nunopinheiro

Podes usar a pista 01, e ficas com 1 orientação melhor para os ventos predominantes
A que usas-te foi a 26, que por acaso tem ils e as escolas treinam alguns ils la
assim...?
« Última modificação: 01 de Maio 2016, 18:55:00 por nunopinheiro »


LXwing

  • Mensagens: 505
Claro as pistas poderão ser mais caras
A sério que já percebeu isso?? Então na sua opinião especializada de antigo engenheiro civil, o que ficaria mais barato em usar LPMT? Os terminais e restantes infraestruturas que era preciso construir de raiz tal como num novo aeroporto?? Onde estaria então a vantagem em custos??
O nome Reserva Natural do Estuário do Tejo diz-lhe alguma coisa? Acha mesmo que pode ir construir pistas e edificações para uso intensivo em cima da principal zona de área protegida, as salinas do Samouco??
Deixe-se lá de brincadeiras com Photoshop em cima de fotografias aéreas, que as coisas são bem mais complicadas do que aquilo que o meu caro quer fazer parecer...
« Última modificação: 01 de Maio 2016, 19:18:49 por kruzovsky »


nunopinheiro

a Vantagem é que escala (em tempo) melhor e não fica a 35-40 klm de Lisboa...
Também não sei que tipo de aluvião se encontra em Alcochete, mas pode ter a certeza que não é granito ;).
 
"O nome Reserva Natural do Estuário do Tejo diz-lhe alguma coisa?" pouco.. assim com diz pouco a base aérea que la esta ou a ponte que passa ali,
Mas lá está isto aqui tem tudo certezas, quem sabe do assunto é que não percebe nada do assunto, até porque muito gente da área de infraestruturas diz o mesmo que estou a dizer, e locais onde colocar o o NAL são como as cerejas :) cada um tem a sua opinião, mas isto é gente que entende do assunto :D

mas afinal o LXwing, já tem os estudos de impacto ambiental de Alcochete terminados, já somou os custos todos de acessibilidades ate Alcochete, e tem a certeza absoluta e não precisa de andar a desenhar em cima de fotografias aéreas. é bom saber :)

Como me é apresentado neste momento o NAL em Alcochete parece-me muito pior que o novo aeroporto de Berlim (pasmese a 19 km do centro de uma cidade muitíssimo maior)
« Última modificação: 01 de Maio 2016, 19:50:36 por nunopinheiro »


brunodias

  • Mensagens: 4265
Podes usar a pista 01, e ficas com 1 orientação melhor para os ventos predominantes
A que usas-te foi a 26, que por acaso tem ils e as escolas treinam alguns ils la
assim...?

Não, o que usas-te deve ter sido um 040 ou 050

A pista 01 esta ali representada, claro que tens menos comprimento ali na parte mais junto há vasco da gama, mas as pistas teriam de ser mais numa de 01, ou mesmo numa 34 ou 35 ou 36

Rafael6

  • Mensagens: 376
A nivel de ventos não seria pior o montijo?? E as aterragens e descolagens, a ponte vasco da gama não ia interferir?? E até mesmo a 25 de abril a sul?? Mas afinal pelos seus desenhos é preciso gastar dinheiro em pistas e terminais... Olhe com esse dinheiro todo construia-se um aeroporto em condiçoes.

nunopinheiro

diferença é que não se gasta o dinheiro todo de uma vez, faz-se de forma escalável e durante o tempo e a na medida do crescimento em fase out da Portela, diferença é que fica a 7-10 klm do cais do Sodré e não a 35-40 klm.
E poupa-se uma brutalidade em acessibilidades.

Ao que parece é o que se vai fazer pelo menos para já,  que digo é que se for bem planeado o +1 montijo pode mesmo ser o futuro grande aeroporto de Lisboa. Se as pistas forem bem colocadas e o espaço para os terminais bem pensados poupasse dinheiro e tempo e dinheiro no tempo.


Brunodias essa orientação não me da muito jeito :D, muito aterro.
« Última modificação: 01 de Maio 2016, 20:31:27 por nunopinheiro »


brunodias

  • Mensagens: 4265
Sim eu sei que não ajuda, mas é a que ajuda mais a nivel de ventos

nunopinheiro

01 é relativamente fácil até se pode usar a atual com algum aterro, o táxi é que ficava ao estilo da portela, a segunda pista também gastava algum aterro mas tem espaço. agora 35 é a pior orientação possível ali e por isso já não gosto do Bruno Dias (dontlike ;))
Olha mais vale continuar na Portela :D ao menos fica perto da baixa.

Já agora imagino que no campo de tiro a orientação ideal seja a mesma? não da jeito nenhum tb lá, terrenos do campo de tiro também não estão orientados nessa direção, claro pode-se expropriar terrenos, devem ser baratos la.


já agora
"Os ventos predominantes no Montijo são do Norte (44%), seguidos em proporções quase iguais pelos ventos de Oeste (18%) e de Nordeste (15%). Os ventos fracos
ocorrem em 12% do tempo. A intensidade média dos ventos predominantes situa-se ao longo de todo o ano entre os 6 e os 10 nós, com as médias mensais dos ventos máximos
a tomar valores entre os 15 e os 18 nós.
Será de esperar que na localização CTA, relativamente próxima do Montijo mas mais afastada do rio e sem qualquer relevo
significativo na sua imediação, as orientações predominantes sejam as mesmas, mas algo mais baixas as intensidades

O número médio de dias por mês com nevoeiro no Montijo é de 2,5." by IST
« Última modificação: 01 de Maio 2016, 21:36:49 por nunopinheiro »


Hugo_Martins

  • Mensagens: 71
Não há financiamento para construir um aeroporto de raiz. É a vida... O socialismo é que acha que há dinheiro onde não há.

