Flyz

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Neeleman diz que TAP não avançou com novas rotas por falta de espaço no aeroporto



TAP queria abrir em 2017 "duas novas rotas para os Estados Unidos e seis para a Europa, além de ter mais oito aeronaves", mas o projeto foi 'chumbado' pelo aeroporto de Lisboa a pretexto de não ter mais espaço, avançou David Neeleman, acionista da TAP, no congresso da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), em Ponta Delgada, nos Açores.

"Estou muito preocupado com a questão do aeroorto de Lisboa, que vos afeta a todos nesta sala e deviam gritar todos muito alto para ser resolvido", salientou Neeleman, interpelando a plateia de hoteleiros e quadros turísticos. "Somos uns idiotas, há gente a querer vir para Portugal e não fazemos mais pelo turismo porque tudo termina com isto: não temos espaço no aeroporto". E lança o apelo para "a resolução rápida deste problema pelos políticos".

Face ao aumento da capacidade aérea da TAP para a América do norte, Neeleman lebrou que "70% destes nossos passageiros não param em Portugal", e que o esforço de promoção do país deve ser feito para que "no mínimo, mais 100 mil destas pessoas por ano possam parar em Portugal".

Com os novos aviões da TAP que vão chegar em 2017, "vamos ter a melhor frota da Europa", garantiu Neeleman. "E com os novos aviões, que tornam o custo da viagem muito mais baixo, podemos ter muito mais voos para os Estados Unidos, para JFK ou Boston, mas também abrir em Washington, Toronto, Montreal ou Harvard".

Os atuais 25 voos semanais para os Estados Unidos, "facilmente podem chegar a 70, tantos quantos temos para o Brasil", frisou ainda Neeleman. "Mas para isso é preciso baixar os custos do aeroporto e que o país seja mais eficiente".

Segundo David Neeleman, é fundamental que o aeroporto do Montijo possa estar aberto em 2017, mesmo como "estrutura temporária".

"Fernando Pinto salvou a TAP"

"Portugal fica longe de tudo, mas fica mais perto que qualquer outro local na Europa para a América do Sul ou Estados Unidos, é um local ótimo para fazer um hub", salientou David Neeleman.

"Fiquei interessado (na privatização da TAP) pelo tráfego criado pelo Fernando Pinto, mas vi a falta de serviço para os Estados Unidos. É incrível", salientou ainda.

"O Fernando Pinto salvou a empresa pelo que fez nas ligações que fez para o Brasil, sem isso a TAP já tinha morrido", concluíu David Neeleman.

http://expresso.sapo.pt/economia/2016-11-17-Neeleman-diz-que-TAP-nao-avancou-com-novas-rotas-por-falta-de-espaco-no-aeroporto

« Última modificação: 18 de Novembro 2016, 11:37:58 por Flyz »


Spark

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    • São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Mau... em que ficamos?...  ???

Flyz

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Se em Lisboa não há espaço e se como eles diz vem aviões em 2017,se calhar vão abrir rotas no porto??ou se calhar e só bluff para ver se tiram os aviões da euro, e se abram a placa dos militares..
« Última modificação: 18 de Novembro 2016, 10:53:32 por Flyz »


CarlosM

  • Mensagens: 118
Uma pequena correção na noticia
"(...)mas também abrir em Washington, Toronto, Montreal ou Harvard".
creio que o que foi mencionado foi Hartford e não Harvard.

Também estou curioso para perceber o que vão abrir, onde e com que aeronaves. Mas a confirmar-se o que o utilizador @NewEngineOption diz chegam mais uns 330 para o ano. A ser assim estas noticias serão apenas para criar pressão na ANA/governo/... para abrirem o aeroporto para ontem.

Flyz

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Será que vão meter os aviões nos Açores e concorrer directamente com a sata?

LXwing

  • Mensagens: 505
Uma pequena correção na noticia
"(...)mas também abrir em Washington, Toronto, Montreal ou Harvard".
creio que o que foi mencionado foi Hartford e não Harvard.

Também estou curioso para perceber o que vão abrir, onde e com que aeronaves. Mas a confirmar-se o que o utilizador @NewEngineOption diz chegam mais uns 330 para o ano. A ser assim estas noticias serão apenas para criar pressão na ANA/governo/... para abrirem o aeroporto para ontem.
Os destinos mencionados são todos possíveis com os novos A321neo e A321LR que chegam a partir de 2018 e 2019 respectivemente.

New Engine Option

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Há espaço sim durante a tarde e ao fim da manhã.

