Votação

As obras de expansão do OPO arrancam quando?

Este ano
Em 2017
Em 2018
Depois de 2020
Nunca

JDelgado

JDelgado a referencia ao deserto não era para o aeroporto mas ao sitio onde o vão colocar e ao político que cunhou a frase. O Porto tinha um casebre no meio do milho para a área de captação e tráfego potencial da região estava ridiculamente sub dimensionado, ver o crescimento desde a inauguração no novo terminal, este ano deve ultrapassar os 9M. Outra vergonha é o terminal de Faro. Para um aeroporto com aquele tráfego é mau demais.
Agora a outra questão é se é bom para Lisboa e para o seu aeroporto um novo aeroporto sobre-dimensionado e longe da cidade? eu acho que têm mais a perder, neste momento para turismo o aeroporto de Lisboa é uma mais valia para a cidade. Mas eu já disse o que acho sobre HUB's e qual o seu potencial em Lisboa.

Sobre aviões a passar por cima, A minha esposa morava no campo grande nos tempos de estudante, e nem reparava no barulho do aviões, já os carros???

Sim. Concordo em parte. Faro é outro caso que não entendo. Devia ser desígnio nacional. O Porto hoje está bem servido. Tem um excelente aeroporto com bons acessos e localização.
No Porto ainda voei muito para aquele apeadeiro no meio do nada .... e depois lá fizeram aquele edifício verde tipo Faro. Hoje tem um aeroporto em condições.
Sempre vivi e trabalhei com os aviões a passar por cima .... e nunca dei por eles .... mas hoje em dia é diferente .... hoje dá-se por eles e percebe-se bem a loucura que isto é .
Conta mim falo que vivo e trabalho a 5 minutos do aeroporto ! Mas Lisboa precisa urgentemente de um aeroporto novo. É uma falta de visão atroz que vamos pagar caro um dia ...
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 12:58:51 por JDelgado »

nunopinheiro

Ate posso concordar que o local onde esta o atual é mau, diz muito sobre Portugal onde o colocaram. Mas não sei se a mudança em particular para onde o querem levar vale a pena, Se lisboa tivesse um Grande HUB, talvez mas a maioria do tráfego é para Lisboa. Colocar um aeroporto a 1 hora de distancia do centro em transportes públicos vai ter impacto no Turismo e no tráfego deste.

Mas o mais certo é fazerem o que eu digo, Lisboa +1, até porque não há dinheiro para elefantes. voltamos a falar em 20, 30 anos :)

Angelo Rosa

Nuno, o problema e que quando o aeroporto foi construido nao havia la nada a volta, a cidade estava "longe" ainda.

Agora supondo que e construido o Lisboa+1, a Vinci nao pode obrigar ninguem a ir para la, ou seja, correm o risco de ninguem querer mudar para o novo aeroporto e fica o mesmo as moscas.

A quanto tempo de transportes publicos (autocarro e metro) esta o AFSC do centro do Porto? 30/40 talvez (ja nao me lembro bem)? E tem impacto no turista que vai para a cidade do Porto? Julgo que nao.
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 13:20:19 por Angelo Rosa »

fabinho1314

Um aeroporto é para estar na periferia da cidade e não no meio. Vejam os aeroportos da europa.
O aeroporto FSC está bem localizado.

sdo

• Moderador
Mais uma vez, não vejo necessidade da 35 17 em LPPT.

Eu , na minha humilde opinião, é completamente desnecessário a existência da 35 17, os custos de manutenção existem.

ILS na 03 e 21, a meu ver claro, é suficiente,  tal como o Nuno disse, não é por  "só" ter uma pista que gatwick não deixa de movimentar milhões.

Deviam era investir dinheiro nas secções pré voo. Como os security checks e, pelas minhas estadias lá, mais balcões de check in e entrega de malas

Tal como disse, é a minha mera opinião e isto é um fórum serve para partilha-la.
O que é certo é que o aproveitamento do espaço e os custos de manutenção importam se não faziam uma circunferência gigante que albergava todos os graus e pronto. A pista 35 do Porto não tem ILS quando a maioria dos ventos são vindos de Norte e tal como já disse anteriormente, a maioria das shears e rajadas malignas são vindas de norte. 
Já viu? Nao é por algo ser ou deixar de ser assim que faz ou não sentido a sua existência(ou não existência).

Em LPPT a pista 35 e 17 já esteve para ser destavidada, não me parece que seja assim tão  "importante" para já terem levantado a questão.

Podemos discutir se o custo/benefício de manter a 17/35 em LPPT compensa, mas parece-me que há aí uma confusão. É que o ILS não tem nada a ver com o vento.

anonuser1

Sou totalmente contra qualquer alargamento do aeroporto de Lisboa. Lisboa precisa é de um novo aeroporto e com urgência. Devia ser um desígnio nacional. É um contrasenso continuar a ter os aviões a sobrevoar o centro da cidade . Começa a ser insuportável o movimento continuo de aviões por cima da cabeça dos lisboetas a todas as horas o dia.
Basta. Já que me levam quase tudo em impostos ao menos que façam um aeroporto novo!

