Caravelle

Avião da TAP: faltam verbas para enviar caixas negras para França

In: http://sol.sapo.pt/artigo/531879/aviao-da-tap-faltam-verbas-para-enviar-caixas-negras-para-franca-

Não sei o que é mais triste... se é o fato do GPIAA estar na situação que está ou então os comentários de certos cidadãos como se pode ler neste artigo na parte dos comentários...

Não sei se lhe passou ao lado a qualidade atroz do artigo...

Bons voos.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

Bremem

Pois eu pagaria com muito gosto uma taxa de 0,20 Euros para prevenção e investigação de incidentes e acidentes aéreos.

O que acho mal é isto.

1) EXEMPLO 1 Taxas para uma tarifa só ida ponte aérea :

Total: 23,96 EUR

Detalhe tarifário
 Moeda
 Adultos
 Tarifa
 EUR
 4,00
 Sobretaxa de Combustível (YQ)
 EUR
 5,00
 Portugal - Taxa de Segurança (PT)
 EUR
 4,03
 Portugal - IVA - Imposto Valor Acrescentado (WA)
 EUR
 0,54
 Portugal - Despesas de Serviço de Passageiros (YP)
 EUR
 10,39
 Total por Tipo de Passageiro
 EUR
 23,96
 Número de Passageiros
   1
Total
 EUR
 23,96
 Nota: Poderão ser cobradas localmente taxas adicionais.

2) EXEMPLO 2 Longo curso :

Detalhe de Pagamento

Total: 629,42 EUR

Detalhe tarifário
 Moeda
 Adultos

Tarifa
 EUR
 225,00

Sobretaxa de Combustível (YQ)
 EUR
 330,00
 Portugal - Taxa de Segurança (PT)
 EUR
 8,71
 Portugal - Despesas de Serviço de Passageiros (YP)
 EUR
 19,42
 Brasil - Taxa de embarque (BR)
 EUR
 27,29
 Taxa de Cartão de Crédito (OB)
 EUR
 4,00
 Taxa de Emissão de Bilhete (XP)
 EUR
 15,00
 Total por Tipo de Passageiro
 EUR
 629,42
 Número de Passageiros
   1
 Total
 EUR
 629,42

Nota: Poderão ser cobradas localmente taxas adicionais.
« Última modificação: 26 de Outubro 2016, 12:19:53 por Bremem »

GriloLSGG

Bem sobre isto tenho a seguinte opinião/questões:

- 1º Orçamento chega para as despesas correntes e normais? Sim ao que parece chega, não chega é para investigação de por exemplo um acidente de maior dimensão.

Ao que parece chega??... Então ainda a semana passada disseram que tiveram 3 semanas sem telefone porque as contas não tinham sido pagas.. Não me parece que tenham...

Citação
- 2º Querem orçamento maior para investigar mais acidentes que podem ou não existir? A meu ver não faz sentido algum, se é preciso por algum motivo de de verbas adicionais para investigar um acidente é pedir esse valor ao estado e ser rapidamente aprovado e disponibilizado.

Hm.. então no teu ver espera-se pelo acidente e depois é que se pede budget para investigar?... Ainda bem que n funciona assim... se não os bombeiros estavam tramados.. cada vez que houvesse um incêndio tinham de ir pedir dinheiro para o poder apagar... visto como as coisas funcionam bem e rápido no nosso país.. já tinha tudo ardido..

Citação
- 3º Alegam "Faltam verbas", mas por acaso o governo já reprovou o pedido extra de orçamento para esta despesa acrescida? Penso que não, e como tal é só para encher jornais.

Citação
- 4º Faz-me pensar que o tempo das vacas gordas já acabaram e que agora como qualquer sector tem que ter a devida aprovação para algumas despesas extras, porque felizmente os acidentes desta dimensão não são despesas correntes.

Infelizmente em Portugal o "tempo das vacas gordas" só acabou para as coisas realmente necessárias... tipo estas.. pro resto e para tudo o qeu seja fútil continua

Citação
Faz-me lembrar por exemplo no caso da marinha que sei, se avariar um navio por exemplo e for necessária reparação tem que ser feito um pedido de aprovação da despesa extra.... Porque não é uma despesa corrente.

