Franmed

Vejo que alguns membros talvez não andam muito atentos ás novidades do grupo SATA.

PDL/MUC é um voo que já não existe, no entanto, o PDL/FRA é um voo que se pode considerar rentável (anda na ordem dos 80% de ocupação), sendo que vai passar a 3 frequências semanais, o que não acho que seja exagero tendo em conta que o mercado alemão é um mercado forte nos Açores.

O grupo SATA, na minha modesta opinião está a mudar muito nestes últimos meses, apostando na modernização da sua oferta (peca por ser tardia), como por exemplo com a introdução do 'stopover' e também na proximidade com os clientes.

Vão concentrar-se apenas em alguns destinos europeus e africanos, todos eles com ligação ao continente americano (USA e Canadá, via PDL na sua maioria). Barcelona, Cidade da Praia, Funchal, Frankfurt e penso que Las Palmas.
Sendo que por exemplo, para Toronto existem voos directos também de Lisboa, Porto e Terceira sem escala em São Miguel (PDL).

Pelo que sei, após a introdução total dos A321, é para 'sair' os A310 e 1 A320.
Ficando a frota da Azores Airlines composta pelos novos A321, por 1 A330, e 2 A320 (que são as únicas aeronaves a poder operar no Pico e Faial (Horta).

FRA vai ser aumentada por causa da Ryanair. Isso posso garantir. E nunca foi rota muito famosa, sobretudo de Inverno....E se cancelaram MUC é porque o mercado alemão não é assim tão forte.

Em relação à nova aposta da SATA, voos de ligação só fazem sentido com preços baixos e muita promoção. Nada disso está a acontecer...Olhem para aquele site medonho

Barcelona deverá encher com turistas espanhóis para os Açores com pacotes a 200/300 Euros e Cabo Verde com açorianos a passarem férias....
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 20:17:37 por Franmed »

jmms

Relativamente à rota PDL/FRA/PDL posso garantir-lhe que é uma rota que quando existia apenas uma ligação, o A320 nunca ia com menos de 140pax, sendo que quando passou para duas frequências reduziu ligeiramente, no entanto, é uma rota fiável economicamente para o grupo SATA.

Quanto ao site, digamos que não é o melhor, mas também não é o melhor! Divulgação de promoções e pacotes é o que não falta ao estarem a passar constantemente no site!

Franmed

http://www.tcontas.pt/pt/actos/rel_auditoria/2016/sratc/audit-sratc-rel001-2016-fs.pdf

Aqui ficam as rotas com maiores prejuízos

Lisboa/Funchal/Lisboa -15,7
Ponta Delgada/Frankfurt/Ponta Delgada -6,8
Lisboa/Toronto/Lisboa -5,1
Horta/Lisboa/Horta -3,2
Porto/Munique/Porto -3,0
Funchal/Estocolmo-Arlanda/Funchal -3,0
Funchal/Dublin/Funchal -2,5
Funchal/Paris-Orly/Funchal -2,3
Funchal/Copenhaga/Funchal -2,2
Terceira/Oakland/Terceira -2,0

toto1100

Quinze milhoes de euros para o Funchal? Em honra de que santo é que a SATA sequer faz essa rota se nao é para ter lucro?!?

efpmeneses

A SATA já não voa LIS-FNC-LIS faz bastante tempo
Cumprimentos
Élvio Meneses

jmms

Estranho a rota PDL/FRA ter um prejuízo tão elevado com boas taxas de ocupação!
Se bem que no último voo levou apenas 45 pessoas com destino a FRA e regressou a PDL com 90 pax, mas por norma andava com boas taxas de ocupação

Fiz agora uma simulação pdl/fra pela sata e uma simulção pdl/lis/fra pela tap, e é uma diferença abismal de preços! De facto assim, é complicado!
« Última modificação: 10 de Fevereiro 2017, 22:33:18 por jmms »

Jorge78

Desde 2012 se não me falha a memória.

Faz—me alguma confusão como a maioria das rotas da antiga base do FNC davam prejuízo.

Snip

Hoje em dia a SATA poderia regressar à rota com o novo modelo de subsidio seria mais atrativo para a SATA fazê-lo, embora comparando com a Easyjet e com a TAP era a que prestava um serviço mais fraco, seja em termos de conforto e horários... Voei muitas vezes entre LIS e FNC e sei do que falo.

