MarcoM

Ora vamos lá à segunda parte do trip report, ou seja, o regresso a Lagos.

Esta viagem começou no Porto (OPO) no dia 12 de Março e teve uma escala noturna em Zurique (ZRH) de onde saí no dia 13 em direcção a Istambul (IST), para daí seguir para Lagos (LOS).

Companhia - TAP Portugal
Voo - TP924 - Porto - Zurique
Data - 12/03/2016 - saída: 12h10 (UTC) chegada: 15h45 (UTC+1)
Avião - CS-TTG (MSN 906, primeiro voo a 13/10/1998)
Lugar - 5F
Embarque em manga, desembarque em manga

Arrisco dizer que a lotação deste voo estaria próxima dos 80%

Foto de Bernhard Ebner (curiosamente em Zurique) no site planespotters.net
Fonte:https://www.planespotters.net/photo/409124/cs-ttg-tap-air-portugal-airbus-a319-111

Neste voo fiquei bastante chateado com a TAP, porque no voo da Nigéria para Portugal, apesar de estar a viajar em bilhetes separados da Turkish e da TAP, a Turkish despachou-me a bagagem de porão até ao destino final, o que me deixou com a expectativa de que a TAP, sendo parceira da star alliance, fizesse o mesmo no voo de regresso. Qual não é a minha surpresa quando, no balcão de drop-off a funcionária da TAP me diz que tenho que recolher a bagagem de porão em Zurique e voltar a despachá-la de Zurique até Lagos (o que me fez ter que estar no dia seguinte no aeroporto de Zurique 1 hora mais cedo do que estava a contar). E nem após a minha explicação de que a Turkish tinha despachado a bagagem até Portugal mudou algo, tendo-me sido explicado que é política da empresa não o fazer.
Se a TAP em alguns aspectos já tinha que melhorar na relação com os clientes, aqui está mais um ponto onde o pode (e deve) fazer.

O Humberto Delgado no Sá Carneiro ainda a deixar desembarcar os passageiros do voo anterior.

O embarque foi feito por zonas, o que evita o congestionamento do corredor do avião, sendo um método mais eficiente de embarque. Por aqui a TAP ganhou pontos.

O pushback foi feito às 12h10 e a descolagem ocorreu às 12h20.

Desta vez esqueci-me de tirar a foto com o espaço para as pernas, mas este era claramente maior do que no voo de Zurique para o Porto. O que me leva a crer (como já suspeita anteriormente) que as companhias com este tipo de cabine, sem uma executiva pura, na maioria das vezes, para não dizer sempre, não alteram o pitch dos lugares que podem ser utilizados como executiva ou como económica de acordo com as necessidades.
Fica a dica, para ter mais espaço, excluindo as filas de emergência, marquem os lugares da frente.

Descolagem digna de foguetão do CS-TTG.

Deixo agora duas fotos com reflexos horríveis durante a saída.

Uma vista sobre a costa norte de Portugal

E uma vista da Invicta com o Douro a pincelá-la de azul e a cortar a monotonia da selva urbana (não que ache o Porto monótono, porque adoro a cidade)

Agora voltando ao voo em si.

Por volta das 13h00/13h15 foi servido o almoço, composto por pão, manteiga, arroz com vestígios de aves e cogumelos e laranja ao cubos para sobremesa.
O serviço de café e refrigerantes foi feito ao mesmo tempo (primeira vez que me aconteceu tal coisa).

O comandante foi sempre super informativo, tendo-nos dado muita informação sobre a rota e as condições climatéricas e informado que a nossa altitude de cruzeiro era de 38000 pés (já que já não há monitores para ver estas informações é sempre bom as pessoas lá mais à frente darem este tipo de informação).

A aterragem em Zurique aconteceu às 15h39, tendo chegado à posição final uns minutos depois, após taxiar desde a pista 14 até à ala A do terminal doméstico.

