lovetofly

Quem já trabalhou no Aeroporto de Lisboa (e provavelmente o mesmo se passará noutros) já ouviu concerteza dizeres de que na TAP (e também na Groundforce, empresa do grupo) só se entra com cunhas ou quando se cai nas graças das chefias e das pessoas certas (o que envolve muito lambe-botismo à mistura). Sobretudo na Groundforce, onde o recrutamento para a empresa é interno, a partir das empresas de trabalho temporário que atiram para condições de quasi-escravatura centenas de trabalhadores que não são carne nem peixe, mas meros tarefeiros.

Contudo, o que me leva a fazer este post é mesmo o processo de recrutamento absolutamente miserável e amador da TAP. No dia 7 de Junho fui convocado para entrevista no dia 14 de Junho. Passei a primeira entrevista, denominada "pré-seleção/línguas". Aguardei pacientemente para ser chamado para a segunda fase do processo, denominada "provas de avaliação psicológica", chamada essa que só aconteceu no dia 22 de Junho e a avaliação no dia 28 de Junho. Por fim, ontem, dia 6 de Julho recebo um e-mail a informar-me que não passei a "prova de avaliação psicológica" pelo que seria eliminado do processo de seleção em curso. Ou seja: UM MÊS perdido, em que também nele perdi propostas de emprego aliciantes, inclusivamente algumas em que o próximo passo era mesmo só assinar o contrato.

Não sou propriamente um recém-chegado ao mundo do trabalho, e não é a primeira vez que faço provas de avaliação psicológica e testes psicotécnicos, aliás, até já os fiz fora do contexto laboral, e nunca tive qualquer tipo de resultado "anómalo" face àquilo que é suposto esperar em termos de resultados. A entrevista de avaliação psicológica, aliás, foi completamente amadora, com alguém que nem teve a gentileza de se identificar pelo nome nem de descrever a função que desempenha na empresa. Falta de cordialidade ao máximo. Como me parece óbvio, a TAP vem provar que publica concursos mas que a priori já tem os nomes de quem vai colocar nos lugares disponíveis. Acho absolutamente inacreditável que um dos candidatos se tivesse apresentado no processo de recrutamento com o cartão da SPdH ao pescoço! Forma de se diferenciar dos demais?

Uma vergonha!

Resta esperar que estes dinossauros dos RH sejam corridos da TAP. A tentativa de privatização foi uma esperança - infelizmente breve.
« Última modificação: 07 de Julho 2016, 17:36:51 por lovetofly »

joao_carvalho

Boa Tarde.

Li atentamente o seu testemunho!! Só não entendi para que função no Grupo TAP concorreu??
Cumprimentos

João Carvalho

lovetofly

Boa Tarde.

Li atentamente o seu testemunho!! Só não entendi para que função no Grupo TAP concorreu??

Boa tarde,

Reservas/Call-center.
« Última modificação: 07 de Julho 2016, 17:49:22 por lovetofly »

Flyz

Toda gente sabe que os psicotestes e para eliminar os candidatos de que nao gostam,quer seja na tap quer seja noutra companhia..enquanto o tempo de espera,esperei 3 meses para receber uma resposta negativa de uma companhia no medio oriente!!seis meses numa asiatica e varias europeias nem me disseram nada ate hoje,bem podia ficar sentado a espera de resposta dos processos de seleccao..
« Última modificação: 07 de Julho 2016, 20:12:22 por Flyz »

joao_carvalho

Fazendo um resumo, penso que concorreu à TAP por concurso lançado pela mesma?

Pensava que a TAP continuava a recrutar para esta função através da E.T.T. Talenter, mas pelos visto já não!!

Infelizmente a situação que descreveu é o "prato do dia" em processos de recrutamentos de diversos sectores.

Tenho uma excelente opinião da equipa de RH da TAP e sinceramente fiquei espantado com o que descreveu.

Em relação ao candidato que já é colaborador de uma empresa detida parcialmente pelo Grupo TAP, não vejo o espanto....é por vezes comum isso acontecer, através de mobilidade interna na empresa....prática comum....simples!!
Cumprimentos

João Carvalho

iSeven

"Recrutamento TAP: uma fraude?"

Sinto que esta poderia ser uma daquelas manchetes que se repetem ao longo do tempo. Um pouco como as portagens da A2.

Não me interpretes mal, lovetofly, dou-te toda a razão. Já assisti a este filme em muitos casos TAP. É triste.

lovetofly

Toda gente sabe que os psicotestes e para eliminar os candidatos de que nao gostam,quer seja na tap quer seja noutra companhia..enquanto o tempo de espera,esperei 3 meses para receber uma resposta negativa de uma companhia no medio oriente!!seis meses numa asiatica e varias europeias nem me disseram nada ate hoje,bem podia ficar sentado a espera de resposta dos processos de seleccao..

