Jorge78

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O FNC—FAO—FNC foi descontinuado.

Airliner

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Os vôos LIS—SMA diretos desapareceram do site da Azores Airlines, andei a tentar simular no mês de agosto e só encontro com escala.
Nem quintas nem domingos...
Será erro do sistema de reservas?
Os voos continuam previstos para as Quintas-Feiras e Domingos. Poderão ainda assim vir a ter escalas em PDL caso se verifiquem baixas ocupações.

Franmed

  • Mensagens: 1656
Também não está carregado o Funchal-Faro-Funchal, que a SATA tem feito no verão, já há alguns anos.

Essa está oficialmente cancelada

Airliner

  • Mensagens: 1228
Falando em escalas, no próximo inverno IATA, a Azores Airlines deixará de escalar a Terceira nos voos para o Pico. Assim, introduzirá mais dois voos às três ligações que companhia atualmente dispõe para a Terceira, passando assim a operar 5 frequências semanais. Pelo que sei, a TAP irá manter o voo diário com algumas alterações de horários e mediante o verão, alterar os equipamentos para mais pequenos em alguns dias. Os dois voos diários para PDL parece que vão terminar, passando a um voo diário, com alguns dias a serem dois. É disto que se fala por aqui.
Quanto à Ryanair, o desempenho da rota de Lisboa tem sido positivo e a do Porto tem vindo a melhorar substancialmente após umas primeiras semanas fracas.
« Última modificação: 02 de Fevereiro 2017, 01:21:52 por Airliner »


Jorge78

  • Mensagens: 2920
Os vôos LIS—SMA diretos desapareceram do site da Azores Airlines, andei a tentar simular no mês de agosto e só encontro com escala.
Nem quintas nem domingos...
Será erro do sistema de reservas?
Os voos continuam previstos para as Quintas-Feiras e Domingos. Poderão ainda assim vir a ter escalas em PDL caso se verifiquem baixas ocupações.
Mas estiveram à venda e simplesmente desapareceram.
E estou a falar de agosto que deve ser bom.
Até neste inverno fazem LIS—SMA—LIS sem escalas em PDL... por isso ainda acho mais estranho.

Airliner

  • Mensagens: 1228
Os vôos LIS—SMA diretos desapareceram do site da Azores Airlines, andei a tentar simular no mês de agosto e só encontro com escala.
Nem quintas nem domingos...
Será erro do sistema de reservas?
Os voos continuam previstos para as Quintas-Feiras e Domingos. Poderão ainda assim vir a ter escalas em PDL caso se verifiquem baixas ocupações.
Mas estiveram à venda e simplesmente desapareceram.
E estou a falar de agosto que deve ser bom.
Até neste inverno fazem LIS—SMA—LIS sem escalas em PDL... por isso ainda acho mais estranho.
Sei que estão a vender. Aliás, as vendas para os meses de verão estão a correr muito bem para essa rota.

Jorge78

  • Mensagens: 2920
Pois... então há erro no site porque esses vôos desapareceram.

faomax

  • Mensagens: 16
Também não está carregado o Funchal-Faro-Funchal, que a SATA tem feito no verão, já há alguns anos.

Essa está oficialmente cancelada

Razões, alguém conhece? As ocupações eram, aparentemente, muito boas.

Há rotas que justificariam serviço público, esta era uma delas...

Jorge78

  • Mensagens: 2920
A frota da SP no verão não chega para as encomendas, talvez tenham destapado de um lado para tapar noutro.

Airliner

  • Mensagens: 1228
Airliner porque dizes que não tardará muito o TKP a sair da frota?
O avião não está em boas condições. Já veio da Iberworld com muitos problemas. O que vale é que houve uma manutenção capaz.
A SATA muito provavelmente não irá abdicar dos A320's. Primeiro, porque  de Março a Dezembro estão sempre com a grande maioria dos lugares ocupados. Depois, porque existe um acordo com a Airbus. O problema de inverno inside muito para os voos para a Horta, Santa Maria e Pico (a ocupação em Janeiro para estas ilhas não passou dos 55% para estas três ilhas) que mesmo tendo poucas frequências, não são rentáveis. Quanto ao TKP, deverá voltar ao ativo antes de segunda feira, mas creio que não tardará muito para ele sair da frota...

Mas a questão é que o A321 ficará certamente com algumas destas rotas mais "preenchidas". A SATA precisará de um avião mais pequeno para as alturas de menor procura e para rotas que permita aumentar frequências, sem aumentar de forma significativa o número de lugares disponibilizados...

Por exemplo, qual a taxa de ocupação actual/média de rotas como:

PDL/FRA
PDL/MUC
OPO/TER


Basta lembrar o histórico de operações europeias que foram canceladas nos últimos anos por esta companhia. Algumas delas a partir de grandes cidades como Paris, Manchester, Dublin..

Munique foi a 3ª tentativa
Os A320's vão continuar na frota. A rota para Frankfurt resulta bem há já alguns anos. Munique não teve grande impacto, tanto que irá acabar. Quando ao OPO-TER, para além de ser operada num dia da semana fraco, a Ryanair veio abanar os alicerces que já de si eram algo frágeis em Novembro, Janeiro e Fevereiro. A rota de verão é muito rentável.

Franmed

  • Mensagens: 1656
Airliner porque dizes que não tardará muito o TKP a sair da frota?
O avião não está em boas condições. Já veio da Iberworld com muitos problemas. O que vale é que houve uma manutenção capaz.
A SATA muito provavelmente não irá abdicar dos A320's. Primeiro, porque  de Março a Dezembro estão sempre com a grande maioria dos lugares ocupados. Depois, porque existe um acordo com a Airbus. O problema de inverno inside muito para os voos para a Horta, Santa Maria e Pico (a ocupação em Janeiro para estas ilhas não passou dos 55% para estas três ilhas) que mesmo tendo poucas frequências, não são rentáveis. Quanto ao TKP, deverá voltar ao ativo antes de segunda feira, mas creio que não tardará muito para ele sair da frota...

