kruzovsky

• Administrador
Caros,

In tek.sapo.pt:

Citação
Está em consulta pública a proposta de regulamento que vai definir regras para a utilização de drones em Portugal. No documento definem-se multas e limites e à utilização destes dispositivos não tripulados, que só vão poder voar durante o dia.

A Autoridade Nacional de Aviação Civil também propõe que os drones voem a uma altitude máxima de 120 metros e que os operadores sejam obrigados a manter contacto visual com os aparelhos enquanto estes estão no ar.

São definidas duas categorias de drones, com características diferentes. Os aeromodelos e as aeronaves brinquedo. Os primeiros compreendem as aeronaves não tripuladas que podem pesar até 25 quilos, voar até 120 metros de altitude e que são usados apenas para lazer. As aeronaves brinquedo devem ter menos de um quilo de peso, não estão equipadas com motor de combustão e não podem voar a mais de 30 metros de altitude.   

Nenhum destes tipos de drones poderá sobrevoar concentrações de pessoas ao ar livre, instalações de órgãos de soberania, forças de segurança, militares ou embaixadas, nem prisões ou zonas de sinistros onde esteja a ser prestado socorro. 

O regulamento também prevê exceções, como os voos noturnos, mas condiciona a sua realização a uma autorização especial da ANAC e acontece o mesmo sempre que haja necessidade de realizar voos a uma altitude superior aos 120 metros.

A proposta de regulamento estará em consulta pública até 23 de maio. No texto não estão definidas sanções para quem não cumprir estas regras, mas remete-se para o regime aplicável às contra-ordenações aeronáuticas, onde estão definidas multas que podem ascender aos 250 mil euros.

Proposta de regulamento em pdf: http://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/legislacao/reg_rpa_consulta_publica.pdf

fredericolopes

Cheira-me que vai sair trapalhada juridica tuga... para variar...

"Nenhum destes tipos de drones poderá sobrevoar concentrações de pessoas ao ar livre"

Está-me a escapar alguma coisa, ou qual a lógica de proibir sobrevoar pessoas apenas ao ar livre?

lockheed

• Compass heading 270 degrees...
Lá vamos deixar de ver belos vídeos do Helder Afonso.

Por causa de uns pagam outros.

kruzovsky

• Administrador

"Nenhum destes tipos de drones poderá sobrevoar concentrações de pessoas ao ar livre"

Está-me a escapar alguma coisa, ou qual a lógica de proibir sobrevoar pessoas apenas ao ar livre?

Provavelmente por questões de segurança, digo eu. As hélices dos drones grandes facilmente causam ferimentos graves.

heartness

Já pensaste que um drone tem 4 facas afiadas prontas a ir em direcção a alguém caso haja uma interferência nos comandos?

As pessoas não pensam e depois choram quando acontecem tragédias!

fredericolopes

vocês leram?

Citação

é tão perigoso ao ar livre como dentro de um pavilhão.

heartness

vocês leram?

Citação

é tão perigoso ao ar livre como dentro de um pavilhão.

Se pensas assim, algo me diz que a tua experiência é reduzida... Não sei se sabes mas nos encontros indoor há redes de proteção

fredericolopes

Nunca viste drones em indoor sem qualquer rede queres ver?
Para além não vão fazer uma lei a pensar no que normalmente se faz certo? Logo, ou proibem igual em qq lado, ou colocam as excepções em qq lado. Também se pode montar uma rede ao ar livre ou não? E como isto parece estar, seria proíbido.

heartness

As leis não se fazem dessa forma caso não saibas. Neste momento qualquer Zé com 5 tostões tem um drone e vai voar sem licença nem seguro.

Além disso, dentro de casa, cada um faz o que quer... No espaço aéreo nacional, têm que cumprir as leis!

Não me venhas dizer que é seguro voar um drone em cima de pessoas, pois não me chegam dedos das mãos para contar os acidentes que já vi por falta de comandos!

fredericolopes

mas onde raio é que eu disse que era seguro voar em cima de pessoas? lê o que escrevi se quiseres se não quero lá saber...

heartness

.... Ok

brunodias

Simples, as leis do ar dizem que não se deve sobrevoar aglomerados populacionais a menos de 1000pes, 300 metros, se eles não vão puder ir a essas altitudes, não vão puder sobrevoar

Isto só deixa de ser verdade nas descolagens ou aterragens como é logico

Mosquito

Se dois drones chocarem no ar, de quem é a culpa?

Spak

É do que não estiver pela direita.

CS-TMT

• Facebook

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1054 Visualizações
Última mensagem 06 de Março 2016, 23:35:56
por DeathCenter
0 Respostas
524 Visualizações
Última mensagem 10 de Junho 2016, 11:03:23
por Flyz