Votação

As obras de expansão do OPO arrancam quando?

Este ano
Em 2017
Em 2018
Depois de 2020
Nunca

nunopinheiro

O FSC, tem na minha opinião o melhor terminal, acho que todos concordam que é bonito e eficiente, agora a pista precisa da extensão do táxi, pelos motivos enunciados, e os pórticos, que não percebo como é que ainda não os aumentaram. até porque deve ser mais barato que o que fizeram lá para nos obrigar a passar pelo dutyfree.
Os investimentos em cada aeroporto devem ser na medida do que estes precisem, exemplo faro precisa das obras que vai levar no terminal.

AECM

No meu ponto de vista via OPO a expandir da seguinte forma:

Aumento do Taxiway Alpha ou Foxtrot até ao início da RW17;
Reformulação do controlo de segurança;
Passagem por completo da carga para a Cargo Village do lado Oeste e a mudança do edíficio das tripulações da TAP deixando espaço livre para um aumento do terminal para Norte com Gates ao estilo das actuais 14 a 20.

nunopinheiro

AECM, concordo, mas no que respeita a futuros aumentos do terminal isso já esta estudado e bem IMO, no plano  de expansão http://www.ana.pt/SiteCollectionDocuments/Negocios_Empresas/Sobre_Aeroportos/PD_ASC.pdf página 80. 81.... Outra obra que faria bastante sentido seria uma pequena extensão da linha ferroviária que liga o porto de Leixões ao AFSC.

AECM

AECM, concordo, mas no que respeita a futuros aumentos do terminal isso já esta estudado e bem IMO, no plano  de expansão http://www.ana.pt/SiteCollectionDocuments/Negocios_Empresas/Sobre_Aeroportos/PD_ASC.pdf página 80. 81.... Outra obra que faria bastante sentido seria uma pequena extensão da linha ferroviária que liga o porto de Leixões ao AFSC.

Eu acho que podiam aproveitar inicialmente a área onde está o antigo terminal de carga e o edifício de tripulações da TAP antes da duplicação do terminal assim como acho que construir uma pista nova não faz muito sentido quando podiam simplesmente prolongar o Alpha até à RW17.

Rafael6

Caso o aeroporto do porto necessite de mais uma pista, é possível ela ser construída?

nunopinheiro

Rafael, o aeroporto de Gatwick só tem uma pista e movimenta 40 milhões de pax ano... Nao me preocupava muito com isso. Agora em pura teorização para daqui a 50- nunca anos? Poderiam expropriar todos os terrenos e mover as populações entre o aeroporto e a autoestrada. Mas como disse Gatwick com uma pista movimenta 40 milhões... Serve ate de lição a muitos.

Rafael6

Daqui a 50 anos cá estaremos então para ver OPO com a 2ª pista em altos voos  ;D ;D ;D

Carlos Seabra

(...) e ainda mais urgente, mais pórticos de segurança, com o atual crescimento se não metem mais em Agosto vai ser ser um pesadelo, em alguns dias as filas já vão ate a porta exterior do aeroporto.

Não é preciso chegar a Agosto, Nuno, temos o exemplo da franja horária 05h00-06h00 em que o controlo de segurança costuma ser um autêntico caos com a quantidade de voos que sai entre as 06h00 e as 07h00 da Lufthansa, TAP, Ryanair e easyJet. Para evitar isto tento sempre entrar o mais cedo possível, entre as 04h30 e as 05h00 ainda é relativamente pacífico.
Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

anonuser1

Mais uma vez, não vejo necessidade da 35 17 em LPPT.

Eu , na minha humilde opinião, é completamente desnecessário a existência da 35 17, os custos de manutenção existem.

ILS na 03 e 21, a meu ver claro, é suficiente,  tal como o Nuno disse, não é por  "só" ter uma pista que gatwick não deixa de movimentar milhões.

Deviam era investir dinheiro nas secções pré voo. Como os security checks e, pelas minhas estadias lá, mais balcões de check in e entrega de malas

Jorge78

• Moderador
Caro, a sua opinião é sua e tem direito a ela.

Eu não tenho conhecimentos tecnicos sobre o assunto e não vou mandar larachas para o ar só porque me apetece.

Apenas sei que quando há vento forte de norte ou rajadas fortes também de norte a 35 é muito utilizada, a partir de maio/junho isso é recorrente.

Penso que é tudo uma questão de segurança, se acham que basta uma para ser mais barata a manutenção que assim seja.

anonuser1

Tal como disse, é a minha mera opinião e isto é um fórum serve para partilha-la.
O que é certo é que o aproveitamento do espaço e os custos de manutenção importam se não faziam uma circunferência gigante que albergava todos os graus e pronto. A pista 35 do Porto não tem ILS quando a maioria dos ventos são vindos de Norte e tal como já disse anteriormente, a maioria das shears e rajadas malignas são vindas de norte. 
Já viu? Nao é por algo ser ou deixar de ser assim que faz ou não sentido a sua existência(ou não existência).

Em LPPT a pista 35 e 17 já esteve para ser destavidada, não me parece que seja assim tão  "importante" para já terem levantado a questão.

nunopinheiro

é oftopic mas o que se planeia para Lisboa é qq coisa como isto imagem retirada do skyscrapercity by Ruifo
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 11:33:39 por nunopinheiro »

Carnim

E acabavam com o actual terminal 2. Hum interessante. Mas existe ali mt zona que nao pertence aos terrenos do aeroporto. Alguem sabe em que ponto esta a actual expansão do aeroporto?

Angelo Rosa

Mas um dos maiores problemas de Lisboa continua, ou seja, terem de cruzar a pista para descolar da 21.

nunopinheiro

Angelo, acho que deveriam se possivel fazer algo semelhante ao que se propõe no Porto transladando a pista de forma a ter o taxi todo do lado do terminal. ou estender o taxi ate a cabeceira, que desconfio ó não é feito porque não conseguem adquirir os terrenos.
Nota com isto e o aeroporto lowcost do (montijo) acho que tínhamos aeroporto para Lisboa para mais umas boas 4 décadas.
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 11:56:04 por nunopinheiro »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
17 Respostas
3628 Visualizações
Última mensagem 12 de Abril 2014, 02:00:43
por Bcoelho21
14 Respostas
2373 Visualizações
Última mensagem 22 de Setembro 2015, 12:12:30
por Alex