LapaG

Fernando Lapa

Carlos Seabra

Borregou e divergiu para Vigo devido ao nevoeiro intenso. Durante a manhã houve um total de 10 voos a divergir, estava mesmo complicado.

Entretanto o AN12 seguiu de Vigo para o destino final: Torrejón.

Hawks

Borregou e divergiu para Vigo devido ao nevoeiro intenso. Durante a manhã houve um total de 10 voos a divergir, estava mesmo complicado.

Entretanto o AN12 seguiu de Vigo para o destino final: Torrejón.

Eu estava a bordo do TP 1710 FNC-OPO que divergiu ao início da manhã para Santiago. Foi uma viagem um tanto ou quanto atribulada já que a partida de FNC foi deliberadamente atrasada cerca de 40 min para aguardar melhoria das condições. Tal não se verificou e ao fim de 20 min em hold ao largo do Porto, o A319 fez-se à pista e entre o denso nevoeiro...borregou. O nevoeiro era tão cerrado que não consigo ter noção quão próximo estivemos de tocar na pista, mas o FR24 reporta 50 ft!

O trajecto para norte após o borrego "confundiu" os passageiros mais atentos e só ao fim de outros 20 minutos o Cte informou que em 10 minutos aterrariamos em...Santiago.

Após cerca de 1h em Santiago descolámos para o Porto e 30 minutos depois aterrávamos com um céu praticamente limpo.

Em suma, embarquei no Funchal às 05:40 e desembarquei às 12:00. Julgava que para a TAP, Lisboa seria sempre um alternante preferencial nestes casos.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 17:44:40 por Hawks »

Carlos Seabra

Eu estava a seguir atentamente o desenrolar da situação via FR24 e sim, vocês devem ter borregado mesmo em cima da pista. Um amigo meu que estava num dos spots até gravou o vosso borrego mas não se vê nada, só se ouvem os motores do avião. ;D

Em relação aos aeroportos alternativos escolhidos não posso opinar minimamente porque não tenho conhecimento de causa mas confesso que fiquei um pouco admirado ao ver escolhas como Vigo e Santiago em detrimento da base Lisboa, que é para onde normalmente vejo os TAP a divergir e cuja diferença em distância não é muito maior (pelo menos comparando a Santiago). Não estava a ouvir comunicações sequer, por isso ainda menos conhecimento tenho para poder comentar isso. Deixo eventuais explicações para quem de direito.

Por curiosidade fui apontando os voos divergidos e cá ficam:

AN12 UR-CKM YYT-OPO / VGO
GALX EC-JQE VLC-OPO / VGO
B738 EI-FRK HHN-OPO / SCQ
A320 EC-LLJ BCN-OPO / VGO
E190 CS-TPR ORY-OPO / LIS
A319 CS-TTV LIS-OPO / VGO
A319 G-EZBK LGW-OPO / SCQ
A319 CS-TTD FNC-OPO / SCQ
AT72 CS-DJA LIS-OPO / LIS
B738 EI-EVN LIS-OPO / LIS

Em 10 totais: 3 para Vigo, 4 para Santiago e 3 para Lisboa.

O primeiro a aterrar depois foi o B76X OY-SRL da Star Air às 09h53, horário pouco habitual pois deveria chegar pelas 04h15 mas certamente ficou retido de propósito em Colónia (o nevoeiro surgiu pelas 02h00 da manhã por isso já estariam alertados).

Finalmente deixo uma nota pessoal com base no que observo quando a pista é a 17 nas primeiras horas da manhã: urge a necessidade de uma taxiway até à cabeceira da 17 pois os backtracks atrasam bastante a operação que por si só já é bastante "densa" entre as 06h00 e as 08h00 com as muitas saídas e algumas chegadas e então com LVO ainda pior se torna devido à separação de tráfego ser obrigatoriamente maior.

Cumprimentos

P.S.: Hawks, considere-se ainda assim sortudo pois o namorado de uma colega minha da Faculdade trabalha num dos Rent-a-Car do aeroporto e até fui eu que o fui actualizando da situação em tempo real pois tinha clientes no Ryanair de Hahn e no easyJet de Gatwick que vieram para o Porto de... autocarro. Lá ficou com o dia estragado pois teve de esperar por eles até meio da tarde.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 18:17:30 por Carlos Seabra »

Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Mas ninguém aterrou nesse período ou foram só "alguns"?

Carlos Seabra

Mas ninguém aterrou nesse período ou foram só "alguns"?

Creio que a última aterragem antes da situação se complicar foi a do B738 EI-ENA às 07h58 vindo de Bruxelas. Depois não houve aterragens até ao Star Air das 09h53, portanto cerca de duas horas sem tráfego inbound. Apenas algumas descolagens.

Eu passei pelo aeroporto por volta das 07h45 e a visibilidade estava péssima.

