MarcoM

Caros,

Decidi relatar esta epopeia a contornar o mediterrâneo, sendo que por agora vou partilhar a primeira parte da viagem, feita nos dias 21 e 22 deste mês. A segunda parte irei fazê-la depois de efectuar essa parte da viagem (e assim que tiver tempo para tal).
Posto isto, aqui fica o relato da primeira metade da viagem, com origem no aeroporto Murtala Muhammed em Lagos (LOS), na Nigéria, e com destino ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto (OPO). Pelo meio houveram escalas no aeroportos Atatürk em Istambul (IST) e Zurique-Kloten(ZRH).

Companhia - Turkish Airlines
Voo - TK626 - Lagos - Istambul
Data - 21/02/2016 - saída: 22h40 (UTC+1) chegada: 06h15 (UTC+2)
Avião - TC-JIL (MSN 882, primeiro voo a 29/10/2007)
Lugar - 31A
Embarque em posição remota, desembarque em posição remota

Lotação em económica acima dos 95% (os lugares vazios eram muito poucos).

Foto de Bernd Weber no site planespotters.net
Fonte:https://img.planespotters.net/photo/452000/original/tc-jil-turkish-airlines-airbus-a330-202_PlanespottersNet_452851.jpg

Devido ao trânsito da Nigéria, apesar do meu voo ser às 22h40 e de eu estar em Lagos, a minha viagem começou às 17h00 para garantir a chegada ao aeroporto a tempo de fazer o check-in (que foi feito às 20h).

O aeroporto de Lagos é um dos locais onde se nota imenso a presença colonial britânica, tendo o aeroporto uma estrutura que ainda se deve manter desses tempos e com renovações muito pouco substanciais.
Peço desculpa por não ter tirado grandes fotos no aeroporto, mas a isso fui aconselhado pela equipa da empresa no aeroporto.

Deixo uma foto retirada da net, só para terem uma imagem do aeroporto em si.

Fonte:https://geolocation.ws/v/P/63676552/20111114-murtala-muhammed-international/en

Ao chegar ao aeroporto, e depois de me encontrar com a equipa da empresa responsável por nos ajudar com todos os procedimentos, encaminhei-me para a fila do check-point de entrada no aeroporto, onde toda a bagagem sem excepção tem que passar pela máquina de raios-x.
Após este passo, dirigi-me à zona de check-in da Turkish Airlines, que fica do lado Este do terminal, em direcção às portas "E".
Ao chegar a esta zona, entra-se numa área delimitada por fitas da companhia aérea onde temos que abrir a bagagem de porão para ser verificada por agentes da polícia nigeriana, por forma a garantir que não transportamos algo proibido.
Somente após estes passos é que, finalmente temos autorização para nos dirigirmos ao balcão de check-in e efectuá-lo.

Já no balcão de check-in, e apesar de ter dois bilhetes diferentes (um de Lagos até Zurique e outro de Zurique até ao Porto), como ambas as companhias fazem parte da star alliance e fazem interline de bagagem, a minha bagagem de porão foi despachada com destino ao Porto, evitando ter que a recolher em Zurique.

Após efectuar o check-in, o responsável da equipa protocolar telefonou a um dos agentes da segurança do aeroporto que me levou através do fast-track da segurança, tendo poupado imenso tempo ao evitar filas em que iria perder pelo menos uma hora e deixou-me directamente na porta de embarque D31, onde supostamente embarcaria o voo TK626 por volta das 21h15.

Pelo caminho ainda tentei tirar uma foto do meu primeiro 787, mas ficou algo "artística" sem querer... tenho a dizer que o avião ao vivo parece bem maior do que nas fotos e nos vídeos.

Por volta das 21h30 uma senhora da segurança avisa toda a gente que estava naquela zona que a porta de embarque do voo da Turkish tinha mudado para outra zona, porque aquela porta tinha sido atribuída ao voo da Air France, e a nossa porta de embarque era agora a E65 (que não existe, pois a última porte de embarque "E" é a E55), ao que toda a gente a seguiu até à nova porta de embarque, que era afinal a E52.
Ao chegar lá, qual não é o meu espanto ao ver o A330 da Air France na porta de embarque ao lado da nossa, mas adiante...