Acho que nos falta todos perceber que não estamos em tempos de utilizar o dinheiro de todos nós ao desbarato... Já chegou os BPN's e afins...

Grave a meu ver, era se não fosse disponibilizada verba para esta investigação. Acho que é fazer-se uma tempestade num copo de agua, para ver se cai mais algumas verbas milionárias como as tais taxinhas que queriam implementar...
« Última modificação: 26 de Outubro 2016, 12:48:07 por GriloLSGG »

Carnim

Tens noção que o serviço de bombeiros só recebe o valor do estado a posterior por cada emergência? Recebe um X e depende das despesas correntes...

Mais uma vez, na minha opinião, fazemos comparações sem sentido...

Quanto a questão das despesas do telefone, não sei não estou lá e isso é o que vinculam na comunicação social. Não conheço a realidade das despesas correntes do telefone para falar se esta correcto ou não... Se o orçamento não chega, tem que se perceber o porquê. Foi mal calculado? Foi pedido orçamento adicional e não foi dado? 

Quanto a questão das gorduras do estado, concordo com a parte que dizes que começam sempre pelo lado mais fácil, mas então cabe-nos a nós tb mudar isso ;). E quando isso acontece vai 1/3 das pessoas escolher o destino do país.

LXwing

Alguém tem notícias do CS-DJF? Sempre está em reparação na TAP ME?

AndreMP

• Moderador
Tendo em conta a última press release do GPIAA, o tópico foi movido da categoria incidentes para acidentes.

Citação
Como parte da investigação em curso do evento ocorrido dia 22 de outubro, pelas 21h35m, com a aeronave ATR AT72-600 com a matrícula CS-DJF pertencente à empresa White Airways  e operada pela TAP Express, o GPIAA como autoridade de investigação  responsável pelos trabalhos de recolha e compilação de dados respeitantes ao evento, emite uma actualização sobre a classificação da ocorrência.
Após ter recebido o Relatório de Avaliação de Investigação e Danos do fabricante ATR – (ES4560 / 16/29207 B, emitido em 14 de novembro de 2016, após avaliação da extensão dos danos relatados, o GPIAA  tomou a decisão de proceder à reclassificação do tipo de ocorrência de acordo com a taxonomia Europeia publicada no Regulamento (EU) No 996/2010 OFTHE EUROPEAN PARLIAMENT AND OF THE COUNCIL of 20 October 2010, de INCIDENTE  para ACIDENTE.
ACIDENTE
«Acidente», um acontecimento associado à operação de uma aeronave que, no caso das aeronaves tripuladas, se produz entre o momento em que uma pessoa embarque na aeronave com intenção de efetuar o voo e o momento em que todas as pessoas são desembarcadas ou, no caso das aeronaves não tripuladas, entre o momento em que a aeronave está pronta para avançar com a finalidade de um voo e o momento em que fica imobilizada no final do voo e o sistema de propulsão primária seja desligado, no qual:
a)…….
b) a aeronave sofre danos ou falhas estruturais que afetem negativamente as características de resistência estrutural, de desempenho ou de voo e que normalmente exigiriam uma reparação considerável ou a substituição do componente afectado………….
O Investigador Técnico  do GPIAA, Comandante Luiz Bassani, foi nomeado pela Direção para liderar este processo de investigação, cooperando com as várias equipas integradas na comissão de investigação, com experiência nas áreas de aeronavegabilidade, powerplants e metalurgia. O gravador de dados de voo e o gravador de voz do cockpit foram acompanhados para o BEA Recorder Laboratory e os dados de cada um foram descarregados e analisados pelo Investigador Responsável e os técnicos do BEA.
As partes envolvidas na investigação incluem a companhia Aérea White Airways, a TAP - Portugal e o fabricante ATR. O Gabinete francês de Análises para a Segurança da Aviação Civil – BEA nomeou um representante acreditado que é apoiado por um consultor técnico da ATR Aircraft.
O dossier do acidente, contendo relatórios de grupos factuais e outro material relacionado com a investigação, está constituído pelo Investigador Responsável. Informações adicionais serão liberadas conforme existam novos dados evolutivos do processo, até à publicação do Relatório Final pelo GPIAA.

