Bruno T

• Banido do fórum
Esta constante "historia" dos overbookings TAP, um dia acaba mal.

Citação
No dia 18 de Junho 2016, cheguei ao aeroporto de Copenhaga, ainda com os balcões de check-in encerrados. Após a abertura dos mesmos efetuei o check-in com o grupo (9 pessoas) e despachei a minha bagagem. Foi-me atribuído o lugar 17C e até essa altura tudo correu dentro da normalidade. Depois de passar todos os postos de controlo e aproximadamente 1 hora antes da partida, fui chamado pelos altifalantes para me dirigir com urgência à porta de embarque. Nessa altura fui informado que devido a uma situação de overbooking e por estar a viajar sozinho (eramos um grupo de 9 pessoas, portanto tenho 9 testemunhas), estava a ser forçado pela companhia aérea a não embarcar naquele voo e seguir noutros voos via Bruxelas. Após alguns minutos o comandante do avião informou-me que iria viajar no cockpit do avião. Ao entrar no avião foi encaminhado para o espaço no final do avião, designado por "cozinha". Alguns momentos antes da descolagem verifiquei que havia uma pessoa sentada no lugar 17C que me estava destinado. Efetuei praticamente toda a viagem de pé e comi tardiamente sobre um tabuleiro de plástico. De notar que efetuei a reserva em Novembro 2015 e paguei uma tarifa elevada. Estou certo que esta situação não está de acordo com os direitos dos passageiros. Pergunto se é desta maneira que pensam recuperar o nome desta empresa e ganhando clientes que paguem o vosso salário? Considero esta atitude execrável e escabrosa! Lamento mas n me vou calar! Queixa enviada INAC com provas documentais!
José Baptista

chlouie

História muito mal contada e já antiga. De resto, o overbooking é comum em TODAS as companhias aéreas. Sem excepção e como forma de rentabilizar noshows. É para isso que existe uma directiva da UE para compensar os passageiros afectados. Mas a TAP não abusa, nem mais, nem menos desta prática. Apenas o necessário e dentro da legalidade.

PNC2

• Banido do fórum
Mas essse Bruno [editado pela moderação] não acha que já chega.
« Última modificação: 09 de Outubro 2016, 03:05:50 por MiguelRei »

Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Mas o normal não seria não haver overbooking? Quando há um noshow o lugar já não está pago? Fico admirado por ler que "é normal" mas pode ser de mim...

Simonsays

• Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais
Isto eh incrível

Já se tinha falado disto em MAIO......

Caros

DECLARAÇÃO DE INTERESSE: sou funcionário de companhia aérea e lido com estes casos 'todos os dias'

DECLARAÇÃO DE INTERESSES 2: não concordo com overbooking

Dito isto, esta é a minha opinião:

Pq existem overbooking? De forma simplista porque há passageiros que faltam aos voos - os chamados noshow (lembram-se noutro forum..."comprei o bilhete, pq tenho que dizer eu vou faltar ao voo???) e as companhias aproveitam e tentam também lucrar com este facto.

Como se definem os overbookings que se fazem ? Com base num histórico de voo, os sistemas de reserva e revenue Management  definem quanto fazem a mais. Neste histórico analisam dias de semana, épocas festivas, e qts noshows existiram. De forma simplista .... O voo BB111 teve hoje 5 noshows. No BB111 de 11maio de 2017 vou vender mais 5 lugares.

As companhias têm tanta vontade de fazer overbooking tanto quanto não se transforme num oversold. Isto só acontece se AO FECHO DA PORTA DO AVIÃO não houver lugar para todos os passageiros.

Não há lugares ...e agora ?
A aviação será porventura a atividade comercial mais escrutinada é exposta aos lobbies de proteção do cliente (e muito bem digo eu!) pelo que a comunidade europeia teve necessidade de regrar algumas coisas e nasceu dai o regulamento CÊ 261/04 que estabelece de forma clara o direito do passageiro em caso de ser afectado por este oversold. (http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=celex%3A32004R0261)

Assim quando o agente de check in ou porta de embarque informa que não há mais lugares "não faz sentido" não aceitar o que está a ser dito...concorde-se ou não são as regras e a obrigação da companhia é indemnizar de forma automática o passageiro (mais refeições, comunicações, voo de proteção, alojamento se necessário ) SEM PREJUÍZO DESTE TENTAR PROCURAR JUSTIÇA POR OUTRAS FORMAS POR PERDAS EVENTUALMENTE SOFRIDAS.

Quem é oversold?
Existem vários fatores que nAo só a tarifa ....como se pagam indemnização de 250 eur por uma tarifa de 40 eur !?

