Adob

  • Mensagens: 240
Isso nao é bem assim do 787. A Boeing ja deu por perdido ("write off") o investimento do 787, o que entra agora nas contas é so o custo de producao, que agora ja da lucro (desde o aviao ~250 ou por ai). Ja ha bastantes anos que assumiram que o custo total do programa nao ia ser pago.
Nos ultimos anos tambem tem dado como perdido imenso dinheiro do 767 tanqueiro.

Ainda o ano passado entraram em vigor novas regras de contabilidade aplicaveis tanto á Airbus como á Boeing, que obrigam a que as receitas previstas para o backlog de avioes tenha em conta o valor real de venda que esta nos contratos, e nao o valor de catalogo.

Penso que estás a confundir com o A380 (a Airbus, sim, fez write-off do investimento).

Como disse, contabilisticamente, os 787 ainda não dão lucro à Boeing. Em 2018 estimava-se que só perto da unidade 1200 começariam a gerar um cashflow positivo. Até Dezembro 2019 foram produzidos 939 e no Q42019 ainda tinham quase 19 mil milhões de dólares em "deferred production costs".

E o anúncio recente do corte de produção para 10/mês não vai ajudar.

Diga-se também que a Boeing foi muito agressiva comercialmente nos últimos 2-3 anos na venda do 787 (para tentar "matar" o A330neo) e isso atrasa a recuperação desses custos diferidos.
« Última modificação: 30 de Janeiro 2020, 18:38:19 por Adob »


toto1100

  • Mensagens: 4703
Nestes sectores altamente competitivos e de importância estratégica para determinados países não há anjos e demónios só duns lados.
Importantes quadros da Airbus foram sendo obrigados a sair da empresa nos últimos anos devido a problemas de corrupção na venda de produtos, assunto que se tem tratado com alguma discrição pois para vender para certos países muitas vezes tem que ser mesmo assim. Seja com aviões, submarinos ou comboios.
E o A380, um fracasso que se calhar nasceu duma certa megalomania e agora os vários países que emprestaram milhares de milhões ao projecto e apenas um terço foi pago... vão recebe-lo? O A400 também foi complicado, e por aí fora.

Cada filosofia, mais americana, mais europeia, tem vantagens e desvantagens.

Off topic, mas ja que falaste disso da corrupcao, ainda outro dia (tipo ha 1 ou 2 semanas) a Airbus concordou pagar €3.6 mil milhoes por causa disso.
E parece que vai haver mais investigacoes relacionadas com o assunto, por isso nao vai provavelmente ficar por aqui: https://www.reuters.com/article/us-airbus-probe/airbus-bribery-scandal-triggers-new-probes-worldwide-idUSKBN1ZX2MW

Nakano

  • Mensagens: 392

toto1100

  • Mensagens: 4703
FAA says approaching 737 MAX test flight, awaits Boeing proposals: https://www.reuters.com/article/us-singapore-airshow-faa/faa-says-approaching-737-max-test-flight-awaits-boeing-proposals-idUSKBN205100

Embora o titulo diga so "test flight" o que fala a noticia sao voos para certificacao, nao simples voos da Boeing.

lrad

  • Mensagens: 1167
Alguém disse que o 737max iria ser agora o avião mais seguro de sempre

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