Snip

Não me expliquei bem, se o estado der 30, e receber 31 através dos impostos de tudo aquilo que esse mesmo turista consumir cá já tem o seu retorno!

Falei do incentivo das rotas por estarmos falar da Madeira que vive do turismo, como é OBVIO não vamos atribuir incentivos às rotas para o Portugal continental a partir da Madeira!
« Última modificação: 25 de Fevereiro 2017, 22:47:48 por Snip »

Hawks

Entretanto, continua a troca de "mimos" entre o secretário regional do turismo e a Ryanair.

A entrevista de Michael O'Leary caiu mal nas hostes madeirenses que voltaram a reforçar que não vão ceder a quem quer "sacar dinheiro às regiões contornando as regras".

Estas regras, segundo Eduardo Jesus, são que só existem duas formas em Portugal de financiar rotas. Através de acordos de co-branding com as associações de turismo regionais ou através da ANA que financia novas rotas ou aumentos de frequências. Ele deixa a entender que nalgumas regiões está a ser utilizada outra via de financiamento mas delega nos deputados essa "investigação".

Eduardo Jesus adianta também que a entrevista de O Leary revela nervosismo e estará relacionado com o fim do financiamento até agora em vigor no Porto e em Faro.

A novela deverá acabar aqui. Do meu ponto de vista pessoal a Ryanair seria um player importante nos voos domésticos. Ou a Transavia começa a fazer Lisboa também, não estou a ver outro operador a entrar em breve.

Em relacão a voos europeus, pretende-se proteger o que já existe. Há pouco tempo a Jet2 anunciou voos desde Stansted, o que é sempre mais apetecìvel do que a Ryanair, porque a Jet2 vende pacotes com hotel de 7 e 14 noites.
« Última modificação: 26 de Fevereiro 2017, 21:04:27 por Hawks »

Hawks

Citação
TAP retira voos das 9.15h às terças e quintas no mês de março, denuncia o PS-M[/b][/size]

“A TAP retirou os voos das 9.15 das terças e quintas feiras durante o mês de Março”, denuncia o líder do PS-Madeira, num dos pontos das “Notas do Dia”, questionando os responsáveis governamentais sobre reações acerca da proteção dos interesses da Madeira. “Ou será que há cada vez mais sinais que é fundamental atrair mais companhias para a rota Madeira / continente? Mais um bocadinho de seriedade e rigor e, talvez, não estivéssemos como estamos….”

Carlos Pereira refere ainda ter reparado que “BE e um certo PSD-M estão em sintonia para acabar com a liberalização das rotas entre a Madeira e o Continente. Honestamente, é brincar com coisas muito sérias “.

in funchalnoticias.net
« Última modificação: 01 de Março 2017, 14:37:15 por Hawks »

CS-TTK

• Moderador
Quando li este excerto da entrevista ocorreu-me logo este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=kuajj0auNTQ

Deixando o humor de parte, acho irrelevante o voo ser removido dois dias por semana durante o mês de março tendo em conta que a TAP opera cerca de 10 voos diários entre o Madeira e o continente. Este senhor carlos pereira tem sido um deserto de ideias desde que está a frente do PS-M. Mas política não é para ser discutida neste forum ;)
« Última modificação: 01 de Março 2017, 14:54:45 por CS-TTK »

Hawks

Deixando o humor de parte, acho irrelevante o voo ser removido dois dias por semana durante o mês de março tendo em conta que a TAP opera cerca de 10 voos diários entre o Madeira e o continente. Este senhor carlos pereira tem sido um deserto de ideias desde que está a frente do PS-M. Mas política não é para ser discutida neste forum ;)

Política à parte, são menos 1300 lugares disponíveis por mês num horário "chave" para os residentes (1º voo da manhã a seguir ao das 05h30). Algum efeito há de ter no preço médio do bilhete.

Hawks

Citação
Pedro Marques anuncia grupo de trabalho para o subsídio de mobilidade

O ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, anunciou, esta tarde, a criação de um grupo de trabalho, com membros dos governo da República e dos governos regionais da Madeira e Açores, para tratar da questão do modelo de mobilidade.

“O modelo tem muitas deficiências, para além das questões burocráticas”, disse a propósito do modelo de mobilidade da Região Autónoma da Madeira.

Pedro marques, ouvido na comissão de Economia da Assembleia da República, concordou com o vice-presidente do grupo parlamentar e líder do PS-M, Carlos Pereira, que antes questionou a eficácia do modelo.