Dito isto...overbooking eh mau do ponto de vista comercial, potencialmente bom do ponto de vista económico e péssimo para que lida com o cliente no final.... ;-)

Espero ter ajudado na discussão

berto_opo

Decididamente, este BrunoT, não sei qual o papel dele aqui. Até pode ter razão naquilo que diz/escreve, mas por vezes acho que passa das marcas. Por mais de que uma vez, já pensei se ele não é o antigo STA ou o outro pseudónimo que agora não me recordo. Mas, como não tenho forma de o provar, vou reduzir-me à minha ignorância.

A TAP, não presta, a TAP é uma porcaria, EDITADO muito sinceramente começo a não ter paciência para este personagem.

Overbookings, há em todo lado até na hotelaria. Nos tempos em que trabalhava nos fins de semana era certinho.

Ainda na quinta tive família a chegar do Panamá. O voo vinha em overbooking, contou-me a minha prima que o passageiro que estava na fila à frente dela, como viajava sozinho, ficou em Panamá e parece que ainda recebeu $600 dólares de indemnização. Mas pronto, cada companhia tem a forma de trabalhar.

Por isso, o overbooking, vai continuar a existir quer na aviação, quer na hotelaria.

E com isto, sei que vou levar um puxão de orelhas.
« Última modificação: 09 de Outubro 2016, 13:02:12 por Jorge78 »

Abraço,
Berto_opo (Alberto)

CS-TTK

• Moderador
Considerando o procedimentos habituais nestas situação há qualquer detalhe que está a faltar nesta história... Habitualmente as questões de overbooking são resolvidas na porta de embarque, principalmente quando a questão não é resolvida de forma voluntária. Pelo que parece este passageiro foi alertado uma hora antes para o efeito o que me leva à seguinte questão:
  - Como sabiam de antemão na porta de embarque quantos passageiros iam comparecer?

Se isto ocorreu em Coopenhaga e voo foi operado pela TAP, vou assumir que a rota foi CPH-LIS. Uma viagem de 3h30 feita toda de pé custa-me muito a acreditar, não apenas pelo tempo de viagem mas por questões de segurança também.

Bruno T

• Banido do fórum
É deveras preocupante pessoas que se dizem funcionários da TAP ou até mesmo entusiastas da aviação acharem normal um overbooking com o passageiro a ser obrigado a efetuar a viajam de pé.
Incrível mesmo, e isto é só um pequeno exemplo, pois tenho aqui situações bem piores, sim as vezes as pessoas conseguem descer a um nível inacreditável e em Portugal apesar da fama do bem receber, somos bem "FDP" quando nos convém.

Vivêssemos num pais civilizado e isto não acontecia. A lei é muito clara nesta situação, agora a TAP escolhe quem não vai viajar muitas vezes com base em critérios dúbios para não lhe chamar outra coisa.

Comprou a tarifa mais baixa, viaja sozinho e por ai fora. Mas que conversa é esta do overbooking é normal e vai continuar a acontecer?
Errado, pensamento arcaico e mesquinho.
Alias as novas leis dizem perfeitamente o contrario, o "overbooking" é ilegal e deve ser banido de uma vez por todas.

Mas a "nossa" TAP é campeã nos "overbookins" e aproveitam-se do povo manso, se repararem escolhem sempre um Português para ficar em terra, visto 99.9% não reclamar nem abrir o bico, come e cala.

Fizeram o mesmo ao meu irmão, levaram uma dentada tal que o meu irmão ainda hoje viaja de borla.

Quanto as repetidas ofensas é este o nível, a falta de argumentos para rebater o obvio dá nisto, chocante esta do overbooking é normal e vai continuar a acontecer, é por estas e por outras que continua tudo na mesma. Esta linha de pensamento "imperial" que ainda subsiste na TAP, da comadre, do amigo, do doutor, da vedeta, da cunha do "facilíssimo" têm de acabar, tem de ser banida de uma vez por todas.

Mas parece que a prometida limpeza ficou-se pelas palavras, a ignorância vai continuar a reinar.
« Última modificação: 09 de Outubro 2016, 14:24:18 por Bruno T »

Simonsays

Mas alguém no seu perfeito juízo ACREDITA que alguém viaje DE PÉ ?!?!?!?

::)

Simonsays

Caros

DECLARAÇÃO DE INTERESSE: sou funcionário de companhia aérea e lido com estes casos 'todos os dias'

DECLARAÇÃO DE INTERESSES 2: não concordo com overbooking

Dito isto, esta é a minha opinião:

Pq existem overbooking? De forma simplista porque há passageiros que faltam aos voos - os chamados noshow (lembram-se noutro forum..."comprei o bilhete, pq tenho que dizer eu vou faltar ao voo???) e as companhias aproveitam e tentam também lucrar com este facto.

Como se definem os overbookings que se fazem ? Com base num histórico de voo, os sistemas de reserva e revenue Management  definem quanto fazem a mais. Neste histórico analisam dias de semana, épocas festivas, e qts noshows existiram. De forma simplista .... O voo BB111 teve hoje 5 noshows. No BB111 de 11maio de 2017 vou vender mais 5 lugares.

