LXwing

Acha a cidade trivial? Problema seu. ;-)

Por aqui vejo algum completo... não? Quem é que disse que é um problema?  ???

Eu conheço muitas cidades feias e escuras cujos habitantes as tomam pela oitava maravilha do mundo.

Problema teu. :P

Devia querer dizer complexo, não era? Mas parece-me que o complexado por aqui não sou eu, pois não? :P
Claro que eu não gostar de cidades feias e escuras é problema meu, com o qual eu vivo optimamente.
Mas confesso que me fazem confusão aqueles que, não tendo nada para contribuir para o debate, não perdem a oportunidade de vir 'picar' com apartezinhos provocatórios.
Mas se isso o faz feliz, siga! ;)

nunopinheiro

Citação
"não perdem a oportunidade de vir 'picar' com apartezinhos provocatórios" & "Eu conheço muitas cidades feias e escuras cujos habitantes as tomam pela oitava maravilha do mundo."
humm é sempre engraçado como é fácil encontrar no proprio os defeitos que apontam aos outros, heheheheeh ;)

Mas mais a serio, a virtude que encontra ao CTA é a possibilidade deste ser expandido muito para alem das necessidades atuais e futuras (50 70 anos), é justo acho.
Não concordo (nessa necessidade ou mesmo com a certeza)  mas pelo menos é um argumento. concordamos em discordar. poderíamos também concordar em não enganar os outros nos argumentos  ok?
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 15:01:24 por nunopinheiro »

Spak

Mas confesso que me fazem confusão aqueles que, não tendo nada para contribuir para o debate, não perdem a oportunidade de vir 'picar' com apartezinhos provocatórios.

Acho que percebeste mal o que escrevi, o que se trata por aqui é se Lisboa é uma cidade do outro mundo ou se deve ter um aeroporto novo... e parece que, por vezes, descamba na primeira opção. Sobre isso já percebeste o que eu disse.

Sobre o aeroporto, afinal de contas, a razão de existir este tópico, também já o disse, seria a solução ideal mas não há - nem vai haver anytime soon - dinheiro para ele.

A parte das provocações, está à vista, é melhor não ires por aí. Digo eu. ;)
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 15:02:55 por Spak »

HenriqueP

O que significa CTA?

LXwing

Caro Spak, percebi muito bem o que escreveu, o momento em que o fez, e o que queria dizer. Não sou propriamente ingénuo...
Quanto ao aeroporto futuro, o contrato de concessão da ANA à Vinci é que dita o momento e a forma como se planeia a expansão/substituição da Portela. As nossas pobres opiniões contam pouco ou nada, e bem.
Quanto a picardias, não está no meu feitio iniciá-las e muito menos alimentá-las. Por isso fico-me por aqui.

Caro nunopinheiro, fico contente que tenha decidido ultrapassar a infantilidade para voltar aos argumentos. Infelizmente, parece não ter percebido quase nada do que eu escrevi e continua a responder ao lado... Re-leia o que escrevi, se quiser.
Quanto aos enganos, eu assumi o meu erro de localizar o Montijo dentro da Reserva Natural. Mas não traz grande diferença, porque continua dentro da área protegida na mesma. E o problema não é só na implantação de pistas, mas também do enorme impacto do tráfego aéreo. Se acha que alguma autoridade ambiental nacional ou europeia alguma vez daria aval aos seus planos, é melhor esperar sentado. Por exemplo, faz alguma ideia da quantidade de 'passarada' de várias espécies que habita e voa naquela zona?
E a respeito das certezas de que tanto fala, fique ciente que eu não tenho nenhuma certeza neste aspecto, o que não me impede de ter opinião. E de dar algum valor aos estudos de implantação já feitos, que apontam para o CTA como melhor solução.
Se me mostrar estudos com conclusões diferentes ou explicar como é que construir em aterros e pilares em leito de aluvião fica mais barato do que usar solo consolidado, eu estou aberto a mudar de opinião.
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 15:43:57 por LXwing »

LXwing

O que significa CTA?
Campo de Tiro de Alcochete, que fica junto à estrada entre Alcochete e o Infantado.

sdo

• Moderador
JDelgado, pacientemente esperarei o seu contributo para esse debate, até agora pouco mais foi que, é no "CTA e mais nada nem vale a pena discutir" podia ter falado No Rio Frio que tambem tem muito espaço e fica mais perto de lisboa para alem de alinhado com os planos de alta velocidade. ou outros locais. Ja sabemos que o Montijo não da porque.... haaa e não da para meter muitos terminais? mas tambem então onde é que pode ser? tem de ser no CTA porque pode expandir para sempre porque não há la nada.... é que tenho para mim que não é bem assim, e assim que la o puserem tudo em volta fica urbanizado