“Era um modelo muito bom, que ainda não tínhamos chegado ao Governo e já estavam a pedir a sua revisão”, afirmou Pedro Marques.

O ministro prometeu um relatório da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e Inspecção Geral de Finanças (IGF) sobre os modelos açoriano e madeirense para subsidiar as viagens aos residentes e estudantes, a entregar ainda no primeiro trimestre.

Carlos Pereira recordou que a revisão do modelo está a ser feita no parlamento nacional graças a dois projectos de resolução do PS e do BE apresentados, e questionou o ministro sobre as razões para a Madeira não ter mais companhias aéreas a operar nas rotas entre Funchal e continente.

in dnoticias.pt

Finalmente parece que vai haver um relatório...

decio

O resto do país nunca percebeu porque é que Alberto João passou tanto tempo no poder, mas aqui está um dos grandes motivos.

Outro assunto: Eu já ponderei várias vezes questionar neste forum, porque é que a Transavia não opera na rota LIS-FNC? Eles já fazem OPO-FNC, que pelos vistos até tem bastante sucesso e já ouvi rasgados elogios na primeira pessoa acerca deste produto. Isto quer dizer também que já têm tripulação certificada para voar para o Funchal. Já operam de vários sitios na Europa para o Porto, Lisboa e Faro, portanto, já que conhecem bem o mercado Português. Então, qual é o obstáculo?

CS-TTK

• Moderador
Compreendo o seu ponto de vista. No entanto o voo das 9:10 é um voo demasiado tarde para efetuar ligação com a maioria dos voos da TAP para a europa e brasil a partir de LIS durante a manha e o "bloco" de voos seguintes que ocorre por volta da hora de almoço é coberto pelo TP1682 que parte de FNC às 10:30 (normalmente operado por A321). Para quem tem LIS como ddestino final faz diferença chegar 1h hora mais cedo a LIS? Em alguns casos acredito que sim, mas na maioria penso que não...
O que creio que ocorre também (ainda não fui confirmar) é a perda da ligação OPO-FNC (TP1711) que do meu ponto de vista pode ser mais "prejudicial" que a perda da ligação a LIS.
« Última modificação: 01 de Março 2017, 15:53:16 por CS-TTK »

Jorge78

A rota é liberalizada, se a TAP retirou o vôo deve ser por fraca procura do mesmo nesses dias, um pequeno ajuste momentâneo em época baixa.

A Transavia não deve operar o LIS— FNC por opção, a menos que não tenha slots disponíveis em LIS.

rzo

Alguém sabe a razão de a TAP deixar de voar às terças e quintas-feiras
o voo da manhã entre o Porto e Funchal, entre 28 de Fevereiro e Abril?
Já tinha perguntado no tópico das novidades tap 2017, se alguém sabia o porquê?

Hawks

Alguém sabe a razão de a TAP deixar de voar às terças e quintas-feiras
o voo da manhã entre o Porto e Funchal, entre 28 de Fevereiro e Abril?
Já tinha perguntado no tópico das novidades tap 2017, se alguém sabia o porquê?

Parte praticamente à mesma hora que o Easy... Talvez seja por aí.

Hawks

Citação
Promessa de ministro não comove Jesus

Pedro Marques ridicularizou revisão do subsídio de mobilidade que está prevista na Lei

O secretário regional da Economia, Turismo e Cultura considera que o Governo da República insiste em promessas em vez de resolver problemas. Isto porque o ministro do Planeamento e Infra-estruturas, Pedro Marques, anunciou, hoje a criação de um grupo de trabalho, com membros dos governo da República e dos governos regionais da Madeira e Açores, para tratar da questão do modelo de mobilidade.

Eduardo Jesus entende que a declaração não representa nada de novo. “Há meses que se trata de uma mera promessa que o Governo da República, através dos seus diversos interlocutores, tem vindo a fazer, insistindo, com isso, no continuo incumprimento da lei e reconhecendo a sua incapacidade de acção nesta matéria”, refere o governante.

“É, aliás, com alguma estranheza que vemos ser reconhecida a deficiência deste modelo quando, na realidade, o que se constata é uma total inoperância para corrigir o que é necessário corrigir. Se sabem que o modelo tem muitas deficiências, conforme afirmado, porque é que, passado mais de um ano, não aceitaram a sua revisão, conforme solicitado pelo Governo Regional da Madeira? Fomos os primeiros a assumir que este modelo, sendo o melhor que a Região alguma vez experimentou, precisava de evoluir. O que não faz sentido é alguém reconhecer o erro e impedir, progressivamente, a sua correção. Como tem sido o caso”, reage Eduardo Jesus.

