Simonsays

  • Mensagens: 370
    • Não há ventos favoráveis se não sabes para onde vais
Algo não bate certo nesta historia...
Obrigar o passageiro e sem nenhuma compensação? Não me parece... Eu só assisti a overbooking por uma vez e foi na Swiss num voo de Zurique para Bruxelas e não escolheram ninguém a dedo, perguntaram na porta de embarque se haviam voluntários e a compensação era pagar ao passageiro 250Francos e lugar garantido no voo seguinte, no meu caso, pois eu vinha para Lisboa com escala em Bruxelas pagavam os 250 Francos e vinha para Lisboa num voo directo da Swiss.
Todos os casos que conheço de colegas em situação de overbooking tanto na TAP como noutras companhias o procedimento foi sempre idêntico.
Quanto ao viajar de pé penso que seja para abrilhantar a historia, provavelmente fez a viagem num jumpseat.

Caro ribeiro
No caso que fala ...se não houver voluntários ???
Claro que há sempre alguém forçado a ficar ...

chlouie

  • Mensagens: 184
Óbvio que é mentira e é agora mais que óbvio que o Bruno T tem a intenção deliberada de atacar a TAP. Não me interessa que, seja quem for, goste ou não do que digo. E esse episódio de CPH é falso e a pessoa em questão deve achar que lhe vai saír a lotaria e que vai poder viajar de borla para o resto da vida. Deve ser como o irmão do Bruno T. Se calhar foi algum dos seus amigos directores da TAP (LOL), que aprovaram as tais borlas.

Quando o cliente tem razão comprovada, é mais que correcto ser ressarcido. Ameaças? NÃO! Se for necessário, vai-se pela via judicial. Ponto.
« Última modificação: 09 de Outubro 2016, 23:02:01 por chlouie »


Nyctalus

  • Mensagens: 354
Eu vejo imensas vezes documentários sobre aviação, em muitos deles falam nos overbookings. Não é ilegal, e todas as companhias o fazem. Lembro-me perfeitamente de um caso que vi na série do Aeroporto do Dubai onde resolveram um problema de overbooking na Emirates, sim, estamos a falar da Emirates.

É desagradável ficar numa situação dessas? Claro que é, seja para o passageiro ou para a companhia (e funcionários).
Agora vir o BrunoT dizer que a TAP é uma vergonha, que a TAP isto, a TAP aquilo... já começa a roçar na má fé!
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 01:29:51 por Nyctalus »


Bruno T

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 581
Sim, é só o Bruno T a falar mal, o facebook da Tap Portugal é um excelente livro de recomendações, se não apagam metade do que lá se escreve as pessoas até tem medo de comprar um bilhete na TAP.
Para não falar dos comentários de alguns funcionários, alguns comandantes ao que parece são intocáveis tais os comentários jocosos onde nada lhes acontece.

Já agora o meu afilhado é sempre bem servido na Tap Portugal Portugal, hoje foi brindado com o serviço do costume.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 02:43:37 por Bruno T »


Bruno T

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 581
Das duas uma, ou a hipocrisia tomou conta do forum, ou andam por aqui muitas andorinhas, viajar de pé?
Sim aconteceu, como acontecem civis nos cockpits e por ai fora, tal como disse uma grande amiga minha, o que acontece lá em cima, fica lá em cima, isto em tripulações a antiga com códigos de lealdade bem vincados, décadas de 70, 80 e 90 valia praticamente tudo, hoje numa sociedade ligada de forma permanente onde um problema vai logo parar ao youtube é mais difícil, as permanentes rotações servem para evitar isso mesmo, compadres, rotinas e hábitos, mas mesmo assim lá vão acontecendo as intrusões de civis nos cockpits, as casa de banho trancadas e os assédios e engates manhosos, para não falar dos "party peoples" que fazem o voo em modo "Zombie".
Eu conhece malta que saia do Lux as 7:00, encharcam-se em perfume e lá vão eles, todos ratados!
Mas de certeza que isto é tudo invenção, só a malta que eu conheço, um dia conto aqui uma noitada num bar em Barrajas com comandantes e tripulantes da TAP, LOT, SkyEurope, Iberia e Spanair, foi a "PDL", foi tudo nosso!
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 02:37:50 por Bruno T »


N748RA

  • Mensagens: 164
Já estamos a comparar alhos e cebolas Bruno. Os passageiros no cockpit são permitidos em certas companhias à consideração do comandante, portanto nem vejo onde isso possa ter lugar neste assunto.

Um passageiro que vai num avião comercial tem que ter um bilhete emitido com um lugar lá marcado, nem que seja um jumpseat. E se vai de jumpseat é porque aceita essa condição não tendo sido esse o serviço pelo qual pagou! É sempre livre de optar pela compensação e ir no voo seguinte, quem compra um bilhete tem que (ou deve) ler as FAQ e as letras pequeninas. Ninguém vai a um casino e pede o dinheiro de volta só porque não sabia jogar bem o jogo.

Dê-me um exemplo de companhia perfeita no que toca a overbookings, tripulações que nunca beberam, que nunca levitaram pela galley em modo zombie, etc... Claro que não os estou a defender, mas dê-me um exemplo de onde não tenha acontecido. Só lhe peço uma, para depois lhe colocar aqui o link da respectiva página de recrutamento esperando que o senhor tenha uma vida muito feliz num mundo alternativo.

