toto1100

  • Mensagens: 3871
Aparentemente também não leu o contrato de concessão.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1778
Aparentemente também não leu o contrato de concessão.
Era exatamente isso que eu ia dizer. Mas o Toto antecipou se e bem.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1778
Então diga lá quanto é que a gente vai ter de sacar a mais aos contribuintes? (a nossa carga fiscal já é levezinha)
A última vez que o Acácio foi buscar esses fundos a conversa não acabou muito bem para o seu lado. Além disso porque é que esses fundos já não estão a ser utilizados? Ou existe um fundo europeu para a promoção da emissão de CO2 com obras megalómanas?
Eu tenho muito medo de voltar a isto dos fundos porque o Acácio adora inventar nisto...
E uma última coisa Acácio... Você está aqui também numa de sonhar ou acha mesmo que aquilo que propõe vai para a frente? Acha mesmo?

1 - A nossa carga fiscal está abaixo da média europeia!
2-Dei-me mal, porque?
3-Os Fundos já estão a ser utilizados para a ligação ferrovária Évora-Elvas, para a expansão dos metros de Lisboa e Porto, etc ...
a) Financiamento da ligação ferroviária Lisboa Vendas Novas
i) CEF Transport (https://ec.europa.eu/inea/en/connecting-europe-facility/cef-transport)
ii) Fundo Ambiental (https://www.fundoambiental.pt/quem-somos/relatorio-de-atividades-e-gestao-2017.aspx)
iii) Fundo para a Promoção do Turismo Sustentável, financiado por:
- 1 centimo por kg de carga aérea
- 10 euros por cada litro de alcoól de bebidas alcoólicas
- 15 euros por passageiro aéreo departure tax
- 2.5 centimos por litro de combustível fóssil
- 25% da tara por cada produto em fim de vida não devolvido ao sistema de gestão de resíduos
- 25% das coimas aplicadas por desrespeito da legislação ambiental
b) Aeroporto de Pegões
i) Dada a obrigatoriedade de proceder a uma avaliação ambiental estratégica concluir-se-a que a opção com menos impactos ambientais é a de Pegões/Vendas Novas
ii) De acordo com o contrato de concessão, a concessionária é obrigada a construir o NAL e a encerrar a Portela num prazo tão breve quanto possível.
4 - Obras megalómanas são aquelas que:
a) não se podem financiar
b) não são necessárias
c) não se pagam a si mesmas com os beneficios sociais, ambientais e económicos que produzem

Se não achasse que esta é a solução ideal para o problema das infraestruras aeroportuárias na região de lisboa não estava a propô-la.

PS: Pare de fazer afirmações sem demontrar a sua veracidade. Desde quando o aeroporto de Pegões promove a emissão de CO2? Não é preciso voltar a fazer o relatório dos custos benefícios em termos de GEE da construção do Aerrporto de Pegões pois não? Vá ler umas páginas atrás.
Esta nem vou comentar. Depois não se admire se os coletes amarelos vierem para Portugal... E desta vez vão ter motivos serios para protestar.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1778
Ou seja na nova infraestrutura também não poderá haver crescimento a nível do número de aviões? É que o Acácio dá dois motivos pelos quais se pode aumentar o número de movimentos mas depois vem dizer afinal é para aumentar o número de pax por movimento.
Isto não tem nada a ver com uma segunda pista wtf, onde é que você foi  buscar isso?

A ideia é termos um tecto de emissões de GEE.
À medida que se consegue aumentar o número de passageiros por vôo; introduzir aviões eletricos, hibridos e que consumam biocombustíveis secundários; e aumentar a eficiência energética das aeronaves o aeroporto pode ir aumentando o número de movimentos.

Se em 2034 aquando do encerramento da Portela se mostrar necessário que Pegões tenha uma segunda pista, avançasse com isso, já com receitas do novo aeroporto.
Ou seja estagnar. Não abrimos mais rotas. Não aumentamos frotas. Peço então que inclua nos custos do seu aeroporto os prejuízos para a economia que esta estagnação vai trazer. E rezamos para que algum génio descubra uma maneira de fazer um avião comercial eléctrico porque senão adeus.
Mas Pegões era para abrir em que ano mesmo?
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2019, 20:57:06 por Tomás Ribeiro »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1778
E não lhe perguntei a sua opinião em relação ao que propõe. Obviamente que será positiva. Estou a perguntar lhe se acha que alguém no governo teria a mínima vontade de levar esta loucura para a frente.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
É preciso um nível de desonestidade expecial achar que meter um aeroporto no cu do.kundo não vai produzir mais CO2.
As pessoas nem em teletransporte conseguiam esse milagre. Quanto mais de Popó...

