Angelo Rosa

  • Mensagens: 1643
Havendo o Brexit, e a Escocia deixando o Reino Unido, algum "pastel" do petroleo e gas deixa de entrar nos cofres do Reino Unido.

toto1100

  • Mensagens: 5697
"Algum" é um eufemismo jeitoso.

fredericolopes

  • Mensagens: 477
só vos falta aí uma coisa, é que sendo dono do seu nariz, mesmo que haja um choque inicial, têm todas as possibilidades de recuperar.
A Suiça está ali num cantinho sossegadinha, muito bem da vida...agora é uma questão de poder de votos de emigrantes, filhos de e afins. É tipo os funcionários públicos e pensionistas. Todos juntos e somados uns pozinhos de familiares directos, tens  metade dos votos comprados. Para além da sempre maior vontade de ir escolher quem lhes vai dar mais regalias ou reposições.  Pena não haver mesmo bancarrota a sério para baterem com a testa na realidade. Os privados é comerem com os impostos e calarem e pirarem-se. Depois olham para o panorama e ainda têm menos vontade de ir votar, o que ainda piora as coisas.
Os ingleses se já estiverem muito dependentes de votos destes grupos (não tenho noção dos números), então não prevejo grande futuro.
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 14:11:16 por fredericolopes »


toto1100

  • Mensagens: 5697
A Suiça faz parte da EFTA, consequentemente faz parte tambem do mercado comum, e como tal paga para o orçamento da UE e aceita TODAS as regras da UE relativas a segurança alimentar, ambiental, etc (que é outras das coisas que o pessoal do Brexit parece nao gostar). Tambem é obrigada a aceitar livre circulaçao de pessoas. Houve aquele referendo que disse que o governo suiço tinha que restringir a imigraçao. O governo suiço chegou a CE, disse que queriam discutir isso, e a CE disse "tudo bem, suspendemos o vosso acesso à EFTA entretanto". Desde entao o governo suiço esta a "reavaliar a situaçao".

Na finança, o seu grande trunfo, tambem se vê cada vez mais a ter que aceitar o que a UE dita.

A Suiça estar sossegada está. Nao esta é sossegada de maneira nenhuma como os defensores do Brexit querem.

Nao tenho duvidas que o RU, ou Inglaterra+Pais de Gales, vao sobreviver o Brexit e vao continuar a ser uma grande economia mundia. Agora achar que isto vai ser um passeio no parque e que em meia duzia de meses estao a crescer à bruta parece-me um grande sonho sem qualquer relaçao com a realidade.
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 14:21:34 por toto1100 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 6115
Suiça Noruega islandia etc etc, pagam e não bufam para alem de terem as fronteiras mais abertas que os da ilha, e fazem-no porque o acesso ao mercado comum é vital para as suas economias.

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 1107
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Voltando ao tópico...

Fica aqui um plano de como as coisas ficarão, para quem ainda não tinha visto.


nunopinheiro

  • Mensagens: 6115
fredericolopes desculpe mas é inocente na sua crença. O UK vive mais que muitos de dinheiro da treta aka expecução, valorização especulativa de coisas como o imobiliário e os mercados, ora esta criação de valor depende de mercados cada vez mais desregulados e abertos, que se diga de passagem é a posição da direita que governa o UK. A bolha imobiliária de londrês é verdadeiramente estratosfera e precisa de fronteiras abertas para funcionar. O isolacionismo é mais da extrema direita tonta que apela ao sentimento imperialista e de glorias passadas, que ate poderia funcionar tivesse o uk uma economia exportadora com uma industria vibrante. Mas não é o UK o UK importa mais que o que produz tem uma industria incipiente, esta focado nos serviços e por essa razão esta completamente dependente de investimento estrangeiro constante, aka a  economia do uk tem de estar aberta de forma a financiar o seu gigantesco trade deficit. Ora este para existir tem de ter do outro lado uma moeda estável ou aoumenta o risco.
Aqui esta o fundamental do problema o isolacionismo do uk vai levar a necessidade de impressão de ainda mais moeda e a sua inevitável desvalorização relativa, que vai fechar o investimento externo, que ate poderia ser positivo caso O uk tivesse uma industria globalmente competitiva no fator preço, mas não tem.

se acha que o problema é uns quantos que nos atravessam as fronteiras desculpe que lhe diga mas não percebe nadinha do buraco onde estamos todos metidos.
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 15:35:06 por nunopinheiro »


chlouie

  • Mensagens: 184
"Reino Unido tem uma indústria forte"
chlouie, desculpa mas não é verdade isso, é relativamente incipiente, comparável percapita com Portugal, a Grande industria do UK é a especulação, eu ando muito pela Europa incluindo UK, e o UK tem alguma industria High tech de nichos bem colocada, mas é isso e pouco mais, não tem qq tipo de comparação com a Alemanha ou mesmo a falida França. sobre os paraísos fiscais onde é que fica a Ilha de Man??? ;) , ainda sobre a querença que os mercados financeiros não sairam de Londres porque... sim.. a ver vamos pelo menos os que revendem produtos financeiros  da união europeia vão ter de sair.
"O investimento brutal que envolve a 3ª pista em LHR (22 mil milhões de libras)" até que é bem importante num brexit "real money in a fake economy" claro que com a desvalorização da libra os 22 ainda podem ser 30 mas isso é só meter as rotativas a funcionar, o povinho que pague com inflação.