O resto, essas coisas do "um dia conto" ou "o primo do tio do meu amigo viu" valem zero! Se quiser expor factos provados tudo bem, caso contrário também o vi a sair de um bar de meninos ontem....mas um dia conto melhor ;)

MannyV

  • Mensagens: 963
Eu acho que os comentarios do Sr Bruno T ja comecam a passar das marcas!
Isto e um forum de aviacao para quem gosta de voar e quer saber mais de aviacao, etc, nao um forum de lavagem de roupa suja e ataques a uma companhia especifica!

Eu quero la saber se os tripulantes fazem festas ou orgias nos tempos livres! E a TAP a culpada por isso? Acha que vao controlar as pessoas ou contractar padres e freiras para trabalhar para eles??

Quem no seu dia a dia nunca fez noitadas e foi trabalhar ainda com os copos? Eu ja e depois?
Santa paciencia!

Carnim

  • Mensagens: 898
Bem já vi que o pessoal anda todo muito stressado lol. Calma pessoal respirem, a ignorância é um dom, não interpretem os comentários uns dos outros como ataques pessoais senão perde-se o motivo da existência de um fórum, contribuam exclusivamente para o assunto do tópico.

----------

Quando ao assunto do tópico, eu acho mal haver overbooking pela simples razão, pago o bilhete logo tenho que ter o lugar disponível vá ou não fazer a viagem eu é que escolho.
Se marco uma viagem para aquele dia e hora é porque preciso ir nessa altura, se não for é uma decisão minha.
Não crítico só a TAP, crítico todas as companhias que fazem isto. E acho até que já devia haver algo que fosse acabar com isto de uma vez por todas, com altas multas bastantes pesadas.

Quanto a questão de voar em pé, penso que estão a falar em ficar sentados no lugar da tripulação, e isso já me aconteceu num voo dos Azores (mas tem que ser aprovado pelo comandante na altura do embarque).
Uma empresa de aviação lucrar 2 bilhetes pelo mesmo lugar, não faz qualquer sentido algum.

HenriqueP

  • Mensagens: 674
Fico aguardar essa PDL de Barajas...

nunopinheiro

  • Mensagens: 6115
A lógica de se os outros fazem eu também posso fazer é genial, está ao nível da primária, btw 250 euros a um consultor pode ser o custo/hora não dia....

Vender todos os lugares de um avião inclusive em primeira classe não é na minha opinião overbooking, ninguém se importa de levar com um upgrade. Agora vender mais bilhetes que lugares.... É péssimo e Fraude. Logo ilegal. É so levar o caso a tribunal e logo vêm.

E por favor acabem com os insultos pessoais, leva a conversa para um nível muito baixo.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 08:51:22 por nunopinheiro »


Angelo Rosa

  • Mensagens: 1643
Quando o overbooking implica upgrade para executiva - Yeah, baril, vou em executiva. A companhia e a maior.

Quando o overbooking implica nao embarcar no voo que comprou - Nao valem nada, so sabem enganar os passageiros. A companhia nao vale nada.

Agora em relacao ao caso de Copenhaga, o que se deve tentar perceber foi o motivo do passageiro ser off-loaded, uma vez que ja tinha sido aceite no check-in, tendo lugar atribuido no cartao de embarque em vez de SBY (stand by).

nunopinheiro

  • Mensagens: 6115
Angelo Vender todos os lugares de um avião não é na minha opinião overbooking, Vender mais bilhetes que lugares é. AKA vender bilhetes em economia que só podem ir em executiva não lesa o cliente. O cliente vai e até vai relativamente melhor.
Agora meter no mesmo balde isto e Vender mais bilhetes que lugares é desonesto.
Não tão desonesto como a atividade referida que apenas posso classificar de FRAUDE, e não me importa que seja a TAP, A Luftansa ou a "Ruinair" é FRAUDE.

Angelo Rosa

  • Mensagens: 1643
Mas o overbooking nao e so em Economica, tambem existe em Executiva. Sao politicas comercias, assim como hoteis, rent a cars, etc o fazem.  Ate a CP o faz :)

Fraude seria se o passageiro nao fosse indemnizado pela pratica de overbooking, o que nao acontece. O passageiro e indemnizado em 250 euros(voos europeus), e transportado ate ao seu destino final no mesmo dia, se nao for possivel no mesmo dia, o hotel tambem e providenciado.

As vezes o overbooking ate nem e devido a companhia vender mais bilhetes do que lugares, mas podera ter sido devido a uma mudanca de equipamento para um aviao com capacidade inferior (ex. um 320 avariou e meter um 319)

Por acaso ate tenho ideia que a Ryanair nao faz overbooking (ou pelo menos nao fazia)
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 10:01:12 por Angelo Rosa »


tareias77

  • Mensagens: 4872
O que acontece se um dos passageiros envolvidos no overbooking for uma criança ou bébé, por exemplo? Aplicam-se as mesmas regras?

Angelo Rosa

  • Mensagens: 1643
Bebe nao tem direito a lugar, crianca esta a voar com um ou mais adultos, e se algum deles nao tiver lugar, das duas uma, ou nao viajam todos, ou pode-se fazer como se fez em Copenhaga, faz-se o off-load de 1 passageiro que ja tenha sido aceite.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
2107 Visualizações
Última mensagem 24 de Julho 2015, 20:53:28
por betoair
103 Respostas
7094 Visualizações
Última mensagem 01 de Maio 2017, 21:31:44
por caparica
7 Respostas
1140 Visualizações
Última mensagem 06 de Maio 2017, 13:56:46
por toto1100
21 Respostas
4001 Visualizações
Última mensagem 15 de Maio 2018, 08:29:23
por geoshina

Total 98+0=98 ms, db 0 ms, php 98 ms