ruialves

• Moderador
Olá a todos os interessados em fotografia.

Esta foto:

Foi rejeitada no Jetphotos com os seguintes comentários:
Reason(s) For Rejection: Digital manipulation.
Screener's Comments: It is impossible to get that effect with F/8

Gostava de ouvir as vossas opiniões!

BTW, isto foi no regresso de Madrid, aquando da ida no A346 :)
Iberia Airbus A320-214, EC-LRG, CN: 1516.
--
Cmps,
Rui Alves

Carlos Seabra

Eu estou com o screener, essa profundidade de campo é impossível a F8.0... :o Acho uma abertura pequena para tal. Se fosse F1.4 ou 2.8...

Mas esclarece-nos... :P
« Última modificação: 28 de Março 2016, 00:33:59 por Carlos Seabra »

Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

ruialves

• Moderador
--
Cmps,
Rui Alves

ruialves

• Moderador
Eu estou com o screener, essa profundidade de campo é impossível a F8.0... :o Acho uma abertura pequena para tal. Se fosse F1.4 ou 2.8...

Mas esclarece-nos... :P
Deixa la ver que mais opinioes ha, la mais para a frente comento ;)
--
Cmps,
Rui Alves

Carlos Seabra

Mesmo a 5.6 ainda acho insuficiente, mas não podia ter sido tirada a mais de 5.6 (entenda-se mais abertura do que 5.6) porque a lente do Rui é a 100-400 f4.5-5.6 (presumo eu, se for como a minha) e a 400mm a abertura máxima é 5.6.

Se fosse com uma EF 400mm f/2.8L IS acreditava mais, mas estou bastante curioso com a explicação Rui! :P
Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

lrad

Desculpem a ignorância mas o que é que é DOF?

Carlos Seabra

Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

ruialves

• Moderador
Muito curioso :)

Efectivamente não foi manipulada digitalmente e sim, é possível com f8 ter este Bokeh.

Bokeh is one of the most popular subjects in photography.
The reason why it is so popular, is because Bokeh makes photographs visually appealing, forcing us to focus our attention on a particular area of the image.
The word comes from Japanese language, which literally translates as “blur”.

Existem várias formas de se conseguir este grau de "blur", não exclusivamente à custa de uma lente com uma abertura extremamente grande (casos de f2.8 ou superir - f2, f1.8, f1.4,...)
A 400mm e muito perto dava para fazer, eu com a minha 18-135, nos 135mm e a 5.6 ja fazia umas coisas engraçadas...
CS-UHE, é isso mesmo!
A 400mm e muito perto dá!
Uma das formas de se conseguir este Bokeh é com uma extensão focal longa (neste caso 400mm) e estando muito perto do subject, que é o caso! :)

Obviamente que fiz um appeal da foto no jetphotos, não pela insistência da foto entrar mas para provar o meu ponto.
Disponibilizei-me para enviar o RAW original caso fosse necessário...
Esta foi a resposta que recebi por email ontem:

Citação
From: <photoscreeners@jetphotos.net>
Date: Sun, Mar 27, 2016 at 9:35 PM
Subject: JetPhotos.Net Photo Rejection Appeal Results

---------------------------------------------------------------------------
Your appeal for photo id 5215475 has been processed and has been rejected.
Admin Comments >> Dear Rui, yes it is possible. The screener was wrong. However the motive doesn\'t meet our needs. We are looking for an overview of the cabin, not the details. One (row of) seat(s) may comply at least.
>> http://www.jetphotos.net/viewreject_b.php?id=5215475
---------------------------------------------------------------------------

Se o critério é válido ou não, isso é outra discussão, mas o gozo da foto está lá!
Pelo menos deu para esta discussão e alguém aprender alguma coisa  ;)

Missão cumprida.
Over & Out.
« Última modificação: 29 de Março 2016, 07:44:31 por ruialves »

--
Cmps,
Rui Alves

Carlos Seabra

Também já aprendi algo interessante hoje, obrigado Rui! Hei-de testar com a minha 100-400 aqui por casa ou até mesmo em breve quando voltar a voar.

Quanto ao critério do JP considero ser válido porque de facto esse tipo de registos mais "artísticos" não são bem a prioridade deles, mas acho que devias colocar essa num AirplanePictures ou assim... ;)

Abraço e obrigado!
Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

iloper

Se for uma foto tirada com uma FF a uma distancia curta, acho o desfoque completamente plausivel

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 83+-1=82 ms, db 0 ms, php 82 ms