MannyV

KLM regressa ao Porto, de acordo com o routes online:

Amsterdam – Porto eff 15MAY17 1 daily. KLM last served Porto in December 2000
KL1249 AMS0845 – 1030OPO 73W D
KL1250 OPO1115 – 1455AMS 73W D

Boas noticias para mim!
Nao sendo a minha companhia preferida da mais possibilidades de ligacao de Aberdeen para o Porto!

tareias77

Boas noticias para mim!
Nao sendo a minha companhia preferida da mais possibilidades de ligacao de Aberdeen para o Porto!

Tens sempre de fazer ABZ-AMS-OPO. Conpensa-te fazer escala em Amsterdão?

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Aos poucos, as companhias aéreas de bandeira vão mostrando interesse...

Num passado recente (4 anos) apenas tínhamos:
- Brussels Airlines
- Lufthansa
- Iberia

Já temos:
- Air Algerie
- British Airways
- Aer Lingus
- Iberia (Iberia Regional)
- KLM
- Brussels Airlines
- Lufthansa
- CSA
- Swiss
- Turkish Airlines

Faltam essenciamente:
- Austrian
- Alitalia
- Air France
- SAS
- LOT
- Finnair
- RAM

Sendo que a meu ver, apenas a Air France e a RAM têm hitóteses de voar para o Porto.
« Última modificação: 15 de Dezembro 2016, 18:35:41 por MiguelRei »

nunopinheiro

Air France deve ser a proxima, o nome desta continua na segunda lista de slots pedidas no AFSC. A Austrian chegou a pedir slots este ano mas, já não aparece na segunda lista.

New Engine Option

A Alitalia e a Finnair acho difícil. A primeira porque opera em codeshare com a TAP. A segunda porque nunca demonstrou interesse por Portugal, nem pelo Funchal, dada a sazonalidade do turismo da ilha. Quanto a Lisboa, a rota está bem servida no Verão IATA com as 5 freq.semanais da TAP para Helsínquia. Mais houvesse.

nunopinheiro

"Quanto a Lisboa, a rota está bem servida no Verão IATA com as 5 freq.semanais da TAP para Helsínquia. Mais houvesse." heee em que ficamos :) ? esta bem servida ou mais houvesse?

De resto não discordo, Alitalia é um grande"?" Eles andam a rasgar acordos e a coisa esta estranha por la. mas sim não estou a ver nos próximos tempos até porque parece que o futuro passa por menos Alitalia e não mais.
« Última modificação: 15 de Dezembro 2016, 22:12:39 por nunopinheiro »

New Engine Option

"Quanto a Lisboa, a rota está bem servida no Verão IATA com as 5 freq.semanais da TAP para Helsínquia. Mais houvesse." heee em que ficamos :) ? esta bem servida ou mais houvesse?

De resto não discordo, Alitalia é um grande"?" Eles andam a rasgar acordos e a coisa esta estranha por la. mas sim não estou a ver nos próximos tempos até porque parece que o futuro passa por menos Alitalia e não mais.

Mais houvesse no Verão IATA, com a TAP a fazer do voo diário. Quem sabe com a Finnair também a entrar no mercado português, especialmente para Faro e Funchal, dado que eles voam para muitos destinos de Verão para essa Europa fora.. Agora no Inverno a rota não aguenta a meu ver essas duas companhias.

jferreira20

- Brussels Airlines
- Lufthansa
- Iberia

Já temos:
- Air Algerie
- British Airways
- Aer Lingus
- KLM
- Brussels Airlines
- Lufthansa
- CSA
- Swiss
- Turkish Airlines

Faltam essenciamente:
- Austrian
- Alitalia
- Air France
- SAS
- LOT
- Finnair
- RAM

Sendo que a meu ver, apenas a Air France e a RAM têm hitóteses de voar para o Porto.

Estás a esquecer-te que temos cá a Air Europa, que nunca pública mas tem um modelo de negócio similar a essas que referiste e a TAAG. E a Aegean podia estar no lote das que faltam.

jferreira20

Mais houvesse no Verão IATA, com a TAP a fazer do voo diário. Quem sabe com a Finnair também a entrar no mercado português, especialmente para Faro e Funchal, dado que eles voam para muitos destinos de Verão para essa Europa fora.. Agora no Inverno a rota não aguenta a meu ver essas duas companhias.

A Finnair voa para Bilbao, p.e.

