MannyV

Incrível em 124 Voos que fiz na TAP nunca testemunhei overbooking!  ::)
Tive sim 3 upgrades para executiva por o voo estar cheio!

jferreira20

Independentemente do sector de actividade ou da empresa, o overbooking é, para mim, uma vergonha e um péssimo serviço ao cliente. Quando eu marco uma mesa num restaurante, eu quero ter a certeza que, chegando à hora marcada, a mesa está a minha disposição. Para um hotel ou companhia de aviação deveria funcionar da mesma forma.

jraminhos

Em 257 voos feitos, e de certeza só uma vez estive em overbooking (porque me disseram claramente) e por 3 vezes (duas pela TAP e uma pela Emirates) julgo ter estado também, mas como fui colocado em classe executiva, não posso assegurar a 100%.

O overbooking que tenho a certeza foi pela easyjet num voo de Amesterdão para Genebra, pelo que informaram no balcão o que receberia se não tivesse lugar no avião: compensação financeira (250 ou 350 euros, voo garantido no dia seguinte e hotel). Tive foi de esperar até ao fim do embarque para ver se todos os passageiros compareciam ou não. Como até não tinha de trabalhar no dia seguinte, até fiquei com pena quando soube que havia lugar para mim no aviação, aliás para mim e para as outras duas pessoas que estavam também na mesma situação. E quando o voo partiu, havia ainda mais dois lugares vazios. Assim sendo neste voo a Easyjet ficou claramente a ganhar vendendo todos os bilhetes disponiveis e ainda mais 5 bilhetes!

Aliás eu pessoalmente, até acho as condições de compensação muitos favoráveis, já que só o valor da compensação financeira vale muito mais do que um dia de trabalho (depende claro)! Claro que cada um tem as suas responsabilidades profissionais, pelo que cada um faz como entender.

Num outro voo, da Easyjet também, apercebi-me quando estava na sala de embarque que havia overbooking, pelo que fui falar com a funcionária do gate de como estava disposto de trocar. Como eram duas passageiras e estavam a viajar juntas, não aceitaram! No final conseguiram ter lugar no avião e uma vez mais ainda havia mais lugares vazios quando o avião descolou. Easyjet a facturar à grande outra vez!

Em soma, aceite-se ou não a pratica do overbooking, ela existe e quando se compra um bilhete de avião, quem se der ao trabalho de ler a condições de venda, está lá tudo escrito! Se não tiver de acordo, pois a única solução é não comprar!

MarcoM

Acredito que algo esteja muito mal contado nesta história. Pois as companhias oferecem compensações e voos alternativos nestes casos. Desculpem-me o cepticismo, mas é-me muito difícil acreditar em passageiros a viajar de pé, especialmente na aterragem, como refere o Bruno T...

Posto isto, o overbooking é algo que não deveria acontecer. Penso que nisso todos concordamos. No entanto acontece com alguma frequência um pouco por toda a indústria e não somente na TAP. Daí haverem mecanismos de protecção dos passageiros para quando acontece.

Quanto à TAP ser a campeã dos overbookings, o Bruno T de certeza que ainda não ouviu falar de uma pequena companhia chamada Lufthansa... E caso tenha dúvidas, basta procurar em qualquer fórum internacional e ver a quantidade de reclamações que fazem da Lufthansa devido aos overbookings.
E não estou com isto a dizer mal do serviço da Lufthansa, até porque a uso recorrentemente e não estou a pensar deixar de o fazer tão depressa, o que acho que diz algo quanto ao serviço prestado. Mas passar a ideia de que a TAP é a pior companhia do mundo em todos os aspectos e a culpada de todas as catástrofes à face da Terra é algo que não está certo. A TAP tem falhas, mas daí a ser a pior em todos os aspectos ainda vai uma grande distância.

