Airliner

  • Mensagens: 1237
Já estão disponíveis os da Ryanair para a TER no próximo verão !
O Artur Lima é que esta com a pasta das operações para as Lajes. Não admira.
Mais virá.

CS-TJF

  • Mensagens: 379
    • cs-tjf

Airliner

  • Mensagens: 1237
Forte redução da Ryanair em PDL até ao início do Verão IATA

PDL

2x LIS
3x OPO

TER

2x LIS
2x OPO
« Última modificação: 12 de Janeiro 2021, 16:36:52 por Airliner »


Airliner

  • Mensagens: 1237
TAP corta nas rotas para os Açores em Fevereiro

Fev 21

PDL 3x
TER 3x

Franmed

  • Mensagens: 1714
A Ryanair cortou no aumento da rota OPO/TER

Voos de Abril entre PDL e Londres e Hahn também cancelado

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 1007
ATA anuncia voos da Lufthansa para os Açores

1 frequência semanal ao Domingo para PDL de 23 maio até 24 de outubro.
« Última modificação: 24 de Fevereiro 2021, 16:48:18 por AndreMP »


Franmed

  • Mensagens: 1714
Qual a lógica de ter 3 companhias a voarem de Frankfurt ?

Que procura é que terá quando os Açores estão com medidas bem mais restritivas do que por exemplo a Madeira ?

Hawks

  • Mensagens: 1133
Qual a lógica de ter 3 companhias a voarem de Frankfurt ?

Que procura é que terá quando os Açores estão com medidas bem mais restritivas do que por exemplo a Madeira ?

A operação está planeada para o final de Maio. Aquilo que são as condições actuais nos destinos não tem assim tanta influência e existe um mix de confiança e desespero por férias que faz com que as pessoas planeiem férias. Por exemplo, neste momento é impossível voar do RU para Portugal, mas com o anunciado fim do lockdown britânico a 17 de Maio as reservas para Portugal (e outros destinos) disparam nas ultimas 48h.

Franmed

  • Mensagens: 1714
Qual a lógica de ter 3 companhias a voarem de Frankfurt ?

Que procura é que terá quando os Açores estão com medidas bem mais restritivas do que por exemplo a Madeira ?

A operação está planeada para o final de Maio. Aquilo que são as condições actuais nos destinos não tem assim tanta influência e existe um mix de confiança e desespero por férias que faz com que as pessoas planeiem férias. Por exemplo, neste momento é impossível voar do RU para Portugal, mas com o anunciado fim do lockdown britânico a 17 de Maio as reservas para Portugal (e outros destinos) disparam nas ultimas 48h.

Várias operações para os Açores já foram reduzidas/canceladas porque não há procura, nem para Julho ou Agosto. Os Açores exigem teste antes do embarque, teste ao 6º dia e outro ao 12º....e não há nenhuma indicação sobre o passaporte de vacinação....

Não vejo nenhuma lógica em lançar um voo para Maio/Junho no final de Fevereiro...provavelmente acabará cancelado

TAP153

  • Mensagens: 1619
Citação

OPINIÃO| VOO PARA OS AÇORES? DANKE, LUFTHANSA!

Por Publituris a 26 de Fevereiro de 2021 as 15:06

*Por Pedro Castro, consultor em aviação comercial

No próximo Verão, Ponta Delgada passará a estar ligada a Frankfurt pela asas da Lufthansa: uma frequência semanal sazonal durante 22 semanas que resulta de uma iniciativa da  Associação de Turismo dos Açores (ATA), em parceria com o Turismo de Portugal, ANA Aeroportos de Portugal e o Governo dos Açores, no desenvolvimento e consolidação das acessibilidades aéreas ao arquipélago.

Esta iniciativa, sendo de louvar no geral, é no mínimo estranha quando devidamente enquadrada:

– esta mesma rota é oferecida pela Azores Airlines à razão de 2 voos por semana. Não se poderia ter investido num Ponta Delgada-Munique, o outro hub da Lufthansa? A ter de ser Frankfurt, não se poderia ter escolhido Frankfurt-Terceira e assim diversificar o produto?

– para além de outros possíveis compromissos não divulgados, sabe-se que a ATA se comprometeu a investir 500 mil euros em ações de promoção do destino no mercado alemão. Será este o melhor investimento para o Verão que se avizinha?

