D-Zign

@D-Zign essa rota que falei vai existir mesmo, a mesma foi ganha pela Aerovip.

Naturalmente que a rota será subsidiada, caso contrario nem abria!

Eu estava a falar de uma rota qualquer que inclua Beja... Subsidiar mais elefantes brancos com os meus impostos não, se faz favor...

caparica

Permitam-me um pequeno à parte...
Já se pode pagar com cartão de débito português na Ryanair Alex?

Podes, agora existem bancos que oferecem esta possibilidade, outros não, tambem existem cartões estrangeiros que podes fazer na net.

Cartão de Débito, sem custos (tirando o custo de emissão), português e físico, pode ser usado em compras na internet e nas lojas, como também para levantar dinheiro...

https://www.montepio.pt/SitePublico/pt_PT/particulares/cartoes/pre-pago.page?prodcode=0552

É o que eu uso para comprar viagens e "coisas" na internet.

O meu, do ActivoBank, nem custos de emissão tem. É completamente gratuito.

berto_opo

Muitas viagens que fiz até 2/3 anos eram compradas com MBNET mas agora como tenho feito voos comprados através de agência não sei se ainda é permitido. Atenção ao que me lembro, que agora, pode ser exigido a apresentação do cartão de crédito ou débito com que foi feita a compra.

Aconteceu-me isso o ano passado no Panamá aquando do regresso a Madrid.
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

Avelino Almeida

Ainda em julho fiz  Porto-Lisboa ida e volta por 20€ (10 cada viagem) num sábado. Saí de manhã cedo e voltei ao fim da tarde.

Paguei com Mb net.

Snip

O aeroporto de Beja custou 33 milhões de euros, tem uma pista que pode receber todo o tipo de aviões, mas está parado e corre o risco de perder o único investidor que tem desde que foi inaugurado há seis anos.

https://www.rtp.pt/noticias/pais/aeroporto-de-beja-em-risco-de-perder-o-unico-investidor_v994010

Em denúncia ao Sexta às 9, a Hi Fly ameaça abandonar este terminal por falta de condições logísticas.

Na sequência desta investigação, que mostra como o baixo Alentejo está isolado e esquecido, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas acaba de comunicar que, em breve, vai autorizar um outro projeto para este aeroporto, que estava na gaveta há já dois anos e meio.

brunodias

Honestamente o aeroporto em beja esta 1 pouco longe de tudo, tal como a reportagem disse a zona de beja é mal servida em praticamente tudo, o serviço de comboio é pouco, não tem boas estradas( digo isto e já não passo no ip8 há anos, mas como ainda deve passar dentro das 2 ou 3 localidades pelo caminho)

O aeroporto foi mais numa de vamos fazer porque se ganha uns votos porque duvido que os estudos dessem 1 bom desfecho para o aeroporto

Quanto há hi fly, nem sei o que diga, até porque se la metem os aviões aquilo não deve ser muito caro para eles

oliveco

• Vivo atualmente em Luanda. E gosto de seguir assuntos de aviação
E não haverá nalgum lado uma empresa de sucateiros de avião?  Seria uma boa atividade para reanimar um aeroporto que não tem obviamente vocação comercial: desmantelamento de aviões... Reciclagem...

A meu ver seria um cluster a tentar para Beja. E nesse tipo de atividade ter más acessibilidades nem seria problema...

Carlos

brunodias

Qualquer coisa para aquilo ter movimento era bom, agora secalhar já ha varios sitios a fazer isso por essa europa e secalhar estão baseados em aeroportos com taxas mais atrativas, falo em taxas porque o avião enquanto passo do interno para peças, devera pagar

Se formos a analisar até podia ser um novo teruel, mas só mesmo as empresas portuguesas metem la os aviões

BSilva

Depois do acordo da ANA com a AeroNeo, mais um acordo com o Grupo Mirpuri (MESA/Hi Fly) para a construção de um hangar para a manutenção dos aviões da HiFly

https://newsavia.com/grupo-mirpuri-mesahi-fly-constroi-hangar-de-manutencao-de-avioes-em-beja/

PS: o outro acordo
https://newsavia.com/unidade-de-desmantelamento-de-aeronaves-instalada-em-beja/

Rex

Vou responde aqui para estancar o offtopic no outro lado

De facto, o problema do Sócrates foi não ter parado a coisa. Mas para quem já não se lembra a grande ideia sobre o aeroporto de Beja não foi do Sócrates mas sim do Durão Barroso quando este era primeiro ministro.
Um artigo do CM (lamento a referência a tão nobre publicação...) de 2002 sobre a questão:
https://www.cmjornal.pt/politica/detalhe/aeroporto-civil-em-beja

