onun84

TAP153

Citação

The Turkish coup d'état attempt on 15 July 2016 is an ongoing coup d'état attempt by a group of ordinary Turkish military servicemen as confirmed by Turkish Prime Minister Binali Yıldırım. Military jets were heard flying over Ankara, and both the Fatih Sultan Mehmet and Bosphorus bridges in Istanbul in the direction of Anatolia to Europe were closed.[1][2][3] Turkish Prime Minister Binali Yildirim has said military action was being "taken without chain of command" and it was an "illegal attempt" to seize power by "part of the military". He further said that those involved "will pay the highest price".[4] Local media also reported tanks in Istanbul's Atatürk Airport.[5] It has been reported that Internet users within Turkey have been blocked from accessing Twitter, Facebook and YouTube.[6][7] Some hostages have been taken at military headquarters.[8]

The military has claimed in a statement that it has taken over.[9]

https://en.wikipedia.org/wiki/2016_Turkish_coup_d%27%C3%A9tat_attempt

Os dois aeroportos de Istambul estão a operar novamente com grandes atrasos devido ao congestionamento de trafego.

Abraço

anonuser1

Boa Noite!

Como se calhar a maiora de nós já sabe, Istambul está a passar por um momento difícil!

Só não percebi o que se está a passar no aerporto!

Disseram que os militares estavam a fechar o espaço, mas eu vi dois Turkish Cargo a aterrar!

Os aviões parece que estão a passear nas taxiways.

Entrei no liveATC de IST ( http://www.liveatc.net/flisten.php?mount=ltba2&icao=ltba ) e as operações pareceram normais, quando entrei ouvi apenas um piloto a pedir um follow me car.

Alguém consegue esclarecer ao certo o que é que os militares fizeram mesmo?

EDIT1: Deve ser erro, mas ouvi pelo menos dois callsigns diferentes e zero aviões no FR24
« Última modificação: 16 de Julho 2016, 09:32:54 por Jorge78 »

joaoff17

Turquia: Movimentos militares em Ancara e Istambul, possível golpe de Estado

O primeiro-ministro admitiu tratar-se de uma tentativa de golpe de Estado. Há ainda imprensa que diz que há tanques militares à entrada do aeroporto de Ataturk em Istambul. As Forças Armadas da Turquia emitiram um comunicado em que asseguram que tomaram o poder para garantir a democracia e o respeito pelos Direitos Humanos.

O primeiro-ministro da Turquia, Binali Yildirim, confirmou à televisão local que grupos do Exército estão a "comportar-se de uma forma irresponsável" e que uma tentativa de golpe de Estado pode estar em curso no país.

As Forças Armadas da Turquia emitiram um comunicado em que asseguram que tomaram o poder para garantir a democracia e o respeito pelos Direitos Humanos.

Forças de segurança turcas encerraram as duas pontes sobre o estreito do Bósforo, em Istambul, e foram ouvidos jactos militares voando baixo sobre Ancara, tendo o primeiro-ministro admitido que esteja em curso um golpe militar.

Na capital do país a imprensa fala também de movimentos militares, sem que se conheçam para já os motivos. Fontes ouvidas pela Agência Efe contaram que ouviram tiros junto do quartel do Estado Maior.

Há ainda imprensa que diz que há tanques militares à entrada do aeroporto de Istambul.

in Económico

TAP153

joaoff17

Ouve-se muito nervosismo e agitação no ATC, os pilotos pedem pushback várias vezes mas a torre continua a dizer para aguardarem
« Última modificação: 15 de Julho 2016, 23:12:21 por joaoff17 »

anonuser1

TAP153, o meu topic era uma pergunta :)

anonuser1

De qualquer maneira esse tal tópic, a meu  ver, está no separador errado. Tendo em conta que é um golpe de estado que envolve diretamente  a segurança, deveria estar neste separador.

PS: Acabei de ouvir um push and start aproved facing (....). Eu percebi "Left" mas seria um erro de fraseologia d+ grande para ser cometido. Deve ter sido outra coisa, irrelevante para o caso.

joaoff17

Parece que ouvi que a força aérea não permite descolagens, mas posso ter ouvido mal, eles ora falam turco ora falam inglês, o que dificulta um bocado

anonuser1

Acabei de ouvir um wind check e um cleared to land

joaoff17

Cleared to land é o THY3SP, vem de Berlim

anonuser1

Caramba! A controladora acabou de dizer "I dont have premission for push and start". E um piloto a dizer que têm ordem  direta para voltar para o seu depature point.

anonuser1

Sou o unico que não consigo ve-los no FR24? Não entedi esta, ela disse que nao tinha premission para p/s e autorizou outro piloto a p/s.... que confusão.

onun84

o HH6371 vinha do tearão deu meia volta em Istambul e voltou para trás, não sei onde vai aterrar.

Realmente a comunicação está tensa e acho que ouvi um piloto pedir pushback e que assumia a responsabilidade de decolagem.

A torre só diz que não tem previsão de autorização.

anonuser1

"For your own safety stay at your gate" credo.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
536 Visualizações
Última mensagem 29 de Julho 2015, 16:55:10
por Spark
3 Respostas
1025 Visualizações
Última mensagem 03 de Outubro 2015, 20:37:29
por Alex