nunopinheiro

Portanto há slots, mas esta esgotada????

O porto também tem horas em que tem a slots todas cheias, temos já de fazer um novo :D

brunodias

Eu ja ando há 2 dias a pedir as empresas que não andam a voar para ca devido ao aeroporto estar esgotado ou perto

Alias até ja perguntei porque é que o aeroporto esta tão bem colocado para hub em africa e america do sul e central, e só temos 5 empresas africanas a voar para ca e nenhuma da america central ou do sul

Ja agora as africanas são no fundo paises perto ou colonias

O que sabem responder é que esta esgotado, esta esgotado, factos é que nada

LXwing

@nunopinheiro
Meu caro, o seu plano sofre de vários erros de planeamento.
Para começar, como já lhe disse antes, a base do Montijo está completamente no meio da Reserva Natural do Estuário do Tejo, onde por lei nacional e directivas europeias o meu caro não pode fazer praticamente nada, e muito menos aterros!!!
Depois, o NAL também pode e deve ser feito por fases até à desactivação final da Portela, não se investindo tudo de uma vez tal como sugere. Pelo que essa opção é, também ela, de Portela + 1 transitoriamente.
Finalmente, em termos de acessibilidades para a localização CTA, quase não é preciso fazer rodovia uma vez que passam mesmo ao lado as A10, A12, A13 e A33. O maior investimento seria uma ligação ferroviária por exemplo para entroncar na linha Lisboa - Setúbal e passar o Tejo na ponte 25 de Abril. Não é precisa qualquer nova travessia do Tejo, ao contrário do que alguns querem fazer pensar.
Em resumo, a sua proposta não só é inexequível como não comporta custos menores.

Para terminar, deixe-me fazer uma declaração de interesse pessoal. A mim dá-me muito mais jeito continuar a ter a Portela a funcionar. Fica-me mais perto! Mas como o mundo não gira à volta do meu umbigo, tenho uma visão razoavelmente informada sobre o assunto, ainda que a conlusão não seja a mais cómoda para mim. ;-)

Franmed

Eu ja ando há 2 dias a pedir as empresas que não andam a voar para ca devido ao aeroporto estar esgotado ou perto

Alias até ja perguntei porque é que o aeroporto esta tão bem colocado para hub em africa e america do sul e central, e só temos 5 empresas africanas a voar para ca e nenhuma da america central ou do sul

???

Coisa sem lógica. Nem sei porque existem pessoas que escrevem disparates como este. Nem devem ler o que escrevem
« Última modificação: 01 de Maio 2016, 23:45:21 por Franmed »

nunopinheiro

"A base do Montijo está completamente no meio da Reserva Natural do Estuário do Tejo" e pronto fala-se do que não se sabe :D hehehehe

Por exemplo eu não sei muito sobre os ventos e direção de pistas então não dou palpites sobre isso, e quem sabe mais sobre o assunto pode informar-me e agradeço, agora disparates como o que acabou de dizer são... pena porque bastava ter ido o site da reserva natural, ta la o mapa e tudo :D
As marinas do Samouco interessantes quanto possam ser não impediram que a ponte as cortasse a meio, e é possível não ter de construir sobre elas.

A33 a construir 12 klm

A13 a construir 9 klm

A12 a construir 11 klm

A10 continua pela A33

sem nova travessia do Tejo por rodovia o NAL em Alcochete não fica a menos de 45klm do centro da cidade
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 00:24:21 por nunopinheiro »

LXwing

Factos:
A Portela tem uma capacidade teórica máxima de tratamento de passageiros de 22 milhóes por ano. Teve 18 em 2014 e 20 em 2015. Mas 1 ou 2 anos de crescimento e estará absolutamente esgotada nos terminais.
Em movimentos, e durante o verão, está praticamente saturada das 7 às 10, 13 às 15 e 18 às 20 horas.
É claro que depois das 21 tem muita capacidade restante, mas não é a essa hora que a maioria das companhias quer chegar/partir...

anonuser1

Quanta confusão vai nessa cabeça!