Considerando o procedimentos habituais nestas situação há qualquer detalhe que está a faltar nesta história... Habitualmente as questões de overbooking são resolvidas na porta de embarque, principalmente quando a questão não é resolvida de forma voluntária. Pelo que parece este passageiro foi alertado uma hora antes para o efeito o que me leva à seguinte questão:
  - Como sabiam de antemão na porta de embarque quantos passageiros iam comparecer?

Penso que não se trata tanto de saberem de antemão quantos passageiros iam comparecer, mas sim chamar os últimos passageiros a fazer check-in e avisá-los de que estão em lista de espera e, caso não hajam "no shows" suficientes ou que nenhum outro passageiro queira ceder o seu lugar, não vão poder embarcar.

Ainda no meu último voo para Lagos, aquando do check-in on-line, a Lufthansa me ofereceu a possibilidade de ser compensado caso estivesse disposto a ceder o meu lugar e a ir noutro voo devido ao overbooking (e fiz o check-in com um dia de antecedência, bem mais do que 1 hora).

snoranora

Viajar de pé só me deu vontade de rir.

Filipe

Potencialmente bom do ponto de vista económico?

Não concordo com overbookings. No entanto reconheço que se for bem aplicado e sem abusos pode até ser benéfico para os passageiros.

- Se a probabilidade de se ficar numa situação dessas for de 1/1000 e não de 1/100 ou 1/10;
- Se normalmente houver voluntários que não se importam de receber a compensação;
- Se existir um mercado concorrencial a funcionar bem;
- Se esse ganho de eficiência se traduzir em baixa de tarifas para os outros passageiros;

Pode beneficiar todos os passageiros, o único problema aqui são os "ses" que são muitos.

Se em média não comparecerem 5 passageiros por voo, e esses lugares forem vendidos novamente e ocupados, quanto representará esse valor a dividir pelo total de passageiros?
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 18:14:17 por Filipe »

N748RA

Viajar de pé....sim....claro.....então não?
« Última modificação: 09 de Outubro 2016, 17:23:42 por N748RA »

tareias77

É deveras preocupante pessoas que se dizem funcionários da TAP ou até mesmo entusiastas da aviação acharem normal um overbooking com o passageiro a ser obrigado a efetuar a viajam de pé.
Incrível mesmo, e isto é só um pequeno exemplo, pois tenho aqui situações bem piores, sim as vezes as pessoas conseguem descer a um nível inacreditável e em Portugal apesar da fama do bem receber, somos bem "FDP" quando nos convém.

Vivêssemos num pais civilizado e isto não acontecia. A lei é muito clara nesta situação, agora a TAP escolhe quem não vai viajar muitas vezes com base em critérios dúbios para não lhe chamar outra coisa.

Comprou a tarifa mais baixa, viaja sozinho e por ai fora. Mas que conversa é esta do overbooking é normal e vai continuar a acontecer?
Errado, pensamento arcaico e mesquinho.
Alias as novas leis dizem perfeitamente o contrario, o "overbooking" é ilegal e deve ser banido de uma vez por todas.

Mas a "nossa" TAP é campeã nos "overbookins" e aproveitam-se do povo manso, se repararem escolhem sempre um Português para ficar em terra, visto 99.9% não reclamar nem abrir o bico, come e cala.

Fizeram o mesmo ao meu irmão, levaram uma dentada tal que o meu irmão ainda hoje viaja de borla.

Quanto as repetidas ofensas é este o nível, a falta de argumentos para rebater o obvio dá nisto, chocante esta do overbooking é normal e vai continuar a acontecer, é por estas e por outras que continua tudo na mesma. Esta linha de pensamento "imperial" que ainda subsiste na TAP, da comadre, do amigo, do doutor, da vedeta, da cunha do "facilíssimo" têm de acabar, tem de ser banida de uma vez por todas.

Mas parece que a prometida limpeza ficou-se pelas palavras, a ignorância vai continuar a reinar.

