jraminhos

Olá  a todos!

Já há algum tempo que sigo este forum (mesmo quando ainda se chamava linhadafrente), mas estive sempre numa de mais ler o que se diz que a escrever, excepto para umas raras mensagens. Visto que um dos tópicos que mais aprecio são os dos trip reports e visto que tenho a oportunidade de andar de avião todos os meses, acho que também podia escrever alguma coisa (bem haja tempo livre e vontade!)

Dia- 19 Janeiro 2016
Companhia- EasyJet
Voo- U2 1045
Rota- Basileia (BSL) 20.50 - Amesterdão (AMS) 22.25 (12ª vez que faço esta rota)
Avião- G-EZWK (1ª vez que voo neste avião)
Lugar- 6A
Ocupação- 169 passageiros (94% de ocupação)
Distância- 561km
Preço- 21.95 chf ( 24 euros)

A 27º vez que  vou até Amesterdão (quando se têm a namorada lá, é a rotina de quase todos os meses), escolhi sair de Basel pelo horário (assim posso trabalhar o dia todo) e também porque  o preço ficou muito em conta. Como moro em Neuchâtel faço a viagem de comboio, que compensa em relação a levar o carro, sobretudo quando se arranja bilhetes mais baratos (http://www.cff.ch/abonnements-et-billets/billets-suisse/billets-degriffes.html, fica dica para quem por acaso venha à Suiça!).

O voo no total custou-me 43.90 chf o que dá 48.30 euros, assim dividindo ida e volta fica a 24 euros cada perna. Como tenho muita liberdade para escolher os dias dos vôos e como os compro com 3 meses de antecedência é que explica consegui-los assim tão baratos. Diria que a minha média deve andar nesta volta dos 30 a 40 euros por voo.

O aeroporto de Basel, conhecido como Euroairport fica em território francês, e serve 3 cidades principais: Basileia, Mulhouse e Freiburg, podendo assim adoptar três siglas ICAN diferentes BSL, MLH ou EAP. A EasyJet Switzerland adopta geralmente BSL visto ser suíça, mas por exemplo a Air France já utiliza a MLH visto ser francesa.

É um aeroporto pequeno, que tem aumentado o tráfego às custas da EasyJet, que já deve representar bem mais de metade dos voos. Tem um terraço que é algo que aprecio nos aeroportos, mas tirando isso não tem assim mais nada de especial. A conexão internet wireless por vez falha, tem 2 ou 3 cafés, e as zonas de embarque têm tendência para serem um bocado confusas. 

Visto as medidas de segurança em vigor em França a porte de embarque deste voo era do lado do não-Schengen. Visto a ser tarde, tudo se passou rápido e sem problemas. A chegada em Amesterdão já foi em espaço Schengen (vai se lá compreender porquê!).

Curiosidade, havia o voo para Lisboa que estava a embarcar ao lado do meu!

Foi um voo tranquilo, sem grande história, mais ou menos uma hora de vôo. Como de habito não comprei nada a bordo (os preços não ajudam). Visto haviam 11 lugares livres a bagagem de mão que não cabia nas partes superiores da cabina pode ser arrumada ali, o que aligeirou o embarque. Este é o avião relativamente recente, com sharkelts, e já com os novos interiores da EasyJet. Não é que os bancos não sejam confortáveis, mas quando se entra dá a impressão de se estar mais num autocarro que num avião!

Como estava bastante frio e tinha nevado de manhã, pensei que ia-mos passar pelo de-icing, como vi acontecer ao avião que veio para Lisboa, mas o mesmo não aconteceu!

Calhou bem que a pista em uso foi uma próxima do terminal, porque se fosse a mais afastada é preciso contar uns 15 a 20 de taxi para lá chegar. Poucos aviões nos gates.

