Marques

  • Mensagens: 36
Boa noite,

Antes de mais, peço desculpa se o assunto não estiver no tópico correto. De seguida, peço desde já desculpa também pela pergunta que vou fazer, porque talvez seja bastante óbvia mas quero saber de quem sabe mais do que, neste mundo da aviação que eu adoro mas confesso não ter grandes conhecimentos.

Reparem nesta rota da imagem....aqui não se vê o tempo de viagem mas fiz as contas e eram aproximadamente 9h de viagem.

A minha questão é, de Madri a Buenos Aires, em linha reta são aproximadamente 12h. Como é que esta rota, se a colocássemos em linha reta, nao daria muito mais do que 12h, um vez que é muito maior que a de Madri-Buenos Aires, ambas em linha reta?

tareias77

  • Mensagens: 4672

Major Alvega

  • Mensagens: 196

Marques

  • Mensagens: 36

VNE

  • Mensagens: 1035
Acrescentar que o raciocínio e "descoberta" sobre o cálculo da distância mais curta entre dois pontos numa esfera (mesmo não perfeita, como é o caso da terra) se deve ao matemático português Pedro Nunes, que por sinal tem o seu nome atribuído a um avião A332 da TAP.  8)
« Última modificação: 07 de Outubro 2016, 07:19:59 por VNE »


nunopinheiro

  • Mensagens: 3043
O mapa mundo devia ser proibido, a maior parte das pessoas não conseguem compreender que é uma representação muito errada do planeta. Este mapa é a causa de muitas das ideias que Portugal/Açores é um bom local como HUB Transatlântico Norte.
« Última modificação: 07 de Outubro 2016, 11:55:18 por nunopinheiro »


Filipe

  • Mensagens: 153
Concordo em parte. Mas daí a ser proibido...só se for no mundo da aviação.
Quando aqui se fala de hub transatlântico nos Açores é normalmente em comparação com a Islândia. E não sendo a melhor localização para rotas do Atlântico Norte, em alguns casos (poucos) é comparável. Principalmente para rotas entre Sul dos EUA - Sul da Europa/Norte de África
« Última modificação: 07 de Outubro 2016, 18:07:51 por Filipe »


VNE

  • Mensagens: 1035
O mapa mundo devia ser proibido, a maior parte das pessoas não conseguem compreender que é uma representação muito errada do planeta. Este mapa é a causa de muitas das ideias que Portugal/Açores é um bom local como HUB Transatlântico Norte.

Invocar a proibição do mapa para o fim pretendido não faz muito sentido.

Fico a aguardar da sua proposta de projeção do globo terrestre em formato plano e já agora a fundamentação matemática para tal...

nunopinheiro

  • Mensagens: 3043
Possa já não se pode fazer uma hipérbole, mas pelo menos do ponto de vista de de uma melhor representação geométrica com menor distorção tipo http://www.freeworldmaps.net/download/maps/political-world-map.gif ou http://www.geoatlas.com/medias/maps/world%20maps%20and%20globes/GOODE/G3O6O87D2258E528/GOODE_reference.jpg qualquer uma destas é melhor ou então o globo.

Filipe

  • Mensagens: 153
Linha no Google Earth entre os aeroportos de Nova Orleães e Atenas.
A distância entre esta linha e Keflavic ou a Terceira é identica. Para PDL são + 100 Km aprox.



Se se pretender fazer um hub nos Açores à semelhança do que se faz na Islândia, para origem/destino a sul dessa linha os Açores têm vantagem competitiva.
Essa separação inclui um vasto número de grandes cidades na costa leste dos EUA, e uma grande quantidade de destinos no sul da europa (Incluindo Lyon e Nantes) e Norte de África.
« Última modificação: 08 de Outubro 2016, 19:05:49 por Filipe »


nunopinheiro

  • Mensagens: 3043
Pois Filipe, é difícil escolher duas cidades mais a sul entre Europa e USA e mesmo assim fica a meio. Sobra o norte de África / Florida. mas infelizmente é um mercado não muito forte em particular no que respeita as ligações com os U.S.
« Última modificação: 07 de Outubro 2016, 18:48:31 por nunopinheiro »


Filipe

  • Mensagens: 153
Sim, de facto a Europa tem maior densidade populacional a Norte.
Mas mesmo assim só que este mercado (a sul) seja 1/3 ou 1/4 do existente a norte da linha já é muito significativo.
A Islândia com + ou - a mesma população tem um aeroporto com 5 milhões de passageiros. Quantos têm os dos Açores?
E não podemos esquecer o resto da América Central - > Europa onde fica mais perto fazer escala nos Açores do que por Madrid.
« Última modificação: 07 de Outubro 2016, 19:50:37 por Filipe »


nunopinheiro

  • Mensagens: 3043
Se for 1/4 esta la os Açores tem isso ate algo mais. Mas sim pode em algumas rotas eixos, exemplo no outro dia falávamos da comunidade de cabo verde em Boston onde a SATA poderia alanvacar as suas naturais economias de escala. Mas a volume disto é na minha opinião limitada, assim como também o acho ser para a Islândia que esta bem melhor colocada.
« Última modificação: 07 de Outubro 2016, 21:02:38 por nunopinheiro »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
420 Respostas
75779 Visualizações
Última mensagem 19 de Novembro 2018, 13:50:10
por Franmed
100 Respostas
25091 Visualizações
Última mensagem 04 de Janeiro 2015, 13:01:41
por arturmeireles
65 Respostas
14043 Visualizações
Última mensagem 24 de Março 2015, 01:28:54
por david1990
2 Respostas
938 Visualizações
Última mensagem 18 de Março 2014, 18:18:51
por CS-TOD
0 Respostas
756 Visualizações
Última mensagem 27 de Março 2014, 11:50:56
por Spak

Total 99+0=99 ms, db 0 ms, php 99 ms