brunodsousa

Boas ,
estou a pensar fazer uma licenciatura de gestão aeronáutica na ULHT.
Nesta licenciatura garantem-me vários tipos de protocolos com companhias aéreas como ANAC,NAV,TAP etc.
No entanto obtive informações de um rapaz que tirou lá o curso mas, segundo ele, a licenciatura não serve de nada e então indicou-me para tirar formação numa escola de aviação porque a licenciatura não serve de nada .

Estou mais interessado em OOV do que em técnico de operaçoes aeroportuárias e definitivamente não tenho qualquer interesse em pilotagem.
Gostava das vossas sinceras opiniões sobre se devia ou não ter a licenciatura, pois nao agrada os meus pais eu não ter formação académica e pelo que tenho visto no site da NAV os concursos para OOV (exigem licenciatura...

Fico à espera de uma resposta é desde já obrigado  :)

iSeven

O que viste no site da NAV não foi nada relacionado com OOV, mas sim com Controlador de Tráfego Aéreo. Esses sim exigem licenciatura, os cursos de OOV são ministrados por instituições privadas e não exigem licenciatura.
« Última modificação: 11 de Agosto 2016, 11:20:33 por iSeven »

iSeven

Vale o que vale, mas eu acho que a única formação superior que vale alguma coisa no mundo da aviação em Portugal é Engenharia, ou Aeroespacial ou Aeronáutica... Não excluindo também as outras Engenharias (Electrotécnicas, por exemplo), que acabam sempre por ser contribuições para especificidades da área da aviação.

Isso de Gestão Aeronáutica, mais vale tirar Gestão a sério (de empresas) numa universidade melhor (leia-se: mais reconhecida). Ciências aeronáuticas também já me disseram que é apenas um complemento a cursos de OOV/Piloto, mas, lá está, serias mais valorizado com uma Engenharia, se quiseres seguir a vertente de curso superior.

iSeven

Ao fim e ao cabo, o que um curso superior faz é abrir-te portas, permitindo-te, no futuro e caso seja necessário, o ingresso num vasto leque de profissões relacionadas com a área e isso será sempre uma segurança adicional. Tens de ter em conta também se te apetece estudar por muito mais tempo ou se preferes ingressar no mundo do trabalho.

iSeven

É incrível o efeito psicológico que as palavras "superior" e "licenciatura" têm hoje em dia, principalmente nas gerações anteriores a nós.

Vejo muita gente com formação "superior" e com os mesmos empregos que pessoal com o 12.° ano.

Desculpem lá o desabafo.

lockheed

• Compass heading 270 degrees...
iseven vejo é muitos poucos licenciados a trabalhar na área que estudaram...

Como diz uma amiga minha: "um canudo é uma via verde para o desemprego!"

brunodsousa

Muito obrigado pelas respostas !! Já agora podiam me dizer se um controlador aéreo , o curso para se ingressar não conta ? Ou tem de ser específicamente relacionado com a aeronáutica?

Tenho mais uma questão também , um OOV chega a ganhar tanto como controlador operações de voo ?
Obrigado por tudo!!

brunodsousa

Já agora acham que então gestão aeronáutica poderia me abrir outras perantes sem ser oov ?

iSeven

iseven vejo é muitos poucos licenciados a trabalhar na área que estudaram...

Era mais isto que eu queria dizer, obrigado lockheed.

iSeven

Caro brunodsousa,

Para controlador de tráfego aéreo, pode ser qualquer licenciatura. É claro que retirarás mais vantagem da mesma se for uma relacionada com a área. No último concurso público para essa posição (2014), pediram isto:

- Os três primeiros anos completos de uma licenciatura ou o número equivalente de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System) – 180 ECTS;
- Domínio oral e escrito das línguas Portuguesa e Inglesa;
- Idade máxima de 25 anos à data de 31 de dezembro.

Fonte: https://www.nav.pt/nav/saiba-mais/faq

Não sei o que queres dizer com "controlador de operações de voo". Se te referes a director de operações de voo, este tem formação de OOV. Se te referes a controlador de tráfego aéreo, podes encontrar aqui http://www.sitava.pt/index.php?option=com_rokdownloads&view=folder&Itemid=7 a tabela salarial da NAV.

Acredito que um controlador aéreo ganhe mais que um Oficial de Operações de Voo, mas, como em tudo, isto não é uma certeza... Há empresas que pagam bem aos seus OOV e outras que nem tanto, tal como nas outras profissões. Nesse mesmo link, tens as tabelas salariais de outras companhias aéreas em Portugal (SATA e TAP), onde consta também o salário dos seus OOV.
« Última modificação: 11 de Agosto 2016, 16:43:13 por iSeven »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
62 Respostas
10183 Visualizações
Última mensagem 10 de Agosto 2014, 12:40:51
por jopeg
1 Respostas
552 Visualizações
Última mensagem 31 de Julho 2014, 13:07:17
por zulutango