N748RA

  • Mensagens: 114
Esta é uma matéria que também não dominio, mas que tenho imensa curiosidade...
Falando como leigo, no caso dos açores um troço entre LIS-TER demora em  média 2h/2h10 em condições normais (2 motores), vamos então assumir que no pior caso a distancia para alternante é 1h/1h05 - está no limite.. Considerando sempre o pior caso, com apenas 1 motor não irá demorar mais tempo a percorrer essa mesma distancia ultrapassando por uma margem maior os 60minutos?

Não :) demora 2:10 com subida e descida, que não se fazem à mesma velocidade do que o cruzeiro. Se pensar na velocidade lá em cima, chega mais depressa ao aeroporto necessário. A regra diz que temos de estar a 60min da vertical do aeroporto mais próximo, não dá aterragem creio eu.

LXwing

  • Mensagens: 505
Esta é uma matéria que também não dominio, mas que tenho imensa curiosidade...
Falando como leigo, no caso dos açores um troço entre LIS-TER demora em  média 2h/2h10 em condições normais (2 motores), vamos então assumir que no pior caso a distancia para alternante é 1h/1h05 - está no limite.. Considerando sempre o pior caso, com apenas 1 motor não irá demorar mais tempo a percorrer essa mesma distancia ultrapassando por uma margem maior os 60minutos?

Não :) demora 2:10 com subida e descida, que não se fazem à mesma velocidade do que o cruzeiro. Se pensar na velocidade lá em cima, chega mais depressa ao aeroporto necessário. A regra diz que temos de estar a 60min da vertical do aeroporto mais próximo, não dá aterragem creio eu.

E não esquecer que existem PDL e SMA como alternantes.

caparica

  • Mensagens: 624
LIS-TER não tem problema de ETOPS 60
http://www.gcmap.com/mapui?P=lis-ter&MS=wls&DU=mi&E=60

OPO-TER sim, mas pode ser contornado com uma rota um pouco mais longa por sul
http://www.gcmap.com/mapui?P=opo-ter&DU=mi&E=60

Cabo Verde também é limpinho
http://www.gcmap.com/mapui?P=lis-rai&DU=mi&E=60

LIS-TMS tem que ir pela costa
http://www.gcmap.com/mapui?P=lis-tms&DU=mi&E=60

PNC2

  • Banido do fórum
  • Mensagens: 130
Não foi isso que me disseram acerca do TMW e dos ETOPS. Mas como é matéria que não domino, não ateimo.

O TMW tinha certificação na Luxor.
Na TAP nunca foi feita essa certificação
.

lrad

  • Mensagens: 993
LIS-TMS tem que ir pela costa
http://www.gcmap.com/mapui?P=lis-tms&DU=mi&E=60

LIS TMS não seria problema porque esse voo não existe ;)
Existe sim é Accra - São Tomé

No caso de Lisboa - Accra sim é provável que tenha de haver uma adaptação na rota.

Entretanto ainda não tive oportunidade de confirmar a questão junto de uma fonte fidedigna. Quem negou que a frota NB tem certificação ETOPS onde é que recebeu essa informação?

zulutango

  • Mensagens: 554
Voltando ao tópico... Partilho as fotos que tirei a bordo do CS-TTO. O melhor que consegui.

Spark

  • Mensagens: 5700
    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Voltando ao tópico...

Por falar nisso, não seria boa ideia a moderação alterar o título do tópico? É que já não se fala apenas do TTB mas de todos os que vão ser "retrofitados"....

tareias77

  • Mensagens: 4755
Já no que toca ao São Tomé é o exemplo clássico da razão pela qual se criaram os ETOPS....chega-se lá conseguindo estar sempre a menos de 60min do aeroporto mais próximo, só que temos que percorrer um caminho mais longo (que neste caso pode implicar ter que fazer escala para reabastecer). No entanto algumas companhias preferem isso a ter que certificar vários aviões e manter essa certificação por causa dos custos envolvidos.


Já que referes a rota LIS-ACC-TMS, como é que a Eurotatlantic faz LIS-TMS directo?

LXwing

  • Mensagens: 505
Voltando ao tópico... Partilho as fotos que tirei a bordo do CS-TTO. O melhor que consegui.
Fotos da zona vermelha, logo executiva e económica plus, a mais confortável.
Ficam a faltar fotos da zona verde, a de sardinhas enlatadas... :P

lrad

  • Mensagens: 993
A Euroatlantic usa qual avião? 767 nessa rota?

tareias77

  • Mensagens: 4755
A Euroatlantic usa qual avião? 767 nessa rota?

Utiliza o 737-800 e o 767.
« Última modificação: 17 de Novembro 2016, 14:41:49 por tareias77 »


lrad

  • Mensagens: 993
E eles não têm isso com etops?

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 996
  • LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Não querendo entrar em mais "offtopic talk" mas só para esclarecer que o CS-TQU tem ETOPS de 120mins, e os 767 têm 180mins.
« Última modificação: 17 de Novembro 2016, 15:01:30 por AvGeekDiogo »


92rc

  • Mensagens: 84
Alguém sabe, dentro das tarifas económicas da TAP, quais são aquelas que dão acesso a esses lugares em zona vermelha?
Apenas a plus? Ou a classic também abrange a zona vermelha?

CHALI

  • Mensagens: 233
O retrofit em números de lugares para a frota NB:

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Frota TAP Express

Iniciado por D-Zign « 1 2 ... 230 231 » TAP

3460 Respostas
508871 Visualizações
Última mensagem 17 de Fevereiro 2019, 06:12:29
por BSilva
Frota TAP (Médio curso)

Iniciado por Rex « 1 2 3 4 » TAP

45 Respostas
11499 Visualizações
Última mensagem 09 de Janeiro 2019, 17:26:42
por António Costa
1 Respostas
1041 Visualizações
Última mensagem 26 de Março 2014, 14:04:07
por ruialves
167 Respostas
29012 Visualizações
Última mensagem 27 de Julho 2015, 10:32:35
por coelhone
92 Respostas
10889 Visualizações
Última mensagem 10 de Dezembro 2017, 11:14:45
por iloper

Total 86+1=87 ms, db 0 ms, php 87 ms