O ano de 2021 será, sem dúvida, um ano de dúvidas. As reservas para o Verão estão ora em stand-by ora em euforia e desconhece-se se estas reservas serão de fato materializadas. Talvez seja por isso que a Universidade de Oxford alertou para o fato da realidade vivida no Verão de 2020 nos países mediterrânicos (a Universidade inclui Portugal nesse grupo), com o setor do turismo a “sobreviver” com base no turismo interno, deverá repetir-se em 2021. Aplicando esta situação aos Açores, o Verão de 2020 denotou, de fato, uma maior resistência do mercado nacional. Considerando as dormidas em estabelecimentos de todo o tipo referentes aos residentes em Portugal a queda em 2020 foi de “apenas” 51%; a dos estrangeiros foi de 83%. Em termos absolutos, o total de dormidas por residentes em Portugal (560 mil) foi quase o dobro do total de dormidas dos residentes estrangeiros (288 mil).

É neste clima de incerteza, e apesar de já ter essa ligação assegurada pela operação bi-semanal da Azores Airlines, que esta parceria público-privada resolveu apostar mais recursos num futuro desconhecido e encontrar uma outra companhia para a mesma rota. Nunca na história do aeroporto de Ponta Delgada existiram duas companhias aéreas a operar Frankfurt-Ponta Delgada e nunca essa rota foi servida por 3 voos semanais. 2021 não parece ser um bom ano para incentivar essa novidade.

Num outro momento, numa outra altura, não teria nada a apontar a esta estratégia mas, concordando com os dados da Universidade de Oxford, diria que o mercado alemão está largamente coberto pelos voos da Azores Airlines e que a expansão deveria ter focado o mercado interno. Porque não lançar um voo para o Algarve (nunca existiram voos sem escalas Açores-Algarve) beneficiando ambas as regiões com mais fácil acesso do mercado interno? Porque não lançar voos Horta-Porto ou Pico-Porto? Porque não lançar um voo Açores-Beja com campanha quer para o mercado interno quer para o mercado espanhol limítrofe? E, já agora, porque não estudar e incentivar a Azores Airlines a reajustar o seu voo Ponta Delgada-Bermuda para voo noturno de forma a permitir ligações imediatas para os destinos europeus da companhia com stopover necessário em apenas uma das direções e não em ambas?

Os 500 mil euros da campanha de 2021 correm o sério risco de servir para muito pouco e o mercado alemão – que apenas pesou 6% no turismo dos Açores em 2020 – poderá repetir o mesmo comportamento por condicionalismos pandémicos. Em ano de Covid e de tantas questões, teria sido mais sábio apostar naquilo que a Universidade de Oxford aponta como tendência e naquilo que, em 2020, resistiu mais e melhor. Em 2022, logo se vê.



Franmed

  • Mensagens: 1714
Citação

OPINIÃO| VOO PARA OS AÇORES? DANKE, LUFTHANSA!

Por Publituris a 26 de Fevereiro de 2021 as 15:06

*Por Pedro Castro, consultor em aviação comercial

No próximo Verão, Ponta Delgada passará a estar ligada a Frankfurt pela asas da Lufthansa: uma frequência semanal sazonal durante 22 semanas que resulta de uma iniciativa da  Associação de Turismo dos Açores (ATA), em parceria com o Turismo de Portugal, ANA Aeroportos de Portugal e o Governo dos Açores, no desenvolvimento e consolidação das acessibilidades aéreas ao arquipélago.

Esta iniciativa, sendo de louvar no geral, é no mínimo estranha quando devidamente enquadrada:

– esta mesma rota é oferecida pela Azores Airlines à razão de 2 voos por semana. Não se poderia ter investido num Ponta Delgada-Munique, o outro hub da Lufthansa? A ter de ser Frankfurt, não se poderia ter escolhido Frankfurt-Terceira e assim diversificar o produto?

– para além de outros possíveis compromissos não divulgados, sabe-se que a ATA se comprometeu a investir 500 mil euros em ações de promoção do destino no mercado alemão. Será este o melhor investimento para o Verão que se avizinha?

O ano de 2021 será, sem dúvida, um ano de dúvidas. As reservas para o Verão estão ora em stand-by ora em euforia e desconhece-se se estas reservas serão de fato materializadas. Talvez seja por isso que a Universidade de Oxford alertou para o fato da realidade vivida no Verão de 2020 nos países mediterrânicos (a Universidade inclui Portugal nesse grupo), com o setor do turismo a “sobreviver” com base no turismo interno, deverá repetir-se em 2021. Aplicando esta situação aos Açores, o Verão de 2020 denotou, de fato, uma maior resistência do mercado nacional. Considerando as dormidas em estabelecimentos de todo o tipo referentes aos residentes em Portugal a queda em 2020 foi de “apenas” 51%; a dos estrangeiros foi de 83%. Em termos absolutos, o total de dormidas por residentes em Portugal (560 mil) foi quase o dobro do total de dormidas dos residentes estrangeiros (288 mil).

