sir_nando

todos!

Eu gostava de saber quais são as entidades/instituições onde se possa tirar o curso de Técnico de Manutenção Aeronáutica.

Pelo que tenho visto na Internet, a TAP abriu um curso desses há um tempo atrás, mas nessa altura eu ainda nem conhecia esta profissão nem sabia nada sobre ela. Portanto, foi algo que me passou completamente ao lado. Agora o bem da TAP é que aquilo era gratuito, o tempo de prática estava garantido e portanto, uma pessoa ficava bem na vida. Pelo menos, é o que eu acho...

Qual é a vossa opinião acerta desta profissão? Acham que tem futuro? Mesmo que em Portugal não tenha futuro, nos países estrangeiros tem bastante saída/procura?

A nível de remuneração, quanto ganham estes técnicos na TAP? E lá fora, como são a remunerações para esta área?

Toda a informação que me puderem dar acerca desta área, eu agradeço!

Cumprimentos,
Jorge Rocha

O_Costa

Rocha,

Sendo eu mecânico de aviões na FAP eu só conheço 3 intuições que formam pessoal nesta área. A Força Aérea, a TAP e a Cenfortec. Mas julgo que existem mais, eu que não as conheço!

É uma das muitas profissões ligadas à aeronáutica que passam, muitas vezes, "ao lado" dos mais distraídos. Aviões não são só pilotos. E como qualquer profissão ligada à aeronáutica tem - na minha opinião - futuro. No entanto é necessário ter em mente alguns pontos sobre a mesma.

Em primeiro lugar a entidade que te dá formação. Apesar de a formação ministrada na FAP ser que óptima qualidade e da instituição ser uma excelente escola, precisas ter em conta dois aspectos importante; primeiro o facto de seres MILITAR, antes de seres qualquer outra coisa (piloto, controlador de tráfego, oficial de operações, técnico de manutenção, etc) sendo remunerado pelo teu posto e não pela função ou responsabilidade que tens. O segundo, e não menos importante, o facto de trabalhares em aviões militares que, por mais sofisticados que sejam, não têm um equivalente civil na maioria dos casos. Atenção, não é um drama mas é um ponto a ter conta quando passas para a civil. Se optares pela civil, tem atenção se a escola cumpre todos os requisitos impostos pela AESA e pelo INAC, afim de te reconhecerem a carteira profissional no final.

Em segundo lugar os custos. Tudo na aviação é caro, muito caro. E, como seria de esperar, formar mecânicos (técnicos de manutenção de aeronaves, se gostares mais) não foge à regra. É um curso caro...

Ah!! Não é rocket science, mas tem que se lhe diga e implica estudo e empenho.

Em terceiro a profissão em si. Como TMA podes, muito resumidamente, trabalhar em manutenção e em linha da frente. Podes ainda fazê-lo separado ou em simultâneo dependendo da empresa onde estás e das tuas qualificações. É uma profissão sujeita a stress e a uma elevada responsabilidade (como muitas outras), mas nesta um erro pode ter consequências muito graves.

Para concluir a procura no mercado é elevada, mas também as qualificações/experiência exigidas! Por isso não é o El Dourado como por vezes te poderão pintar. Não te deslumbres, hoje em dia os custos do trabalho estão em queda e nem a aviação resiste. Há empresas que pagam bem, outras que pagam muito bem e ainda outras que nem por isso. Sendo garantido que um bom salário te vai ser cobrado até ao osso.

Contudo, continua a ser um boa aposta na minha opinião.

Cheers

pausa36086

Boas

Também existe a Las no prior velho. São cursos muito caros tenho ouvido falar acima de 15mil.

sir_nando

Boas Rocha,

Sendo eu mecânico de aviões na FAP eu só conheço 3 intuições que formam pessoal nesta área. A Força Aérea, a TAP e a Cenfortec. Mas julgo que existem mais, eu que não as conheço!

É uma das muitas profissões ligadas à aeronáutica que passam, muitas vezes, "ao lado" dos mais distraídos. Aviões não são só pilotos. E como qualquer profissão ligada à aeronáutica tem - na minha opinião - futuro. No entanto é necessário ter em mente alguns pontos sobre a mesma.

Em primeiro lugar a entidade que te dá formação. Apesar de a formação ministrada na FAP ser que óptima qualidade e da instituição ser uma excelente escola, precisas ter em conta dois aspectos importante; primeiro o facto de seres MILITAR, antes de seres qualquer outra coisa (piloto, controlador de tráfego, oficial de operações, técnico de manutenção, etc) sendo remunerado pelo teu posto e não pela função ou responsabilidade que tens. O segundo, e não menos importante, o facto de trabalhares em aviões militares que, por mais sofisticados que sejam, não têm um equivalente civil na maioria dos casos. Atenção, não é um drama mas é um ponto a ter conta quando passas para a civil. Se optares pela civil, tem atenção se a escola cumpre todos os requisitos impostos pela AESA e pelo INAC, afim de te reconhecerem a carteira profissional no final.

