joaoff17

  • Mensagens: 356
Certamente muitos de vós saberão disto, mas alguns talvez já se tenham questionado sobre o significado de 'A321-214', ou '737-8AS', mas nunca tenham chegado a informar-se sobre isso. Penso ter acertado na categoria deste tópico, e creio que não haja nenhum sobre este tema. Aqui vai então.

Ambas as construtoras utilizam uma numeração específica para distinguir os seus modelos, tratando-se de um código de três algarismos (ou letras, no caso da Boeing).
O primeiro algarismo é semelhante nos dois casos, e identifica a versão - A330-200 / 767-400 - por exemplo, e a diferença mais notória entre diferentes versões é o tamanho do avião.

Os algarismos seguintes já diferem de Airbus para Boeing. Falemos então de cada um.

O 2º dígito, em Airbus, identifica o tipo de motor:
0   GE CF6 (A310 / A330)
1   GE CFM56 (A320 / A330)
2   P&W PW6000 (A318 / A310 / A330)
3   IAE V2500 (A320)
4   RR Trent (A330 / A340 / A350 / A380)
5   CFMI LEAP (A320Neo)
6   Engine Alliance GP7200 (A380)
7   P&W PW1000G (A320Neo)
Já o terceiro, identifica a variante do motor. Exemplo:
A320-211   CFM56-5A1
A320-212   CFM56-5A3
A320-214   CFM56-5B4
(etc)
Poderão consultar uma listagem mais completa aqui. Ainda que esteja desatualizado, o PDF já inclui os códigos do A380 e A350.

Com a Boeing, é completamente diferente: os dois últimos dígitos identificam o fabricante. Segue uma curta lista de alguns códigos para clientes conhecidos por terras lusas:
28   Air France
30   Lufthansa
36   British Airways
43   Alitalia
82   TAP Portugal (já não se utiliza)
04   Thomson Airways
06   KLM
B6   Royal Air Maroc
B8   Austrian Airlines
F2   Turkish Airlines
K2   Transavia
M2   TAAG
T7   Monarch Airlines
1H   Emirates
5P   Air Europa
AS   Ryanair
DZ   Qatar Airways
FX   Etihad Airways
JP   Norwegian
Lista completa aqui.

tareias77

  • Mensagens: 4654
Bom tópico, João, mas é importante ressalvar que a partir dos 787, deixa de ser associado ao modelo o código de cliente. Penso que com o 737 MAX se vai passar o mesmo.
« Última modificação: 04 de Abril 2016, 23:58:34 por tareias77 »


MiguelRei

  • Moderador
  • Mensagens: 1250
    • Instagram
Precisamente!


De referir, que esse código pode ser mudado na Airbus, caso o tipo de motores também seja alterado.

Como exemplo serve o CS-TOH, que já foi:
  • Airbus A330-242
  • Airbus A330-202
  • Airbus A330-223

Já na Boeing, um avião nunca muda esse código.
Os Boeing que a TAP encomendou, foram e são sempre Boeing 7_7-_82, quer na TAP quer nas outras companhias por onde passaram.

joaoff17

  • Mensagens: 356
Por acaso não sabia que os 737Max iam adotar a numeração dos 787. Nesse caso, a lista que aí coloquei ficará obsoleta dentro de alguns anos :P

Quanto aos A330 que o Miguel referiu, já me tinha apercebido disso, mas geralmente essas alterações são feitas quando os aviões pertencem à fábrica e estão em testes - creio nunca ter apanhado mudança de motor enquanto operam para uma companhia.

E relativamente aos Boeings da TAP, é evidente que eles continuarão a ser 82 (não sei se foram todos desmantelados ou se ainda há algum a operar atualmente), mas como eles mudaram para Airbus, não vão utilizar esse código tão cedo ;)

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 585
E relativamente aos Boeings da TAP, é evidente que eles continuarão a ser 82 (não sei se foram todos desmantelados ou se ainda há algum a operar atualmente), mas como eles mudaram para Airbus, não vão utilizar esse código tão cedo ;)

Ainda existem alguns 737 ex TAP a voar sim senhor. :)

CS-TMT

  • Mensagens: 1490
    • Facebook
E relativamente aos Boeings da TAP, é evidente que eles continuarão a ser 82 (não sei se foram todos desmantelados ou se ainda há algum a operar atualmente), mas como eles mudaram para Airbus, não vão utilizar esse código tão cedo ;)
Ainda tens pelo menos o LY-FLH da Small Planet, o XT-BFA do Governo do Burkina Faso, o LY-LGC da Grand Cru Airlines e o OY-JTF que volta e meia vem a Lisboa matar saudades e fazer voo TNT ou DHL ;) assim de cabeça lembro-me destes, mas pode haver mais. O XT-BFA não é propriamente TAP mas sim Air Atlantis, mas o código é o mesmo (82).
« Última modificação: 05 de Abril 2016, 01:06:37 por CS-TMT »

REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

pcoelho

  • Mensagens: 24
Eu creio estar correcto ao afirmar que esse XT-BFA era o B727-282 CS-TBY na TAP Air Portugal da altura, eu cheguei a fazer um voo nele quando este era ainda uma aeronave recente na frota TAP.

joaoff17

  • Mensagens: 356
De facto, alguns dos ex-tap têm movimentos recentes no fr24. Mas apenas os B733 - os mais recentes. Um deles fez um touch&go há uns dias que durou algumas horas!

CS-TMT

  • Mensagens: 1490
    • Facebook
O XT-BFA sendo avião presidencial, só voa quando há necessidade. Esteve em Lisboa em Dezembro de 2007 aquando da Cimeira Europa-África e esteve há dois ou três anos em Faro. Nos Açores é que aterra com mais frequência, em Santa-Maria.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
1132 Visualizações
Última mensagem 16 de Julho 2014, 23:23:59
por iloper
Boeing vs airbus

Iniciado por satman « 1 2 ... 9 10 » Aviação Comercial

149 Respostas
19430 Visualizações
Última mensagem 30 de Dezembro 2014, 12:44:26
por ClearedForTakeOff
0 Respostas
343 Visualizações
Última mensagem 07 de Outubro 2014, 19:15:23
por kruzovsky
63 Respostas
5476 Visualizações
Última mensagem 22 de Abril 2018, 18:20:26
por Rex
1 Respostas
359 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho 2015, 19:39:18
por brunodias

Total 61+0=61 ms, db 0 ms, php 61 ms