Se construírem um aeroporto de raiz, num local como o CTA onde espaço não falta, e não houver o cuidado de precaver o futuro e eventuais expansões necessárias... nem sei bem o que pensar.

nunopinheiro

"Quanto aos enganos, eu assumi o meu erro de localizar o Montijo dentro da Reserva Natural. Mas não traz grande diferença, porque continua dentro da área protegida na mesma" Não, não esta consulte o mapa.

"Por exemplo, faz alguma ideia da quantidade de 'passarada' de várias espécies que habita e voa naquela zona?" olhe para o mapa e veja que Alcochete não é muito melhor, ate fica mais próximo do leito da vala do cabrão, as questões ambientais também se colocam ali  no que respeita ao tráfego aéreo.
No que respeita aos solos, são ambos aluviões do Tejo sem trabalhos muito ostensivos de geotectónica ninguém lhe pode dizer qual o mais caro, eu pelo menos não lhe consigo dizer, ao que sei os estudos do LNEC não foram muito aprofundados nessa área, mas não teria tanta certeza de ser muito mais barato.
Deixo também uma imagem que mostra onde o querem colocar só para as pessoas verem onde fica

em linha reta ate ao terreiro do paço 36 klm. em auto estrada pela Vasco da Gama quase 50 klm (na medição anterior fui muito simpático)
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 16:24:52 por nunopinheiro »

Carnim

Se for ai, realmente fica mt longe. fonix :S

Outra zona que estava a ver e a pensar, mas claro sem qualquer conhecimento tecnico nem nada, só por questões de espaço e distancia, nao seria aqui uma boa solução?

Lá ia era aroeira ouvir uns aviões lol :P, Nao sei se gostavam... ficando ali ao lado da lagoa de albufeira!
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 16:33:14 por Carnim »

nunopinheiro

Ou o Rio Frio.  Alcochete foi a altura proposto porque a OTA era uma estupidez ainda maior, então a sociedade civil andou a caça de lugares, e viram o campo de tiro que o estado ja é dono dos terrenos, mal por mal é melhor que a OTA.

O meu medo é que se invista ali 4-6 mil milhões mais uns 2 mil milhões em acessibilidades e depois ser um elefante branco que nenhuma companhia quer usar porque fica muito longe de Lisboa
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 16:38:28 por nunopinheiro »

JDelgado

JDelgado, pacientemente esperarei o seu contributo para esse debate, até agora pouco mais foi que, é no "CTA e mais nada nem vale a pena discutir" podia ter falado No Rio Frio que tambem tem muito espaço e fica mais perto de lisboa para alem de alinhado com os planos de alta velocidade. ou outros locais. Ja sabemos que o Montijo não da porque.... haaa e não da para meter muitos terminais? mas tambem então onde é que pode ser? tem de ser no CTA porque pode expandir para sempre porque não há la nada.... é que tenho para mim que não é bem assim, e assim que la o puserem tudo em volta fica urbanizado

Isto foi o que o Senhor disse que eu escrevi.

Abaixo repito o que eu escrevi.

"Acho que é isso tudo que deve ser debatido. Para isso estou disponível.
A localização de Alcochete é uma boa hipótese. Mas pode haver outras."

Bons voos

Como vê existem poucas hipóteses de diálogo com quem tem a sua noção de debate.

Cptos.

nunopinheiro

JDelgado peço desculpa, tem alguma razão fui redutor da sua posição, gosto genuinamente de debater, se fui (e fui) incorreto e simplista peço desculpa, por favor exponha os seus argumentos prometo ser menos redutor.
« Última modificação: 02 de Maio 2016, 16:42:41 por nunopinheiro »

JDelgado

JDelgado peço desculpa, tem alguma razão fui redutor da sua posição, gosto genuinamente de debater, se fui (e fui) incorreto e simplista peço desculpa, por favor exponha os seus argumentos prometo ser menos redutor.

Pronto ! Então vamos lá seguir com respeito pela opinião diferente e sem juízos de valor.

Quando digo que Lisboa precisa de um novo aeroporto, não é por capricho. Vivo e trabalho a 5 minutos do actual e tenho de ver para além do meu interesse.

