iSeven

Este tópico é referente a Controladores de Tráfego Aéreo.
Tópico sobre Pilotos
Tópico sobre Oficiais de Operações de Voo

Caros membros,

Tendo em conta o elevado número de dúvidas que surgem (por vezes, repetidas), relativamente a assuntos como certificados médicos, licenças e afins, decidi fazer uma selecção da legislação que diz respeito a cada tema e partilhá-la convosco. Tentei que esta fosse a mais completa possível.

O objectivo é ter um só sítio de fácil acesso a todas estas informações. Desta forma, cada um conseguirá esclarecer melhor as suas questões, poupando a si mesmo o trabalho de andar a saltar de regulamento em regulamento, na Internet.

Até agora, reuni excertos de legislação respeitantes às seguintes áreas:
1.   Part-MED – Requisitos médicos para pilotos (aqui)
2.   Part-FCL – Licenciamento de pilotos (aqui)
3.   Validação de licenças estrangeiras (aqui)
4.   OOV – Oficiais de operações de voo / Despachantes de voo (aqui)
5.   Part ATCO.MED – Requisitos médicos para controladores de tráfego aéreo (em anexo)
6.   Part ATCO – Controladores de tráfego aéreo (em anexo)

Para além dos regulamentos, incluo os Acceptable Means of Compliance, pelos quais as autoridades de aviação também se regem. Se a legislação disser algo de que não gostem ou que não vos esclareça o suficiente, vão aos AMC ver se a questão já fica resolvida, visto que estes complementam a legislação. Exemplo: “tenho perda de audição”; se forem aos AMC, constatarão que podem usar certos aparelhos auditivos para corrigir a situação.

Os documentos estão em anexo. Os que não consegui encontrar em português, estão em inglês. Em caso de dúvida, a regra de ouro mantém-se: esclarecer, directamente, com a ANAC.

Sugestões de melhoramento são sempre bem-vindas. A ideia é isto ficar sempre atualizado e cada vez mais completo. Espero que isto ajude quem precisar.

Escusado será dizer que é também um espaço para ir esclarecendo as perguntas de todos num só tópico, em vez de estas estarem espalhadas e esquecidas pelo fórum.

Cumprimentos a todos! :)

Entidades formadoras de CTAs em Portugal
NAV

Requisitos do último concurso (2014)
  • Os três primeiros anos completos de uma licenciatura ou 180 ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System)
  • Domínio oral e escrito das línguas Portuguesa e Inglesa
  • Idade máxima de 25 anos

iSeven

« Última modificação: 12 de Abril 2016, 21:29:35 por iSeven »

AndreMP

• Moderador
Muito bom tópico, parabéns! Sugiro-te só que no primeiro post informes os requisitos para tirar o "curso" de controlador aéreo, pois na altura que pesquisei, só se consegue tirar tal curso em Portugal, através da NAV com bacharelado ou licenciatura e acho que havia um limite de idade, 23 anos (por favor corrigi-me se tiver enganado).

Cumprimentos

iSeven

Editado, AndreMP.

Obrigado :)

cfm56

Saudações aeronauticas

cdom

Porque é que o último concurso foi em 2014? Há alguma previsão para quando haverá novo concurso?

iSeven

Os concursos abrem quando eles têm necessidade de contratar mais pessoal, acho que é por aí :) Não sei quando abrirá um novo.

Avelino Almeida

Alguém me pode explicar o porquê de às idades serem sempre tão baixas para os CTa?

toto1100

Porque a formaçao é paga pela NAV e os CTA reformam-se tao cedo que é necessario serem bastante novos no inicio para rentabilizar ao maximo o custo de formaçao.

eascensao

Está para muito breve a abertura de um novo concurso para Controladores de Tráfego Aéreo para a NAV Portugal

eascensao

https://www.nav.pt/nav/recrutamento/recrutamento-cta

Candidaturas de 17.Set a 23.Out

Idade 18 a 27
180 ECTS
Domínio Oral e Escrito de Língual Inglesa
Certificado Médico Classe 3 + Teste Acuidade Visual

O Concurso é para selecção de 24 candidatos, ou seja para 2 cursos de formação de 12 candidatos cada.

Sarrolho44

Boa tarde. Tenho duas questões relacionadas com a prova de Inglês pertencente ao processo de seleção da NAV.

Em que consiste a prova? É uma entrevista, um teste escrito?
Quanto tempo demora, desde o fecho das candidaturas, até à prova de Inglês? Isto tendo em conta que as candidaturas fecham no final de Outubro e eu consigo passar as fases todas até à prova de Inglês.

Desde já agradeço, cumprimentos

nexp

Tens um pouco de inglês na prova inicial FEAST.
A fase da prova de inglês é uma entrevista.

Isto do que sei, não garanto que ainda seja assim.

eascensao

Aos Controladores de Tráfego Aéreo é exigida uma proficiência mínima em Inglês para comunicações aeronáuticas (" English Language Proficiency for Aeronautical Communication - ELPAC"). Esta é determinada por um teste e em função do resultado é atribuído um nível que determina a periodicidade com que o mesmo deve ser repetido.

Para testar/avaliar os candidatos a Controlador de Tráfego Aéreo foi desenvolvida uma ferramenta ou um teste ("First European Air traffic controller Selection Test - FEAST") que compreende mais do que uma fase e onde é avaliada a patidão dos candidatos.

Mais informações sobre um e outro, incluindo Testes Exemplo, podem ser encontrados na Internet através de uma breve pesquisa por ELPAC ou FEAST e, ainda, em :

https://www.eurocontrol.int/services/english-language-proficiency-aeronautical-communication-elpac

http://feast-info.eurocontrol.int/

Espero que ajude

Sarrolho44

Obrigado aos dois.

Já agora, em que consiste a entrevista? É equivalente a uma entrevista de trabalho em Inglês ou é necessário conhecer termos técnicos de aviação ?

Cumprimentos

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
908 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro 2014, 22:52:28
por melgakpica
0 Respostas
2188 Visualizações
Última mensagem 01 de Janeiro 2016, 23:03:18
por andrepereira