nunopinheiro

Vamos la ter calma, isto não é assim tao simples. Crime fiscal é dos crimes mais fáceis de cometer, muitas vezes sem dolo álgum, que acredito seja aqui o caso. No entanto a autoridade fiscal pode discordar do entendimento de um ou vários indivíduos e ir para tribunal, com a vantagem do lado desta pelo menos em Portugal que coloca o ónus da prova do lado do contribuinte.

Criminoso fiscal deveria ter um nome específico já que são muitos, a coisa para mim só muda de figura quando a este crime se junta o branqueamento de capitais pois indica intenção de burlar efectivamente o estado. O caso de Cristiano parece mais um entendimento diferente da lei. Conjugado com algum barro a parede por parte da autoridade fiscal espanhola sobre o valor da facturação com a imagem para empresas espanholas como cliente final.
« Última modificação: 14 de Junho 2017, 09:31:33 por nunopinheiro »

toto1100

Exatamente!

Há que processar também todos os pilotos da Ryanair que são obrigados a constituir empresa na Irlanda e trabalham em bases noutros países.

O Fisco Espanhol deve mesmo é propor a saída da Espanha da Unioa Europeia.

Chulos, assinam Tratados e depois não querem aceitar as consequências.

LOL Tudo a ver realmente. Se calhar iam ver do que se trata este caso, que nao tem nada a ver com isso.
O problema foi que o CR aceitou um regime fiscal especial em Espanha (regime feito para futebolistas ricos que o Real e o Barcelona exigiram ao governo porque alegadamente nao conseguiam atrair futebolistas estrangeiros de outra forma) e depois nao cumpriu com o que esse regime fiscal ditava. Ele ate podia ter posto o dinheiro em Portugal porque queria pagar mais imposto e ajudar o OE nacional, estaria a cometer um crime em Espanha na mesma. (Alias o Saramago teve um problema similar, ele sempre continuou a pagar impostos em Portugal - onde pagava mais - e Espanha sempre alegou que ele era residente espanhol e tinha que pagar la e chegou a abrir processo contra ele.)

Ao falar do Messi e de ele nao ter ido para a prisao tambem iam ler sobre o assunto. Ele nao foi para a prisao por um simples motivo: foi o seu primeiro crime, e ninguem em Espanha (nem em Portugal diga-se) vai para a prisao se for condenando a tao pouco tempo de prisao e for a sua primeira condenaçao. Em Portugal o minimo acho que sao 3 anos, senao vai pena suspensa.

Falar sobre o caso e chamar-lhe de criminoso sao coisas bem diferentes.

Ja toda a gente sabe da empresa na Irlanda e toda a gente sabe qual o proposito dessa empresa: Pagar menos impostos. Eticamente correcto ou nao, nao sou eu que vou julgar.

Pois, mas aqui disseram que nao se podia falar de todo. E ninguem lhe chamou criminoso (ler o que se comenta é uma coisa maravilhosa que toda a gente devia apostar).
Nunca ouvi dizer que as autoridades espanholas o tivessem processado por falhas eticas, por isso nao se percebe de onde vem esse comentario tambem.

decio

Então, estou à espera do teu grande comentário acerca do caso. Falta muito?

Criticar os comentários dos outros não me parece ser uma discussão construtiva.
« Última modificação: 14 de Junho 2017, 17:44:24 por decio »

toto1100

É mais construtivo do que criticar comentarios que nem sequer foram ditos (mas eu sei que strawmen dao sempre jeitos nestas discussoes e as vezes da jeito comentar coisas que gostavamos que tivessem sido ditas, do que aquelas que efetivamente foram). A ironia de teres criticado o meu comentario e agora vires com essa conversa também é qualquer coisa.  8)
Eu se quisesse dizer alguma coisa sobre o caso dizia, obrigado. Temos uns a dizer que nao se pode falar sobre o caso; outros acham que temos obrigaçao de o fazer. So visto.  ;D
« Última modificação: 14 de Junho 2017, 17:52:07 por toto1100 »

decio

Ok, não queres falar não fales. Fico desiludido, tinha as espectativas lá em cima em relação a ti e ao que sairia desse cérebro.