Bruno, mais uma vez, overbookings existem em todas as companhias, até na Emirates. Não é só na TAP, portanto não tentes fazer passar a imagem que é um exclusivo ou só acontece na TAP.
Acredito que ninguém no seu perfeito juizo concorde com esta política das companhias aéreas, mas se cumprirem com o estabelecido e indemnizarem os passageiros afectados, até é a companhia aérea que tem o maior prejuízo.
Inclusivé, em determinadas situações, o overbooking em económica até pode dar direito a um upgrade para executiva, como já aconteceu com os meus sogros na TAP.
Aí se acontecesse isso aos teus clientes, já não te queixavas, pois não? Aí se calhar já não era tão ilegal, não é?
« Última modificação: 09 de Outubro 2016, 18:34:13 por tareias77 »

cs-lgw

Bruno T

• Banido do fórum

Isto é mentira. Nunca numa companhia como a TAP, os comissários recusar-se-iam a ajudar a mãe da criança. Podem não ser empregados de limpeza, mas estão ali também para servir e auxiliar os passageiros.

Contado parece mentira, mas não muda o facto de que aconteceu.

CS-TTK

• Moderador
Vivêssemos num pais civilizado e isto não acontecia.
Tenha um pouco de respeito pelo seu país e nos seus compatriotas.

A lei é muito clara nesta situação, agora a TAP escolhe quem não vai viajar muitas vezes com base em critérios dúbios para não lhe chamar outra coisa.
Comprou a tarifa mais baixa, viaja sozinho e por ai fora.
Os critérios dúbios que fala é a ordem de check-in e um pouco de bom senso... Pelo que tenho presenciado o pessoal da porta de embarque tenta sempre em primeiro lugar resolver estas situações com voluntários.
Seja qual for a companhia, é ingrata a tarefa de ter de dar a cara perante os clientes nessas situações.

Mas que conversa é esta do overbooking é normal e vai continuar a acontecer?
É normal e vai continuar a acontecer é um facto. É desejável? Não, nesse ponto concordo consigo

Mas a "nossa" TAP é campeã nos "overbookins" e aproveitam-se do povo manso, se repararem escolhem sempre um Português para ficar em terra, visto 99.9% não reclamar nem abrir o bico, come e cala.
Pela sua lógica habitual de pensamento a TAP é sempre campeã de tudo o que é mau. Daqui a dias descobrimos através de si que os ataques aéreos na Siria estão a ser feitos com aviões da TAP

Mas parece que a prometida limpeza ficou-se pelas palavras, a ignorância vai continuar a reinar.
"Só existem 2 coisas infinitas: o universo e a estupidez humana"

Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Fui só eu que achei que o viajar de pé foi comentado em tom de gozo?

É que pelos comentários, parece que muita malta achou que se estava a falar mesmo a sério...

;D

Simonsays

• Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais

MannyV

Acho que alguém se esqueceu de dizer que muitas vezes os overbookings como no caso da Lufthansa, TAP etc tem a ver com voos de ligação atrasados em que as pessoas perdem um voo e são reencaminhadas para outro mais tarde que se estiver cheio vai causar problemas! Ja vi situações dessas em Frankfurt, Madrid, etc...

tmcfribeiro

Algo não bate certo nesta historia...
Obrigar o passageiro e sem nenhuma compensação? Não me parece... Eu só assisti a overbooking por uma vez e foi na Swiss num voo de Zurique para Bruxelas e não escolheram ninguém a dedo, perguntaram na porta de embarque se haviam voluntários e a compensação era pagar ao passageiro 250Francos e lugar garantido no voo seguinte, no meu caso, pois eu vinha para Lisboa com escala em Bruxelas pagavam os 250 Francos e vinha para Lisboa num voo directo da Swiss.
Todos os casos que conheço de colegas em situação de overbooking tanto na TAP como noutras companhias o procedimento foi sempre idêntico.
Quanto ao viajar de pé penso que seja para abrilhantar a historia, provavelmente fez a viagem num jumpseat.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
1783 Visualizações
Última mensagem 24 de Julho 2015, 20:53:28
por betoair
103 Respostas
6257 Visualizações
Última mensagem 01 de Maio 2017, 21:31:44
por caparica