Nuno,

A especulação existe no UK, assim como na Holanda e noutros Países da UE. Há inúmeros factores a ter em consideração, mas se consideramos a economia do UK baseada em 'fake money', o mesmo podemos dizer da dos Estados Unidos, isto apenas para dar um exemplo.
Tenho um familiar colocado num lugar priveligiado (em termos de acesso a informação) no Banco Mundial em Washington e ainda recentemente falámos sobre este assunto. Todas as previsões a médio prazo (com ou sem Brexit..o Brexit apenas atrasará, em cerca de dois anos, o que está agora previsto), indicam que o UK será a maior economia Europeia e especialmente (é isso o que realmente interessa para o cidadão comum) a 1ª do PIB per capita na Europa. Muito do que vem na imprensa e na lavagem ao cérebro que nos tentam fazer através de uma determinada imprensa ligada a interesses económicos e outros, não passa de lixo. Depois acreditamos no que queremos.

E em relação ao que o toto1100 afirmou, o crescimento REAL da economia Britânica é o maior da Europa e o mais sustentável. A Alemanha, por exemplo, se não vivesse à custa dos juros dos empréstimos dos periféricos, estaria ainda muito pior.

Além do mais, é inadmissível ouvir a arrogância de um PM da Estónia e de um Hollande, fazerem ameaças aos Britânicos. Isso mostra bem o nível dos dirigentes Europeus dos últimos 20 anos (aqui incluo os Ingleses). Quando vemos, por exemplo, o acordo existente entre a UE e a França que agora veio a lume, isso ainda se torna mais evidente. A propósito da França e também ao contrário do que nos tentam fazer acreditar, estão longe de estar falidos. Muito longe. E os próximos anos irão confirmar isso mesmo. A não ser que tenhamos uma guerra. No caso do UK, apenas a eventual separação da escócia iria mudar esse cenário, apesar de ser bom lembrar que o sul de Inglaterra é rico. O PIB de Londres já é o mais alto da Europa (o de Paris ligeiramente abaixo).

Mas para não fugirmos mais ao tema e para nos mantermos dentro da temática do forum, algo que é incontestável e um facto, é que Heathrow é o maior aeroporto europeu e Londres a 1ª cidade do mundo em termos de tráfego aéreo, logo seguida de Nova Iorque. Os links do Wikipedia, que neste caso são totalmente fidedignos e baseados nos dados do ACI, confirmam isso.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_busiest_airports_by_passenger_traffic

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_busiest_city_airport_systems_by_passenger_traffic

toto1100

  • Mensagens: 5697
Nuno, mesmo que tivesse uma industria forte, possivelmente nao funcionava sem grandes quantidades de imigraçao. Precisaria das dezenas de milhares de engenheiros portugueses e indianos (so para dar dois exemplos de dois paises, que à sua escala, exportam grandes quantidades de engenheiros para o RU) para funcionar.
É que sem os banglandeshis e portugueses a limpar escadas talvez arranjasse substituto. Aos engenheiros nao.

chlouie

  • Mensagens: 184
Esqueci-me de mencionar que claro que o Brexit foi incentivado pela extrema-direita e que a concretizar-se, apenas afectará os mais pobres e que votaram SIM.

Outro ponto que esqueci de mencionar..estão a ser feitos acordos muito vantajosos para o UK com a China, India, Estados Unidos, etc. Algo já veio a lume na imprensa, mas muito pouco. Essa informação está confirmado no Banco Mundial, FMI, etc. e é um dos factores em que se baseiam para as previsões. Ou seja, o Brexit poderá prejudicar o UK temporariamente, mas em termos reais a Europa sairá muito mais beliscada, pois a contribuição bruta anual deles é de 17 mil milhões de euros e líquida de 12 mil milhões. Mas vamos aguardar.

toto1100

  • Mensagens: 5697
E em relação ao que o toto1100 afirmou, o crescimento REAL da economia Britânica é o maior da Europa e o mais sustentável.

Os dados do Eurostat que eu pus sao crescimento real. 3% num decada. Yupi!
No mesmo periodo a Alemanha cresceu mais do dobro per capita.

Toda a informaçao do Banco Mundial esta disponivel publicamente. Ter la alguem so eh privilegiado por saber procura-la mais facilmente (ja la trabalhei, numa altura em que era preciso ir a bibliotecas para ter essa informaçao, nao havia site para o fazer)

Citação
estão a ser feitos acordos muito vantajosos para o UK com a China, India, Estados Unidos, etc.

