Angelo Rosa

  • Mensagens: 1602
Nao acredito que a multa saia, mas se sair .....

Citação
Bruxelas considera que a TAP e a Brussels Airlines restringiram a concorrência com a parceria que fizeram – ambas as companhias passaram a transportar passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por uma das transportadoras, Normalmente, este tipo de parcerias não levanta problemas de concorrência mas, neste caso, Bruxelas entende que poderão ter sido violadas regras da União Europeia. A verdade é que, a confirmar-se, pode estar em causa uma multa milionária para ambas as companhias.

De acordo com a Bloomberg, as duas transportadoras aéreas arriscam-se a ter de pagar coimas que podem chegar aos 10% das receitas anuais. Contas feitas, no caso da TAP, isto pode significar o pagamento de cerca de 240 milhões de euros, tendo em conta as receitas de 2398 milhões de euros referentes ao ano passado.

A posição da Comissão Europeia foi avançada ontem por Margrethe Vestager, comissária europeia responsável pela política da concorrência, que deixou claro que “a partilha de códigos entre as companhias aéreas pode beneficiar os passageiros ao proporcionar uma maior cobertura da rede e melhores ligações. Contudo, preocupa-nos o facto de que, neste caso específico, a Brussels Airlines e a TAP Portugal possam ter utilizado a partilha de códigos para restringir a concorrência e prejudicar os interesses dos passageiros da rota Bruxelas-Lisboa”.

O acordo foi fechado entre as duas companhias em 2009 e a posição de Bruxelas diz respeito principalmente aos três primeiros anos desta operação.

A TAP apressou-se a reagir e já explicou, em comunicado, que se refere a uma investigação que começou em 2011 e salienta que “ao longo dos mais de cinco anos em que tem decorrido esta investigação, a TAP tem sempre colaborado plenamente com a Comissão Europeia, fornecendo toda a documentação e informação que lhe foram solicitadas”.

Além disso, a transportadora aérea sublinha que se trata de “um mero passo processual através do qual a Comissão Europeia comunica à TAP as preocupações que identificou. Não é uma decisão final nem prejudica a decisão final que a Comissão venha eventualmente a adotar”.

A verdade é que a TAP tem agora cerca de dois meses para apresentar argumentos que permitam à Comissão decidir se arquiva o processo ou se lhe dá continuação.

O principal ponto levantado por Bruxelas tem a ver com prejuízos para os passageiros, como explica a própria Comissão Europeia: “A Comissão considera, a título preliminar, que esta combinação de práticas infringe as regras da União Europeia que proíbem os acordos anticoncorrenciais. A conclusão preliminar da Comissão é que estas práticas eliminaram a concorrência de preços, reduziram a capacidade das duas companhias aéreas na rota Bruxelas-Lisboa, fizeram subir os preços e limitaram a possibilidade de escolha dos consumidores.”

in:http://sol.sapo.pt/artigo/532118/bruxelas-ameaca-tap-com-multa-que-pode-chegar-aos-240-milhoes-de-euros

Jorge78

  • Mensagens: 2571
Eu não entendo como podem ter eliminado a concorrência...esta comissão europeia é uma comédia lol, tanta coisa para se preocuparem e vêm levantar problemas com um code share... enfim...

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1524
Citação

Ministro das Infraestruturas preocupado com “aviso” da Comissão Europeia à TAP

AGÊNCIA LUSA / LISBOA / 27 OUT 2016 / 22:27 H.

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, manifestou hoje “preocupação” com a informação divulgada pela Comissão Europeia (CE) de possível violação das regras comunitárias na cooperação da TAP com a Brussels Airlines.

No entanto, Pedro Marques, que falava em Braga, à margem de uma conferência do Novo Banco, sublinhou que aquele “é um processo que ainda não chegou ao fim”, uma vez que se trata de uma conclusão preliminar da CE, e disse esperar que a TAP consiga apresentar argumentos que resultem numa “decisão favorável” para a empresa e para Portugal.

“Este é um processo que ainda não chegou ao fim. Naturalmente, vi com preocupação esse projecto de decisão [da CE), mas muita água correrá até ao final desse processo e espero que os argumentos da TAP venham a demonstrar em sentido contrário”, afirmou o governante.

A Comissão Europeia informou a TAP Portugal e a Brussels Airlines da sua conclusão preliminar, segundo a qual a cooperação destas companhias na partilha de códigos de serviço de passageiros entre Bruxelas e Lisboa restringia a concorrência entre ambas, em violação das regras comunitárias.

Segundo Pedro Marques, a TAP deve continuar a apresentar os seus argumentos, “mesmo no limite em Tribunal de Justiça”, se o processo “lá chegar”.

Tudo para alterar a posição da CE e conseguir que a decisão “possa ser favorável aos interesses da TAP e de Portugal”.

A TAP já afirmou hoje que a informação divulgada pela Comissão Europeia de violação das regras comunitárias na sua cooperação com a Brussels Airlines constitui “um mero passo processual”, realçando que “não é uma decisão final”.

