ma_lppt

  • Mensagens: 174
O jeitão que deu ter a pista 17/35 operacional, salvo erro havia/há planos para o seu encerramento para aumentar o parqueamento de aeronaves e o numero de movimentos/hora. Incidentes destes acontecem e não ter uma pista alternativa pode tornar o aeroporto inoperacional

jmdias

  • Mensagens: 17
Não se espantem se hoje aparecer um politico a falar na TV a dizer que afinal a 35 faz falta, vão só fechar a 17 para construir o tal terminal  :) :) :)
« Última modificação: 23 de Outubro 2016, 09:47:12 por jmdias »


brunodias

  • Mensagens: 4355
Tens noção que não podem fechar a 17 e deixar a 35 aberta não tens?

jmdias

  • Mensagens: 17
Bom dia Bruno

Estava atento!

Claro que tenho, é a mesma pista de asfalto em direções opostas. Por isso coloquei 3 smiles, pois os politicos que andam a decidir sobre o futuro do aeroporto geralmente não fazem ideia.
Ainda assim até poderiamos fechar a 17 ao trafego, o que queria dizer que só poderiamos aterrar ou descolar na 35, isto é no sentido Rorunda do Relógo >> Camarate, mas nunca alterar a infraestrutura. nem construir lá nada.

Cpts

JMDias

Biguds

  • Mensagens: 403
Ontem chegaram a levantar da 17, salvo erro um A330 para o Brasil
Cumprimentos

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1387
Pelo que ouvi estavam a tentar abrir a 35 o mais rápido possível...
Um A340 consegue descolar da 35? Se não o TP87 não vai sair tão cedo...

Penso que deve descolar. Em Agosto levantei da 35 num 777-300ER da Emirates

Afinal o A340 esperou ate hoje de manha e descolou pelas 11:15 na pista principal..

ma_lppt

  • Mensagens: 174
Enquanto nao for publicado o relatorio oficial... temos o credivel avherald

http://avherald.com/h?article=49fb9d1b&opt=0

LapaG

  • Mensagens: 848
Boas

Tenho visto muitas aterragens do ATR aqui no Porto, e naquelas que assisti sempre foram impecáveis. Estou convencido que o "hard landing" foi motivado pelo mau tempo, sobretudo com os ventos,  pois este tipo de aeronave não gosta muito de ventos fortes. Até coloco a hipótese do ATR ter sido empurrado de cima para baixo por um "wind shear". Só nos resta esperar por mais dados.

Cps
Fernando Lapa

VNE

  • Mensagens: 1237
Boas

Tenho visto muitas aterragens do ATR aqui no Porto, e naquelas que assisti sempre foram impecáveis. Estou convencido que o "hard landing" foi motivado pelo mau tempo, sobretudo com os ventos,  pois este tipo de aeronave não gosta muito de ventos fortes. Até coloco a hipótese do ATR ter sido empurrado de cima para baixo por um "wind shear". Só nos resta esperar por mais dados.

Cps

Muito provavelmente aterrou de nariz depois do hard landing, forçando o trem de aterragem com o peso de todo o avião.

wxman

  • Mensagens: 8
É bastante plausível que a meteorologia (windshear, downdraft, etc) tenha sido um dos factores (raramente há apenas um factor a contribuir para um incidente/acidente).
Foi precisamente nessa altura que estava a passar por Lisboa uma squall line de Cb's embutidas na frente que atravessou o país. A mesma nem parece muito agressiva no radar (no Porto por exemplo parecia mais) mas isso às vezes não quer dizer nada, às vezes há mesmo azar de estar no sítio errado no momento mais errado.



Animação radar: http://i.imgur.com/UXq9TLZ.gif
Como podem ver nesta animação pouco depois foi o Porto a ser atravessado por uma linha de instabilidade, deve ter sido uma meia hora/hora bastante stressante no tráfego aéreo. Mas o que interessa é que entre sustos, desvios, atrasos, toda a gente chegou com saúde a casa. No fim do dia é o que mais importa.

Temos que ser pacientes e aguardar pela investigação do GPIAA (se tiver meios...) para perceber o que se passou.
« Última modificação: 23 de Outubro 2016, 22:03:43 por wxman »


LXwing

  • Mensagens: 505
O responsável do GPIAA disse na TV que segundo dados preliminares houve um downdraft na final curta que causou a hard landing e no segundo embate na pista os pneus da frente saltaram e levaram à quebra do trem dianteiro.
« Última modificação: 23 de Outubro 2016, 21:51:02 por LXwing »


LapaG

  • Mensagens: 848
Boas LXwing

Nunca tinha ouvido falar sobre "downdraft" ! Esta ocorrência significa o quê ?

Cps
Fernando Lapa

OrlandoTTH

  • Mensagens: 80
Microburst e downdraft não são a mesma coisa :) downdraft é uma "descendente", fenómeno relativamente normal e causado por diversos factores. Tanto pode ser uma coisa muito ligeira como algo muito severo! O microburst é basicamente um tornado ao contrário, ou seja, em vez de "sugar" para cima, é um mega downdraft (pensem num tornado ao contrário) e é um fenómeno associado a tempestades severas!
« Última modificação: 23 de Outubro 2016, 22:52:16 por OrlandoTTH »


AvGeekDiogo

  • Mensagens: 986
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Ahh, esclarecido. Obrigado.

LXwing

  • Mensagens: 505
O OrlandoTTH antecipou-se e respondeu melhor do que eu saberia. :D
De qualquer forma, apenas repeti o que ouvi ao responsável do GPIAA (de que não fixei o nome...). :P

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