caparica

Caparica não é assim tão simples. Convenhamos os F 16 até são bem fraquinhos. Estamos a falar de caças de em breve duas gerações atrás.
Portugal anda a tentar expandir a sua placa continental, imagino que quem não goste da ideia contraponha que nem capacidade temos de intervir efectivamente nessa área.

E isto é só a parte simples de explicar da coisa. Estamos em paz a uma carregada de anos e mesmo assim os países continuam a gastar 2% do PIB em defesa.
Não sei qual a veracidade da coisa, mas a wikipedia lista 30 e tal F16. Não é muito para um país tão pequeno? A área oceânica sob nosso controlo é muito vasta, bem sei, mas não me parece que os F16 tenham grande autonomia, pelo que não deve ser por aí. Também não possuímos capacidade de reabastecimento aéreo (em voo), porta aviões, etc.

nunopinheiro

Caparica tentando acabar com o oftopic, mas uma coisa é um barco que demora no menor dos casos horas ou dias a chegar a um local  outra é um caça que chega lá em minutos, são coisas muito diferentes e servem objetivo também eles muito diferentes.
E mais uma vez o f16 é barato e velhote os nuestros hermanos tem neste momento 58 EF2000 no activo.
Cada Eurofighter da para comprar 5 F16 e os que Portugal comprou eram usados.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2019, 20:29:59 por nunopinheiro »

Cebola

Sim, Portugal tem a responsabilidade SAR que vai bem alem da ZEE. A oeste vai dos Açores até meia distância de um outro país, o que é enorme a area.Dai estarem estacionados varios meios nos Açores.
A ideia dos "patrulhões" era inicialmente de poderem albergar um heli, podendo assim extender o raio de acção e intervenção. Entretanto o projecto foi alterado, mas diga- se que seria uma grande vantagem esta polivalência.

brunodias

Caparica não é assim tão simples. Convenhamos os F 16 até são bem fraquinhos. Estamos a falar de caças de em breve duas gerações atrás.
Portugal anda a tentar expandir a sua placa continental, imagino que quem não goste da ideia contraponha que nem capacidade temos de intervir efectivamente nessa área.

E isto é só a parte simples de explicar da coisa. Estamos em paz a uma carregada de anos e mesmo assim os países continuam a gastar 2% do PIB em defesa.
Não sei qual a veracidade da coisa, mas a wikipedia lista 30 e tal F16. Não é muito para um país tão pequeno? A área oceânica sob nosso controlo é muito vasta, bem sei, mas não me parece que os F16 tenham grande autonomia, pelo que não deve ser por aí. Também não possuímos capacidade de reabastecimento aéreo (em voo), porta aviões, etc.

Neste momento não são tantos, eram 40, pelo menos 2 foram perdidos em acidentes e creio que 9 ou 12 foram vendidos para a Romenia, mas sim o objectivo é ficarmos com 30

Capacidade de reabastecer em voo há, não temos é o reabastecedor

caparica

Não é assim tão offtopic porque está relacionado com a operação da base de Monte Real, mas não querendo estender muito a discussão, a questão era mais: são precisos tantos F16? Espanha tem mais, mas é algumas vezes maior que Portugal.

Quanto ao avião chegar mais rápido do que o Barco: O F16, a partir do Continente, chega aonde (tendo em conta que tem que regressar)? E quantas vezes é o F16 usado em missões que envolvam a área oceânica? De memória, penso que os meios empregues nesta patrulha sejam mais os P3.

toto1100

O espaço aereo espanhol deve ser varias vezes mais pequeno que o português.

