Airliner

  • Mensagens: 1208
Sucedeu-se hoje durante a tarde um bird strike num dos motores de um A320 da Azores Airlines. Seguiam no avião 109 passageiros.

joaoff17

  • Mensagens: 362

Presumo que aterrar no sentido oposto é permitido em caso de emergência?

brunodias

  • Mensagens: 5377
Até sem ser emergencia é permitido, não aconselhavel

lrad

  • Mensagens: 1239
Isso depende de muita coisa. Neste caso pode ter sido até "aconselhável" mudar de pista. Quem sabe se a pista ativa não mudou realmente? E os ventos? Não temos esses dados nestes posts por isso não é possível tirar grandes conclusões.

brunodias

  • Mensagens: 5377
O que eu disse é que mesmo sem ser em emergencia é possivel ter outra pista, não é aconselhavel por varios factores, mas é totalmente permitido

Airliner

  • Mensagens: 1208
Utilizar a outra pista seria um perigo, tendo em conta que sobrevoa-se um grande núcleo de população. Estou na ilha e pelo que sei o problema no motor é algo grave.

brunodias

  • Mensagens: 5377
Lembrar que no caso da air transat a pista foi a 33

Tudo bem que essa pista onde o sata aterrou só tem agua, mas a outra tambem não tem imensa população, aqui neste caso deve ter sido por segurança da aeronave que foi logo nessa pista

Airliner

  • Mensagens: 1208
Lembrar que no caso da air transat a pista foi a 33

Tudo bem que essa pista onde o sata aterrou só tem agua, mas a outra tambem não tem imensa população, aqui neste caso deve ter sido por segurança da aeronave que foi logo nessa pista
O Air Transat foi pela questão do vento.

brunodias

  • Mensagens: 5377
Ai esta, este tambem foi ali devido a condicionantes, se tivesse que vir para a 33 vinha

Jorge78

  • Mensagens: 2870
Foi o CS-TKP.

Nesta altura deve provocar grandes constrangimentos em toda a operação da S4.

Franmed

  • Mensagens: 1567
Também desde ontem o B737 da Ryanair está parado em PDL. Hard Landing ?

Golf Lima

  • Mensagens: 372
O TKP acabou de fazer um high speed táxi

Golf Lima

  • Mensagens: 372
Acabou de descolar

SafetyJo

  • Mensagens: 124
Uma achega no que respeita a operações em pista oposta. Nas Lajes, aterragem e descolagem na pista que não é a pista-em-uso é o mais normalíssimo que pode haver, é o pão nosso de cada dia.
A selecção da pista-em-uso é feita com base na direcção do vento mas também no facto de uma pista estar  mais servida por instrumentos que possam ajudar a aproximação e aterragem, e outros factores.
Qualquer piloto pode requerer o uso da pista que não é a que está em uso naquele momento. Será autorizado ou não pelo ATC consoante o impacto que isso poderá ter no tráfego a usar a pista que está realmente como pista-em-uso.
A SATA regional descola na pista 33 na maioria das vezes devido à proximidade da placa civil da cabeceira da 33. E fazem-no a partir da intersecção Alpha. Na aterragem, preferem a 15 quando regressam do Grupo Central (Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) e do Grupo Oriental (Flores e Corvo).
Muitos sustos apanhei com os ATP a aterrarem ou descolarem com vento cruzada e mesmo com vento de cauda.

Num caso como um bird strike em que o motor tem de ser desligado, a tripulação toma a decisão com base em vários factores. E há procedimentos para descolagem com perda de um motor, com espera e tudo. Cada emergência é uma emergência e neste caso, se os ventos não impediam a aterragem na 15, pois então o melhor é colocar o pássaro no chão e ver os estragos. Pode até ser que a 15 fosse a pista em uso nesse momento. Mesmo o S4 gosta de descolar na 33 porque tem menos tempo de rolagem. A TAP faz a mesma coisa nos voos das Lajes.

Saudações

Jorge78

  • Mensagens: 2870
Será que foi para a TAPME ou já está operacional?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
24 Respostas
2430 Visualizações
Última mensagem 16 de Março 2015, 20:05:19
por LEVI
15 Respostas
2812 Visualizações
Última mensagem 13 de Setembro 2015, 23:31:18
por brunodias
1 Respostas
1268 Visualizações
Última mensagem 30 de Julho 2016, 00:08:27
por Biguds
11 Respostas
1939 Visualizações
Última mensagem 24 de Outubro 2016, 03:37:22
por Nyctalus
34 Respostas
4569 Visualizações
Última mensagem 16 de Agosto 2019, 19:39:23
por brunodias

Total 164+0=164 ms, db 0 ms, php 164 ms