Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Ora nem mais, suponhamos que o Spak viajava com outra pessoa, entao ia o Spak em executiva e a outra pessoa em economica?

Viajava com a minha mulher, o overbooking foi para - pelo menos - duas pessoas!

Spark

• São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Eu não concordo com overbooking, ponto. É vender o que não se tem.

Isto!

Além de que vender o mesmo lugar duas vezes é... vá lá, feio. Só falta dizerem que permitem o acesso ao lugar a quem der mais por ele...  >:(

nunopinheiro

É assim vender mais Lugares que aqueles que tem é FRAUDE, pode ser a TAP o Coliseu a CP quem quer que seja Fraude, qualquer Tribunal concordara e concorda comigo. Oferecer uma compensação é simpático até porque pode evitar o Tribunal que certamente não será tão simpático....
Vender turística só tendo lugares em executiva disponíveis, é chato para transportadora e o cliente tem de aceitar se quiser, mas o cliente vai voar no avião que PAGOU para voar.

OrlandoTTH

Nuno, fraude não será porque senão duvido que alguém o fizesse! Concordo com o que dizem e não ponho nada disso em causa, mas o overbooking está previsto legalmente, logo não poderemos partir para a questão da legalidade! Se é moralmente errado? Acho que é! Se é ilegal? Não me parece que seja!

nunopinheiro

Desculpa é Fraude, não vale a pena andar as voltas com isto (vender o que não se tem é sempre fraude), e tenho a certeza que qualquer tribunal concorda, se compensa isso é outra conversa, mas não deixa de o ser.

Se isto me acontecer, duvido que algum dia venha a ocorrer ate porque faço sempre o checkin muito adiantado podem ter a certeza que não serão 250€ ou mesmo 2500€ que resolvem a situação. Para um consultor que tem clientes do outro lado que pagam pequenas fortunas para nos ter la muitas vezes com horários muito apertados e definidos, 250€ não cobrem nada.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 12:03:00 por nunopinheiro »

tareias77

É assim vender mais Lugares que aqueles que tem é FRAUDE, pode ser a TAP o Coliseu a CP quem quer que seja Fraude, qualquer Tribunal concordara e concorda comigo. Oferecer uma compensação é simpático até porque pode evitar o Tribunal que certamente não será tão simpático....
Vender turística só tendo lugares em executiva disponíveis, é chato para transportadora e o cliente tem de aceitar se quiser, mas o cliente vai voar no avião que PAGOU para voar.

Desde que a companhia cumpra o que está estabelecido no Regulamento CE n.º 261/2004, e compense o passageiro, não vejo o Tribunal a dar razão ao passageiro, concorde-se ou não.

Bruno T

• Banido do fórum
Incrível, defende-se uma ilegalidade clap, clap, clap ...
Força ai malta!

Spark

... e compense o passageiro...

Portanto, se precisares mesmo de viajar no dia X e ficares em terra, não há problema porque vais ser compensado... é isso?

Eu não alinho nessa, e desconfio que não devo ser o único.

nunopinheiro

"Regulamento (CE) n.o 261/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho
de 11 de Fevereiro de 2004
que estabelece regras comuns para a indemnização e a assistência aos passageiros dos transportes aéreos em caso de recusa de embarque e de cancelamento ou atraso considerável dos voos e que revoga o Regulamento (CEE) n.o 295/91
(Texto relevante para efeitos do EEE)"

Tareias77 regulamentar que comportamento a companhia deve ter perante o cliente para casos em que esta não tem dolo (culpa ou intenção) mas mesmo assim prejudica o cliente, é muito diferente de o permitir.
Conver ler o que a regulamentação acima diz e para que casos, em lado nenhum esta descrito o Overbooking, a "recusa de embarque" tem de ser justificada e tenho a certeza que a justificação "desculpe mas vendemos mais lugares do que temos" vai colar muito mal em tribunal.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 12:12:30 por nunopinheiro »

Carnim

É o que eu digo, eu colocava automaticamente uma multa as companhias aéreas de 5 mil€ por passageiro por exemplo, iam ver se isto voltava acontecer. E ainda uma indemnização sem limite ao prejudicado desde que justificado devidamente pelo menos. Se perder um negócio X a companhia era obrigada a pagar isso. Isso sim, seria o correcto, agora indemnizar 250€ lol, enfim.

tareias77

Caríssimos , tenham lá calma, porque não estou a dizer que concordo com o "Overbooking", só acho que se o pax decidir ir a tribunal e a companhia cumprir com o estabelecido no Regulamento, dificilmente terá sucesso. Mas não sou advogado, por isso, a minha opinião vale o que vale.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 12:16:19 por tareias77 »

nunopinheiro

Tareias aqui é claramente um caso de que o crime compensa, o regulamento tem servido para ditar quanto se paga, é interpretado abusivamente pelas companhias aéreas, para justificar o comportamento quando este não esta de todo enquadrado no referido regulamento, mas como vai havendo voluntários para os 250€ ou mais, a coisa vai andando, até ao dia em que começarem a ir para tribunal com isto. Podes ter a certeza que este regulamento não vai valer nada lá, já que este esta claramente direcionado para situações em que por motivos fora do controlo da companhia aérea o cliente é prejudicado. aka não há dolo da companhia e se trata de um "azar"... Este tipo de enquadramento é sempre muito diferente do, Sabendo que podes prejudicar o cliente o fazes de qualquer forma.

Flyz

Citação
   The right to financial compensation for overbooking and cancellations

At overbooking, the airline must first ask for passengers who are voluntarily willing to give up their reservations for a compensation, the carrier and the passenger may agree upon. Are there not enough volunteers the airline is obliged to financially compensate those who are denied boarding against their will. The amount of compensation depends on the distance.

EUR 250 for all flights of 1500 kilometres or less:
 EUR 400 for all intra-Community flights of more than 1500 kilometres, and for all other flights between 1500 and 3500 kilometres
 EUR 600 for all other flights.
The compensation shall be paid in cash, at the passenger's bank account, by bank transfer or by check. If the passenger accepts it, compensation may consist of travel vouchers or other services.
http://www.airpassengerrights.eu/en/your-rights-a-summary.html

N748RA

Lindo Bruno T...mais uma vez o famoso "estás errado..mas não digo porquê", "falo do que sei", etc... [editado]

Quanto às visitas ao cockpit, decisão do comandante. Quem lhe disse o contrário está/estava enganado ou desactualizado.

Essa da coacção é muito linda, mas não faz com que o passageiro não deva ler e saber de antemão como as coisas se processam nesses casos.
« Última modificação: 10 de Outubro 2016, 14:41:37 por jopeg »

Spark

E quanto a hospedagem, no caso de voo no dia seguinte? Também estão cobertos esses custos?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
10 Respostas
1784 Visualizações
Última mensagem 24 de Julho 2015, 20:53:28
por betoair
103 Respostas
6258 Visualizações
Última mensagem 01 de Maio 2017, 21:31:44
por caparica