Mas a questão é que o A321 ficará certamente com algumas destas rotas mais "preenchidas". A SATA precisará de um avião mais pequeno para as alturas de menor procura e para rotas que permita aumentar frequências, sem aumentar de forma significativa o número de lugares disponibilizados...

Por exemplo, qual a taxa de ocupação actual/média de rotas como:

PDL/FRA
PDL/MUC
OPO/TER


Basta lembrar o histórico de operações europeias que foram canceladas nos últimos anos por esta companhia. Algumas delas a partir de grandes cidades como Paris, Manchester, Dublin..

Munique foi a 3ª tentativa
Os A320's vão continuar na frota. A rota para Frankfurt resulta bem há já alguns anos. Munique não teve grande impacto, tanto que irá acabar. Quando ao OPO-TER, para além de ser operada num dia da semana fraco, a Ryanair veio abanar os alicerces que já de si eram algo frágeis em Novembro, Janeiro e Fevereiro. A rota de verão é muito rentável.

A rota de Frankfurt resulta ?

Segundo o TC até há 2/3 anos atrás a SATA perdia +1.5 milhões de Euros nessa rota

Ainda por cima com a Ryanair a fazer Hahn/PDL por 60/70 Euros, creio que os resultados durante este ano serão inferiores a anos anteriores
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 17:10:58 por Franmed »


Airliner

  • Mensagens: 1228
Airliner porque dizes que não tardará muito o TKP a sair da frota?
O avião não está em boas condições. Já veio da Iberworld com muitos problemas. O que vale é que houve uma manutenção capaz.
A SATA muito provavelmente não irá abdicar dos A320's. Primeiro, porque  de Março a Dezembro estão sempre com a grande maioria dos lugares ocupados. Depois, porque existe um acordo com a Airbus. O problema de inverno inside muito para os voos para a Horta, Santa Maria e Pico (a ocupação em Janeiro para estas ilhas não passou dos 55% para estas três ilhas) que mesmo tendo poucas frequências, não são rentáveis. Quanto ao TKP, deverá voltar ao ativo antes de segunda feira, mas creio que não tardará muito para ele sair da frota...

Mas a questão é que o A321 ficará certamente com algumas destas rotas mais "preenchidas". A SATA precisará de um avião mais pequeno para as alturas de menor procura e para rotas que permita aumentar frequências, sem aumentar de forma significativa o número de lugares disponibilizados...

Por exemplo, qual a taxa de ocupação actual/média de rotas como:

PDL/FRA
PDL/MUC
OPO/TER


Basta lembrar o histórico de operações europeias que foram canceladas nos últimos anos por esta companhia. Algumas delas a partir de grandes cidades como Paris, Manchester, Dublin..

Munique foi a 3ª tentativa
Os A320's vão continuar na frota. A rota para Frankfurt resulta bem há já alguns anos. Munique não teve grande impacto, tanto que irá acabar. Quando ao OPO-TER, para além de ser operada num dia da semana fraco, a Ryanair veio abanar os alicerces que já de si eram algo frágeis em Novembro, Janeiro e Fevereiro. A rota de verão é muito rentável.

A rota de Frankfurt resulta ?

Segundo o TC até há 2/3 anos atrás a SATA perdia +1.5 milhões de Euros nessa rota

Ainda por cima com a Ryanair a fazer Hahn/PDL por 60/70 Euros, creio que os resultados durante este ano serão inferiores a anos anteriores
A rota terá 3 frequencias no proximo verão IATA.

Franmed

  • Mensagens: 1656
A rota terá 3 frequências para combater a Ryanair. É óbvio que há excesso de oferta para esta zona geográfica

Airliner

  • Mensagens: 1228
A rota terá 3 frequências para combater a Ryanair. É óbvio que há excesso de oferta para esta zona geográfica
Continuo a achar que a Ryanair não tem perfil enquanto companhia para estes voos. O mercado dos Açores ainda não atrai pessoas do mundo "low-cost" a nível europeu. Há que maturar...

jmms

  • Mensagens: 99
Vejo que alguns membros talvez não andam muito atentos ás novidades do grupo SATA.

PDL/MUC é um voo que já não existe, no entanto, o PDL/FRA é um voo que se pode considerar rentável (anda na ordem dos 80% de ocupação), sendo que vai passar a 3 frequências semanais, o que não acho que seja exagero tendo em conta que o mercado alemão é um mercado forte nos Açores.

O grupo SATA, na minha modesta opinião está a mudar muito nestes últimos meses, apostando na modernização da sua oferta (peca por ser tardia), como por exemplo com a introdução do 'stopover' e também na proximidade com os clientes.

Vão concentrar-se apenas em alguns destinos europeus e africanos, todos eles com ligação ao continente americano (USA e Canadá, via PDL na sua maioria). Barcelona, Cidade da Praia, Funchal, Frankfurt, Londres e penso que Las Palmas.
Sendo que por exemplo, para Toronto existem voos directos também de Lisboa, Porto e Terceira sem escala em São Miguel (PDL).

Pelo que sei, após a introdução total dos A321, é para 'sair' os A310 e 1 A320.
Ficando a frota da Azores Airlines composta pelos novos A321, por 1 A330, e 2 A320 (que são as únicas aeronaves a poder operar no Pico e Faial (Horta).
« Última modificação: 11 de Fevereiro 2017, 01:36:00 por jmms »


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