Fonte: http://www.gpiaa.gov.pt/

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Saiu o relatório final no site da GPIAAF.

Citação
On Mar 15th 2019 the GPIAA released their final report (combining English and Portugese versions in one document) concluding the probable cause of the accident was:

PIC/PF decision to proceed and force the landing not complying with the unstabilized approach criteria, with air speed well above the reference VAPP.

Contributing factor:

Fatigue may have contributed to the accident by directly affecting pilot (PIC/PF) performance.

The GPIAA described the sequence of events:

During the final approach to runway 21 at LPPT, pilots found conditions of rain and wind 240/09 with gusts up to 20kt.

At 21:34 UTC, the aircraft made a first touch on the runway, bounced, and touched hard again with the nose gear. Still with too much kinetic energy, the aircraft bounced again and came to touch for the third time on the runway, continuing the phenomenon of porpoise landing, causing the separation of the wheels and respective axles of the nose landing gear.

Finally, after the fourth touch, the aircraft stabilized and completed the landing, with the nose landing gear leg structure in contact with the runway surface, stopping after crossing the runway 17/35.

The crew did not carry out the emergency evacu-ation procedure and the passengers were trans-ported to the airport terminal without registered injuries.

The aircraft received substantial (structural) damage, the runway minor damage (due to fractured wheel rims).

The captain (51, ATPL, 5,502 hours total, 1,586 hours on type) had been pilot flying, the first officer (26, CPL, 704 hours total, 377 hours on type) was pilot monitoring. The GPIAA annotated: "The repeatability of the tasks on the same route led the pilots to make partial briefings and in some cases performed out of sequence as deter-mined in the SOPs. It was also noticed fatigue in both crew members, especially the PIC / PF during the entire flight and that turn into an apparent apathy in the post event, leading the PIC to take a few minutes to react to the accident."
Avherald

Cebola

A habituação e monotonia a criar falhas de procedimentos, para alem do cansaço da tripulação...
A companhia a ter culpas no cartório neste capítulo.

Tomás Ribeiro

Pareceu que a fadiga é que foi mesmo o problema. Ninguém no seu perfeito juízo forçava a aterragem depois de ressaltar duas vezes na pista uma delas ainda por cima com o trem da frente...
« Última modificação: 16 de Março 2019, 12:45:19 por Tomás Ribeiro »

Capitão do Fim

À sexta aterragem já só deveriam querer ir para casa...

nunopinheiro

Eu acho que a fadiga referida no texto não é do piloto, mas sim dos materiais...

CS-TOV

Eu acho que a fadiga referida no texto não é do piloto, mas sim dos materiais...

Nop, eles referem-se mesmo ao piloto: "It was also noticed fatigue in both crew members, especially the PIC / PF"

filipebteixeira

Citação
Erro e fadiga de piloto levam a acidente com avião da TAP no aeroporto de Lisboa em 2016
Um erro do piloto comandante, “em forçar a aterragem” a uma velocidade “bem acima” da estipulada na aproximação ao aeroporto de Lisboa, potenciado pela fadiga, levaram ao acidente com um avião da TAP, em 2016, concluiu a investigação.

in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/erro-e-fadiga-de-piloto-levam-a-acidente-com-aviao-da-tap-no-aeroporto-de-lisboa-em-2016

Relatório no site do GPIAAF já está disponível.

Bremem

Fadiga e não só. Leiam o relatório.

Capitão do Fim

Nunca é um só factor.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
45 Respostas
6173 Visualizações
Última mensagem 03 de Julho 2015, 11:26:43
por Spak
4 Respostas
784 Visualizações
Última mensagem 02 de Abril 2015, 14:54:02
por Spak