LYPROPS

Boas pessoal, aqui me apresento
Após anos a batalhar para seguir este sonho apesar da realidade ser bem negra. Inscrevi me para o ATPL.
Como normal pedem os psicotécnicos e o exame médico, a minha pergunta é: uso óculos para miopia, há stress? 
Segundo.
 os psicotécnicos consistem em avaliar o que?

Receios normais de futuro voador desculpem as perguntas

Bons voos

Vbastos

PedroB

Lyprops, para a miopia não há qualquer problema desde que não exceda as -6 dioptrias. Não te preocupes muito com isso, ao início temos todos esse tipo de receios :)

LYPROPS

Obrigado eu nao uso muito uso -1.5 mas era so para descansar o bolbo raquidiano ahah e sobre os psicotecnicos faz se o que ? teste de reflexos e coordenaçao motora e visual?

E perfil psicologico, imagino eu.....

PedroB

Para que escola vais?

N748RA

Sendo honesto, os psicotécnicos revelam muito pouco sobre a tua capacidade de pilotar um avião e de seres um bom profissional na linha aérea. Eu pessoalmente nunca fiz exames psicotécnicos na vida antes de tirar o curso, nem precisei que fosse um exame desse tipo a dizer-me aquilo que eu deveria ou não fazer para o resto da vida. Acho que alguém (o meu caso) que sempre quis pilotar aviões desde pequenino e não se imagina a fazer mais nada na vida, não era por os psicotécnicos dizerem que eu tinha mais ou menos aptidão, que eu iria escolher outra carreira. Portanto fiz-me à estrada e lá fui subindo a escada, um passo de cada vez ;)
Há certos exames feitos hoje em dia na admissão a companhias aéreas e/ou programas de treino ligados a companhias aéreas desde o dia 1 que revelam parte da tua capacidade mental, mas até esses podem ser injustos. Actualmente até há uma escola aliada a uma companhia na europa que tem um programa de cadetes interessante, mas para entrares tens que fazer testes de aritmética mental por exemplo, entre outros. Ora quem for lá e nunca tiver visto o tipo de testes que são, vai ter muito piores resultados do que quem tenha praticado em casa ao longo de uma ou duas semanas. Eu posso ser muito bom e ter piores resultados do que o colega do lado que até nem seja tão bom em termos de cálculo mental, desde que ele tenha praticado o suficiente e eu não soubesse com o que contar. Para te dar um exemplo são 15 perguntas do estilo "15x87=X  Qual é a raiz quadrada ou cúbica de X?" em 15 minutos. Ao fim de 10 páginas A4 cheias de cálculos, fazes as 15 contas em menos de 5 minutos. No entanto, da primeira vez que dás com isso à frente demoras uma hora. Ou seja, o que é que o teste vai revelar sobre ti? Sobretudo a tua capacidade de procurar na internet sobre esse tipo de testes, que no fundo revela o teu empenho e vontade de seguir de facto esta carreira. Como eu nunca precisei que me dissessem qual era a minha vontade, não os fiz até ser mesmo necessário para uma companhia.

Há outros testes que revelam a tua capacidade de concentração e tempo de reacção, coordenação entre mãos e visão, etc... Recomendo que pesquises sobre o UK PILAPT para teres uma ideia melhor do que estou a falar. Mas tal como o exemplo acima, quanto melhor conheceres o teste, mais à vontade e menos nervoso vais estar, melhores resultados vais ter. Claro que alguns de nós podem ter mais apetência natural para certo tipo de tarefas, mas tudo se treina até à marca de passagem pelo menos. Até esses se podem (e devem) treinar, as companhias não procuram gente perfeita, procuram quem esteja disposto a suar o suficiente. Se estiveres, é uma questão de tempo até lá chegares!

Sendo má língua.... Não sabia sequer que alguma escola em Portugal tinha isso como requisito de entrada actualmente. Com o marketing feroz e a vontade de ganhar dinheiro a todo o custo, quase que parece um contra-senso  :P

Quanto aos exames médicos na questão da miopia, os limites máximos de correcção para classe 1 estão longe dos 1.5 que dizes ter, portanto não tens que te preocupar com isso. Se tiveres mais alguma questão médica pendente, então tenta saber se é algo que te possa restringir a aptidão para classe 1. Se tiveres dúvidas contacta a EASA, a ANAC ou a UCS, eles melhor que ninguém podem esclarecer-te sobre casos pontuais.

Pessoalmente não sou apologista dos cursos MPL, e acho que fazem a aviação caminhar no sentido errado. No entanto no teu caso, se a idade já começar a ser um factor de peso, no teu lugar considerava essa solução em vez do ATPL Integrado já que normalmente os programas de MPL têm saída directa e garantida (mediante o teu aproveitamento apenas) para uma companhia. Vais ter menos privilégios na licença do que alguém com CPL/IR mas se o que queres mesmo é voar linha aérea, neste momento tens mais saída com os MPL.

Boa sorte!

LYPROPS

So para deixar um update, ambos correram bem e concluídos com sucesso.

Se alguém futuramente tiver duvidas sobre em que consistem, posso ajudar que a memoria está fresca.

FilipeG

Lyprops, para a miopia não há qualquer problema desde que não exceda as -6 dioptrias. Não te preocupes muito com isso, ao início temos todos esse tipo de receios :)
  Boa tarde, eu tenho 6 dioptrias de miopia, sou automaticamente desclassificado do exame médico?

Ana Mendes

So para deixar um update, ambos correram bem e concluídos com sucesso.

Se alguém futuramente tiver duvidas sobre em que consistem, posso ajudar que a memoria está fresca.

Boa tarde.
É possível esclarecer em que consiste tanto o exame medico classe 1, como também os testes psicotécnicos?
Estou a pensar muito seriamente em ingressar no curso ATPL (muito provavelmente na G-Air)... li em cima que até -6 dioptrias de miopia não se tem problemas, e quanto à hipermetropia? 
Desde já, agradeço a vossa ajuda!  :)

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
811 Visualizações
Última mensagem 09 de Fevereiro 2014, 15:10:02
por cruzov
9 Respostas
2890 Visualizações
Última mensagem 05 de Abril 2016, 09:06:30
por ClearedForTakeOff