Bons voos
Até parece que o aeroporto do Porto está muito longe do centro. Só as pessoas que vivem em Matosinhos apanham sempre com aviões, o pessoal da maia é quase sempre que descolar da 17 e por aí vai. Se mudarem LPPT também farão birra para mudar LPPR

anonuser1

É um crime ... andam para ali com obras e obras que não servem para nada ! Dentro e fora ! O passageiro paga taxas aeroportuárias exorbitantes e ainda por cima agora é obrigado a fazer a via sacra do free shop em curvas e contra curvas permanentes naquele labirinto de vinhos , chocolates , perfumes e sei lá mais o quê ...

Um tipo quer chegar ao avião e andar ... e agora tem de andar a brincar ás escondidas antes do embarque ....
A maioria dos aeroportos que conheço as duty free ficam em sítios "estrategicamente escolhidos" é marketing, faz parte

sdo

• Moderador
Ate posso concordar que o local onde esta o atual é mau, diz muito sobre Portugal onde o colocaram.

Diz muito sobre Portugal, mas mais em relação à falta de planeamento urbano e a forma como se construiu/constrói sem pensar no futuro.

Estes são os terrenos onde se construíram o aeroporto:

E aqui pouco depois da sua inauguração:
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 13:49:19 por sdo »

nunopinheiro

Angelo tem, nos city breaks eu levo isso em consideração, a distancia a que o aeroporto fica do hotel e quanto isso me vai custar em tempo e dinheiro, normalmente esses fatores entram na minha consideração entre visitar por exemplo Paris, ou Roma, ou Cuvelinhas city. Como eu não sou original imagino que muita gente faça a mesma analise que eu, Lisboa a esse nível é imbatível. Onde querem colocar o novo aeroporto fica a 47 klm do centro de lisboa, vs 5.5 agora.

Exemplo para  ponte área a mudança para o novo local acaba com a vantagem desta para quem esteja interessado apenas no voo direto

"Um aeroporto é para estar na periferia da cidade e não no meio. Vejam os aeroportos da europa."
Esta a confundir a causa com o efeito. Os aeroportos estão na periferia porque é onde há terrenos disponíveis. A verdade é que mal se faz um aeroporto uma cidade em volta deste cresce. O problema é que quando se fizeram os primeiros aeroportos as pistas eram diminutas e rapidamente obrigaram a mudar estes para as a altura distantes periferias, agora estes estão colados as cidades. mas isto é o efeito não é o desígnio, idealmente eles ficariam no centro da cidade junto com a estação de comboio  :).
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 14:17:07 por nunopinheiro »

anonuser1

Sdo, não há nenhuma confusão :)  mas o ILS, com todos nós sabemos, fazer apprs muito mais precisos onde erros humanos são, praticamente, excluídos da equação

nunopinheiro

Angelo Rosa, se o +1 for o Montijo (parece que sim) acho que para lowCost vai ser muito convidativo. cacilheiro até a baixa, que ate pode ser turístico e vendido pelas lowcost.
Mais eu ate acho que daqui a 30 anos o Montijo vai ser realmente o aeroporto de Lisboa.
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 14:32:52 por nunopinheiro »

Angelo Rosa

Para a LCC's mudarem para la, tem de ser muitooooooooo convidativo, mas, depois quem garante que Air France, Iberia, Etc. nao querem mudar para la, porque ao oferecer condicoes mais baratas no Montijo, Lisboa deixe de ser interessante por ser mais caro?

Este e um topico e assunto que vai dar muito que falar :)

fabinho1314

Mudem o nome do topico para Expansao dos aeroportos portugueses.... é melhor
Jethotos  <<<Fotos

sdo

• Moderador
Sdo, não há nenhuma confusão :)  mas o ILS, com todos nós sabemos, fazer apprs muito mais precisos onde erros humanos são, praticamente, excluídos da equação

O ILS é útil para aproximações com limitações de visibilidade. Por isso é que por vezes a pista mais apetrechada não é a mais usada mas sim aquela que, quando em operação, tem mais frequentemente piores condições de visibilidade.

Ventos cruzados, windshear, rajadas.. nada disso é resolvido ou atenuado pelo ILS.

anonuser1

Então estás me a dizer que um computador que tem tudo calculado ao milímetro tem o mesmo desempenho que um ser tão pouco multi tasker como o humano?

É por isso que os procedimentos, em caso de dúvida, manda sempre seguir a máquina. Ex: as indicações do TCAS devem ser sobrepostas às ordens do atc. Ou em caso de windshear ou stall seguir o que o flight Director indica etc.

A máquina consegue sempre ser mais precisa a máquina não cria cenários de PIO (Pilot induced oscillation) e a máquina numa appr nunca irá abaixo do GS nem a cima. Isto é, em condições normais de funcionamento.

Deste ponto de vista tecnologias como ILS claro que suavizam as aterragens e diminuem imenso o workload no  cockpit.

Não percebo como é que uma aterragem by hand poderá ser tão "boa" como uma com ILS, não estou a dizer que é impossível  simplesmente parece-me mais difícil de acontecer.
« Última modificação: 27 de Abril 2016, 15:03:58 por DeathCenter »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
17 Respostas
3496 Visualizações
Última mensagem 12 de Abril 2014, 02:00:43
por Bcoelho21
14 Respostas
2336 Visualizações
Última mensagem 22 de Setembro 2015, 12:12:30
por Alex