sdo

• Moderador
Em todos os fóruns acaba sempre por haver problemas em gerir o tema dos tópicos. Por muito que se evite, os temas de discussão acabam sempre por tomar caminhos que fogem ao assunto inicial.

Se por um lado compreendo que é preciso algum controlo, ou de outra forma vamos ver o tópico "nova aeronave xxx" e afinal há dois meses que só se discute lá a pesca do bacalhau, por outro lado acho que deve haver algum relaxamento para que o debate possa fluir. Tal como numa conversa em que, falando de um assunto rapidamente surge outro, é normal que aqui aconteça o mesmo.

Sei que não é fácil encontrar um meio-termo adequado, e que muitas vezes por tudo e por nada se coloca em causa os moderadores dos fóruns. Não é de todo minha intenção fazê-lo.

Sugiro sim que, caso a moderação concorde e não tenha nada a opor-se, se discuta até onde deve ser permitido divagar e o que é que já é passar das marcas. Assim, talvez se consiga evitar a necessidade da moderação apagar posts como tem acontecido (atenção, não estou a dizer que discordo dessas intervenções) e também que haja alguma picardia entre users por o assunto estar a desviar-se.

Que opinião têm acerca do off-topic e como acham que deve ser gerido?

sdo

• Moderador
Começando pela minha opinião:

Vejo um fórum como um espaço de debate e portanto que haja alguma liberdade para se discutir e para surgirem outros temas que, por vezes, acabam por ter mais interesse do que o inicial. Se houver muita limitação, ou se perde este espaço de debate, ou se estão constantemente a abrir novos tópicos, de alguma forma dispersando a informação e as opiniões. Muitas vezes isto nem resolve o problema, simplesmente acaba por se discutir o mesmo assunto em vários tópicos.

Acho portanto que, a menos que já se esteja completamente fora do âmbito inicial, deve haver alguma flexibilização para o debate. Quando a moderação entender que já se fugiu demasiado ao tópico, talvez fosse uma opção fazer um aviso e, consoante a discussão, dar o tema como encerrado ou conduzi-lo para outro tópico e só a partir daí eliminar posts que não respeitam o aviso. Assim, evitava-se ao máximo haver tópicos onde são eliminados comentários por estarem off-topic.

cruzov

• Administrador
Caro sdo,

Concordo em grande medida contigo. Acho, no entanto, que deverá ser o bom senso a estabelecer os limites.

Jorge78

• Moderador
Caro sdo,

Também concordo com o teu ponto de vista, mas o problema não é tanto o off topic desde que seja saudável e tenha a ver com aviação.

O problema são as picardias desnecessárias que há em certos tópicos e quando começam a responder uns aos outros, enchendo os tópicos de spam.

Spak

Era bom clarificar o que é offtopic porque tenho visto posts serem apagados só porque sim.

Jorge78

• Moderador
Spak, foram apagados porque inundaste um tópico de spam em picardias com outro utilizador.
Todas os post's apagados foram por esse motivo.

Spak

Picardias?

Há que saber distinguir o que é comentar mais assertivamente com picardia. Defender que não gosto de algo relacionado com o tópico não é offtopic, confundir isso com picardia parece me outra coisa.

Mas hei, eu não risco nada aqui, façam como quiserem.

berto_opo

E que tal criar um tópico para "Conversas de Encher Chouriços"??

Assim ia pra lá tudo o off topic
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

lrad

cruzov

• Administrador
Há uma secção no fórum chamada precisamente 'off-topic' onde poderão debater-se as últimas tendências da moda, o penalty claríssimo que o árbitro não assinalou ou insurgirem-se contra aquele último imposto que o governo nos trouxe.

joaoff17

E que tal se, cada vez que entrarmos em off-topic, utilizássemos uma cor de texto diferente? Seria uma forma rápida de identificar quando é ou não é off-topic, e pouparia algum tempo aos utilizadores que procuram notícias/informações apenas sobre o tópico em si.
Claro que, em primeiro lugar, é nosso dever evitar o off-topic, mas quase sempre acaba por ser inevitável.
Por acaso, eu frequento outro fórum, que já é bastante velhinho mas continua a ser bastante frequentado, e o off-topic raramente é problema. Talvez por ter mais utilizadores?

CS-TTV

• A319 / A320 / B738
Concordo, ou uma cor diferente, ou outra coisa qq que pudesse ser identificável

Spak

É uma boa ideia... mas se for pelo tapatalk acho que não dá para mudar de cor. Ou dá?

joaoff17

O fórum que me referi não é de aviação, e prefiro não referir qual é, uma vez que desconheço a política deste fórum nesse aspeto, nem quero arranjar problemas com a moderação. ;)
De facto, o objetivo seria diminuir o off-topic, uma vez que este é inevitável. Poderiam, por exemplo, limitar o nº de posts OT por pessoa / ocorrência, ou então, em último caso, criar um tópico dedicado única e exclusivamente a off-topic, onde todos poderão despejar todo o OT desejado. O problema é que quase de certeza este não iria ser utilizado...  :-\
Quanto ao tapatalk, já não o tenho no telemóvel, mas estou certo que não dá para mudar a cor da letra. Sendo assim, só mesmo no PC.

CS-TTV

• A319 / A320 / B738
Desculpem a ignorância, mas alguém me pode explicar o que é esse tão famoso tapatalk? Obrigado ;D

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
62 Respostas
9465 Visualizações
Última mensagem 10 de Agosto 2014, 12:40:51
por jopeg
1 Respostas
473 Visualizações
Última mensagem 31 de Julho 2014, 13:07:17
por zulutango