Isto não é uma questão estatística mas sim geográfica. Portugal está sim bem posicionado para servir Europa america e africa. Agora que as companhias não queiram voar para aqui é diferente!

Isto não é linear

brunodias

???

Coisa sem lógica. Nem sei porque existem pessoas que escrevem disparates como este. Nem devem ler o que escrevem

Se temos a localização espectacular para o hub para africa e america, então porque ninguem voa para ca???

As companhias andam todas erradas, deviam o contratar

brunodias

Factos:
A Portela tem uma capacidade teórica máxima de tratamento de passageiros de 22 milhóes por ano. Teve 18 em 2014 e 20 em 2015. Mas 1 ou 2 anos de crescimento e estará absolutamente esgotada nos terminais.
Em movimentos, e durante o verão, está praticamente saturada das 7 às 10, 13 às 15 e 18 às 20 horas.
É claro que depois das 21 tem muita capacidade restante, mas não é a essa hora que a maioria das companhias quer chegar/partir...

Acabou por dar os picos de trafego que eu ja tinha dado, que grande facto

Então quer um aeroporto novo porque temos 3 picos por dia, o resto do dia não conta para nada

brunodias

Quanta confusão vai nessa cabeça!

Isto não é uma questão estatística mas sim geográfica. Portugal está sim bem posicionado para servir Europa america e africa. Agora que as companhias não queiram voar para aqui é diferente!

Isto não é linear

Secalhar não querem porque não estamos assim tão bem, ou pelo menos não tão bem como aqui pintam, por mais uns minutos de voo estamos em madrid, se falarmos em africa, em muitos casos madrid é mais perto que lisboa
Se falarmos em america, somos bons para o brasil porque foi ex colonia, e tudo o resto fala espanhol, e por mais 1 hora de voo estão em espanha

nunopinheiro

Brunodias não sabe, a verdade por aqui é que portugal/Lisboa é o melhor HUB para Europa / America do Norte.... ;)

TAP153

Companhias Africanas? Quais? Senegal Airlines acabou de falir, Kenya Airways a caminho disso vai, SAA iniciou um brutal corte de longo-curso para viabilizar a operação. Egyptair nem pensar.

Eventualmente a Ethiopian mas sempre em acordo com a TAP.... Tunisair, Air Algérie e RAM já cá estão! LAM não consegue, TACV ninguém sabe se sobrevive amanhã.

Franmed

???

Se temos a localização espectacular para o hub para africa e america, então porque ninguem voa para ca???

As companhias andam todas erradas, deviam o contratar

Então uma HUB não tem 2 sentidos ?

Então as companhias africanas e europeias voam dentro da Europa ?

É isso que define uma HUB ? Então a Islândia não é HUB para o Canada e EUA ? Diga-me lá quantas rotas são feitas para KEF por empresas dos EUA/Canadá ? Fico à aguardar resposta às duas questões

E continuo a dizer que o você escreve é um absurdo. Se não existe, é porque não pode ter sucesso, é isso ?

Então pela lógica uma rota Lisboa/Madrid pela Ryanair é impossível ter sucesso, pois se assim fosse já estaria a ser realizada.

Portanto eu ou alguém se aqui escrever que uma rota Madrid/Lisboa na Ryanair pode resultar, seremos chamados de burros e ignorantes, porque a rota não existe. Portanto se a companhia não faz é porque dá prejuízo, é isso ?

Rafael6

É disto que Lisboa precisa. Tudo o que for sem ser isto é só desenrascas...
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 00:28:01 por Rafael6 »

FlyLPFR

Eu como pouco percebo da poda (sou um mero curioso) muito raramente opino, no entanto vou aqui deixar um post do antigo Fórum Aviação Portugal que considero interessante para o tema.