Um aeroporto não é só transporte de passageiros. É uma plataforma de criação de receitas múltiplas. Passageiros, carga e todas as actividades a montante que se geram e dão ganhos ao estado e a todos nós.

O aeroporto actual tem as limitações normais de estar no centro da cidade. Uma plataforma aeroportuária pode ser feita por fases e por módulos ( veja-se CdG que hoje já vai em 4 terminais duplos e anexos). Por isso é essencial que se tomem decisões.

Ficaria muito contente que parte dos meus impostos fosse para um aeroporto novo que servi-se convenientemente todos os que dele precisam. Um aeroporto é muito mais do que a aterragem e descolagem de aviões. Pode e deve ser um polo de excelência para muita criação de riqueza.

Impostos pagaremos sempre. Eu gostava é que fossem aplicados em coisas úteis. Por essa  Europa fora temos vários modelos de aeroportos e existem várias fórmulas para o sucesso. Não existe só uma maneira de ver as coisas.. Mas uma coisa eu sei. Em Lisboa podemos fazer arranjos e remendos, mas o espaço é finito. Não dá mais.

Eu sinto isso e muitos também o sentem.

Bons voos

LXwing

Caro nunopinheiro, repito que os terrenos na margem sul do Tejo na zona do Montijo e a montante são Reserva Ecológica Nacional, não pode lá fazer nada do que sugere.
O curso de água que identifica junto à localização do CTA é uma ribeira insignificante e quase seca a maior parte do ano. Não existe aí qualquer habitat de aves ou quaisquer animais protegidos. Também não há nenhuma zona urbana próxima, pelo que o aeroporto poderá funcionar 24h por dia, coisa que nem a Portela nem o Montijo poderão. Por isso, o impacto ambiental é infinitamente menor que no Montijo. O único problema ambiental do CTA é o abate de uma quantidade de sobreiros que terá que se fazer. Mas na opção Rio Frio que falou atrás seria muito pior, seriam dezenas de milhares de sobreiros a cortar.
Então acha que se houvesse algum problema com espécies protegidas o CTA era usado para fazer tiro e bombardeamentos pela Força Aérea?
Quanto aos solos, aluvião consolidado em zona não inundável é bem diferente de leito lodoso de rio, digo eu... Mas eu não sei nada disso, admito. Mas acho graça que apesar de o meu caro não saber quantificar esta diferença, consiga já orçamentar o montante global das obras. ;)
Para terminar, a localização CTA só foi estudada porque a Ota era reconhecidamente uma péssima solução em todos os aspectos, mas que foi mantida por interesses económicos escuros... E a opção Rio Frio tinha também vários problemas, nunca se tendo conseguido destacar. Pelo que quando finalmente alguém se lembrou de estudar o CTA (ignorando o lobby militar que não admitia tal coisa), rapidamente se viu que seria o melhor.
A opção Montijo foi várias vezes estudada e quase sempre rejeitada, pelas razões que estão à vista. Apenas se pensou nela ultimamente na perspectiva de 'atamancar' uma solução rápida e barata perante o crescimento enorme da Portela nos últimos anos, mas que não é solução para o futuro.
Custa-me sempre muito a perceber como é que no presente, se tenta planear soluções para o futuro, mas baseadas no passado...

nunopinheiro

JDelgado, muito bem não discordo também me parece que a portela tem de acabar, a questão é quando e como, porque me parece que para a mudança para o CTA tem de sr feita de forma algo forçada, nenhuma companhia o vai preferir a Portela na minha modesta opinião, se abdicarmos do conceito de um Areporto com potencia de crescimento quase infinito se-calhar é possível encontrar qq coisa mais perto com o potencial de servir Lisboa para os próximos 60-70 anos, e que se encontre próximo o suficiente da baixa. Tem de convir que o CTA fica mesmo muito longe. E que certamente isso terá impacto na sua competitividade.
Por isso defendo o Montijo, com uma migração muito mais espaçada no tempo com um plano de investimentos quase natural lá desde que bem planeando tem espaço para todo o crescimento que Lisboa pretenda, pelo menos enquanto for vivo, e planos para mais que 50 anos a mim sempre me pareceram mal e pouco mais que futurologia e adivinhação.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
177 Respostas
15864 Visualizações
Última mensagem 14 de Outubro 2015, 23:45:22
por Jorge78
0 Respostas
1542 Visualizações
Última mensagem 04 de Dezembro 2015, 13:59:39
por Mariovieira