Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1252
Mas a asa é totalmente nova ou é apenas uma espécie de adaptação da antiga? Tirando a Folding wing tip claro...

toto1100

  • Mensagens: 3204
Sao novas e de composito (é assim que se diz?!).
« Última modificação: 15 de Março 2019, 20:08:50 por toto1100 »


eascensao

  • Mensagens: 255
Menos,muito menos, expert nestes assuntos que outros foristas que já aqui se pronunciaram, as minhas] dúvidas relativas a este 777x são :
- quão falíveis são as pontas de asa dobráveis, i.e. que intervenção precisam para extender/recolher, quais as hipóteses de não extender antes da descolagem ou de recolher antes da chegada ao estacionamento
- tem este 777X uma qualquer versão de ajuda tipo MCAS que está sob forte escrutínio
« Última modificação: 15 de Março 2019, 20:43:33 por eascensao »


aviationlover

  • Mensagens: 772
Não deixa de ser uma solução fantastica para contornar possiveis problemas operacionais em muitos aeroportos.
Afinal tambem já era tempo de aplicar solucoes militares nos avioes civis...
Calculo que devera ter um sistema de alerta para que logo que o avião esteja abaixo de determinada velocidade o piloto não se esquecer de recolher as asas, digo eu.

Outra solução para evitar "esquecimentos" seria o sistema funcionar ao mesmo tempo que se estende flaps e se recolha flaps, quando uma aeronave sai do stand antes do taxi estende os flaps, e quando aterra assim que faz o roll out da pista ativa e entra na taxiway são sempre recolhidos os flaps, isto é os comandos de flaps serem os mesmos para as folder wings.

brunodias

  • Mensagens: 4170
Hoje em dia tudo vai sendo possivel, hoje já há sistemas que dizem que estamos a entrar na pista x, ou a fazer a aproximação há pista, x, e nem precisamos de falar de aviação comercial

Depois houve 1 altura em que os pilotos se esqueciam de meter o trem em baixo, e começou a haver 1 aviso sonoro a partir de x pontos de flaps

Ou seja há varias maneiras de meter o sistema a funcionar, agora falta ver qual será a escolhia e se será a melhor

Rex

  • Mensagens: 967
Menos,muito menos, expert nestes assuntos que outros foristas que já aqui se pronunciaram, as minhas] dúvidas relativas a este 777x são :
- quão falíveis são as pontas de asa dobráveis, i.e. que intervenção precisam para extender/recolher, quais as hipóteses de não extender antes da descolagem ou de recolher antes da chegada ao estacionamento
- tem este 777X uma qualquer versão de ajuda tipo MCAS que está sob forte escrutínio

Por acaso ao pesquisar hoje sobre isto dos poucos detalhes que encontrei tinha a ver com o que apareceu num documento especificamente para os aeroportos lidarem com a possibilidade do mecanismo por qualquer razão não funcionar, de como lidar com essa eventualidade (do ponto de vista da operação do aeroporto)
https://www.flightglobal.com/news/articles/boeing-publishes-plan-for-non-normal-777x-wing-tip-446789/

É claro que não vamos fazer a figura (um tanto ou quanto patética) de tentar ensinar missa a padres, a Boeing é um extraordinário fabricante que há muitas décadas constroi aviões aonde a segurança é fundamental, e não podemos agora pôr tudo em causa.

Mas infelizmente uma pessoa fica a pensar, por exemplo nesse link que coloquei acima o último paragrafo diz:

“Boeing designs its airplanes so that redundant systems are independent, and failures or external threats cannot compromise both primary and backup systems simultaneously," Boeing tells FlightGlobal.

Porque raio no caso do MCAS não seguiram estas filosofias há tanto enraizadas no sector e para o qual certamente foram dos principais contribuintes...
« Última modificação: 15 de Março 2019, 22:04:52 por Rex »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1252
Mas se o sistema for acionado pela posição dos flaps (logo após o push back) isso não pode criar problemas a passar em algumas taxiways mais encostadas aos terminais? Por causa da clearance que tem de haver entre as caudas dos aviões estacionados e o as asas de quem está na taxiway?
É o suficiente para cordar caudas como aquele acidente entre o a330 da Asiana e o A321 da Turkish... :P

aviationlover

  • Mensagens: 772
Surgiram algumas dúvidas aqui de como os folder wings irão funcionar nesta aeronave, aqui está a resposta.

Na aterragem:



O painel superior é similar ao 787, incluindo o suporte para o HUD. Porém foram adicionados alguns extras para o controle das asas dobráveis, um recurso do 777X para permitir que a aeronave opere nos aeroportos que recebem o 777 atualmente, já que as novas asas do 777X são bem maiores que as dos 777 atuais. “No lado esquerdo do painel superior, exatamente acima do assento esquerdo, está o botão de dobra automática (veja foto acima), que pode ser configurado em AUTO ou MAN, respectivamente automático e manual”, disse Terry. Normalmente as tripulações irão operar ele em automático. Nesta função AUTO as pontas de asas irão dobrar automaticamente quando o avião livrar a pista após o pouso em uma velocidade pré-definida.

Na descolagem:




Porém para decolagem, a tripulação irá usar um switch no centro do painel superior central como parte do check-list pré-decolagem. Este switch (foto acima) vai estender as pontas de asas manualmente e travá-las. O próprio switch lembra uma pequena ponta de asa, e quando o botão de pouso é acionado ele vai automaticamente para a posição que a ponta de asa está. Quando a asa estiver estendida, um aviso verde ficará aceso no painel principal alertando a tripulação que está baixada e travada, assim como é o aviso de trem de pouso.
« Última modificação: 22 de Março 2019, 11:15:51 por aviationlover »


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