New Engine Option

As folder wings é mesmo para que o avião caiba nos stands dos aeroportos...

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
os F18 Hornet e os F14 Tomcat fazem e bem (...) Aliás esta tecnologia de folder wings foram tiradas precisamente desses 2 modelos militares.

Não gosto de ser o nitpicker da sala, mas o F-14 Tomcat não tem "folder wings", tem asa de geometria variável, e quando necessário recolhe-as além do normal para ocupar o menor espaço possível.  Mas esta tecnologia (asa dobrável) já é utilizada desde a WWI.

António Costa

E antes destes houve outros nomeadamente os "nossos" A7P CORSAIR II ex Navy e outros aínda.

Hoje em dia basicamente todas as aeronaves embarcadas dobram as asas.
« Última modificação: 14 de Março 2019, 18:49:42 por António Costa »

brunodias

O e2 e o c2 é que tem 1 sistema engraçado

VNE

Rex e CS-TTK se os F18 Hornet e os F14 Tomcat fazem e bem e nunca tiveram problemas e aguentam velocidades tremendas no vôo, não estou a ver porque não hão de funcionar aqui. Aliás esta tecnologia de folder wings foram tiradas precisamente desses 2 modelos militares.
CS-TTK não encolhem quando necessário, encolhem sempre quando aterram para poder utilizar todos os tipos de parking nos aeroportos.

Acho que vem desde muito antes. F4U Corsair...

aviationlover

Pois eu devia ter dito da aviação militar nomeadamente as aeronaves usadas em porta aviões, já na 2ª guerra mundial usavam isso.

CS-TTK

• Moderador
Rex e CS-TTK se os F18 Hornet e os F14 Tomcat fazem e bem e nunca tiveram problemas e aguentam velocidades tremendas no vôo, não estou a ver porque não hão de funcionar aqui. Aliás esta tecnologia de folder wings foram tiradas precisamente desses 2 modelos militares.
CS-TTK não encolhem quando necessário, encolhem sempre quando aterram para poder utilizar todos os tipos de parking nos aeroportos.

Aviationlover, eu nunca disse que nao iria funcionar aqui, apenas referi que as forcas envolvidas nas "zona da dobra" devem ser enormes ;)

Rex

Mas sem ser aviação militar/naval, já houve algum precedente civil?

Nesta imagem tem-se melhor noção da dimensão

https://twitter.com/boeingairplanes/status/1098273613491462144

Numas pesquisas li que o 777 original tinha esta opção mas que foi abandonado. Eram ainda maiores, 6.5 metros, logo mais complexo e pesado pois implicava também superfícies de controlo.

Cebola

Não deixa de ser uma solução fantastica para contornar possiveis problemas operacionais em muitos aeroportos.
Afinal tambem já era tempo de aplicar solucoes militares nos avioes civis...
Calculo que devera ter um sistema de alerta para que logo que o avião esteja abaixo de determinada velocidade o piloto não se esquecer de recolher as asas, digo eu.

New Engine Option

Rex eu creio que não porque li algures que a Boeing teve de registar a patente ou a tecnologia envolvendo essas folder wings e que a mesma foi sujeita à aprovação.

toto1100

Muito boa essa ultima fota com um humano convenientemente a fazer de escala. :D

nunopinheiro

claro que registou patente, a airbus também registou uma semelhante em que a asa dobra para baixo. A Airbus tinha a ganhar com este sistema para um A322 new wing que pudesse entrar nas mesmas gates que os actuais
« Última modificação: 15 de Março 2019, 10:34:42 por nunopinheiro »

toto1100

nunopinheiro

o problema com virar para baixo que do ponto de vista de segurança ate faz mais sentido é a possibilidade de veículos de apoio não repararem nela e acertarem nesta.

CS-TTK

• Moderador
E limita o comprimento maximo que pode dobrar...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1479 Visualizações
Última mensagem 27 de Março 2014, 17:09:12
por Spark
2 Respostas
1365 Visualizações
Última mensagem 04 de Julho 2014, 14:13:13
por Mariovieira