Penso que a nova estratégia é boa para a SATA, fazer dos Açores uma "placa giratória" é um bom modelo que assegurará sucesso à companhia  a aos próprios Açores com o programa de Stopover

pix

TAP cancela segundo voo em alguns dias de Março, Abril, Maio e Junho

TP1867 21:55 /TP1864 07:00(dia seguinte)

Março
2, 4, 7, 8, 14, 18, 21, 28, 29

Abril
3, 5, 11, 12, 19, 26

Maio
3, 10, 17, 23, 24, 30, 31

Junho
7

Franmed

TAP cancela segundo voo em alguns dias de Março, Abril, Maio e Junho

TP1867 21:55 /TP1864 07:00(dia seguinte)

Março
2, 4, 7, 8, 14, 18, 21, 28, 29

Abril
3, 5, 11, 12, 19, 26

Maio
3, 10, 17, 23, 24, 30, 31

Junho
7

Não acredito que a TAP cancele algumas dessas frequências e se cancelar então não sei o que andam a fazer

Por exemplo 11/12 de Abril é a semana da Páscoa

A TAP tem voos, só de ida, no voo diurno com os seguintes preços:

11: 187 Euros
12: 227 Euros

pix

Mas e o que consta no site da TAP esses voos desapareceram.

Hawks

Desde 2012 se não me falha a memória.

Faz—me alguma confusão como a maioria das rotas da antiga base do FNC davam prejuízo.

Principalmente tendo em conta que a maioria eram rotas para mercados consolidados. Estocolmo tem tido reforço de ano para ano, e julgo que neste momento tem 3 operadores em FNC: SAS, Primera Air e Tui Fly Nordic. Paris também é um mercado em constante crescimento. Nalguns dias de Verão chega a haver 3 voos entre Transavia, Aigle Azur e Enter Air. Para estas rotas com grande procura, ter prejuízo só podia ser mesmo por oferecer um produto bastante inferior à concorrência.

Em relação a Lisboa, penso que nunca houve uma SATA mas sim uma TAP/SATA. Duvido que algum madeirense alguma vez fosse ao site da SATA procurar voos para Lisboa. Voar na SATA era meramente casual caso aquele voo fosse feito em codeshare porque a grande maioria era resevado diretamente na TAP.

Ainda assim, é surpreendente o prejuízo.

E parece que não é consensual...

Citação
O sindicato considera, ainda, de “difícil aceitação” a afirmação do secretário regional quando falou da base da SATA na Madeira, já encerrada, alegando que esta deu prejuízos de três milhões de euros em 2013, apesar do sindicato recordar que esta ter dado “lucros durante, pelo menos, 15 anos”.

Convicto do erro desta decisão, o sindicato recordou que os operadores aéreos já demonstraram por diversas vezes que a operação da SATA na base da Madeira permitia encaixar vários milhões de euros de lucro por ano, verba que poderia ser alocada à redução de tarifas para os residentes nos Açores ou para os emigrantes da diáspora.

Argumentou, também, que a operação da Madeira foi reduzida a partir de 2012 por ordens do Conselho de Administração, a tal ponto que deixou de conseguir apresentar os lucros que sempre apresentou e questiona a razão pela qual não foi atendido o pedido do Governo da Madeira para que a operação da SATA regresse ao arquipélago.

Airliner

A Sata não deverá voltar à rota da Madeira-Lisboa. A aposta agora centra-se nos Açores e nas ligações daqui à Macaronésia.

Jorge78

"...embora comparando com a Easyjet e com a TAP era a que prestava um serviço mais fraco, seja em termos de conforto e horários... Voei muitas vezes entre LIS e FNC e sei do que falo..."

Permita-me discordar com o que escreveu, os horários eram praticamente iguais aos da easyJet (saídas de LIS por volta das 07h e 19h), em relação ao conforto não sei o que quer dizer com isso, oferece os mesmos serviços que a TAP e opera aviões semelhantes... também fiz várias vezes a rota nas 3 companhias e não encontrei diferença alguma entre TAP e SATA, nem sequer meto a easyJet nesta comparação.

Airliner

A Sata neste momento para os Açores está com um serviço muitíssimo superior à TAP. Não percebo estas comparações.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
7 Respostas
1298 Visualizações
Última mensagem 17 de Junho 2015, 01:10:18
por Spark
1 Respostas
2058 Visualizações
Última mensagem 18 de Agosto 2016, 11:18:36
por Cecília