É neste clima de incerteza, e apesar de já ter essa ligação assegurada pela operação bi-semanal da Azores Airlines, que esta parceria público-privada resolveu apostar mais recursos num futuro desconhecido e encontrar uma outra companhia para a mesma rota. Nunca na história do aeroporto de Ponta Delgada existiram duas companhias aéreas a operar Frankfurt-Ponta Delgada e nunca essa rota foi servida por 3 voos semanais. 2021 não parece ser um bom ano para incentivar essa novidade.

Num outro momento, numa outra altura, não teria nada a apontar a esta estratégia mas, concordando com os dados da Universidade de Oxford, diria que o mercado alemão está largamente coberto pelos voos da Azores Airlines e que a expansão deveria ter focado o mercado interno. Porque não lançar um voo para o Algarve (nunca existiram voos sem escalas Açores-Algarve) beneficiando ambas as regiões com mais fácil acesso do mercado interno? Porque não lançar voos Horta-Porto ou Pico-Porto? Porque não lançar um voo Açores-Beja com campanha quer para o mercado interno quer para o mercado espanhol limítrofe? E, já agora, porque não estudar e incentivar a Azores Airlines a reajustar o seu voo Ponta Delgada-Bermuda para voo noturno de forma a permitir ligações imediatas para os destinos europeus da companhia com stopover necessário em apenas uma das direções e não em ambas?

Os 500 mil euros da campanha de 2021 correm o sério risco de servir para muito pouco e o mercado alemão – que apenas pesou 6% no turismo dos Açores em 2020 – poderá repetir o mesmo comportamento por condicionalismos pandémicos. Em ano de Covid e de tantas questões, teria sido mais sábio apostar naquilo que a Universidade de Oxford aponta como tendência e naquilo que, em 2020, resistiu mais e melhor. Em 2022, logo se vê.



Disparate...Então a Lufthansa não pode voar por causa da SATA ? e porque o mesmo não se aplica a outros aeroportos portugueses ?  e porque não é a SATA a adaptar-se ao mercado ? Quem garante que a UE vai permitir esses voos para o futuro ?

Por isso os Açores esiveram durante muitos anos parados no tempo....a mentalidade é que só a SATA pode voar para os Açores...

Em relação ao resto.....concordo...disparate pensar em gastar milhões de euros em promoção quando as regras de entrada na região são das mais restritivas da Europa...a aposta deveria estar focada no mercado nacional...
« Última modificação: 06 de Março 2021, 10:07:13 por Franmed »


Airliner

  • Mensagens: 1237
Boa ocupação no TP1863 de hoje.
Cerca de 100 passageiros.
PDL hoje contou com 3 voos da TAP desde Lis.
Lis-Ter com 126 passageiros. Parece que a recuperação está a acontecer. Lentamente, mas está.
« Última modificação: 28 de Março 2021, 19:01:37 por Airliner »


superpiloto

  • Mensagens: 873
As ocupações têm estado “boas”.
Estive a ver preços para cancun e em económica desde madrid ida e volta estavam a 1000€ em finais de abril tarifa basic. As ocupações para abril também já estão a rondar os 200 passageiros

Franmed

  • Mensagens: 1714
Voos de Londres da SATA para PDL cancelados

CS-TJF

  • Mensagens: 379
    • cs-tjf
CDG e FRA passou de 3x para 2x p/semana

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
1507 Visualizações
Última mensagem 17 de Junho 2015, 01:10:18
por Spark
204 Respostas
35349 Visualizações
Última mensagem 20 de Fevereiro 2018, 00:00:08
por jopeg
TAP 2018 (números e ocupações)

Iniciado por jopeg « 1 2 ... 7 8 » TAP

112 Respostas
19264 Visualizações
Última mensagem 06 de Julho 2019, 11:00:12
por FLopes
8 Respostas
1846 Visualizações
Última mensagem 20 de Janeiro 2019, 22:07:13
por Franmed
56 Respostas
7365 Visualizações
Última mensagem 02 de Abril 2021, 22:53:57
por MORGASPT

Total 104+0=104 ms, db 0 ms, php 104 ms