :)

Obrigado a todos pelas dicas!

Um Abraço,
Nuno Jorge

AJP

Nuno,

Atualmente só uso Canon, mas já comprei uma Sigma 70-300mm no início. Serviu por um tempo. Depois começou a verter óleo e vendi-a.
Se gostares de Tamron, ou Sigma, podem valer a pena. Em 2ª mão leva a tua máquina e experimenta com a tua máquina.
O problema do material de outras marcas é que pode ser incompatível com modelos futuros de cameras, porque alguma coisa não funciona…
Este ano comprei uma Canon EF-S 15-85mm f/3.5-5.6 IS USM no OLX e estou muito satisfeito.

O meu kit para fotografar aviões é uma Canon EF 70-200mm f/4 L USM.
Muitas vezes uso um conversor Canon EF 1.4x que me dá um zoom máximo de 448mm.
200x1,6(factor de crop da camera)x1,4=448
Se comprares um zoom até 250mm já ficas com 400mm reais, o que já é muito bom.

No OLX vi várias objetivas à venda desde uns 145 euros! Há a versão I e II dessa objetiva. Compra a II.
Verifica se tem fungos, muita poeira dentro dos elementos de vidro (ter um bocadinho ou outro é normal quando usada) e se há vestígios de óleo a verter, bem como se não tem marcas de choques. Eu prefiro comprar a quem tem fatura de compra, mas nem sempre se pode exigir. Isto para não comprar material suspeito de ter sido roubado e ter problemas. Cuidado com material que já teve muitos donos… pode ter problemas.

Depois, liga o AI Servo e todos os ponto AF do grupo central, ajuda a focar qualquer coisa mais a meio (em vez de ir focar nas asas, por ex.).
Eu gosto de fotografar em Av com f/8.0, mas com mais ou menos sol ajusto a abertura ou o ISO, de forma a que as velocidades não andem abaixo de 1/500. Cada um tem as suas preferências.

Boas Fotos!

António Paulo

A87_navj

• Flightdiary
Obrigado António,

era mesmo essa partilha de info que precisava. Saber os equipamentos que os spotters usam e que preferências têm.
Para quem está a começar neste mundo, como eu, é muito importante essas informações.

Em relação às objectivas, vou ter esses cuidados...

(...)
Se comprares um zoom até 250mm já ficas com 400mm reais, o que já é muito bom.
(...)
Essa do conversor é novidade para mim... nem sabia que existia. E no futuro pode ser uma solução para a 55-250mm.  ;)

Vou experimentar esse modo Av, se tiver alguma dúvida depois pergunto.

Boas fotos!

Cumps
« Última modificação: 09 de Novembro 2015, 11:22:57 por A87_navj »

MarcoM

Muito bom tópico e também agradeço as muito boas explicações António Paulo.

Boas fotos!

António Paulo
Em relação à escolha... ja escolhi: CANON! Fui à fnac e worten e segui o Vosso concelho.. peguei em todas! e optei pela 700D... dentro do meu orçamento foi a que melhor encaixou-me na mão (a 70D ainda melhor encaixava mas fugia do orçamento). 

É a que eu tenho Nuno, e acho que para quem está a começar é uma máquina muito boa.
Se vires as fotos que postei no tópico dos movimentos de Lisboa (https://aviacao.pt/index.php?topic=1058.435), foram tiradas do terminal 1 com uma EF-S 18-55 IS STM, dá para teres uma noção de como ficam as fotos de alguns aviões a duas ou três distâncias diferentes.

Cumprimentos,
Marco Melo

AJP

Olá,

Quanto aos conversores (ou extensores) de distância focal, eles multiplicam tudo, incluindo a abertura máxima da objectiva, tornando a objectiva mais escura a captar a luz, o que pode ser um problema porque diminui as velocidades e a performance da lente.

Quero dizer que numa objectiva de 200mm f/4, o conversor 1.4x transforma a objectiva numa 280mm f/5.6. Se usarmos o conversor 2x ficamos com uma 400mm f/8.
Numa camera com um factor de crop de 1.6x há que multiplicar também a distância focal da objectiva em acumulação (a abertura não multiplica).

Isto é como estar a olhar por um tubo. Quanto maior o tubo menos luz chega ao plano (sensor) onde a luz é refletida.

Tenho só que referir que os conversores não são nada baratos (os da Canon novos custam quase 500 euros) porque foram feitos a pensar nas objetivas de distância focal longa e grandes aberturas de luz (ex.: f/2.8 ), que custam uma "pipa de massa", que aguentam bem com eles e onde o ganho de multiplicação é maior. É também uma forma mais económica de quem investe, por exemplo, num zoom 70-200mm f/2.8 ter uma 140-400 f/5.6 juntando um “anel” entre a camera e a objetiva. Para as objetivas mais modestas, muitas vezes não são compatíveis e, lamento informar que a 55-250 é uma delas  :(.

Não me vou alongar mais. Podem ler mais qualquer coisa sobre conversores neste link ou procurar na web:
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Canon_Extender_EF

Boa noite a todos!
António Paulo
« Última modificação: 09 de Novembro 2015, 23:56:02 por AJP »

finhinho

(...)
(...)
Essa do conversor é novidade para mim... nem sabia que existia.

E eu não sabia que ainda existiam! Tive um na minha primeira máquina reflexa, com rosca M42 universal.

Desde então nunca mais vi nenhum à venda. Pior, nem me lembrei de procurar na net. :P

Obj AJP por me recordares tal acessório e pelo aviso de que podem não funcionar com todas as lentes.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
614 Visualizações
Última mensagem 14 de Julho 2014, 10:49:18
por vang
0 Respostas
510 Visualizações
Última mensagem 04 de Julho 2015, 16:55:02
por pampa14