toto1100

Se é VERDADE em maiusculas nada mais tenho a acrescentar naturalmente.

toto1100

Porquê, você tem toda a noção e sabe tudo, é isso? Leia o que escrevi antes de vir para aqui com a sua arrogância típica de quem julga que sabe tudo. São previsões a médio prazo.

Não respondo mais a este tipo de discurso. Acredite no que quiser!

Meu caro/minha cara, para o RU ultrapassar esses paises no medio prazo (digamos 20 anos) em PIB per capita tinha que ter crescimentos aos niveis da China durante uns anos valentes e tinham que haver crescimentos mais que anemicos nos restantes paises.
Isso nao é saber tudo, é saber matematica do 3o ciclo. E com a matematica nao ha que enganar.

toto1100

Por exemplo, pegando nos dados de 2015, se o RU crescesse a 7% por ano todos os anos e o Luxemburgo crescesse a 1% no mesmo periodo, o RU precisava de 18 anos para ultrapassar o Luxemburgo em PIB per capita.
Se o RU crescesse a 5% e o Luxemburgo a 2% ja eram precisos 34 anos. A matematica é maravilhosa, nao é?

(estou a usar o Luxemburgo por ser o que tem o PIB per capita mais elevado, ja que supostamente é o lugar que o RU vai atingir; para outros paises o diferencial de crescimento teria que ser menor, mas mesmo assim seria preciso ser sustentado durante muitos anos)
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 16:02:26 por toto1100 »

chlouie

Tem aqui um resumo de várias previsões...a evolução até 2030 (últimas 2 tabelas, em particular). Claro que tudo pode mudar, mas perante os dados que estão agora disponíveis, são estas. Eu pessoalmente, ao contrário do que parece ser o desejo de alguns, não tenho qualquer prazer em ver um determinado País afundar-se. Só tenho uma certeza: o comportamento da UE em relação a Portugal tem sido, nos últimos anos, vergonhoso, para não usar outra expressão.

A sua matemática funciona quando se adiciona, subtrai ou multiplica sem ter em conta outros factores. A minha não.

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_past_and_projected_GDP_(nominal)_per_capita
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 16:19:32 por chlouie »

nunopinheiro

chlouie repare que na sua (wikipedia) tabela ( made by British think tank Centre for Economics and Business Research) nunca ouvi falar nessa grande autoridade estimativa para 2031 :) (eu sempre acho piada a estimativas económicas a 15 anos :D) faltam la assim meia dúzia de países europeus ;) mas va la nem para ele ultrapassam a Holanda no GDP

Mas gostaria de ver estas estimativas feitas depois do brexit :)
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 16:37:03 por nunopinheiro »

chlouie

Nuno,

Se olhar para a tabela anterior, do FMI e referente a 2019, o UK já está à frente da França e da Alemanha. E nessa não falta nenhum País. Vamos ver o que e como se vai passar o Brexit e em especial, qual vai ser o futuro da UE, sabendo nós que já no presente, de União só tem o nome e da clivagem existente entre o norte e o sul.

nunopinheiro

Essa da "clivagem existente entre o norte e o sul" fax me sempre lembrar a primeira vez que fui a Alemanha e me referi a eles como Norte, eles chocados retorquíram, mas nos não somos norte isso são os do norte :).
Pois isto das retóricas argumentativas são muitas vezes para consumo interno, quando chega a altura da verdade fica tudo junto de quem tem credito e $$$$, e por agora são os da Europa ali do centro na Alemanha. Julgar que o "sul" Itália e França lhes vão virar as costas é wisfull thinking :). Espanha?? é não perceber quem é o principal parceiro comercial e importador de quem é a SEAT? e portugal??? então nos ate temos uma balança comercial favorável com os do "norte" ;) pois é a realidade acaba sempre por falar mais alto, a não ser que entre a demagogia de extrema direita ou esquerda com meias verdades ou mentiras completas que podem ser simpáticas para o consumo do povinho mas são só isso demagogia :D

Sabe chlouie eu só fico preocupado se vir a Alemanha com inflação e a importar mais do que exporta aí sim fico preocupado enquanto isso não acontecer, vamos tendo um pirros tipo Grecia e former UK. que assim que percissam de financiamento da divida aaaaaaa e tallll que agora não da jeito mas estamos em profundo desacordo mas e tal...

chlouie

Vamos ver o que se vai passar com Itália e com o pagamento ou não das dívidas. E esperemos não ver nada a nível militar, porque nesse ponto, apenas o UK e França ditam cartas na Europa.