Mariovieira

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Olá a a todos ;

Parece é que o DN está a começar uma cruzada para conseguir mais espaço. Mais uma notícia, e desta vez do PressTur

http://www.presstur.com/empresas---negocios/aviacao/david-neeleman-mobiliza-hoteleiros-para-pressionar-solucoes-para-o-aeroporto-de-lisboa/

Citação

DAVID NEELEMAN MOBILIZA HOTELEIROS PARA PRESSIONAR SOLUÇÕES PARA O AEROPORTO DE LISBOA

“Vocês estão fritos, cara”, assim rematou David Neeleman, maior accionista privado da TAP, a sua intervenção perante o 28º Congresso da Hotelaria, a decorrer em Ponta Delgada, suscitando algumas palmas de quem gostou de o ouvir dizer que lhes cabe também reclamar a rápida resolução do alegado estrangulamento da expansão do transporte aéreo de/para Lisboa.


“Vocês devem gritar mais alto do que quaisquer outros, porque se não tem gente, se não tem aeroporto, você vai ficar mais vazio”, frisou.


À semelhança do que têm sido as suas declarações mais recentes (para ler mais clique: David Neeleman secunda Michael O’Leary nas críticas ao Aeroporto de Lisboa), David Neeleman ‘assentou baterias’ na “preocupação” que o Aeroporto de Lisboa lhe está a causar.

“Eu estou muito, muito preocupado, e todos vocês nesta sala têm que estar preocupados”, enfatizou Neeleman, para acrescentar para a plateia que “têm que começar a mobilizar-se, vocês que fazem o turismo”.

“É que o Aeroporto de Lisboa está virando um grande problema”, avançou então o accionista industrial da TAP, prosseguindo: “no ano que vem a gente queria lançar novo serviço para duas cidades norte-americanas e mais seis cidades na Europa e nós juntámos a nossa malha, entrámos no aeroporto, falámos que queríamos fazer tudo isso, queríamos mais oito aeronaves e eles falaram que não tem mais espaço no aeroporto, não pode ter mais nada”.

Mas o problema não é exclusivamente da TAP — foi a mensagem que levou a um congresso de hoteleiros que dependem do transporte aéreo para a ocupação dos seus hotéis.

Num país em que o turismo depende em 80% de clientes que têm que viajar de avião ter “um aeroporto que já está fechado” é “um grande problema” e “tem que ficar no topo da lista de todos os políticos, de todo o mundo da indústria, para [se] resolver esse problema logo”, defendeu.

O accionista privado da TAP avançou mesmo que em sua opinião, os hoteleiros deveriam não só assumir a exigência de desbloqueamento do crescimento do transporte aéreo de/para Lisboa, como serem os mais empenhados nesse processo, porque são os que mais têm a perder com delongas.

“A gente tem que focar nisso. Não pode demorar muito, nem um dia, a pensar isso. Porque se você já tem 60% [ocupação], e vai ter mais 11 hotéis em Lisboa, [segundo] eu li ontem, e você já tem disponibilidade, [e] 80% das pessoas vêm de avião e o aeroporto está fechado, vocês estão fritos, cara”, comentou, para defender de seguida: “vocês devem gritar mais alto do que quaisquer outros, porque se não tem gente, se não tem aeroporto, você vai ficar mais vazio ainda”.

E o problema, na perspectiva de David Neeleman, não se cinge apenas ao Aeroporto, se bem que ainda a esse nível o accionista privado da TAP tenha críticas a nível do modelo de preços avançado pelo anterior Governo quando da privatização da ANA.

A ANA, sublinhou, de acordo com esse modelo, quantos mais passageiros tem mais pode aumentar o preço por passageiro, queixou-se David Neeleman, que repetiu que os custos de aeroporto da TAP já subiram 20 vezes.

Outra ordem de questões a que também imprimiu urgência diz respeito ao controle de tráfego aéreo.

“Já falei muito com o ministro Marques sobre isso. Humberto Pedrosa e eu fomos visitá-lo. Falámos sobre isso. Tem 15 milhões de euros que eles precisam pagar para [adquirir um] novo sistema de navegação de tráfego aéreo”, afirmou, sem deixar de frisar que, no entanto, não fazer esse investimento tem custos mais elevados.

“A gente gasta muito mais do que isso todo o ano em atrasos, cancelamentos e tudo, porque as operações fora do nosso aeroporto está abaixo dos aeroportos como Gatwick e dos outros que têm só uma pista”, explicou, concluindo que “isso tem que ser aprovado, porque para implementar demora dois anos”.