Eu continuei à procura durante a espera e estive à beira de assinar contrato com uma empresa (detida parcialmente pelo grupo TAP) o que acabei por não fazer porque dois dias antes me disseram que tinha passado à segunda fase do processo de recrutamento. Tendo confiança nas minhas capacidades nunca pensei que pudesse ser "reprovado" nas tais "provas de avaliação psicológica". O pior é que quem está nos RH nem quer saber, não lhes pesa certamente na consciência. Pode ser que um dia lhes calhe a mesma "sorte".
« Última modificação: 07 de Julho 2016, 21:07:33 por lovetofly »

lovetofly

Fazendo um resumo, penso que concorreu à TAP por concurso lançado pela mesma?
Pensava que a TAP continuava a recrutar para esta função através da E.T.T. Talenter, mas pelos visto já não!!

Sim, concurso publicado pela TAP no site de Recrutamento da companhia. A empresa de trabalho temporário Talenter recruta para quem presta assistência ao programa Victoria. Tudo o resto é efectuado pelo Contact Center da TAP, na sede da TAP, com trabalhadores directos da TAP.

Tenho uma excelente opinião da equipa de RH da TAP e sinceramente fiquei espantado com o que descreveu.

Gostaria de dizer o mesmo, mas logo na primeira entrevista (pré-seleção/línguas) não fiquei com muito boa impressão. Nunca tinha ido a uma entrevista onde quem está a entrevistar (neste caso tinha cinco pessoas à minha frente) não se apresenta nem refere a função que desempenha na empresa.

Em relação ao candidato que já é colaborador de uma empresa detida parcialmente pelo Grupo TAP, não vejo o espanto....é por vezes comum isso acontecer, através de mobilidade interna na empresa....prática comum....simples!!

Não tenho nada a opor, mas aparecer no processo de recrutamento com o cartão aeroportuário e o de funcionário da SPdH não cai bem, ainda para mais quando o dito candidato nem estava no desempenho das suas funções.

lovetofly

"Recrutamento TAP: uma fraude?"

Sinto que esta poderia ser uma daquelas manchetes que se repetem ao longo do tempo. Um pouco como as portagens da A2.

Não me interpretes mal, lovetofly, dou-te toda a razão. Já assisti a este filme em muitos casos TAP. É triste.

O que me irrita mesmo é a falta de sinceridade das pessoas. Porque fazem-nos crer uma coisa, perder tempo e (outras) oportunidades, para nada.

HenriqueP

Ya o cartao aeroporto da te status... desconto no cafe e nos gelados da olá.

True story.

Bruno T

• Banido do fórum
Sem querer levantar muitas ondas, conheço uma menina que interrompeu as ferias em Ibiza para começar o curso de tripulante, nem CV, nem concurso, nem entrevista, nem exames, nada, zero, bola, outro que concorreu á Tap Portugal para desempenhar funções de planeamento e desenvolvimento da rede, também falou desse amadorismo todo, em cinco minutos disseram-lhe que não tinha perfil e não ia avançar, o mesmo disse que aquilo era um mero pró-forma, pois não lhe avaliaram as competências, nem o nome dele sabiam, hoje está na Lufthansa e é o responsável pela area que ia desempenhar na Tap Portugal como soldado ... win ... win ... win ...

Alias bastou ver um prós e contras na RTP para ver bem o que a casa gasta.

Mas reconheço que hoje está melhor ainda sou do tempo do; "Épa, não conheces ai umas gajas jeitosas para virem para cá, vamos abrir um curso no proximo mês."

Hawks

Não sei se apenas a Talenter recruta pessoal para o programa Victoria, mas tenho conhecimento que a quem respondeu a um anúncio para essa função pedem nível C (fluente) em duas línguas estrangeiras e oferecem a módica quantia de 300 e tal euros por 30 horas de trabalho semanal. É um país muito triste...

lovetofly

Não sei se apenas a Talenter recruta pessoal para o programa Victoria, mas tenho conhecimento que a quem respondeu a um anúncio para essa função pedem nível C (fluente) em duas línguas estrangeiras e oferecem a módica quantia de 300 e tal euros por 30 horas de trabalho semanal. É um país muito triste...

Exacto, com contrato renovável de 15 em 15 dias, na Talenter. No entanto, o contrato directo com a TAP para o seu Contact Center (que tanto quanto pude saber é exclusivo TAP) é várias vezes esse valor, contrato de 6 meses, com todas as vantagens e regalias associadas dos funcionários TAP, as quais me foram comunicadas logo na primeira entrevista de pré-seleção/línguas como se quisessem mesmo que eu ficasse. Mas como as coisas estão, qualquer dia também a TAP generaliza a "externalização" de vários serviços, tal como a Groundforce faz...
« Última modificação: 07 de Julho 2016, 22:22:46 por lovetofly »

lovetofly

Bruno T, muito mau mesmo. Acho que as pessoas deviam vir mais a público falar disto...

Bruno T

• Banido do fórum
Muitas vem,  o que não falta são pessoas a contar a pouca vergonha que se passava nos anos 70's, 80's, 90's e afins.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
28 Respostas
14207 Visualizações
Última mensagem 14 de Janeiro 2016, 21:52:03
por Jorge78
0 Respostas
573 Visualizações
Última mensagem 24 de Janeiro 2015, 10:36:48
por Flyz