Companhia - Turkish Airlines
Voo - TK1912 - Zurique - Istambul
Data - 13/02/2016 - saída: 07h30 (UTC+1) chegada: 10h30 (UTC+2)
Avião - TC-JPV (MSN 3931, primeiro voo a 28/05/2009)
Lugar - 24A
Embarque em manga, desembarque em manga

Lotação acima dos 90%

Foto de Thomas Schmidt-Blindenhöfer no site planespotters.net
Fonte:https://www.planespotters.net/photo/476547/tc-jpv-turkish-airlines-airbus-a320-214

Este é um dos A320s da Turkish que têm uma verdadeira executiva

No entanto na económica não há IFE individual

Mas há os belos dos monitorzinhos para ir vendo o mapa de progresso do voo

E ligação para canais de rádio (que é o meu segundo voo na Turkish em que não funcionam)

O pushback foi feito às 07h35.

(as próximas fotos ficaram com uma qualidade muito má por terem sido tiradas à socapa devido à tripulação de cabine não permitir estritamente o uso de qualquer equipamento electrónico durante o táxi)

O espaço para as pernas um tanto para o apertadinho

Um alinhamento de caudas engraçado no terminal internacional de Zurique 2 Swiss, 1 Cathay, 1 Air Canada e 1 American Airlines

Agora mais de perto...

O 777 da Cathay e o A330 da Air Canada

Um A340 da Swiss e o 767 da American Airlines

O outro lado do AA e a bandeira da Suíça

Depois de esperarmos a nossa vez, chegou a hora de descolar na pista 32 eram 07h50.

Algo de que não gostei foi a temperatura da cabine, que estava muito baixa, especialmente para um voo matinal.

Uma vista da janela enquanto começava o serviço de bordo

O menú do pequeno-almoço

E o pequeno-almoço propriamente dito

Seguido do café com leite

Voo com alguma turbulência ligeira durante boa parte da viagem a uma altitude de cruzeiro de 37000 pés.
Às 10h32 aterrámos na pista 05 de Istambul.

Devido às obras de construção no aeroporto reparei que havia muito FOD junto às taxiways.

Após o táxi, chegámos à posição final às 10h40 e desembarcámos por manga directamente para o terminal internacional do aeroporto Atatürk.

Já dentro do aeroporto é necessário passar novamente pela segurança, que apesar das filas nem demora muito tempo.

Companhia - Turkish Airlines
Voo - TK625 - Istambul - Lagos
Data - 13/03/2016 - saída: 14h50 (UTC+2) chegada: 21h10 (UTC+1)
Avião - TC-JIS (MSN 961, primeiro voo a 01/10/2008)
Lugar - 35A
Embarque em posição remota, desembarque em manga

A lotação devia rondar os 80%

Foto de JMR no site planespotters.net
Fonte:https://www.planespotters.net/photo/599129/tc-jis-turkish-airlines-airbus-a330-223

Após embarcar no TC-JIS, dirigi-me para a fila 35, para aqueles que seriam os meus dois lugares para este voo (dado que o lugar ao meu lado ficou vazio).
Este avião tem um interior diferente do TC-JIL em que fiz o voo Lagos-Istambul, sendo o interior do TC-JIS o típico da frota A330 da Turkish, enquanto que o TC-JIL tem os interiores da Jet Airways (que na minha opinião são mais confortáveis).

O espaço para as pernas, que é prejudicado pela bolsa de arrecadação, o que ao fim de algumas horas se começa a tornar incomodativo.

Uma vista pouco comum a fazer o seu pushback

O sistema de IFE individual, que desta vez era o "Planet" da Turkish e não o sistema igual ao do TC-JIL, sendo este último o melhor dos dois na minha opinião.
Ambos os sistemas são touch-screen, mas o do TC-JIL tem o comando destacável do assento frontal, enquanto que no TC-JIS o comando é fixo às costas do assento frontal e o conteúdo é melhor e mais variado no sistema do TC-JIL.