Em comunicado, a TAP acrescentou que “disporá agora de um período de dois meses para apresentar a sua posição à Comissão, a qual poderá optar por arquivar o processo ou dar-lhe continuação.

A companhia nacional realça ainda que esta investigação decorre ao longo de “mais de cinco anos”, em que a TAP tem sempre colaborado plenamente com a Comissão Europeia, fornecendo toda a documentação e informação que lhe foram solicitadas.


http://www.dnoticias.pt/pais/ministro-das-infraestruturas-preocupado-com-aviso-da-comissao-europeia-a-tap-BB298443

Jopeg

op59980

  • Mensagens: 39
Interessante a mesma CE (tão preocupada com a falta de concorrência e cartelização de preços) ter deixado cair uma investigação similar sobre uma parceria code-share entre LH e TK... ;)

Pelo que li o problema identificado pela investigação da CE sobre os preços de tarifas TP/SN é que as tinham tarifas equivalentes iguais em termos de valor (retringindo segundo eles a concorrência no mercado específico PT-BE).
...Mas esta é uma prática não tão pouco comum entre companhias de aviação (que vendem/operam para o mesmo mercado, que querem pelo menos igualar o preço da oferta das rivais) - por exemplo até há pouco tempo quase todas as tarifas entre TAP e SATA tinham mesmo valor na maioria dos mercados em que ambas publicavam tarifas (com códigos diferentes, mas idênticas), e mesmo agora ainda existem bastantes tarifas idênticas entre TP/S4; também recentemente uma companhia Sul-Americana copiou literalmente todas as tarifas de outra companhia europeia para mercado Sul-América--Europa v.v sem sequer mudar os códigos tarifas específicos da outra companhia, mas aparentemente estas supostas 'actividades' anti-concorrência só interessam se se implicar situações onde deputados europeus viagem com regularidade.

Será que a CE preferiria que não houvesse code-share entre companhias aéreas e que não deveria haver tarifas equivalentes/iguais entre elas?... vá se lá entender. ???
Cpts,
op59980

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1475
Sinceramente não vejo pés nem cabeça nisto... este tipo de prática e efectuada pela europa toda com diversas companhias... além do mais existem mais duas companhias na rota, vueling e Ryanair, que até apresentam preços mais baixos (em média)...

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1524
Interessante a mesma CE (tão preocupada com a falta de concorrência e cartelização de preços) ter deixado cair uma investigação similar sobre uma parceria code-share entre LH e TK... ;)

...

Estimado, mas até que ponto - pergunto eu - a CE poderá investigar um acordo LH - TK quando a Turkish Airlines pertence a um país que não pertence à UE ?

Também me parece que isto, da CE anda a fazer, tem pouca lógica ...

Abraço,

Jopeg

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1524
Sinceramente não vejo pés nem cabeça nisto... este tipo de prática e efectuada pela europa toda com diversas companhias... além do mais existem mais duas companhias na rota, vueling e Ryanair, que até apresentam preços mais baixos (em média)...

Caro, segundo li (posso estar enganado) mas o caso remonta a 2009, antes da entrada das CBC Vueling e Ryanair na rota.

Agora com a FR a operar voos para BRU a questão da concorrência já não se coloca.

Abraço,

Jopeg

Angelo Rosa

  • Mensagens: 1602
E os precos nesta rota baixaram bastante desde a entrada da FR e da Vuelling.

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1475
Acho que você está correcto, interpretei mal, é o que dá ler as notícias na diagonal;)

fredericolopes

  • Mensagens: 473
se foi nessa data tem alguma lógica. Já que em vez de concorrerem uma contra a outra, faziam o mesmo preço tendo o monopólio.
Mas o mal aqui está é no que restringia a entrada de outros. Como em toda a economia, quanto menos restrições À entrada de concorrência melhor, quantos mais houver mais difícil é fazerem arranjinhos.

caparica

  • Mensagens: 651
Portanto, a comissão europeia faz isso para proteger os consumidores, mas os consumidores insurgem-se e defendem os interesses das companhias. Faz lembrar os que são contra a ASAE, a polícia, etc.

PNC2

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 130
Ao tempo havia 2 companhias a voar para BRU a TAP e a belga.
A belga desistiu ou abandonou privisoriamente os voos para Portugal. Até vinha cá com um 4 ventoinhas.
Resultado a TAP é acusada de monopólio na linha.
Mas ainda há mais, houve deputados portugueses que foram os principais e primeiros a denunciar o monopólio, entre aspas.
Ainda agora quando houve o atentado e os voos de BRU foram encaminhado para AMS os tais senhores reclamavam, porque o padrão de serviço era uma sanduíche e eles, quais abades, vinham de BRU e tinham direito a uma cocote quente.
Vejam o caso do Guterres, havia uns a fazer loby pela Sra. que agora teve como prémio o banco mundial depois da licença sem vencimento.
A intenção é outra, como não conseguem acabar com a TAP ou outra qualquer empresa portuguesa, ganham na secretaria, com multas.

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