Nyctalus

Para quem segue atentamente o FR24, já se deu conta muitas vezes que durante o vôo, existe registo de Velocidade Vertical de mais ou menos X pés.
O que eu me pergunto, ao pessoal que percebe melhor o conceito é: isto será reflexo de turbulência ou erro do FR24?

jeropiga

Boas!
Tentando responder à tua pergunat um pouco... no FR24, quando vejo um voo com vertical speed de 25 ft ou mesmo mais, não considero que seja muito relevante para se definir que tenha sido turbulencia ou não, pois às vezes são apenas acertos momentaneos relativos do sistema. O Refresh rate do FR também pode não revelar a turbulencia em si.
Essa turbulencia pode ser um soluço apenas em oposição uma experiencia continuada de turbulencia...

No entanto, e por experiencia propria, num voo que fiz recentemente da alemanha, pude constatar que a turbulencia que ocorreu ficou retratada nas variações de velocidade do avião. Durante o voo e passando ali perto dos pirineus ( o avião deu uma grande volta...) eu senti que os motores não estavam em rpm constante, mas sim variando em função da turbulencia.

Foi um voo em que apanhei muita "porrada", com uma pessoa que até teve um ataque de panico...

http://www.flightradar24.com/data/airplanes/cs-tta/#862de1d há um botão de slide para veres o grafico ( show/hide flight graph), na barra cinzenta.

Portanto, a meu ver, instantanemente para um salto, ou poço de ar, o FR não me parece o melhor, mas para uma situação continuada a analise do grafico da velocidade pode ser uma ajuda para saber se um voo foi turbulento ou não...

Nyctalus

Olá jeropiga! Excelente explicação! :D Obrigado. De facto tem lógica o que referes, a velocidade horizontal pode ser mesmo um indicador de turbulência.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2016 Visualizações
Última mensagem 21 de Janeiro 2015, 09:13:21
por JDelgado
12 Respostas
981 Visualizações
Última mensagem 09 de Abril 2015, 19:12:23
por superpiloto