tareias77

  • Mensagens: 4731
Desculpem a pergunta, mas é assim tão complicado "extender" o comprimento dos trens? Para isso é necessário levar asas novas? A wingbox ainda percebo, agora as asas...

tareias77

  • Mensagens: 4731
passosboard, mas isso não tem qq implicação directa no problema referido dos tail strikes, já que o ponto de rotação continua no mesmo local e altura relativa a fuselagem. Ajudou muito ligeiramente com a dimensão dos motores... (ground clearance)


Mas mesmo alterando ligeiramente o comprimento do trem, isso não implica a alteração no ponto de rotação, mesmo que seja menosprezável? Mais uma vez desculpem a pergunta de um financeiro, que não percebe patavina de engenharia

nunopinheiro

  • Mensagens: 3887
ok, tens de pensar que é na asa que o trem se apoia, agora o ponto de apoio depende do comprimento do trem uma vez que ele quando dobrado não pode colidir com o trem oposto, de forma simplista quanto mais alto for mais afastado do eixo do avião o trem vai ficar na asa, a partir daqui é simples calculo estrutural, porque como mudas o ponto de apoio do trem na asa tens de repensar toda a sua estrutura para distribuição das carga, seria o equivalente a numa ponte mudar o local de um pilar, inevitavelmente o tabuleiro teria de ser quase de certeza reestruturado/refeito.

Eu disse o ponto do rotação em relação a fuselagem...

O que aqui importa é o ângulo de rotação que o aparelho consegue ter com o trem principal em contacto com o solo/pista sem que a parte de trás do aparelho contacte com o tereno... Um bonequinho rápido que fiz que explica o problema
« Última modificação: 14 de Abril 2017, 20:18:48 por nunopinheiro »


tareias77

  • Mensagens: 4731
Ena, Nuno, obrigado pela explicação. ;)

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 974
Citação
Boeing grounds 737 Max tests for engine inspections

Boeing on Wednesday announced it was grounding all flights of its new single-aisle 737 Max.

The plane maker has concerns about a manufacturing quality issue inside the jet's new engines.

"Out of an abundance of caution, we decided to temporarily suspend MAX flights. The step is consistent with our priority focus on safety for all who use and fly our products," the plane maker said in a statement.

The jet has not yet been delivered to airlines. The first delivery was expected this month. Boeing said it still plans to keep to that schedule.

Boeing (BA) said in a statement it is inspecting the core of each advaned Leap-1B engine. The engines are made by CFM International, which is a joint venture between General Electric (GE) and France's Safran.

A spokeswoman for CFM did not immediately respond to a request for comment.

Fonte: http://money.cnn.com/2017/05/10/news/companies/boeing-halts-737-max-flying-engine-issue/index.html
« Última modificação: 10 de Maio 2017, 19:46:44 por AndreMP »


nunopinheiro

  • Mensagens: 3887
Hummm "quality issue" não sei não, não cumprir a poupança prometida já acreditava, (no caso do Leap-1B a poupança parecia-me muito esticada) pelo menos em comparação com o Leap-1A obter a mesma poupança com uma fan substancialmente menor parece esticar a corda, no Leap-1A não ouve problemas de maior com a "qualidade" ao contrario dos PW1100G
« Última modificação: 12 de Maio 2017, 11:31:50 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 3569
E uma reportagem sobre como é voar no MAX: http://aviationweek.com/commercial-aviation/pilot-report-flying-737-8-boeing-s-new-narrowbody-breadwinner
(se nao der para ver, o registo é gratuito)

brunodias

  • Mensagens: 4347
O primeiro já está na malasia e começa a operar dia 22, para singapura

brunodias

  • Mensagens: 4347
http://www.reuters.com/article/us-airlines-iata-boeing-idUSKBN18W2TR

Parece que esta aqui o primeiro cliente para o 10max

Já estou como o outro disse, estas companhias não pagam nem o sinais das suas encomendas, quando digo estas falo tambem em air asia indigo etc etc

aviationlover

  • Mensagens: 943
É mesmo, Jorge78. Esteticamente , o B737 fica muito mais apelativo na versão MAX, com os novos winglets, motores e o novo cone de cauda.

E não só, é impressão minha ou ele está mais alto, digo trens de aterragem?. E os motores são a la Dreamliner com Chevron.

aviationlover

  • Mensagens: 943
Desculpem a pergunta, mas é assim tão complicado "extender" o comprimento dos trens? Para isso é necessário levar asas novas? A wingbox ainda percebo, agora as asas...

Fala-se agora não sei onde li se não foi na própria Boeing que eles estão a tentar arranjar uma solução da altura do avião em relação ao solo para o 737-10Max, uma das soluções que está a ser estudada se não mesmo a solução consiste num trem telescópico, quando no chão sobe para o taxi até à desolagem, volta à posição normal  quando recolhe, e  para a aterragem, o trem é extendido quando abre .
« Última modificação: 06 de Junho 2017, 20:55:40 por aviationlover »


toto1100

  • Mensagens: 3569
Daquele artigo que pus la em cima:

Citação
The MAX 8 nose gear is 8 in. taller, to preserve a 17-in. nacelle clearance with the substantially bulkier Leap 1B engines.

VidocQ

  • Mensagens: 324
Umas questões de quem nada está ao corrente de vendas/commitments/mou's etc... :)

Pelo que percebi a B tem 4 variantes diferentes do MAX : 7,8,9,10. Isto não é um pouco abusivo/overstretch?
Segundo me lembro gerações anteriores tinham 3 no máximo, ou estou a contar mal?
Todos eles têm encomendas suficientes para justificarem o custo de dev+fabricação?
E segundo percebi o MAX10 foi desenvolvido para se chegar o mais perto do 321neo possivel certo?
A318 / A319 / A320 / A321 (-100 -200) / A388 / B737 (B73G B73W) / B738 (B73H) / B773 (B77W) / AT76 / DH8D (Q400NG) / CRJ9 / CRJK / E145 / E190 / E195 / RJ85 / F100
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7

aviationlover

  • Mensagens: 943
Em parte esses 737 são os antigos 737-700, 737-800, 737-900 que sofreram um upgrade e começaram-nos a chamar 7MAX, 8MAX, e 9MAX, o 10MAX é um strech. O 7MAX práticamente já não vende.
« Última modificação: 20 de Junho 2017, 10:00:19 por aviationlover »


nunopinheiro

  • Mensagens: 3887
e o 9MAX, foi um erro provavelmente não tem futuro algum
« Última modificação: 20 de Junho 2017, 14:05:15 por nunopinheiro »


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