Hawks

Eu estava a seguir atentamente o desenrolar da situação via FR24 e sim, vocês devem ter borregado mesmo em cima da pista. Um amigo meu que estava num dos spots até gravou o vosso borrego mas não se vê nada, só se ouvem os motores do avião. ;D

Em relação aos aeroportos alternativos escolhidos não posso opinar minimamente porque não tenho conhecimento de causa mas confesso que fiquei um pouco admirado ao ver escolhas como Vigo e Santiago em detrimento da base Lisboa, que é para onde normalmente vejo os TAP a divergir e cuja diferença em distância não é muito maior (pelo menos comparando a Santiago). Não estava a ouvir comunicações sequer, por isso ainda menos conhecimento tenho para poder comentar isso. Deixo eventuais explicações para quem de direito.

Por curiosidade fui apontando os voos divergidos e cá ficam:

AN12 UR-CKM YYT-OPO / VGO
GALX EC-JQE VLC-OPO / VGO
B738 EI-FRK HHN-OPO / SCQ
A320 EC-LLJ BCN-OPO / VGO
E190 CS-TPR ORY-OPO / LIS
A319 CS-TTV LIS-OPO / VGO
A319 G-EZBK LGW-OPO / SCQ
A319 CS-TTD FNC-OPO / SCQ
AT72 CS-DJA LIS-OPO / LIS
B738 EI-EVN LIS-OPO / LIS

Em 10 totais: 3 para Vigo, 4 para Santiago e 3 para Lisboa.

O primeiro a aterrar depois foi o B76X OY-SRL da Star Air às 09h53, horário pouco habitual pois deveria chegar pelas 04h15 mas certamente ficou retido de propósito em Colónia (o nevoeiro surgiu pelas 02h00 da manhã por isso já estariam alertados).

Finalmente deixo uma nota pessoal com base no que observo quando a pista é a 17 nas primeiras horas da manhã: urge a necessidade de uma taxiway até à cabeceira da 17 pois os backtracks atrasam bastante a operação que por si só já é bastante "densa" entre as 06h00 e as 08h00 com as muitas saídas e algumas chegadas e então com LVO ainda pior se torna devido à separação de tráfego ser obrigatoriamente maior.

Cumprimentos

P.S.: Hawks, considere-se ainda assim sortudo pois o namorado de uma colega minha da Faculdade trabalha num dos Rent-a-Car do aeroporto e até fui eu que o fui actualizando da situação em tempo real pois tinha clientes no Ryanair de Hahn e no easyJet de Gatwick que vieram para o Porto de... autocarro. Lá ficou com o dia estragado pois teve de esperar por eles até meio da tarde.

O EI-FRK e o G-EZBK de facto fizeram-nos companhia na placa, mas desconhecia que estavam também divergidos do Porto.

Admito que pensei que a solução passaria por fazer a viagem de Santiago para o Porto por autocarro. Mas passou-me pela cabeça algo ainda pior. Descolar em direcção a Lisboa e fazer o trajecto até ao Porto de autocarro...

Algo caricato na situação é que após o Cte ter informado que estavamos a divergir para Santiago, a tripulação de cabine repetidamente anunciava que nos dirigíamos para Vigo...Mesmo após o touchdown, o anúncio foi que tínhamos aterrado em Vigo, o que suscitou olhares ainda mais "confusos" entre os passageiros. Inclusivé houve uma passageira que perguntou se havia possibilidade de sair naquele aeroporto porque tinha uma reunião de trabalho em Vigo quando finalmente foi esclarecido "mas estamos em Santiago...". De qualquer forma, o pedido para desembarcar foi-lhe negado.

A meu ver a tripulação fez o que pôde. Acho que podia ter havido mais informação. O único anúncio oficial durante a paragem em Santiago foi de que o avião iria ser abastecido.

LapaG

Boas

Soube que amanhã vamos ter o N952CA, B747-400, cargueiro da National Airways, com chegada prevista para as 12H30.

Cps
Fernando Lapa

Carlos Seabra

... Adiado para a próxima madrugada, 02:55/04:55.

Spark

• Atualmente, os veículos da internet são apenas 2: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Ricas horas para chegar....  >:(

Carlos Seabra

Está a caminho e deve chegar com meia hora de atraso mais ou menos.

ruipinus

Bom dia,
alguém sabe o que se passou com o  N952CA, B747-400?
esteva na pista para levantar, mas voltou ao stand.

Carlos Seabra

AN12 UR-CBG às 15:30, CVK7176, vai para o W28. Sai supostamente às 07:00 de amanhã.

Também temos 3 JetTime no Porto em escalas técnicas para reabastecimento (típico nesta época): OYJTA/B/E. Saem a.s.a.p
Carlos Miguel Seabra

JetPhotos | Instagram

LapaG

Boas

Infelizmente o An12 não foi para o W28 mas sim para os S7x, daí que fotografar é praticamente impossível. Pode ser que a saída seja para uma hora decente.

Cps
Fernando Lapa

Carlos Seabra

Passou à última hora do W28 para o S70. Quem não estava na chegada terá de rezar para que atrase amanhã, caso a STD se mantenha. :)

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
679 Respostas
113505 Visualizações
Última mensagem 30 de Dezembro 2016, 23:44:18
por Carlos Seabra
356 Respostas
74723 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro 2017, 18:45:52
por Carlos Seabra