Mas só para esclarecer, tu sabes que em Portugal julgar as pessoas na "praça pública", antes sequer de começar o julgamento pelos tribunais, não é uma coisa inédita. Por isso disse para não o chamarem de criminoso com base numa acusação. Eu também posso te acusar de idiota, com todo o respeito, claro, mas, ninguém te irá chamar de idiota só porque eu o fiz.

PS: Eu fico por aqui, não vou alimentar mais este off-topic.

toto1100

Tudo muito bonito. So é pena ninguem o ter chamado de criminoso. Tirando isso, excelente historia.
O nivel de educaçao e os ataques ad hominum tambem sao qualquer coisa.

caparica

O decio não sabe o que é o condicional e por isso presta-se a este papel. Estudasse...

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Parece-me muito mais o caso de entendimento da lei diferente do fisco espanhol do que "crime" como já li por aí. Mas vamos ver como corre.

brunodias

Eu no lugar dele fazia igual, então ganha 10milhões e tem que dar quase 5 ao governo??

Ja parece portugal, o governo não joga com a gente mas se sair quer 20%

caparica

O Ronaldo foi a tribunal declarar-se culpado. Triste figura, diga-se, de mãos dadas com a mulher, todo sorridente, como se lhe tivesse acontecido uma coisa muito boa. Entretanto a Madeira fica com um aeroporto cujo nome se encontra manchado... Parabéns aos espanhóis que estão a levar a tribunal todos esses prevaricadores e a reaver o dinheiro.

caparica

Eu no lugar dele fazia igual, então ganha 10milhões e tem que dar quase 5 ao governo??

Ja parece portugal, o governo não joga com a gente mas se sair quer 20%

As pessoas têm que saber as leis dos países onde trabalham e agir em conformidade com as mesmas. O Ronaldo e outros da mesma laia têm mais é que cumprir, ou ir jogar para a liga de países onde não se paga impostos.

Eu em Portugal também vejo metade do meu salário a ficar retido e só fico chateado se o mesmo não reverte em prol de bons serviços sociais.
« Última modificação: 23 de Janeiro 2019, 21:40:32 por caparica »

caparica

Parece-me muito mais o caso de entendimento da lei diferente do fisco espanhol do que "crime" como já li por aí. Mas vamos ver como corre.
Recorde-se que, na terça-feira, Cristiano Ronaldo foi condenado pela justiça espanhola a dois anos de prisão, com pena suspensa, substituída por uma multa de 365.000 euros. O jogador da Juventus reconheceu a culpa em quatro crimes de fraude fiscal, cometidos entre 2011 e 2014, no valor total de 5,5 milhões de euros.

https://selfie.iol.pt/fraude-fiscal/tribunal/cristiano-ronaldo-pode-perder-condecoracoes-apos-condenacao

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Interessante como muita (totalidade) da imprensa e dos mídia se verga perante este caramelo.  Quantas vezes já vimos na TV e nos jornais que Ronaldo "chegou a acordo com o fisco espanhol..."...   Figura triste.  Ronaldo foi condenado por fraude fiscal, ponto.  Reconheceu em toda a linha a acusação, não por estar arrependido claro, mas porque os advogados aconselharam-no a proceder assim para evitar males maiores.  No princípio desta polémica, se bem se lembram, ele dizia que não tinha cometido nenhum crime e que era só perseguição...

JB

A inveja e uma coisa nojenta. Sao todos uns santos. Tristeza!
JB

VNE

Os incompetentes dos assessores dele, nomeadamente contabilistas e advogados é que lhe criaram a ideia de que as decisões eram legais.

Alguém acha que as soluções, muito rebuscadas do ponto de vista legal, foram pensadas por ele?

Sabe jogar à bola, e bem!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
150 Respostas
19974 Visualizações
Última mensagem 25 de Abril 2019, 10:37:28
por CS-TTK
0 Respostas
699 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro 2015, 00:02:51
por jopeg