Outro ignorante ! Desculpe a sinceridade!
Não é ser ignorante, é ser realista! Acha que a VINCI, empresa dona da ANA apenas há 3 anos, terá capacidade de construir um aeroporto com capacidade superior a 40 milhões de passageiros assim do nada? Estas coisas têm de ser planeadas.

estas questões estão planeadas, pensadas, estudadas e apenas falta uma coisa desenvolver... a vinci está a 3 anos cá sem dúvida mas o que não tem falta é dinheiro... alias a compra da ANA a baixo custo representou um investimento muito curto para a Vinci... Agora, o PSD ficou fulo por se ter mudado da OTA para Alcochete e a 1ª coisa que fez foi parar tudo... aliás até parou algo que poderia ajudar a desenvolver o aeroporto de Beja, a autoestrada... mas a mentes tacanhas desta gente (PSD e suas bases partidárias) que perderam dinheiro na OTA conseguiram alarmar a população com supostas crises financeira e jogadas politicas para adquirirem o poder... Estes negócios da ANA, das LOW COST e mais alguns relacionados com submarinos e estaleiros de viana deveriam ser devidamente analisados e estudados... A ANA erá uma empresa que dava lucro ao estado e a sua venda representa uma quebra na receita do estado... Imagine se a construção de novo aeroporto custa mil milhões e depois vende se a sua concessão durante 20 anos a 50 milhões e a empresa tem um lucro anual de 70 milhões... veja quem ganha e quem perde... excelente os negócios das concessões feitos pelo psd sobre os aeroportos


Convem ser 1 pouco honesto no que se diz, o ps é que disse que o aeroporto tinha que ser na ota há força, lembre-se do ministro jamé

A mim parece que o psd parou as coisas porque sem dinheiro não ha palhaço

Se formos a factos, o PSD começa com a OTA, o Ministro PS (jaime e que a margem sul é terra de camelos) confirma mas, depois assim do nada decide se Alcochete porque fica bem mais perto de Lisboa e tem diversas formas de chegar a Lisboa, ao Sul e ao norte !! Para mim é o local indicado pois não está rodeado de terrenos montanhosos e o seu crescimento é viável e sustentável! Quanto a verbas, o aeroporto seria pago quase na totalidade com os terrenos da portela pois o seu preço é extremamente elevado fora os investimentos da ANA, UE, entre outras entidades como as privadas como por exemplo transportadoras de carga e passageiros... Mas isto é num cenário ideal.

nunopinheiro

"o aeroporto seria pago quase na totalidade com os terrenos da portela " finalmente alguém fala nisto ;), pois é uma fortuna que la esta, mas atenção a lei da oferta e da procura, esta la uma fortuna mas vai ter de ser absorvido em bom tempo, despejar aquilo tudo no mercado de uma vez criava um problema e tal. mas as comissões eram muito boas ;)
Mas isso era no tempo das bolhas imobiliárias, agora os bancos nem querem ouvir falar de casas... Para alem de outra experiência do genro (mais pequenita) TB não correu muito bem Expo 98

E na minha opinião assim que a bolha voltar em força podem ter a certeza que uns olhares gulosos vão voltar a olhar para uns terrenos onde passam uns aviões.

Jorge78

  • Moderador
  • Mensagens: 2422
A portela pode crescer no tratamento de pax mas nunca no número de operações por hora/minuto pois está limitada ao uso de uma pista em duas operações distintas, Arrival e departure que são distintas! Se pudessem construir mais uma pista na portela talvez tivéssemos solução para mais 20 / 30 anos... a portela mais um é solução temporária como já foi afirmado... mas pronto em portugal não se gasta hoje 100 para irmos gastar 1000 daqui por 10 anos...

Eu continuo a dizer que a Portela tem horas da parte da tarde e da noite completamente mortas, há muita gente que quer esgotar já a Portela mas não é bem assim.

Sintra e Alverca podiam servir como complemento à Portela, Montijo também e este último com grande capacidade para para ficar definitivamente como NAL daqui a uns bons anos podendo ser feitas as obras por fases.

Qualquer uma das 3 opções que falei tem excelentes acessos a Lisboa.

brunodias

  • Mensagens: 4265
A portela tem 3 picos de trafego, logo de manha com as chegadas dos primeiros voos da europa e voos de outros continentes, depois por volta da hora do almoço e depois por volta da hora do jantar, agora claro que esta esgotada, para os que querem 1 novo aeroporto

Sintra tem a pista numa orientação má em relação há portela
Alverca tambem interfere com a Portela e tem pouco espaço para parking

FLopes

  • Mensagens: 539
São 23 horas na Portela e existem apenas 4 voos de longo curso a sair. (3 da TAP e um da TAAG).Há aqui muitos portões vazios para meter voos. Houvessem passageiros.

LXwing

  • Mensagens: 505
Há 12 chegadas e 5 partidas a partir das 23h00 hoje na Portela. Convém dar os números todos e não apenas parte...
E para onde é que poderia haver muitas mais partidas a esta hora? Certamente não para a europa, onde a chegada seria a meio da noite. A esta hora só dá para voos transatlânticos ou para áfrica.
Para haver mais voos era preciso haver companhias interessadas nesta faixa horária, o que obviamente não acontece.
Mas isso em nada invalida o facto da Portela estar quase esgotada em termos de movimentos.

Airliner

  • Mensagens: 858
As obras previstas na infraestrutura vai esticar a capacidade para os 28-30 milhões... Mas de facto, chega a ser infernal a hora das chegadas no verão durante da manhã.

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