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1778
É preciso um nível de desonestidade expecial achar que meter um aeroporto no cu do.kundo não vai produzir mais CO2.
As pessoas nem em teletransporte conseguiam esse milagre. Quanto mais de Popó...
Parece me uma tarefa para as super cabras sapadoras devoradoras de CO2.
E não se esqueça Nuno, construir mega estruturas com betão armado não dá prejuízos nenhuns ao ambiente. Aliás a mãe natureza até agradece...
Desculpem a ironia exagerada.

aviationlover

  • Mensagens: 1162
Lá vem ele com mais impostos taxinhas e taxonas, fícavamos asfixiados, então aquela do 1 centimo por cada kg de carga aérea, só aqui acabaria por matar um dos setores mais importantes para economia Portuguesa que são as exportações que é o que nos vai safando.
Para não falar dos 15 euros por cada passageiro, destruia o setor aéreo, voce daria um MF do caraças não haja dúvida.
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2019, 21:15:59 por aviationlover »


nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
Ooooooo pessoal tive uma ideia do camandro, e a solução de todos os nossos problemas.. Por cada disparate repetido do Acácio cobramos a este 1 euro já vamos numas centenas de euros...
Isto em termos de ROI é brutal...
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2019, 22:27:48 por nunopinheiro »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1778
Ooooooo pessoal tive uma ideia do camandro, e a solução de todos os nossos problemas.. Por cada disparate repetido do Acácio cobramos a este 1 euro já vamos numas centenas de euros...
Isto em termos de ROI é brutal...
Para pagar tanta obra é bom que a gente o mantenha a falar...

lockheed

  • Mensagens: 1223
  • You are not in Kansas anymore!...
É preciso um nível de desonestidade expecial achar que meter um aeroporto no cu do.kundo não vai produzir mais CO2.
As pessoas nem em teletransporte conseguiam esse milagre. Quanto mais de Popó...

Nuno é apenas um morcegário, não em Tróia mas em Pegões... Ah um morcegário bem maior do que o de Tróia! ;)

toto1100

  • Mensagens: 3871
O morcegario ao menos tinha um proposito com algum merito. Aqui quer se gastar dinheiro para ficar igual (na verdade provavelmente pior) do que antes.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
entretanto mais um mês de crescimento mais o menos anémico, os crescimentos a 2 dígitos acabaram (e não digam que é o esgotamento do aeroporto) não faltam slots ou capacidade no inverno
« Última modificação: 11 de Fevereiro 2019, 16:23:52 por nunopinheiro »


Acácio Pires

  • Mensagens: 986
    • Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Alguns foristas colocam questões que já foram anteriormente respondidas sem aduzirem novos argumentos.
Aconcelho esses foristas a consultar a resposta ás suas questões em páginas anteriores.

Como vejo que o pessoal por aqui não anda muito abonado de informação qualificada, deixo aqui alguns dados:

1994 a Noruega começa a construir o seu novo aeroporto e respectivos acessos ferroviários a 48 km do centro.

Receitas do Estado Norueguês com origem na exploração de Petróleo e Gás em 1994:
5,989,279,789€
https://www.norskpetroleum.no/en/economy/governments-revenues/

Receitas turisticas de Portugal em 2017:
15,153,350,000€

PS: Tenha calma nuno pinheiro que a resposta está em preparação.
« Última modificação: 11 de Fevereiro 2019, 20:45:33 por Acácio Pires »


nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
Isso é uma resposta em preparação ou um tratado? Já estou a pedir está a uns dias valentes.

Adimita que não percebeu nadinha do estudo e que os seus 10 mil milhões de custos com a saúde valem tanto  como as suas ideias de ferrovia com apenas duas estações como única forma de aceder ao aeroporto.

E cá estamos nos a comparar Portugal com a Noruega.... Porque não compara com um país muito muito mais parecido conosco... Grécia... Um que se encheu de investimento público...eles la na Grécia devem andar a nadar em crescimento econômico... Com tanto Investimento público que fizeram em 2004.
« Última modificação: 11 de Fevereiro 2019, 20:28:23 por nunopinheiro »


 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
177 Respostas
16877 Visualizações
Última mensagem 14 de Outubro 2015, 23:45:22
por Jorge78
0 Respostas
1647 Visualizações
Última mensagem 04 de Dezembro 2015, 13:59:39
por Mariovieira
27 Respostas
3579 Visualizações
Última mensagem 23 de Maio 2016, 21:08:54
por CS-TTV
0 Respostas
492 Visualizações
Última mensagem 11 de Fevereiro 2016, 18:37:55
por kruzovsky
73 Respostas
7478 Visualizações
Última mensagem 21 de Setembro 2016, 17:35:15
por nunopinheiro

Total 126+0=126 ms, db 0 ms, php 126 ms