CS-TTK

A Finnair actualmente já voa para o Funchal (não sei se vai manter a operação no próximo verao ou não)..
Para mim a "surpresa" foi ficar a saber que a Austrian numa primeira fase pediu slots para OPO  quando nao voa para LIS e esteve a TAP a fazer LIS-VIE com A330 no verão :P
« Última modificação: 15 de Dezembro 2016, 23:54:30 por CS-TTK »

nunopinheiro

Acho que para percebermos o tipo presença futura no porto basta olhar para Lisboa quando operava 10 milhões de pax ano. São mercados semelhantes com sazonalidade semelhante.
Portanto se quando Lisboa tinha 10 Milhões de pax uma companhia operava lisboa, é provável que agora opere o Porto.
Em teoria QQ rota europeia que funcione bem em Lisboa pode funcionar no Porto.

Claro há o factor TAP que em Lisboa cobre e bem grande parte dos destinos HUB's europeus, mas em princípio isso é um incentivo as companhias de bandeira para ligar um aeroporto relativamente grande com o seu HUB. Contra o Porto estará o seu yeild medio que não será imagino eu muito elevado.
« Última modificação: 16 de Dezembro 2016, 00:25:36 por nunopinheiro »

MannyV

Boas noticias para mim!

Tens sempre de fazer ABZ-AMS-OPO. Conpensa-te fazer escala em Amsterdão?

Tareias77, ou faco em Amsterdao ou Londres ou Frankfurt.
Prefiro Frankfurt mas Amsterdao se a KLM fizer precos decentes com horarios de ligacao decentes pode funcionar :)
A TAP nunca mais chega a Edinburgo :P

MannyV

- Brussels Airlines
- Lufthansa
- Iberia

Já temos:
- Air Algerie
- British Airways
- Aer Lingus
- KLM
- Brussels Airlines
- Lufthansa
- CSA
- Swiss
- Turkish Airlines

Faltam essenciamente:
- Austrian
- Alitalia
- Air France
- SAS
- LOT
- Finnair
- RAM

Miguel gostei do resumo do seu post.
E bom ver o Porto a ter cada vez mais companhias de bandeira, mas para voos de ligacao decentes a Lufthansa ainda e a que melhor serve :)
E uma pena que a BA voe para Gatwick, eles deviam era voar para Heathrow, assim abriam as portas do Porto para mais possibilidades de ligacoes.

VidocQ

Air France deve ser a proxima, o nome desta continua na segunda lista de slots pedidas no AFSC.

Há um facto que apoia essa possibilidade: os emigrantes andam a deixar de vir de carro e a vir mais de avião, por causa do custo e segurança. O custo mais baixo também lhes permite voltar mais vezes a PT durante o ano.

Agora... Air France.. também gostava eu que eles voassem para OPO... mas tenho muitas dúvidas...
pois isso custaria à TO (que opera a rota com menos custos), já para não dizer à nova rota da siamesa KL.

As grandes rotas de França que eles poderiam operar (ORY/CDG, LYS, MRS, LIL) já estão bem servidas em rota directa pela TP, FR, U2, ZI, TO, VY.
Ainda há alguma margem por exemplo para SXB, NTE, TLS, BOD, NCE mas isto teria que ser vôo directo e não AF via ORY/CDG para valer a pena e ainda por cima a concorrer com LCCs.
Aqui apostaria mais na A5 a operar a rota directa em ERJ1XX ou CRJX.

Por isso a minha aposta seria um ou dois destinos (entre SXB, NTE, TLS, BOD, NCE) operadas pela A5 em reg jet.

(se alguém da AF ou A5 estiver a ler NCE por favor! ;) )

A TAP nunca mais chega a Edinburgo :P
Não é a TAP mas sempre desenrasca  ;) Porto - Edinburgh [FR] (begins 28 March 2017) (fonte:  Whyohmygodwhypedia)
« Última modificação: 16 de Dezembro 2016, 12:27:36 por VidocQ »

A318 / A319 / A320 / A321 (-100 -200) / A388 / B737 (B73G B73W) / B738 (B73H) / B773 (B77W) / AT76 / DH8D (Q400NG) / CRJ9 / CRJK / E145 / E190 / E195 / RJ85 / F100
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / EW

nunopinheiro

VidocQ a razão pela qual a KLM ou a AF podem ter voos directos para o porto é para ligação com o seu HUB, se a isso tiverem algum trafego VRF tanto melhor, mas a principal razão sera IMO ligar a sua rede HUB a um aeroporto com 10 Milhoes de PAX, da mesma forma que num futuro espero que a BA volte a ligar o Porto a Heathrow.

Como a KLM e AF são basicamente a mesma acredito que testem com a KLM (AMS tambem já tem muitas ligações diárias inclusive com a transavia e mesmo assim entraram), se correr bem é mais que provável a entrada da AF, no fim do dia  Paris com 1.214.207 pax no ano passado é o principal destino no Porto. e Amesterdão nem aparece no top 10.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
65 Respostas
14598 Visualizações
Última mensagem 24 de Março 2015, 01:28:54
por david1990
0 Respostas
828 Visualizações
Última mensagem 27 de Março 2014, 11:50:56
por Spak