Em segundo lugar os custos. Tudo na aviação é caro, muito caro. E, como seria de esperar, formar mecânicos (técnicos de manutenção de aeronaves, se gostares mais) não foge à regra. É um curso caro...

Ah!! Não é rocket science, mas tem que se lhe diga e implica estudo e empenho.

Em terceiro a profissão em si. Como TMA podes, muito resumidamente, trabalhar em manutenção e em linha da frente. Podes ainda fazê-lo separado ou em simultâneo dependendo da empresa onde estás e das tuas qualificações. É uma profissão sujeita a stress e a uma elevada responsabilidade (como muitas outras), mas nesta um erro pode ter consequências muito graves.

Para concluir a procura no mercado é elevada, mas também as qualificações/experiência exigidas! Por isso não é o El Dourado como por vezes te poderão pintar. Não te deslumbres, hoje em dia os custos do trabalho estão em queda e nem a aviação resiste. Há empresas que pagam bem, outras que pagam muito bem e ainda outras que nem por isso. Sendo garantido que um bom salário te vai ser cobrado até ao osso.

Contudo, continua a ser um boa aposta na minha opinião.

Cheers

Muito obrigado pela tua resposta O_Costa!  ;)

O_Costa

Boas

Também existe a Las no prior velho. São cursos muito caros tenho ouvido falar acima de 15mil.

É verdade, esqueci-me dessa. :-)

ratiinho

Boa tarde

Vou aproveitar o topico para tirar umas duvidas..

Quando fazemos o curso na cefortec ou no las estamos diretamente habilitados a trabalhar??   E porque nao consigo me infomar a 100% na net, pergunto isso porque nao queria tar a pagar para fazer o curso e depois nao poder exercer..

E quanto ao curso que a lusofona esta a fazer em parceria com a cenfortec??? e bom ou nam por isso??

Obrigado!!!

ratiinho

alguem com conhecimento sobre este assunto que de uma ajudinha....   ??

O_Costa

Boas,

Como eu escrevi anteriormente, as escolas ministram os cursos e o INAC emite as licenças. Contudo há quem entre no mercado sem a "carteira profissional".
Julgo que as escolas cumprem as normas exigidas pela AESA e pelo INAC e a licença é emitida assim que o curso seja concluído. Estando os alunos habilitados a exercer.

Mas, não assumas isto como a verdade, não há como ir às escolas pessoalmente.

Abraço

ratiinho

Por aqui algum TMA que nao se formou na TAP

As pessoas que se formaram no LAS e na CENFORTEC conseguiram obter a licensa part44 e arranjar emprego???

MiguelDuarte

Boas pessoal, ando a tirar o curso ab-initio na cenfortec e neste momento andam inscrições abertas, e em comparação com a Las, é um "bocado" mais barato... são 12.500 e com possibilidade de fazerem a parte prática no Grupo 7 Air.

Abraços aeronáuticos

Boas

É verdade, esqueci-me dessa. :-)

ratiinho

A pratica no grupo 7 air é a pratica pa obter a licensa part66??

ratiinho

alguem sabe me responder sff

Carlos Junior

Senhores boa tarde.
     Sou Brasileiro , e tenho uma profunda admiração por tudo o que diz respeito a Portugal e sua cultura. Sou TMA aqui no Brasil e tive o privilégio de trabalhar na TAP, hoje estou trabalhando em outra empresa ( Avianca ) e tenho umas duvidas as quais até agora não consegui respostas.
     Recentemente consegui a licença americana ( FAA Airframe & Powerplant ) e possuo as licenças brasileiras ANAC , tenho muita vontade de trabalhar com free lance em contratos pelo mundo, mas percebi que em sua manhoria os contratantes exigem licenças B1 e B2. A minha pergunta aqui meus amigos é se existe alguma equivalência entre as licenças brasileiras e ou americanas com as europeias ? E se por ventura existir qual o procedimento a ser seguido para tornar isso viável ?
     Muito obrigado pela oportunidade.

Carlos. 

IonicHaxor

Boas tardes!

Eu sou militar na força aérea, tirei o curso de MMA, Mecanico de Material Aéreo, o que é de certa forma equivalente à carteira profissional.
Já sei, infelizmente, não tenho equivalencia aos exames da carteira profissional, tendo que estudar tudo novamente e repetir os exames, mas a minha questão está na prática, já sei que tenho que ter uma certa quantidade de horas práticas após os exames para obter a carteira profissional, a minha questão é saber a quantidade de horas que é necessário e se a força aérea dá alguma facilidade ou equivalencia no que toca a parte prática para a carteira profissional.

Edit: Estou a falar na carteira B1
« Última modificação: 07 de Outubro 2014, 21:04:09 por IonicHaxor »

Cientista401

Caro Junior, não equivalência entre a licença FAA e EASA, para tirares uma licença B1 ou/e B2 tens de fazer o curso de novo.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
1344 Visualizações
Última mensagem 23 de Outubro 2015, 17:13:43
por FranciscoLuis
0 Respostas
901 Visualizações
Última mensagem 27 de Janeiro 2016, 11:51:26
por speed29