Mais meia-hora volvida (hora do suposto começo do embarque do voo) e vem a mesma senhora avisar que, afinal, já não é naquela porta que se vai proceder ao embarque do nosso voo e para aguardarmos. Sendo que, nem 5 minutos depois nos vem dar a informação da nova porta de embarque, que ficava somente do lado oposto do corredor.

A melhor parte disto tudo é que na zona das portas de embarque não há ar-condicionado e as temperaturas rondam os 33°C com 90% de humidade, o que levou a que só me faltasse o shampoo para tomar banho, porque lavado em água já eu estava.

22h15, começa o embarque, ou melhor, a verificação de cartões de embarque e passaportes seguida de verificação da bagagem de mão pela segurança do aeroporto.

No fim deste procedimento, não sei precisar a hora, e ainda sem avião à vista, somos encaminhados para umas escadas e estamos de saída do terminal e mesmo ao lado dos aviões.
Pelos vistos, o TC-JIL estava parado numa posição remota da placa.

Aqui fica a foto possível de um 747-400 da British Airways de que íamos a passar mesmo ao lado

22h45, embarque terminado e portas fechadas.
22h53, começa o táxi, já que devido à posição remota não foi necessário push-back.
O avião, devido a não estar ligado ao terminal, não tinha tido o AC ligado, por isso, estava um calor infernal no interior. Devido a isto, a tripulação de cabine passou várias vezes a oferecer água logo após a descolagem.

A cabine do TC-JIL, que é um dos quatro A330-200 da JetAirways que estão alugados à Turkish.

O meu lugar

O monitor do sistema IFE, que tinha a opção de ser configurado em português.

Apesar de o monitor não ser tão grande como na última série de aviões da Emirates, o sistema em si e o conteúdo estão muito bons, não lhe ficando nada atrás

Os headphones e o ponto de ligação no braço da cadeira

Espaço para pernas bastante decente, e acima do oferecido por algumas companhias (como a Lufthansa, em que fiz o voo de Frankfurt para Lagos)

A turkish delight oferecida antes do serviço de bebidas pré-refeição

Após isto, a tripulação passou a oferecer bebidas, o menu do jantar e os "amenity kits"

Pedi um copo de água e um tipicamente asiático "ayran"

O kit continha meias, tampões para os ouvidos da 3M e venda para os olhos (bastante útil para dormir umas horitas)

Ao jantar optei pela carne de vaca que, como é normal na Turkish, estava muito boa, e tinha este aspecto

No fim da refeição, a tripulação distribui mini-garrafas de água

Após isto, as luzes da cabine foram desligadas até pouco antes da aterragem.

A aterragem foi feita na pista 05  com um atraso de 15 minutos, e após um táxi de 20 minutos, o avião estacionou em frente a um dos hangares de manutenção da Turkish. Lá perto estava o "Kushimoto", também conhecido como TC-JNC

Após o desembarque, fomos levados de autocarro para o terminal (uma viagem que demorou mais 10 minutos). O que levou a que entrássemos no terminal por volta das 7h00, tendo eu voo para Zurique às 8h30.
Ao entrar no terminal, é feito um controlo de passaportes manual pela polícia turca, para tentar apanhar passaportes contrafeitos.
Apesar de perceber e aceitar a implementação destas medidas, tudo isto fez com que chegasse à zona de controlo de segurança por volta das 07h20 (começando o embarque do meu próximo voo às 7h30).
Após passar no controlo de segurança e me apressar para chegar à porta de embarque, eis que lá chego com o embarque a começar.

Companhia - Turkish Airlines
Voo - TK1907 - Istambul - Zurique
Data - 22/02/2016 - saída: 08h30 (UTC+2) chegada: 10h30 (UTC+1)
Avião - TC-JSV (MSN 6751, primeiro voo a 07/08/2015)
Lugar - 24A
Embarque em posição remota, desembarque em manga

Lotação em económica acima dos 90% (mais uma vez, muito poucos lugares vazios).

Foto ainda com a matrícula de teste D-AYAM

Fonte:http://xfw-spotter.blogspot.pt/2015/08/a321-231sl-turkish-airlines-d-ayam-tc.html

Como já tinha referido, cheguei à porta de embarque com o embarque a começar, pelo que após pouco tempo já me encontrava no autocarro que nos iria levar até ao TC-JSV, avião com apenas pouco mais de 6 meses e que cheirava literalmente a novo.

