TTA

  • Mensagens: 40
Boa noite! Gostaria de saber, como posso fotografar à noite, e já agora os acessórios que são precisos. E também gostaria de saber, técnicas para uma melhor edição de fotos de aviões, vou começar agora a tirar e a editar fotos a aviões, mas desconheço técnicas e edições, para umas boas fotos! Obrigado desde já!

finhinho

  • Mensagens: 408
TTA: Pretendes fotografar à noite ou obter "fotos nocturnas"?

Experimenta tirar uma foto num local ao anoitecer, naquele intervalo em que as luzes já estão acesas, mas o céu ainda tem uma tonalidade azulada e uma outra, algum tempo depois com o céu completamente escuro e depois compara. ;)

Para isso vais necessitar de um tripé e, eventualmente, de um disparador de cabo para evitar a oscilação da máquina.

TTA

  • Mensagens: 40
TTA: Pretendes fotografar à noite ou obter "fotos nocturnas"?

Experimenta tirar uma foto num local ao anoitecer, naquele intervalo em que as luzes já estão acesas, mas o céu ainda tem uma tonalidade azulada e uma outra, algum tempo depois com o céu completamente escuro e depois compara. ;)

Para isso vais necessitar de um tripé e, eventualmente, de um disparador de cabo para evitar a oscilação da máquina.
Ok finhinho, obrigado :), e qual a diferença entre fotografar à noite e obter fotos nocturnas? E em relação ao tripé, qual é que me aconselhas?
« Última modificação: 22 de Novembro 2015, 20:37:35 por TTA »


AJP

  • Mensagens: 231
    • Gosto sobretudo de Fotografia. Fotografar aviões veio por acréscimo.
TTA podes usar cabo disparador ou o retardador de disparo da camera (2s ou 10s), para evitar carregar no disparador e tremer a máquina com a tua mão.

Tripés há muitos. Bonzinhos… Hama, Vivitar. Excelentes: Manfrotto e Velbon.

Se a camera tiver baixo ruído em ISO mais alto, podes esticar o ISO até 1600, mas é melhor experimentar. Mas com tripé é melhor usar até 400/800 no máximo.

Fotos de vários segundos podem dar efeitos fantásticos de arrastos de luz. É experimentar nas aterragens por exemplo.

AJP

  • Mensagens: 231
    • Gosto sobretudo de Fotografia. Fotografar aviões veio por acréscimo.
Quanto à edição das fotos, se fotografares em RAW tens mais flexibilidade em ajustar, por exemplo, o whitebalance e experimentar a melhor luz.

Ensinar alguém a editar fotos é algo complicado porque há muitas técnicas e várias aplicações. Eu gosto do Photoshop, mas o Lightroom é mais user-friendly (dizem).
Trabalhar os Levels, o contraste, a saturação da cor, pode ser essencial. Recomendo que pesquises no youtube videos de tratamento de fotos noturnas. Há filmes no youtube a ensinar muita coisa e aprende-se qq coisa.

TTA

  • Mensagens: 40
TTA podes usar cabo disparador ou o retardador de disparo da camera (2s ou 10s), para evitar carregar no disparador e tremer a máquina com a tua mão.

Tripés há muitos. Bonzinhos… Hama, Vivitar. Excelentes: Manfrotto e Velbon.

Se a camera tiver baixo ruído em ISO mais alto, podes esticar o ISO até 1600, mas é melhor experimentar. Mas com tripé é melhor usar até 400/800 no máximo.

Fotos de vários segundos podem dar efeitos fantásticos de arrastos de luz. É experimentar nas aterragens por exemplo.
Obrigado! Penso que o essencial é ter um tripe com um cabo disparador, correto? Ou basta so o tripe ou so cabo?

TTA

  • Mensagens: 40
Quanto à edição das fotos, se fotografares em RAW tens mais flexibilidade em ajustar, por exemplo, o whitebalance e experimentar a melhor luz.

Ensinar alguém a editar fotos é algo complicado porque há muitas técnicas e várias aplicações. Eu gosto do Photoshop, mas o Lightroom é mais user-friendly (dizem).
Trabalhar os Levels, o contraste, a saturação da cor, pode ser essencial. Recomendo que pesquises no youtube videos de tratamento de fotos noturnas. Há filmes no youtube a ensinar muita coisa e aprende-se qq coisa.
Ok, obrigado! :)

AJP

  • Mensagens: 231
    • Gosto sobretudo de Fotografia. Fotografar aviões veio por acréscimo.
O tripé é essencial. O cabo é opcional, mas só faz sentido ser usado quando a camera está montada num tripé..
Se não tiveres cabo, é melhor ligar o timer da camera para 2s, carregas no obturar e tiras a mão da camera, e ela dispara ao fim de 2 segundos.
Se tiveres cabo (tem um botão para focar/disparar) podes disparar a qualquer momento sem tocar na camera.

TTA

  • Mensagens: 40
O tripé é essencial. O cabo é opcional, mas só faz sentido ser usado quando a camera está montada num tripé..
Se não tiveres cabo, é melhor ligar o timer da camera para 2s, carregas no obturar e tiras a mão da camera, e ela dispara ao fim de 2 segundos.
Se tiveres cabo (tem um botão para focar/disparar) podes disparar a qualquer momento sem tocar na camera.
Anotado! :) obrigado pelos esclarecimentos!

TTA

  • Mensagens: 40
Boas pessoal! Segui os conselhos que me deram, e de facto, tem dado resultado! Só tenho tido problemas em relação à focagem, e peço se me podiam dar uma ajuda em relação a isso, obrigado! :)
« Última modificação: 25 de Novembro 2015, 21:28:25 por TTA »


AJP

  • Mensagens: 231
    • Gosto sobretudo de Fotografia. Fotografar aviões veio por acréscimo.
TTA, o sistema de autofoco varia conforme a câmera. Câmeras menos avançadas podem ter mais dificuldade em focar com menos luz. Podes usar dois truques:
1. Pré-focagem - significa colocares o AF para manual e tu focas para um ponto onde consegues ver que está focado. Deves usar uma abertura pequena do tipo f/11 para maximizar a área foçada. Desvantagem: é um risco e as fotos podem não ficar todas boas.
2. AF em zona de luz e recompor - significa orientar a objectiva para uma zona do avião mais iluminada e com contraste e focar, depois não largar a focagem (ou mudar para manual foco), recompor a composição mexendo a máquina para a posição ideal é disparar. Desvantagem: é mais moroso e pode-se perder a foto.

Ninguém disse que fotografar á noite era fácil 😀

Boas fotos!

TTA

  • Mensagens: 40
Nada fácil mesmo! Obrigado AJP pelas respostas que tens dado! Boas fotos igualmente para ti! ;) :)
« Última modificação: 25 de Novembro 2015, 21:50:56 por TTA »


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