Por acaso também não foi Durão, o projecto nasceu em 1999/2000 com Guterres

Citação
Decreto-Lei n.o 155/2000
de 22 de Julho
Com o presente diploma cria-se o enquadramento legal necessário à promoção e implementação do projecto de desenvolvimento da actividade aeroportuária
da Base Aérea de Beja para fins civis, ao nível do transporte aéreo e de outras actividades relacionadas com a aviação civil, e das infra-estruturas necessárias para
essa utilização.
Concluídos os estudos e relatórios do grupo de trabalho criado pelo despacho conjunto n.o 508/99, dos Ministérios da Defesa Nacional, das Finanças, do Equipamento, do Planeamento e da Administração do Território e da Economia, publicado no Diário da República, 2.a série, n.o 146, de 25 de Junho de 1999, que apontam
no sentido de considerar a utilização civil da Base Aérea de Beja um projecto viável, fundamental para o desenvolvimento da região, importa criar desde já um quadro
genérico que, definindo as grandes opções e balizando o caminho a seguir, não estrangule o desenvolvimento prático e concreto de um processo ainda em embrião
e, por isso, de contornos só progressivamente definíveis.
...
https://dre.pt/application/conteudo/321337

o pessoal muito gosta de se indignar com Beja, é assim para mim serve sempre para demonstrar que um aeroporto distante perde atratividade, mas pelo que custou são amendoins... os alemães é que gastaram la dinheiro como gente grande o terminal civil custou minduins, se me apresentassem a mim a ideia provavelmente dizia que sim, se resulta-se era um ROI brutal. não resultou... tambem não foi com, isto que fomos a falecia

A minha opinião sobre Beja evoluiu um pouco ao longo dos anos, só os burros não mudam.
Inicialmente também pertenci ao grupo dos que ridicularizava o projecto e na prática as criticas foram validadas pelo tempo pois como aeroporto civil foi um falhanço até agora, e já passaram 20 anos...
Mas com o tempo comecei a pensar que o projecto foi acertado, tinha que se tentar fazer alguma coisa para aproveitar o que lá estava. E quando olhamos para o que sucedeu em Espanha em que foram milhares milhões investidos em aeroportos fantasma, os 25 milhões que se gastaram em Beja parecem um pouco menos mau.

Mas fica sempre a lição de que não é porque uns governantes querem muito uma coisa que os passageiros aparecem, aka, "culto à carga" e Beja prestou-se a montanhas de disparates que ainda hoje subsistem, é comum ler por aí pessoas a falar em Beja em alternativa a Montijo (ou outras opções)

Por outro lado, acho que entretanto apareceu outra lição, para os que como eu ridicularizavam a coisa.
Se olharmos por exemplo para Terruel em Espanha ou Lourdes em França, aquilo também foi bastante ridicularizado a certa altura, contudo são hoje interessantes centros de manutenção, scrapping, storage, etc
Claro que falar hoje em dia olhando para o passado e outras experiências é fácil criticar, ou como se costuma dizer, "depois da boda não faltam padrinhos".

Talvez Beja tenha sido uma boa aposta mas no cavalo errado.
E apesar da concorrência bem instalada em países vizinhos quem sabe se as coisas lentamente não evoluem num bom sentido já sem o espalhafato de políticos a inaugurar obras à espera de milhares de passageiros que nunca virão.
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2020, 15:37:15 por Rex »

toto1100

Tambem a verdade é que embora as pessoas gostem muito de se agarrar ao estudo que dizia que ao fim de 5 anos (ou lá quanto tempo era) o aeroporto ia ter 1 milhao de passageiros (curiosamente nunca falam dos estudos de trafego das obras no Sa Carneiro que subestimaram a procura em varios milhoes de passageiros), a justificacao tecnica para a abertura do aeroporto para uso civil nao eram os passageiros, eram a manutencao de aeronaves e outros servicos aeronauticos (armazenamento, desmantelamento, etc.); os passageiros eram um "nice to have" e o terminal foi construido com as especificacoes minimas.
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2020, 16:06:11 por toto1100 »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
11 Respostas
1935 Visualizações
Última mensagem 25 de Setembro 2017, 12:16:40
por Scarto
3 Respostas
1155 Visualizações
Última mensagem 13 de Abril 2016, 18:23:19
por fabinho1314