Franmed

  • Mensagens: 1004
Volto a referir....A TAP não está a usar toda a sua rede nessas rotas... nem promoção, nem publicidade..

Veja-se o que se passa em BOS, onde a TAP está a alocar recursos, codeshares e promoção

Junho16

BOS-LIS (S4) - 72.9%
BOS-LIS (TP) - 91.0%
BOS-TER (S4) - 59.1%

Boston-Terceira bastante mau para Junho
A TAP só se preocupará quando as rotas no verão darem mau resultado. Agora, quando a Terceira ficou três meses consecutivos com valores semanais constantes acima dos 95%... Ponta Delgada não foi tanto assim, mas mesmo assim dá que pensar.

A TAP também problemas na Terceira. Ainda em Março cancelaram vários voos por falta de passageiros

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cancelamento-voos-da-tap-criticas-chegaram-aos-acores/

"Segundo o dirigente centrista, estes “cancelamentos inusitados” e “sem aviso prévio” iniciaram-se na segunda-feira, tendo-se seguido os cancelamentos para os dias 06, 10, 13 e 15 de março, por parte da TAP""

Airliner

  • Mensagens: 923
Volto a referir....A TAP não está a usar toda a sua rede nessas rotas... nem promoção, nem publicidade..

Veja-se o que se passa em BOS, onde a TAP está a alocar recursos, codeshares e promoção

Junho16

BOS-LIS (S4) - 72.9%
BOS-LIS (TP) - 91.0%
BOS-TER (S4) - 59.1%

Boston-Terceira bastante mau para Junho
A TAP só se preocupará quando as rotas no verão darem mau resultado. Agora, quando a Terceira ficou três meses consecutivos com valores semanais constantes acima dos 95%... Ponta Delgada não foi tanto assim, mas mesmo assim dá que pensar.

A TAP também problemas na Terceira. Ainda em Março cancelaram vários voos por falta de passageiros

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/cancelamento-voos-da-tap-criticas-chegaram-aos-acores/

"Segundo o dirigente centrista, estes “cancelamentos inusitados” e “sem aviso prévio” iniciaram-se na segunda-feira, tendo-se seguido os cancelamentos para os dias 06, 10, 13 e 15 de março, por parte da TAP""
Isto foi em época baixa. Parece-me que vai acontecer o mesmo com Ponta Delgada em Janeiro.

Airliner

  • Mensagens: 923
Aliás, na altura, lembro-me que foi falado nos "corredores" que as ocupações desses voos cancelados andavam na casa dos 40%... Acontece que a TAP já voou mais que 10 vezes este inverno IATA para PDL com ocupações abaixo dos 30%.

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 684
Mas por que razão as ocupações da TAP para PDL merecem tanta preocupação e sempre em comparação com a TER?

Vamos ver como se porta esta voo na época alta. Não esquecer que só começou neste inverno IATA e que em simultâneo a S4 alterou o seu horário, tornando os voos sobrepostos. Para além disso, se a estratégia para este voo passa por captar passageiros para a América do Norte, neste momento o único mercado com dimensão nos Açores servido pela TAP é Boston. Quando houver mais destinos na rede talvez seja diferente.

TAP153

  • Mensagens: 1092
Ou se não fizer diferença e as ocupações forem más, então a TAP fecha a rota e passa a encaminhar os seus passageiros para a SATA como o fez com a HOR e PIX! É a lógica de mercado a funcionar.

Abraços

Airliner

  • Mensagens: 923
Mas por que razão as ocupações da TAP para PDL merecem tanta preocupação e sempre em comparação com a TER?

Vamos ver como se porta esta voo na época alta. Não esquecer que só começou neste inverno IATA e que em simultâneo a S4 alterou o seu horário, tornando os voos sobrepostos. Para além disso, se a estratégia para este voo passa por captar passageiros para a América do Norte, neste momento o único mercado com dimensão nos Açores servido pela TAP é Boston. Quando houver mais destinos na rede talvez seja diferente.
Porque são as duas ilhas em que a TAP opera.

Airliner

  • Mensagens: 923
Ou se não fizer diferença e as ocupações forem más, então a TAP fecha a rota e passa a encaminhar os seus passageiros para a SATA como o fez com a HOR e PIX! É a lógica de mercado a funcionar.

Abraços
A SATA não teria frota para aguentar um aumento tão exponencial, tal como, a TAP está proibida no contrato de privatização de abandonar as rotas das regiões autónomas onde tem atualmente presença.

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 684
Mas por que razão as ocupações da TAP para PDL merecem tanta preocupação e sempre em comparação com a TER?

Vamos ver como se porta esta voo na época alta. Não esquecer que só começou neste inverno IATA e que em simultâneo a S4 alterou o seu horário, tornando os voos sobrepostos. Para além disso, se a estratégia para este voo passa por captar passageiros para a América do Norte, neste momento o único mercado com dimensão nos Açores servido pela TAP é Boston. Quando houver mais destinos na rede talvez seja diferente.
Porque são as duas ilhas em que a TAP opera.