Isso é simplesmente mentira. O RU ainda esta a tentar formar as equipas que hao-de vir a negociar esses contratos. Para ja estao metidos num caso bicudo porque so querem britanicos la, o que é ilegal à luz da lei da UE (a que eles ainda pertencem).
Nos EUA nem sequer seria legal começar um processo desses sem se saber.

nunopinheiro

  • Mensagens: 6115
Chlouie não digo que não, o problema do Uk é o problema de muitos, USA de longe sim sim sim, a bolha das dotcoms é para la de surreal. Agora o que o UK tem feito vaí completamente contra si próprio porque complica esse tipo de economia, mais o bloco europeu deixa de ter qualquer vantagem em ter a City de Londres em Londres por isso em todos os produtos financeiros e equivalentes que são negociados para a europa na city pode ter a certeza que deixaram de o ser. Provavelmente devem ir para Paris.
O que diz em relação a Alemanha esta completamente errado, o que mantém a Alemanha é um tarde surplus brutal, relembro um dos poucos países do mundo com um trade surpluss com a China. Com os problemas da Alemanha pode muito bem a Alemanha quem nos dera :)

Londres e Paris até que são semelhantes capitais gigantes muito alavancadas em especulação. Eu não vejo muito futuro nesses modelos mas é do que temos todos vivido nas ultimas décadas, a ver vamos no que isto vai dar...

Outra coisa que acho piada é a "estão a ser feitos acordos muito vantajosos para o UK com a China, India, Estados Unidos, etc." e eu porgunto porque é que  China, India, Estados Unidos haviam de ser mais simpáticos com o UK fora do bloco europeu, tem mais capacidade negocial fora??? A mim este tipo de afirmação cheira a treta e propaganda, é um mercado minúsculo quando comparado com o bloco europeu e por isso mesmo terá menor poder negocial, a mais simples das lógicas apontara para precisamente o contrario. 

Sobre o tráfego aéreo nada a dizer são factos :D, a localização das ilhas britânicas ajuda qq coisa. bem como a grande cidade internacional e aberta que era Londres.
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 15:57:29 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 5697
E dizer que o RU vai ter o maior PIB per capita da Europa é mesmo nao ter grande noçao do mundo. O PIB per capita do Luxemburgo é 2.5 vezes o do RU. O RU tinha que comer mesmo muita sopa para la chegar.
(o da Noruega é mais do dobro, da Suiça quase o dobro, da Suecia mais de 1/3 superior; Irlanda, Holanda, todos têm um PIB per capita bastante superior ao britanico - nao incluo paises que tém um PIB so "ligeiramente" superior, tipo 10% maior, que esses ha mais alguns)
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 15:54:15 por toto1100 »


chlouie

  • Mensagens: 184
toto1100,

Se vem para aqui argumentar nesse tom, não vale a pena falarmos mais e respondo-lhe à letra. Não, a informação do Banco Mundial não está TODA disponível publicamente. Há alguma que nunca vem cá para fora. E não me venha com esse tipo de conversa de 'por sabê-la procurar mais facilmente'. Ou acha que sabe tudo e já não tem mais nada a aprender?

'Isso é simplesmente mentira. O RU ainda esta a tentar formar as equipas que hao-de vir a negociar esses contratos. Para ja estao metidos num caso bicudo porque so querem britanicos la, o que é ilegal à luz da lei da UE (a que eles ainda pertencem).' Não não é mentira e leia o que escrevi porque é VERDADE. O que afirma, é o que leu na imprensa e mais nada.

Pois não, nos Estados Unidos não seria legal começar esse processo sem se saber, assim como fazer o que fazem o Luxemburgo e a Holanda, por exemplo. Lá porque agora é moda dizer mal dos Ingleses e bem da UE (como se fossem muito amigos de Portugal), não quer dizer que todos acreditem em patranhas.

chlouie

  • Mensagens: 184
E dizer que o RU vai ter o maior PIB per capita da Europa é mesmo nao ter grande noçao do mundo. O PIB per capita do Luxemburgo é 2.5 vezes o do RU. O RU tinha que comer mesmo muita sopa para la chegar.
(o da Noruega é mais do dobro, da Suiça quase o dobro, da Suecia mais de 1/3 superior; Irlanda, Holanda, todos têm um PIB per capita bastante superior ao britanico)

Porquê, você tem toda a noção e sabe tudo, é isso? Leia o que escrevi antes de vir para aqui com a sua arrogância típica de quem julga que sabe tudo. São previsões a médio prazo.

Não respondo mais a este tipo de discurso. Acredite no que quiser!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
2319 Visualizações
Última mensagem 09 de Junho 2015, 23:47:16
por brunodias
22 Respostas
5610 Visualizações
Última mensagem 03 de Dezembro 2015, 04:08:43
por PMCN
25 Respostas
4380 Visualizações
Última mensagem 27 de Fevereiro 2020, 11:57:01
por toto1100
0 Respostas
800 Visualizações
Última mensagem 14 de Abril 2016, 14:15:27
por Spark
8 Respostas
1083 Visualizações
Última mensagem 15 de Setembro 2019, 00:54:13
por brunodias

Total 103+1=104 ms, db 0 ms, php 104 ms