2.2 milhoes km2 vs. quase 6 pra Portugal.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2019, 20:58:59 por toto1100 »

caparica

Também sei disso, mas penso que F16 para o espaço aéreo, que é maioritariamente marítimo, sem capacidade de reabastecimento (por falta de reabastecedor), seja uma falsa questão.

nunopinheiro

Caparica segundo a Wikipédia o range do F16 são 4500 km. Acreditando nestes números é perfeitamente capaz de cobrir toda a área entre o continente e ilhas.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2019, 21:12:45 por nunopinheiro »

JSilvazito

Na altura nem comentei mas dizer que Ovar só serve para la meter um heli por causa dos pescadores e naufragos, é tirar importância, mas se 1 dia o heli não estiver por la, e algum familiar ou amigo precisar ser salvo, ai as força aerea já é má porque tem tudo tão longe

Mas claro que deve haver helis da FP a norte e também a sul e nas ilhas para rescue e protecção civil. Claro que sim, e bem mais que o que existe actualmente e bem melhores que o único allouete que está a norte.
O problema não é esse. Por aí estamos conversados e creio que de acordo.
O problema é manter uma infraestrutura pesada ( e naturalmente cara ) para tão poucos meios que ainda por cima, sendo asa rotativa, poderiam estar estacionados em meia dúzia de metros quadrados. Qualquer unidade militar do exército ou base da protecção civil perto da costa poderá ter área disponível para a operação de mais que um meio, para os albergar e para acomodar as tripulações destacadas.
Este estado está capturado por muitos interesses e imensos loby's. E o loby militar quer muitas unidades mesmo que passem dias e dias que dali não descole ou aterre um meio aéreo.
Outro ponto:
Portugal tem 30 F16 e todos MLU. 20 novos de fábrica do programa peace atlantis I, 20 usados do programa peace atlantis II. Além disso, ste programa enviou mais 5 células: Uma para monumento à porta da BA5, uma para exposição em eventos, duas para substituição de unidades perdidas em acidente e uma para reserva ou peças.
Entretanto foram vendidos 12 à roménia. 9 eram do inventário da FAP e 3 vieram do surplus americano para actualização mo padrão MLU e venda à Roménia. Estão em negociação mais 5 para a roménia e a acontecer o negócios crê-se que sairão do inventário, pelo que a FAP ficará com 25.
Mas em boa verdade a FAP também teve sempre um reduzido número de pilotos qualificados. Mesmo hoje, com 30 F16, não terá mais que 20 a 25 pilotos operacionais.
Cumprimentos,

brunodias

Se assumirmos que o f16 vai para as Lajes de vez em quando acho que a questão da autonomia esta respondida
30 é o numero que se assume por certo, porque nem sempre estão todos operacionais, a Espanha ainda tem o f18

É logico que a patrulha é feita na sua maioria pelo p3

toto1100

Caparica segundo a Wikipédia o range do F16 são 4500 km. Acreditando nestes números é perfeitamente capaz de cobrir toda a área entre o continente e ilhas.

E podem levantar uns, e se for preciso vem a seguir outros continuar a seguir a situação e os 1os vao reabestecer.
Nao digo que seja uma nao-questao  mas não é um problema sem solução.

António Costa

Os F16 da FAP fazem reabastecimento Aéreo e os nossos pilotos estão mais do que qualificados para tal. Se tal for necessário, Portugal fará qualquer missão em território nacional ou estrangeiro e se tiver de recorrer a reabastecimento Aéreo assim o fará pois tal está previsto em diversos acordos.

Dos F16 (12) vendidos à Roménia, alguns foram comprados em 2ª mão à USAF (células já desativadas mas preservadas) e posteriormente modificados e montados (motores incluídos) em território nacional.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2019, 21:16:43 por António Costa »

brunodias

Os f16 andam sempre em parelha, quando saiem 2 ficam logo outros 2 disponiveis para os substituir, e já acontecer como quando foi o caso dos russos pela nossa costa, não foram só usados 2 f16

nunopinheiro

Eu que sou muito crítico de despesa do estado não sei se a nossa desgraça foi os f16 tendo em conta o nosso espaço aéreo não me parece assim loucura tão grande.

caparica

Obrigado pelas respostas, mas não me referia apenas à área entre o continente e as ilhas. Portugal não é responsável pela zona que inclui a FIR de Santa Maria?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
2842 Visualizações
Última mensagem 28 de Setembro 2014, 23:16:15
por Rafael Vieira
4 Respostas
961 Visualizações
Última mensagem 31 de Março 2015, 22:59:57
por brunodias