O secretário que tutela os transportes lembra que “não existe trabalho feito e continuam a ser adiadas as soluções que a Região, há mais de um ano, solicita, a favor da revisão do modelo” e conclui que “o Estado, ao não cumprir o seu dever, tem prejudicado, gravemente, os madeirenses e os porto-santenses que se vêm privados das revisões ao modelo de subsídio a que têm direito e que se encontram, na sua posse, desde Janeiro de 2016”.

O ministro ironizou com o facto da revisão ter sido pedida. “Era um modelo muito bom, que ainda não tínhamos chegado ao Governo e já estavam a pedir a sua revisão”, afirmou.

A menos que tenha sido revogado, Pedro Marques parece desconhecer o artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 134/2015 de 24 de Julho, que não só ordena a revisão anual do subsídio social de mobilidade, “com base numa avaliação das condições de preço, procura e oferta nas ligações aéreas e marítimas abrangidas pelo presente decreto-lei e da respectiva utilização pelos passageiros beneficiários” - como prevê que no primeiro ano da sua aplicação, o valor do subsídio social de mobilidade possa ser revisto, “decorridos seis meses sobre a entrada em vigor do presente decreto-lei”. Tanto num caso como noutro, os prazos não foram cumpridos. O subsídio de mobilidade entrou em vigor em Setembro de 2015.

Snip

Não me admira, são 2 dias em que o fluxo de tráfego não se justifica a existência deste voo. Eu apanhei-o muitas vezes às terças feiras, e confesso que me dava imenso jeito  ;D

Há imensas alternativas para a Madeira em diferentes faixas horárias e penso que não são estes 2 voos semanais que farão a diferença... A meu ver, faz mais falta um voo à hora de jantar, por volta das 20h/20h30 a partir de Lisboa do que este, ou um voo às 07h para o Funchal, mas aceito que a TAP esteja a re-organizar-se para maximizar o potencial de HUB e como já disse gostava de ver o conceito de Ponte Aerea para a Madeira, algo que os E190 permitem, e mesmo havendo uma menor capacidade por avião, o aumento de frequências compensaria a perda de capacidade.

A revisão do subsidio há muito que é uma bandeira politica, o Governo Regional queria utiliza-la para justificar o fracasso da operação de carga aerea que nunca levantou voo, bem como do ferry que nunca veio. Sendo ano de eleições o PS quer utiliza-la também como bandeira porque... é ano de eleições x) Aposto que a meio do verão teremos novidades sobre o subsidio, mesmo a tempo das autarquicas  ;) Embora seja um tipo da oposição desde que me lembro de ser gente confesso que certas jogadas politicas enojam-me e esta do subsidio então...

A culpa deste modelo estar como está é do Governo Regional, porque já nasceu "coxo" de inicio... Sempre defendi que o modelo açoreano estava muito bom conseguido, e a diferença de preços assim o prova, mesmo sendo um destino menos consolidado e etc etc etc... O teto máximo levou à subida desmedida dos preços na Madeira com os efeitos que se notam... eu confesso: quando viajo, e porque a minha situação financeira permite, entre FNC e LIS opto sempre pela tarifa Classic da TAP uma vez que é absolutamente indiferente para o residente o valor, mas também por uma maior segurança e proteção em casos de overbooking, voos cancelados e etc...
« Última modificação: 01 de Março 2017, 20:05:06 por Snip »

Jorge78

Em RTP

Citação
SATA quer voltar a voar para o Porto Santo

De fora dos planos está a ligação entre Lisboa e o Funchal

A companhia aérea açoriana SATA quer voltar a voar para o Porto Santo, aguarda apenas o lançamento do concurso público.

Apesar de o caderno de encargos não ser ainda conhecido, Paulo Menezes, presidente do grupo, diz que esta ligação se enquadra na tradição da SATA, mas não revela para já quais as condições para poder concorrer.

De fora dos planos da SATA está a ligação entre Lisboa e o Funchal, o presidente da companhia, considera que a mesma não seria rentável para a SATA.

http://www.rtp.pt/madeira/sociedade/sata-quer-voltar-a-voar-para-o-porto-santo-_8327

Air Acores

Alguem sabe quando e o concurso e os possiveis interessados?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
3798 Visualizações
Última mensagem 02 de Novembro 2017, 11:56:46
por ClearedForTakeOff
1 Respostas
1253 Visualizações
Última mensagem 08 de Março 2014, 18:43:39
por gmoreira