“Mas tem que ser implementado agora para que possa estar pronto daqui a dois anos”, frisou.

 
17-11-2016 (21h26)

E além de cruzada, parece uma guerra, ou guerrilha.

http://newsavia.com/neeleman-diz-que-euroatlantic-tira-espaco-a-companhias-que-trazem-turistas-para-lisboa/

Citação

Neeleman Diz Que EuroAtlantic Tira Espaço A Companhias Que Trazem Turistas Para Lisboa

David Neeleman, acionista do consórcio ‘Atlantic Gateway’ que adquiriu a parte privatizada do grupo aéreo TAP Portugal, voltou a reclamar que a companhia aérea portuguesa não poderá crescer enquanto não for resolvido o problema de excesso de aviões e movimentos no Aeroporto Internacional Humberto Delgado, em Lisboa.

Por isso, uma vez mais, o acionista da TAP voltou a defender que a base da Força Aérea Portuguesa, no Montijo deve ser usada como espaço temporário, nomeadamente para estacionar aeronaves, e a necessidade de que funcione como aeroporto no verão de 2018. David Neeleman, que voltou a reclamar da necessidade de se avançar com um aeroporto no Montijo para que a TAP possa crescer, disse, em Ponta Delgada, nos Açores, que tem feito “muita pressão” para que “a Força Aérea, o Governo e a ANA [Aeroportos de Portugal] se sentem à mesa e resolvam tudo isso [constrangimentos ao crescimento da TAP pela falta de espaço em Lisboa]”.

 

eu diria que na parte do aeroporto até que está certo, e se calhar temos mesmo de avançar para uma infra-estrutura nova. O problema é o preço (cerca de 10.000 M€). Mas se a Vinci pode construir linhas de alta velocidade em França (tours a Bourdeaux), se calhar também pode ter 'cabedal' para se meter nisto de um aeroporto novo por cá. MAs erá que tem interesse ?

cumps ;
MV
All clear to take off, Bons Voos

superpiloto

  • Mensagens: 779
O aeroporto pode ter espaço nalgumas partes do dia mas nao esqueçamos que a TAP tem encomendadas 53 aeronavaes que nao vêm so para substituir, sao tambem para aumentar frota logo o espaco do aeroporto ja deve contar com estas aeronaves
« Última modificação: 18 de Novembro 2016, 14:43:58 por superpiloto »


VNE

  • Mensagens: 1446
Mau... em que ficamos?...  ???

Vai engolir um sapo e investir no Porto...  :P
« Última modificação: 18 de Novembro 2016, 18:32:59 por VNE »


nunopinheiro

  • Mensagens: 5754
VNE, naaa. Não me parece, acho que é mais treta para encher jornal e justificar decisão já tomada que outra coisa qq, relembro que o aeroporto de Lisboa teve os maiores crescimentos este ano nos meses de maior ocupação, logo há espaço durante o resto do ano para crescimento.
Se a questão é onde estacionar??? tem boas soluções a começar por seguir os próprios concelhos ;).
« Última modificação: 18 de Novembro 2016, 19:10:11 por nunopinheiro »


LXwing

  • Mensagens: 505
Parece que Toronto deve ser mesmo para avançar no verão 2017. Já estão a contratar um District Sales Manager local.
http://ca.indeed.com/viewjob?from=appsharedroid&jk=0efce77904dd68be

brunodias

  • Mensagens: 5035
O aeroporto pode ter espaço nalgumas partes do dia mas nao esqueçamos que a TAP tem encomendadas 53 aeronavaes que nao vêm so para substituir, sao tambem para aumentar frota logo o espaco do aeroporto ja deve contar com estas aeronaves

Convem não esquecer que a tap não é a unica operadora, é que pela conversa é o que parece que se quer dizer

Outra coisa gira foi a parte do ter que baixar os custos no aeroporto, assim fico confuso, no fundo ele pede o que outros pedem e são criticados

Spark

  • Mensagens: 5937
    • São 2 os veículos da internet nos dias de hoje: o hypetrain e o hatewagon. All aboard!!!
Mau... em que ficamos?...  ???

Vai engolir um sapo e investir no Porto... 
Era bom era... mas não me acredito.

New Engine Option

  • Mensagens: 3535
Uma coisa e pedir para baixar custos. Outra é pedir que os aumentos nos custos acabem ou desacelerem depois de aumentarem mais de 20 vezes como ele alega...

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