Algo curioso foi que, o TC-JSV estava perto de onde o TC-JIL estacionou, mas quando lá chegámos, o TC-JIL já tinha entrado no hangar.

Começámos a taxiar às 8h33 e descolámos em direcção a Zurique às 8h45.

A económica deste A321 da Turkish

O detalhe engraçado do cinto de segurança

O monitor do sistema IFE, que apesar de ser touch-screen tinha comando

Só foi pena, depois de 10 minutos de estar a passar um filme, o sistema ter decidido que, até ao fim do voo eu não podia ver mais filmes, séries ou ouvir música... pelo que fui experimentando os jogos a bordo, algo que raramente faço.

O espaço para as pernas, que apesar de não ser tão bom como no A330, era minimamente decente e, comparável ao que muitas companhias utilizam nos Widebodies

Uma vista da sharklet do TC-JSV com mais alguns aviões estacionados na placa

Uma vista de Istambul durante a descolagem (feita na pista 35R)

Com o estádio olímpico Atatürk

Os headphones distribuídos neste voo

Uma possibilidade engraçada de visualizar o mapa

O menu para este voo

E o meu pequeno-almoço, que como é normal na comida da Turkish, estava divinal

A aproximação a Zurique, com umas paisagens lindíssimas

O pormenor da caixa do IFE de que muita gente se queixa, mas que achei que nem incomoda grandemente, pois as suas dimensões são muito reduzidas (largura inferior à de um pé)

Uma vista de parte da cabine económica, que neste avião conta com 158 lugares, aquando da saída

E uma vista da executiva, que neste avião é composto por 20 poltronas

Companhia - TAP Portugal
Voo - TP917 - Zurique - Porto
Data - 22/02/2016 - saída: 16h30 (UTC+1) chegada: 18h05 (UTC)
Avião - CS-TTI (MSN 933, primeiro voo a 02/12/1998)
Lugar - 18F
Embarque em manga, desembarque em manga

O Eça de Queirós a dirigir-se para o terminal em Zurique (foto minha)

Lotação em económica deveria ser entre os 60% e os 70% (muitos lugares vazios).

Depois da chegada a Zurique, e da passagem pela segurança, tive que me dirigir ao balcão de transfers para efectuar o check-in para o meu próximo voo, pois como saí de casa às 17h do dia anterior e, para voos a sair da Suíça, a TAP não permite o check-in on-line com mais de 23 horas de antecedência (seria a partir das 17h30 no meu caso).

Foi a primeira vez que tive um cartão de embarque de uma companhia de handling... (mas parece que o próximo é já para a semana)

O CS-TTI na manga, pronto para o embarque

O pushback ocorreu precisamente às 16h30, como manda a regra Suíça e a descolagem ocorreu às 16h40.

O espaço para as pernas, ou falta dele (estava com os joelhos encostados ao banco da frente, daí não ter metido a mão a medir a distância como nos outros voos)

Alguns movimentos engraçados na placa em Zurique

Fokker 100 da Helvetic

Os "jumbolinos" da Swiss

Q400 da Austrian

Posso dizer que quase que voei na executiva da TAP, dado que tive um dos lados da fila 18 inteira só para mim

O snack a bordo, cerca de 45 minutos após a descolagem. Não estava nada por aí além, mas até que caiu bem

Dado que é um aspecto tantas vezes aqui criticado, tenho que referir que a tripulação de cabine foi sempre simpática e sorridente aquando da interação com os passageiros, assim como os pilotos que iam dando alguma informação relativa ao estado do tempo durante a viagem e ao horário previsto de chegada.

A chegada a um Portugal nublado

E finalmente, a aterragem no Francisco Sá Carneiro 10 minutos antes do horário

Angelo Rosa

Excelente report, venha agora a parte 2 :)

lockheed

• You are not in Kansas anymore!...
Belo report e boas fotos!

Obrigado pela partilha!

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Muito bom MarcoM, fico à espera da segunda parte.

MarcoM

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1268 Visualizações
Última mensagem 20 de Julho 2014, 14:33:32
por iloper
9 Respostas
2729 Visualizações
Última mensagem 28 de Março 2016, 19:05:01
por VidocQ