O terminal da EasyJet é o M, assim de como todas as low cost, que é bastante directo para a Plaza que é o núcleo central do aeroporto, onde apanha o comboio para o centro da cidade. A hora de chegada deste voo chega também um da Emirates, e o tapete das malas desse voo fica geralmente para a mesma saída que o meu. Já me aconteceu ter sido controlado pela alfândega, o que é chato de ter de abrir a mala e perder tempo, visto que a esta hora já a menos comboios, mas desta vez não havia nada.

Dia- 27 Janeiro 2016
Companhia- EasyJet
Voo- U2 1046
Rota- Amesterdão (AMS) U2 1045 - Basileia (BSL) 14.10 - (3ª vez que faço esta rota)
Avião- G-EZWL (2ª vez que voo neste avião)
Lugar- 31A mas mudei depois para o 29F
Ocupação- 168 passageiros (93% de ocupação)
Distância- 561km
Preço 21.95 chf ( 24 euros)

Normalmente faço a volta para a Suiça para Genebra e ao final da tarde, mas visto a expansão da base da EasyJet em Amesterdão, este voo à hora do almoço vem mesmo a calhar. Como moro entre Genebra e Basileia, o trajecto para casa vai dar ao mesmo.

Desta vez não tive foi sorte com o check-in, calhou-me o pior lugar do avião, 31 A, que normalmente é a janela, mas visto a estrutura do avião, nem janela têm! Felizmente uma vez que o boarding ficou concluído, mudei-me para um com janela. Tenho uma teoria que a melhor maneira de fazer o check-in com a EasyJet é aguardar até à ultima para o fazer, assim todos os lugares vão sendo atribuídos (geralmente parte traseira do avião) e os lugares da parte da frente e saída de emergência ficam reservados  para quem tem o cartão EasyJet ou quem compra speedy boarding. Uma vez que todos os lugares traseiros forem atribuídos são bem obrigados a começar a colocar os passageiros que faltam nos que sobram da parte da frente. Julgo que pelo facto que haver 12 lugares livres na parte de trás fez que com me fosse atribuído um lugar lá também.

Visto ser hora do almoço com poucos vôos, a passagem pela segurança foi rápida. No terminal M que é onde se embarca com as low costs, tem uma coisa que gosto bastante, que são salas individuais para  os embarques, como existe por exemplo em Faro (algumas apenas). Ora isto torna a tarefa de puder ter a mala de mão na cabina muito mais facilitada. Basta chegar cedo (1 hora chega) e fica-se nos primeiros lugares da fila para o embarque. Algo que acontece agora é que não se sabe é qual das portas de embarque vai ser utilizada (existem 6 ao total) pelo que é pedido que toda a gente espere no hall. Mesmo na aplicação do aeroporto só é dito qual o gate ao mesmo tempo que aparece nos monitores. Isto pode ser ultrapassado com uma pequena descoberta que fiz http://schiphol.dutchplanespotters.nl/, onde não só tem uma lista com todos os aviões que vão passar pelo aeroporto a cada dia, mas também indica o numero do gate que vai ser usado. (já agora se um site deste pudesse ser feito para os aeroportos portugueses era muito porreiro).

Tive uma feliz coincidência de conseguir ver 4 Boeing's 787 de 4 companhias diferentes: TUI, United, KLM e Qatar.

O voo em si correu bem, ligeira turbulência na descolagem, mas nada demais. Li a revista de bordo da EasyJet, que não acho nada de especial, não comprei nada a bordo. Uma hora depois aterragem em Basileia, em espaço não-Schengen, controlo de passaporte rápido e foi voltar para casa.

Espero que tenham gostado desta minha primeira experiência. Talvez fique a faltar mais fotos, mas também só enriquecem a coisa, se mostrarem algo de diferente. De qualquer modo com fotos de telemóvel não se pode fazer milagres.
« Última modificação: 27 de Janeiro 2016, 19:06:29 por jraminhos »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1743 Visualizações
Última mensagem 20 de Dezembro 2014, 23:11:18
por emanuelsantos
10 Respostas
3298 Visualizações
Última mensagem 20 de Agosto 2015, 12:22:33
por MarcoM