Mas duma coisa tenho a certeza. Os Ingleses nunca se submeterão às ordens de Berlim. Não digo que sejam melhores ou piores, mas que nunca aceitarão essa submissão, é um facto. E não estão dependentes do BCE, o que lhes é favorável. Veremos.

nunopinheiro

chlouie olhe que não ;) se há uma verdade absoluta é que quem paga manda, em particular neste mundo em que o poder militar foi completamente ultrapassado pelo económico :)
A chamada submissão é só spining de tabloides, aka cada é um submisso quando a isso é obrigado :).  Como dizia um outro "It's the economy, stupid" :)

chlouie

Pois, mas a Alemanha não paga nada ao UK. E muita falra vão fazer esses 17 mil milhões de euros com que eles contribuiem anualmente. E na negociação sobre o Brexit, eles têm um trunfo. Enquanto têm lá milhões de imigrantes não qualificados, a maioria dos Brtânicos residentes na UE, ouvé qualificada e/ou tem autonomia económica. Com eles, a Alemanha não 'pia'. Vamos aguardar

toto1100

Eu jurava que para saber o que se gasta numa coisa, tambem seria preciso saber quanto se recebe. Mas aparentemente nao.

O que o RU devia contribuir efetivamente 17 mil milhoes de libras (17.8 se quisermos ser mais rigorosos). Mas devido às boas capacidades de negociaçao da sra Tachter no inicio dos anos 80 (na altura em que o RU era o 2o pais mais pobre da CEE a seguir à Grecia), o RU recebe todos os anos cerca de 25% de volta, o chamado "cheque britanico" (UK Correction, na giria oficial da UE). Ja vamos em 12.8 mil milhoes de contribuiçao.

Agora, o dinheiro que a UE recebe nao desaparece, vai para algum lado, muito do qual de volta para quem o deu. O RU recebe cerca de metade do que contribui de volta. Sobra pouco mais de 6 mil milhoes de contribuiçao liquida. Ja vai em 1/3 de 17.8 mil milhoes! (a maldita matematica sempre a chatear). Desses 6 mil milhoes, o governo britanico ainda inclui 1 mil milhao no proprio orçamento como sendo ajuda externa, que simplesmente é dada pela UE em vez de ser dada diretamente por eles.

E como per capita parece ser a palavra do dia, nesses termos o RU é o oitavo maior contribuinte liquido (se bem me lembro os contribuintes liquidos para o orçamento da UE sao 10 ou 11, por isso o RU esta no ultimo 1/4 dos contribuintes liquidos). Os Holandeses pagam 4 vezes mais por cabeça para a UE.
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 18:46:02 por toto1100 »

chlouie

Lamento, mas esses seus números e matemática estão errados. Pode consultar vários documentos onde encontra a contribuição Net de cada País em termos do PIB e per capita e está bem claro. Tem aqui um dos documentos:

http://ukandeu.ac.uk/wp-content/uploads/2016/01/Who-pays-for-the-EU-and-how-much-does-it-cost-the-UK-Disentangling-fact-from-fiction-in-the-EU-Budget-Professor-Iain-Begg.pdf

Em relação ao tema de LHR, que é o que neste forum realmente interessa, é interessante ver como não houve mais comentários a ser o nº1 Europeu e Londres ser a 1ª cidade mundial em termos de tráfego aéreo (+ 153 milhões de PAX/ano, seguida de Nova Iorque com menos 27 milhões).

A não ser que agora haja uma nova moda de dizer mal dos Ingleses, que pelos vistos tanto é incentivada pela direita como pela esquerda, nomeadamente pelos parasitas que estão em Bruxelas e Estrasburgo, não entendo o porquê.

Bom fim-de-semana.

chlouie

E já agora toto1100, talvez fosse ideia perceber que na vida não sabemos tudo e estamos sempre a aprender, apesar de haver uns meninos que saem agora das faculdades a pensarem que já sabem tudo. Eu tenho dois mestrados e não sei nada. Bom fds.

toto1100

Sim, realmente é muito estranho corrigir-se o que esta errado e nao o que esta certo. Nunca se viu.

Nesse texto chega-se a um valor de 8.5 mil milhoes para as contribuiçoes do RU. É mais do 6 que eu disse, totalmente de acordo. Mesmo assim esta bastante abaixo dos 17 que tu tinhas dito.

E, ou muito me engano, o ponto chave para essa diferença esta na 3a linha da tabela 1, que diz "Less: public sector receipts". Embora a maioria do dinheiro que vem da UE passe pelo Estado, ha muito que vai diretamente para o setor privado sem passar pelo Estado. Para as universidades idem (exemplo pratico, a Universidade Lisboa ganha 2 concursos para fazer investigaçao, 1 via concurso da FCT - logo Estado, embora com dinheiro Europeu -, outro num concurso europeu; o dinheiro da UE vem à mesma para Portugal, mas no 2o concurso veio direto de Bruxelas para a entidade que o gastou).
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 19:18:50 por toto1100 »

toto1100

Parabens pelos 2 mestrados. Pena em nenhum deles ter aprendido a trabalhar com percentagens. E ter chegado ao fim desses 2 mestrados a achar que a matematica era coisa de opiniao pessoal.
« Última modificação: 04 de Novembro 2016, 19:15:42 por toto1100 »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
2378 Visualizações
Última mensagem 09 de Junho 2015, 23:47:16
por brunodias
22 Respostas
5760 Visualizações
Última mensagem 03 de Dezembro 2015, 04:08:43
por PMCN