PauloBR

  • Mensagens: 375
Caros, fiquei chocado ao ler esta notícia, como é que pode acontecer um erro tão grave assim?

AirAsia X flight from Sydney to Malaysia ends up in Melbourne after navigational error

Citação
A flight from Sydney to Malaysia ended up in Melbourne after the captain incorrectly entered the plane's location in its navigation system just before take-off, according to a safety investigation.
...
Ver matéria completa em http://www.smh.com.au/business/aviation/airasia-x-flight-from-sydney-to-malaysia-ends-up-in-melbourne-after-navigational-error-20160907-gratv6.html

stá correta esta matéria? Me parece estranho que o piloto tenha que "informar as coordenadas geográficas".


Abraços

Flyz

  • Mensagens: 1286
Regra geral nos aviões mais velhos os sistemas de navegação são "independentes", ou seja temos o IRS (sistema de navegação por inércia, que temos de dizer a posição,regra geral no stand tem as coordenadas,que é onde AirAsia se enganou) e o GPS. dependente do sistema de navegação o Gps pode actualizar o inércia da posição(não dá atitude como é óbvio),no entretanto na maior parte dos casos o software de navegação vai comparando os diferentes(GPE,irs,dme,loran,vor etc) posições e conforme uma fórmula vai calculando a posição do avião, no entretanto era suposto excluir um sinal dispare com os restantes..mas como é claro o sistema da prioridade ao gps e ao Irs..

Ps:o título original é um bocado ridículo... Devia dizer Air asia Flight diverted with radar vectores to melbourne after navigation malfunction..
« Última modificação: 14 de Setembro 2016, 08:02:44 por Flyz »


Pedro Xavier

  • Mensagens: 111
Bom dia,

O que realmente se passou e as circunstâncias envolventes estão aqui:

http://www.atsb.gov.au/media/5771380/ao-2015-029-final-report.pdf

Abç.

PauloBR

  • Mensagens: 375
Caro Flyz,


Muito obrigado pela explicação técnica.


Abraço,

PauloBR

  • Mensagens: 375
Bom dia,

O que realmente se passou e as circunstâncias envolventes estão aqui:

http://www.atsb.gov.au/media/5771380/ao-2015-029-final-report.pdf

Abç.
Obrigado pelo link, Pedro Xavier.

Este trecho do relatório é importante, pois aponta a verdadeira origem do problema:
Citação
The ATSB also found that the aircraft was not fitted with an upgraded flight
management system that would have prevented the data entry error via either automated
initialisation or automatic correction of manual errors.

Abraço,

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