Os headphones (iguais aos do Lagos-Istambul)

A turkish delight distribuída antes da refeição

Apesar de ser um voo diurno, foi distribuído um amenity kit composto por venda, meias anti-derrapantes e tampões para os ouvidos da 3M

O menú da refeição

E a refeição, que mais uma vez estava óptima

Antes da aterragem é distribuída uma sandes ou um bolo. Quando a tripulação chegou ao meu lugar já não havia bolo, mas não me importei nada porque a sandes estava óptima. De tal forma que me esqueci de lhe tirar uma foto... A sorte é que há fotos na internet e assim dá para a mostrar.

Fonte:http://thefoodchapter.blogspot.com.ng/2014/10/turkish-airlines-way-to-fly-in-turkey.html

Às 20h55 aterrámos na pista 18R, tendo depois taxiado até à ala E do aeroporto de Lagos, onde após o controlo da vacinação contra a febre amarela me encontrei com a equipa protocolar da empresa com a qual passei a emigração, não havendo por isso nada de maior a registar (apesar de ser sempre preciso cuidado quando se chega sozinho, devido à elevada taxa de corrupção dos agentes).
« Última modificação: 27 de Março 2016, 00:06:57 por MarcoM »

CS-TTV

• A319 / A320 / B738

Guilherme Martinez

Marcos Pereira

• Porto Spotters
Excelente report!! Pena que quando fui a MXP não tenha feita o mesmo. Para cá ainda gravei um video da descolagem e aterragem

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Gostei de ler/ver MarcoM. Não viajei mas ficou a ideia como seria se tivesse ido. Obrigado pela partilha.

Jorge78

Excelente report Marco, obrigado pela partilha :)

VidocQ

Excelente report! Extremamente informativo, e até a mim me deu vontade de viajar na turkish já que ainda não tive o prazer ;)

Realmente foi uma pena a mala não ser transferida directamente pela TAP :(
Eles dizem que é politica da empresa mas pergunto-me se terá sido por causa da paragem overnight?
A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

Carlos Seabra

Belo report, Marco. Obrigado pela partilha.

Achei piada ao "arroz com vestígios de aves"...  ;D
Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

MarcoM

Obrigado a todos pelos comentários!  ;D

até a mim me deu vontade de viajar na turkish já que ainda não tive o prazer ;)

É daquelas companhias que, depois de voar a primeira vez com eles, sempre que posso é com eles com voo (apesar de não gostar lá muito da experiência proporcionada pelo aeroporto de Istambul).

Realmente foi uma pena a mala não ser transferida directamente pela TAP :(
Eles dizem que é politica da empresa mas pergunto-me se terá sido por causa da paragem overnight?

Pensei nisso, mas não faz muito sentido, porque em Zurique pode-se fazer o baggage drop-off com a TAP no dia anterior...

VidocQ

Quando tiver oportunidade de ir ao Oriente mais um vez vou tentar, mas normalmente a politica da empresa é escolher AF :(

Quanto ao IST percebo-te, passei por lá em trabalho em 2012, e não foi das melhores impressões.

Quanto ao drop-off não sabia que em ZRH se podia fazer com 24h de antecedência, (mas está-se sempre a aprender  ;) ),
e é uma pena que a TAP então não tenha esse serviço de bagagem em ligação disponível.
Pergunto-me se o farão em grandes aeroportos como ORY/FRA/LHR.
« Última modificação: 28 de Março 2016, 19:07:56 por VidocQ »

A388 / A321(321/32B) / A320(320/32A) / A319 / A318 / A223 / B773(77W) / B738(73H) / B737(73G/73W)
E195 / E190 / E145 / CRJK(X) / CRJ9 / F100 / RJ85 / AT76 / DH8D(NG)
TP / AF / KL / LH / LX / BA / OS / TK / SK / ZI / TO / FR / U2 / EW / A5 / C9 / D8 / UX / EK / V7 / 0B / SN / DY

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1268 Visualizações
Última mensagem 20 de Julho 2014, 14:33:32
por iloper
4 Respostas
2130 Visualizações
Última mensagem 29 de Fevereiro 2016, 18:51:09
por MarcoM