Sendo que nestas duas ilhas tem uma posição bem diferente no mercado.

Durante muito tempo a presença da TAP em PDL foi mínima. Houve anos em que faziam 3 ou 4 frequências semanais salvo erro (mesmo em época alta), enquanto na TER deviam ser o principal operador (excluindo a Air Açores).

Agora estão a tentar ganhar mercado outra vez em PDL, que está dividido entre low cost (Ryanair é dona e senhora) e SATA / Azores Airlines que é a escolha da população mais conservadora e que foi praticamente a única a servir a ilha durante largos anos antes da abertura do mercado. Quem não voa low cost está habituado a voar S4. Foi assim até agora.

Portanto não é de esperar que um voo que concorre num horário idêntico com as as líderes do mercado seja automaticamente um sucesso, ainda por cima lançado em época baixa. Mas acredito que, mantendo-se esta presença da TAP em PDL, as ocupações vão melhorar. Seja a captar tráfego para rotas internacionais, seja mesmo a roubar tráfego à S4 (à Ryanair já me parece mais difícil). E pode até nem ser assim tão difícil. Se for uma oferta consistente, com bons índices de pontualidade (coisa que nem sempre acontece na S4), talvez nem demore assim tanto.

Outra curiosidade que tenho é a nível de carga. Não sei neste momento como está a carga aérea entre PDL e LIS, mas sei que há uns meses atrás era complicado enviar alguma coisa para lá. E o mesmo para receber de lá. Portanto não me admirava que este voo transportasse sempre carga considerável.

TAP153

  • Mensagens: 1092
A TAP retirou-se quase por completo de PDL (rotas de LIS e OPO) como resultado das competências atribuidas pelo governo no âmbito do serviço público que na altura atribui as rotas da seguinte forma:

PDL - preferência à SATA, ficando a TAP reduzida a 4 voos semanais para LIS e perdendo a ligação ao OPO;
TER - preferência à TAP, ficando a SATA com 4 voos semanais para LIS e com a ligação ao OPO;
HOR - rota de LIS repartida por ambas as operadoras;
PIX - nova rota (LIS) atribuida à TAP;
SMA - reabertura (após muitos anos) da rota de LIS atribuida à SATA.

Nessa altura a TAP tinha uma presença muito importante em PDL, havendo sempre, pelo menos, dois voos diários. Mais forte que na TER.

Abraços

Airliner

  • Mensagens: 923
Exato. Refiro-me muitas vezes à Terceira porque foi lá onde exerci durante alguns anos um cargo laboral ligado à sata. Ao contrário de São Miguel, na Terceira, os residentes têm muito mais favor à TAP do que à SATA. Isto nos últimos tempos tem mudado dada à alteração de tarifas da TAP que prejudicaram, a meu ver, as rotas para os Açores.
« Última modificação: 19 de Dezembro 2016, 16:57:38 por Airliner »


Franmed

  • Mensagens: 1004
Já que este tópico é de novidades, nunca mais se falou na Transavia que até pediu slots. Deve ser mais um ano de bluff

Em termos de novas companhias isto anda muito fraco

resta saber o que nos reserva 2017....e se Norwegian entra a partir de PVD

Airliner

  • Mensagens: 923
Já que este tópico é de novidades, nunca mais se falou na Transavia que até pediu slots. Deve ser mais um ano de bluff

Em termos de novas companhias isto anda muito fraco

resta saber o que nos reserva 2017....e se Norwegian entra a partir de PVD
A Transavia se por ventura entrar, nunca será para rotas domésticas. Faz falta uma rota para Paris. Com a devida divulgação, seria bem sucedida a partir de Ponta Delgada.

Airliner

  • Mensagens: 923
A Norwegian vai mesmo entrar nos Açores em 2017. Ainda assim, creio que não serão voos com ligação aos EUA.

AndreMP

  • Moderador
  • Mensagens: 978
Verão ou Inverno IATA?

Airliner

  • Mensagens: 923
Verão ou Inverno IATA?
Só sei que não deverão começar antes de Junho... A ideia é lançar bases e "palpar" terreno para uma plataforma.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
966 Visualizações
Última mensagem 17 de Junho 2015, 01:10:18
por Spark
1 Respostas
1819 Visualizações
Última mensagem 18 de Agosto 2016, 11:18:36
por Cecília
204 Respostas
25771 Visualizações
Última mensagem 20 de Fevereiro 2018, 00:00:08
por jopeg
TAP 2018 (números e ocupações)

Iniciado por jopeg « 1 2 ... 7 8 » TAP

112 Respostas
15168 Visualizações
Última mensagem 06 de Julho 2019, 11:00:12
por FLopes
8 Respostas
1228 Visualizações
Última mensagem 20 de Janeiro 2019, 22:07:13
por Franmed

Total 111+0=111 ms, db 0 ms, php 111 ms