Citação
O caso do Montijo é a localização que, simultaneamente, apresenta maior número de vantagens e de inconvenientes. Se, por um lado, o aeroporto podia ficar em grande parte nos terrenos da Base Aeronaval (praticamente planos, sem cursos de água e incultos), a instalação das pistas (com a orientação 17-35) obrigaria nos seus extremos à criação de plataformas sobre o Tejo num Local. de elevada sensibilidade ambiental (cerca de 120ha na Zona de Protecção Especial do Estuário do Tejo, integrada na Rede Natura 2000). No entanto, este facto seria compensado pelo facto de estar no centro da AML, dai resultando uma perfeita integração nas redes de transportes existentes ou com a execução prevista (13km à Gare do Oriente e ao centro de Lisboa, estação fluvial). A sua expansão para quatro pistas seria difícil mas não impossível.

(Ver imagem Montijo 1)

Um aeroporto evolutivo, à medida dos recursos e das necessidades:

Fase 1 (Conclusão em 2013) - Uma única pista de 2400 m, com uma orientação 17/35 para funcionar em conjunto com a Portela, destinada a voos charters e low cost.
Fase 2 (Conclusão em 2025) - Construção de mais duas pistas com 3600 m, um terminal de carga e uma estação inter-modal, permitindo a concentração de todas as operações aéreas e o encerramento da Portela.
Fase 3 (Conclusão em 2040) - Construção de mais uma pista com 2400 m, de modo a alcançar as 130 operações por hora, ou seja o dobro do máximo possível na Ota.

(Ver imagem Montijo 2)

O aeroporto no Montijo como nova centralidade da Área Metropolitana de Lisboa, perfeitamente articulado com a Terceira Travessia do Tejo, com a linha de afta velocidade e com as restantes redes de transportes, potencia os centros urbanos já existentes e evita a necessidade de construir uma gigantesca "cidade aeroportuária".

Em compensação, Rio Frio foi já alvo dos estudos necessários, com excepção da avaliação do eventual aumento do número de pistas. Faltou foi integrá-lo na matriz de decisão na qual todos os factores sejam devidamente avaliados e com-parados, em vez de ser eliminado por simples despacho ministerial. 0 Campo de Tiro de Alcochete nunca foi devidamente equacionado. Seria fundamental sujeitá-lo à mesma apreciação que a Ota e o Rio Frio e integrá-lo na mesma matriz de avaliação. Ainda que rodeado de zonas integradas na Rede Natura 2000, tem a seu favor uma proximidade a Lisboa bastante inferior à da Ota (cerca de 25km) e o facto de grande parte dos terrenos serem pertença do Estado. Por último, surge o Poceirão. Apesar da distancia a Lisboa ser pouco inferior à da Ota, possui uma série de circunstâncias que jogam claramente a seu favor: é já actualmente um importante nó ferroviário, encontra-se perto de várias auto-estradas, está aqui projectada a implantação de uma enorme plataforma logística e seria facilmente articulado com a linha de AV e os portos de Sines e de Setúbal. Todas estas condições tornam-no um Local suficientemente atractivo para que seja considerado em conjuntos com os outros três.

(Ver imagem Montijo 3)

Um possível layout para o aeroporto no Montijo: duas pistas de 3.600m para as aeronaves de maior dimensão, duas pistas de 2.400m para as restantes. As pistas de descolagem teriam 1.700m de afastamento entre elas, enquanto as de aterragem teriam 2.600m, permitindo um elevado número de operações por hora e garantindo a manutenção no local da Base Aeronaval n.° 6. A placa teria 20 lugares para os widebodies, 78 para os restantes aviões e ainda 13 lugares no terminal de carga.

Esta informação consta no livro O Erro da Ota

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
177 Respostas
16523 Visualizações
Última mensagem 14 de Outubro 2015, 23:45:22
por Jorge78
0 Respostas
1610 Visualizações
Última mensagem 04 de Dezembro 2015, 13:59:39
por Mariovieira
27 Respostas