As companhias têm tanta vontade de fazer overbooking tanto quanto não se transforme num oversold. Isto só acontece se AO FECHO DA PORTA DO AVIÃO não houver lugar para todos os passageiros.

Não há lugares ...e agora ?
A aviação será porventura a atividade comercial mais escrutinada é exposta aos lobbies de proteção do cliente (e muito bem digo eu!) pelo que a comunidade europeia teve necessidade de regrar algumas coisas e nasceu dai o regulamento CÊ 261/04 que estabelece de forma clara o direito do passageiro em caso de ser afectado por este oversold. (http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=celex%3A32004R0261)

Assim quando o agente de check in ou porta de embarque informa que não há mais lugares "não faz sentido" não aceitar o que está a ser dito...concorde-se ou não são as regras e a obrigação da companhia é indemnizar de forma automática o passageiro (mais refeições, comunicações, voo de proteção, alojamento se necessário ) SEM PREJUÍZO DESTE TENTAR PROCURAR JUSTIÇA POR OUTRAS FORMAS POR PERDAS EVENTUALMENTE SOFRIDAS.

Quem é oversold?
Existem vários fatores que nAo só a tarifa ....como se pagam indemnização de 250 eur por uma tarifa de 40 eur !?

Dito isto...overbooking eh mau do ponto de vista comercial, potencialmente bom do ponto de vista económico e péssimo para que lida com o cliente no final.... ;-)

Espero ter ajudado na discussão

Simonsays

Regulamento 261/04 da comunidade europeia !!!

LEIS
REGRAS
PENALIZAÇÕES PARA INCUMPRIDORES

Airliner

Eu já fiquei em regime de overbooking por 3 vezes em voos LIS-TER na TAP. Nas três ocasiões nunca reclamei, já que atribuíram-me sempre hotel e 400 euros em cartão. Viajei sempre nos dias seguintes. Por outro lado, na Azores Airlines (SATA) situações de overbooking  nunca acontecem.

Bruno T

• Banido do fórum

Quem é oversold?

Potencialmente bom do ponto de vista económico?
Sim porque a imagem não interessa nada, a ganância desmedida não pode ser vangloriada, os escrúpulos a que algumas companhias chegam devem ser severamente punidos.
Mas que conversa é esta?
Nunca vi escrito em lado nenhum que a compra de um bilhete do ponto A ao ponto B está sujeita a política da companhia na porta de embarque, "decidimos quem viaja ou não com base em critérios puramente económicos.".
Querem uma selva para não dizer outra coisa.
90% dos problemas que tenho com "overbookings" é com a TAP e não é a companhia que vendo mais bilhetes.

Em vez de trabalharam no sentido de banirem o "overbooking" parece que existe um gosto particular de o praticar de forma repetida e sem escrupulos.

Bruno T

• Banido do fórum

Mas alguém acredita que é tudo perfeito?

ACREDITA nesta que te vou contar, esta tem uns aninhos, ACONTECEU na década passada (entre 2000 e 2009).
Num voo lotado, uma criança vomitou-se toda, o pessoal de bordo recusou-se a limpar o vomito, alegaram que não eram empregados de limpeza e não eram pagos para tal. "A mãe que limpe a merda que o filho fez" foi uma dos comentários ouvidos.
Dois passageiros foram obrigados a viajar de pé, inclusive na aterragem.
Pelo que sei ninguém reclamou, quem viajou de pé nunca mais escolheu a TAP e os artistas desse voo ainda andam por lá.

Esta de meterem as mão no fogo, faz-me alguma confusão ainda por cima quando se sabe a opinião publica de muitos que lá trabalham.

Airliner

Mas alguém acredita que é tudo perfeito?

ACREDITA nesta que te vou contar, esta tem uns aninhos, ACONTECEU na década passada (entre 2000 e 2009).
Num voo lotado, uma criança vomitou-se toda, o pessoal de bordo recusou-se a limpar o vomito, alegaram que não eram empregados de limpeza e não eram pagos para tal. "A mãe que limpe a merda que o filho fez" foi uma dos comentários ouvidos.
Dois passageiros foram obrigados a viajar de pé, inclusive na aterragem.
Pelo que sei ninguém reclamou, quem viajou de pé nunca mais escolheu a TAP e os artistas desse voo ainda andam por lá.

Esta de meterem as mão no fogo, faz-me alguma confusão ainda por cima quando se sabe a opinião publica de muitos que lá trabalham.
Isto é mentira. Nunca numa companhia como a TAP, os comissários recusar-se-iam a ajudar a mãe da criança. Podem não ser empregados de limpeza, mas estão ali também para servir e auxiliar os passageiros.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2094 Visualizações
Última mensagem 24 de Julho 2015, 20:53:28
por betoair
103 Respostas
7077 Visualizações
Última mensagem 01 de Maio 2017, 21:31:44
por caparica